10 maio 2010

Parabéns! (II)

Pois é, o novo campeão inglês venceu o seu "hoodoo", a maldição que porventura alguém lhe terá lançado sobre as suas possibilidades de vencer o título inglês. Mas, hoje, praticamente não apareceu na tv, mesmo com 8-0 e muito longe de tremer no último jogo que precisava de vencer. Alguém viu o Chelsea nas notícias da televisão?

E, afinal, porque não? Não jogam lá o Ricardo Carvalho, em tempos o central português mais caro de sempre e reconhecidamente um dos melhores no seu lugar; o Paulo Ferreira; o Deco?

O que se tem passado para quase não se falar do clube estrangeiro que mais portugueses tem ao seu serviço, sem esquecer o Hilário?

O serviço de notícias, mais ou menos informal, mais ou menos do regime, mais ou menos do mesmo, esquece deliberadamente o clube estrangeiro que fornece três jogadores, reconhecidamente titulares, da Selecção Nacional e hoje mesmo confirmados na lista de Carlos Queirós para o Mundial.

Parece que em Espanha só existem os golos de Cristiano Ronaldo, mesmo que o Barcelona esteja para ser bicampeão nacional e Messi já praticamente o melhor marcador europeu com 32 golos, contra 22 do português.

E de Itália também só dão imagens da equipa do ex-treinador do Chelsea, José Mourinho, um Inter praticamente sem italianos e que, com o seu futebol que encanta muitos volúveis patriotas, eliminou mesmo duas equipas da Champions que marcam na ordem de 100 golos, a uma média de 3,8 golos por jogo, seja o próprio Chelsea (103) e o celebrado Barcelona (94, com um jogo ainda por fazer).

Do Chelsea que foi de Mourinho, ah... perduram os recordes de defesa menos batida (15 golos sofridos), de vitórias alcançadas (29), de baliza menos inviolada (24 jogos de Petr Cech), de mais vitórias em casa (18 em 19 possíveis), tudo no ano "arrival" de Mourinho pós-FC Porto.

O Chelsea de Ancelotti, eliminado pelo Inter de Mourinho com duplo 1-0, acabou a Premiership com 103 golos, algo só ao nível do grande Tottenham de 1961 e do "double", a última equipa a marcar mais de uma centena. Acabou com 8-0 ao Wigan, quase igualando o recorde da prova desde a nova designação em 1992 (9-0 do M. United ao Ipswich), depois de ter despachado mais três equipas com sete golos (Sunderland, Stoke e o europeu A. Villa). E o recorde também de maior diferença de golos (71). E, no sábado, tem em vista o primeiro "double" da sua história, o campeão (e detentor da FA Cup) contra o último Portsmouth (de outro "ex", o israelita Grant que logrou levar o Chelsea à final da Champions que perdeu por Terry escorregar a marcar um penálti), ainda que a celebérrima final de Wembley tenha sempre o diabo escondido atrás da porta.

Não se percebe, nunca, é o diabo de quem faz a "agenda" e marca a informação do futebol nas tv's do regime.

Nem por quatro portugueses terem sido campeões de Inglaterra, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho já pela terceira vez, Hilário a segunda vez (chegou depois a Stamford Bridge) e Deco, bem Deco foi já campeão em Portugal, Espanha e Inglaterra.

Deve ser pouco, comparando com façanhas e farsolas com muito tempo de antena...

Do Chelsea, a perspectiva de sucesso futuro, pelo visto, assenta na continuidade, sem sobressaltos, sem estados de espírito aventureiros, sem espaventos nem "man on the run". A avaliar pelo que diz

Chelsea chief executive Ron Gourlay is hoping the Italian may be prepared to spend a decade at the helm.
Pleasure
"It is a pleasure working with the guy," said Gourlay. "The plan is to work with Carlo [Ancelotti]for five to 10 years. I think stability would be good for the club going forward and when we start to bring the young players forward.
"Carlo is definitely here for the long term. He is not a coach who moves around, even in his playing days. I am sure he will be around for many years to come.
"We have won the Premier League and hopefully we can win the double. But then we have to look at next season because it is important that we continue on."

22 comentários:

  1. "...Messi já praticamente o melhor marcador europeu com 32 golos, contra 22 do português."

