09 novembro 2010

Clássico (XLII): castigos à medida, será que mudou algo na Liga?

Pensávamos que agredir um agente desportivo dava aí uns três meses, com 13 jogos, de suspensão. Nã, isso foi só por disciplina selectiva do Bosta da Liga.
(actualizando)
Vamos lá a ver se a minha memória e os nomes batem certo, porque nestas coisas quem é bom, embora só veja para um lado, é o abominável homem Marinho das Neves:
- não é Herculano Lima, por sinal alegadamente afecto ao FC Porto, o novo presidente da CD da Liga que, um dia, abdicou do CD (ou CJ, não lembro bem) da FPF, por discordar do levantamento (ou da redução por alguns meses) de um castigo a Valentim Loureiro, tudo num golpe mediático que levou os habituais defensores balofos da verdade destrutiva, perdão desportiva, a criarem um medonho aparato de rasgar vestes nas capas dos