    Deve aqui haver erro; C. Ronaldo não tem apenas 22 tentos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Reparei também nisso, tanto nos telejornais das 13h como nos das 20h.
    Secção de desporto hoje só dava benfica e um bocadinho de Braga.
    O palerma do orelhas a falar teve mais tempo de antena que o Braga, e os outros clubes já devem ter entrado de férias (como se não faltasse ainda a final da taça de Portugal).
    Agora, realmente o Chelsea que até tem uma "comitiva" portuguesa relevante devia ser falado mas não esquecer mais um bom jogo do Inter de Mourinho, uma nova "remontada" do Real Madrid de C Ronaldo, o campeonato francês ser ganho por uma equipa que não ganhava um campeonato há 18 anos. Tudo isto, acho eu, que tinha mais importância do que ouvir o assassinato da lingua portuguesa por parte de Jesus e do que ouvir a desonestidade intelectual do tipo que escreve os discursos ao "orelhas cheias de pó branco".
    Então a RTP é mesmo demais. Já não faltava sequer os resumos dos jogos de fim-de-semana serem a porcaria que são, hoje ainda tiveram a coragem de nem pegar em mais nada do mundo desportivo que não o benfica.
    Correcção, vi para ai 30 segundos de reportagem sobre o ténis.

    Pior que isto só a TVI voltar a ter os direitos de transmissão de jogos da 1ª Liga. lol

    É uma subserviência ao clube da freguesia de benfica, em lisboa, que até dá vontade de deixar de ver tv de vez.
    Dar audiências a canais destes é como dar tiros nos pés. Eu já pouco os vejo e por este andar dentro de algum tempo até deixo de os ver completamente.
    Dos canais de sinal aberto o que mais vejo, de longe, é a RTP2.

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa, também me esqueci do Bosingwa, há muito lesionado e que só por isso falha o Mundial.

    Mas algo me impede de corrigir no blogger, tal como os golos de CR9

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo em parte Zé Luís.
    PAra a imprensa portuguesa há portugueses de 1ª e de 2ª. O que os portugueses do Chelsea conseguiram é digno de destaque e não somente de nota de rodapé. Endeusa-se demasiado o Ronaldo e o Mourinho e esquecem-se de jogadores que primam pela sobriedade e eficácia como o R.Carvalho e Paulo Ferreira. Ao Ancelotti não lhe dou tantos mérito, acho que o United tal como o FCP dormiu à sombra da bananeira, desinvestiu na equipa vendendo o C.Ronaldo e o Tevez e não adquiriu jogadores À altura (não é só o Lucho que custa substituir). Excelente a época do Rooney e a 2ª metade do Nani mas não chegou.


    No entanto e para acabar acho que estás a diminuir o que o Ronaldo e o Mourinho fizeram ou o que estão prestes a fazer:

    -O CR9 se marcar um golo na última jornada bate um recorde mítico do Barnabéu (maior nº de golos na 1ª época). o record com 27 tentos pertence somente ao melhor jogador da história merengue e um dos melhores de sempre "Dom" Alfredo Di Stefano " La Seta Rubia". Torna-se ainda mais incrível quando o Ronaldo tem uma média de quase 1 golo por jogo (27 jogos, 26 golos) não é um ponta de lança de raiz mas sim um avançado, e não tem um Xavi a meter-lhe as bolas redondinhas.

    Quanto ao Mourinho, está em boa posição para fazer um triplete,a Taça já ganhou o campeonato está quase e a champions está na final. Pode-se questionar os métodos, o discurso etc etc mas o homem tem vitória no ADN.

    ResponderEliminar
  5. Mas a RTPN teve tempo para colocar o Carlos Daniel e outro bafiento... perdão, benfiquista chateados por o Carlos Martins e o Quim não irem de férias a África.
    Como se houvesse lógica na sua convocação.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  6. Treinador, do CR9 e o nosso Zé já falei a meio da semana. Para a semana falaremos de novo.

    ResponderEliminar
  7. Steve, aconteceu o quê? Não vi, não ouvi...

    ResponderEliminar
  8. Zé Luis,

    Lembro-mo de ter uma colecçao com uma série de resumos desportivos do tempo em que só havia a RTP e do arranque das privadas onde havia sempre, semanalmente, resumos curtos mas de qualidade de todas as ligas grandes europeias, fosse Inglaterra, Alemanha, Espanha, França ou Italia. Nao era preciso entao ver o Estudio Estadio na TVE Internacional, procurar a Eurosport ou ver a RAI aos domingos à tarde.

    Hoje à distancia imagino que a situaçao esteja distinta. Cada vez que vou a Portugal só vejo na televisao futebol do Benfica (com um espaço diminuto para os outros grandes, nulo para os restantes), e para os "comentadores" que roubaram com a prosápia o espaço que antes era da bola.

    É triste e deprimente ver que uma época desportiva que conta com o melhor Bayern da década, um Marseille ressuscitado, um Chelsea de primeira e com um lote de portugueses de máxima quotaçao(apesar de partilhar a opiniao já aqui expressada da falsa supremacia), um duelo Inter-Roma emocionante e um nao menos quente Barça-Madrid, se paute apenas pela merda que sai da boca de Jesus. Com direito a visitas papais incluidas.

    Nesses momentos agradeço a existencia da internet, da tv cabo e, acima de tudo, de viver bem longe da televisao portuguesa.

    um abraço

    ResponderEliminar
  9. Meu Caro Zé Luís,
    Não és da opinião que se o nosso treinador fosse o Mourinho não deixavamos de ganhar o Penta?
    Saudações Portistas!
    Abraço
    duck

    ResponderEliminar
  10. Quando o Baía, campeão europeu e melhor keeper da champions não foi chamado pelo "Socolari", os cronistas do regime punham a viola no saco. Agora que o Quim que enterrou a selecção no jogo em casa com a Dinamarca, e em que o seu próprio treinador não confia é arredado dos 23, ou melhor 24, instala-se a gritaria...Santa hipocrisia!

    De resto,e em relação À selecção não concordo com a chamada do D.Fernandes, Zé Castro e R.Costa (o nome causa-me asco).

    Tinha mais sentido ter sido chamado o Patrício, o Carriço(na minha opinião maior talento do SCP). O outro jogador poderia ser o Nuno Assis ou o Amorim. As outras escolhas são lógicas e evidentes. O Moutinho não acrescenta nada que o Meireles,Deco e Tiago não possam dar à selecção.

    ResponderEliminar
  11. Miguel Pereira,

    não digo que tenho colecções dessas, mas tenho memória.

    A realidade diz-nos, hoje, que basta haver um português envolvido em qualquer coisa torna-se uma referência histórica, com tendência para a mistificação. É muito à semelhança dos mitos da nossa História, tão bela quanto inverosímil, tão fantástica quanto "viciante", se me entendes.

    Tudo o que dizes é bem verdade.

    Como sobreviver? Sobrevivendo.

    É há muito conhecido o factor isolamento, mesmo auto-imposto, como forma de escapar ao que parece incontornável. Tenho descoberto isso quando fujo da cidade e fico longe de tv, net e jornais.

    Nestes dias, pratiquei isso em casa, afinal é fácil e torna-se maravilhoso. De resto, como dizes, o cabo dá-nos um leque de escolha que é um bálsamo para a alma.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. dj, por tendência diria que sim, por realismo já deixei de pensar no Mourinho há muito tempo, creio que exactamente desde que ele saiu.

    Até o Chelsea, se leres a parte em inglês que decerto entenderás, está satisfeito por ter um treinador que ganha raízes e com ele pode projectar algo para o futuro.

    E não há exemplo de treinador mercenário como Mourinho. Não é uma crítica, mas um facto.

    E o FC Porto deixou de ser campeão por muitos factores, não só o treinador.

    ResponderEliminar
  13. Treinador,

    depois da estéril e estúpida discussão, alheada de bom senso como reclamava a situação do V. Baía, tenho recusado esse tipo de debate.

    Não discuto treinadores, jogadores, presidentes, avalio apenas o que fazem e pronto.

    Não são 2 ou 3 mais ou menos discutíveis que me fazem falar da selecção. Zé Castro - que eu nunca apreciei vivamente - e Ricardo Costa - que nunca achei bom para o FC Porto apesar de ter sido capitão - vão discutir a vaga sobrante por causa da dúvida de Pepe e talvez mesmo de Ricardo Carvalho, é bom não esquecer.

    Sobre outros nomes, não creio que haja uma opinião formada, substantiva, objectiva, consensual, universal sobre a valia incontornável deste ou daquele.

    Parece-me, daí, espúrio (ou irrelevante) descer a esse detalhe. Eu não vejo nada de especial no Carriço, por exemplo, nem acho que com R. Amorim ou Nuno Assis o "plantel" ficava melhor ou pior, não vejo diferenças significativas.

    Não é, portanto, o mesmo patamar de discussão do tempo do Baía. Ou do Quaresma para 2006. Eram jogadores incontornáveis naquele tempo.

    Aqueles de que falas não vejo que possam fazer grande diferença.

    A selecção, reconheçamo-lo, não tem um nível elevado de qualidade, apenas um lote de jogadores de valia média-alta, para o 11 titular, e de razoáveis substitutos como opção nos outros 12 ou 13.

    Acho isto tão claro que me faz rir esse debate por detalhes, de resto influenciados pela clubite, como chamas a atenção e bem.

    Mas dessa, a clubite, estou afastado há mais do que um bom tempo. Especialmente se mete o benfas. Aí sou de outro planeta. O Planeta Terra. O dos macacos deixo para paleontólogos e antropólogos que se entretêm com tais reflexões.

    Esse planeta está contaminado pelo veneno benfas. É preciso dizer mais?

    ResponderEliminar
  14. Zé Luis,

    Entendo-te perfeitamente, mas mesmo nessa mitificação é preciso ver que tipo de português está envolvido nessas gestas porque não me lembro de alguém se lembrar de vangloriar o "ainda" primeiro treinador portugues campeão europeu com a mesma voracidade de se elogiar agora o "quarto portugues" a ganhar a liga no galinheiro.

    Nem me lembro do destaque que se dava a um Barça que tudo ganhou num ano menos a Liga se centrar nos Baía e F. Couto, mas sim ouvir mil vezes falar do génio de uma Fiorentina que andava sempre pela metade alta da tabela. Enfim!

    Quanto ao Mourinho, é o perfeito mercenário desportivo, e como dizes, nao ha nada de mal. Quer ganhar ligas em todos os campeonatos importantes (para ele o portugues nao conta), e agora está mortinho para ir faze-lo em Madrid, por muito que a qualidade futebolistica continue em Can Barça. Talvez quando cumpra o "seu designio" volte a Inglaterra onde respeitam um treinador de longos compromissos.

    Relativamente ao CQ, sei que o aprecias, e em relaçao a este convocatoria terá de sofrer com a furia dos apostolos de Jesus por nao fazer uma selecçao com 10 galinhas, já que o equipamento é mais parecido que nunca (uma vez mais voltamos a esses jogos cromaticos).

    A questao do 2nd e 3r guarda-redes é ridicula porque nenhum jogará, o 4 central idem aspas.

    Ter um medio criativo para o lugar do Deco e outro extremo era bonito mas que saiba Micael e Varela estao lesionados e lá em baixo alardam da sua formaçao mas nos ultimos anos nao sacaram nada de novo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Miguel e Zé Luís nisso concordo na íntegra, os jogadores discutidos ao nível da histeria são aqueles que bola só a vão cheirar nos treinos. Mais vale escolher bons profissionais que não causem problemas no balneário e que façam bom ambiente, do que pseudo vedetas que com o apoio desta comunicação social sem vergonha minem a selecção por dentro.

    Hoje ouvi um energúmeno na SIC a defender a convocatória do Amorim Vs P.Ferreira. O argumento que ele usava pasme-se era a titularidade do primeiro. Deu-me vontade de rir à gargalhada, primeiro o R. amorim nunca foi o titular induuscitível dos vermelhos, segundo comparar a qualidade do plantel do campeão de Inglaterra com o SLB só na cabeça dessas mentes fanáticas.

    PS- O Mourinho é um mercenário, mas mais que o € a ambição cega-o. Na minha óptica ele pretende ser o treinador mais titulado de sempre. O Real Madrid vai-lhe fazer chegar ao Olimpo , ou sair pela porta dos fundos para Inglaterra onde ele se sente bem e onde (já) sentem saudades dele

    ResponderEliminar
  16. O curioso de sempre é que o Eduardo agora é uma besta e o Quim um injustiçado, mas como o Profeta nao o suporta (para isso contratou o brasileiro) agora as galinhas vao atrás do Eduardo.

    Assim para o ano do Quim ja ninguem se lembra, o Eduardo já será o maior e o profeta conseguirá por dois gajos na selecçao, que já deu para perceber, também quer treinar. Como se nao bastasse o Mourinho.

    um abraço

    ResponderEliminar
  17. Meu Caro Zé Luís
    Tens razão quando dizes que não fomos campeões por causa do treinador!
    O Mourinho já era mercenário antes de vir para o Porto,mas na minha opinião refinou o seu estilo desde que passou pelo nosso clube!E tenho a certeza que por muito que não pensemos nele,ele vai voltar a treinar o nosso Clube!
    Suadações Portistas!
    Abraço
    duck
    p.s.quanto aos que criticam a não convocatória do Quim,são na sua maioria os que aplaudiram a não ida do Vitor ao Euro 2004!Não merecem que percamos tempo com tal gentinha!

    ResponderEliminar
  18. Miguel Pereira,

    penso que esse comentário devia ser colocado no post sobre a selecção e os fariseus, mas estamos de acordo no essencial.

    dj duck, não sei o que o Mourinho era antes de vir para o Porto...
    :):):)

    Agora que se refinou depois do Porto, isso parece indesmentível. Mas os bons são assim e até a sua proverbial arrogância, insuportável quando estava no Porto, agora é suportada pelos fariseus de sempre.

    Também acho que não devemos perder tempo com tal gentinha, mas eles fazem-nos perder tempo, paciência, ideias, positivismo e esperança de um futuro melhor, acima de tudo.

    ResponderEliminar
  19. Meu Caro Zé Luís,
    Deves te lembrar como é que reagiram esses mesmos fariseus quando Mourinho disse na conferencia de apresentação nas Antas e eu estava lá,que para o ano iamos ser campeões...Já agora porque é que esses fariseus não reagem da mesma forma agora que o "santo"Jesus disse na C.M.da capital do Império que para o ano vai voltar a lá estar...já não os suporto,especialmente um tal Rui que de tanto gosta da verdade desportiva....
    Saudações Portistas!
    Abraço
    duck

    ResponderEliminar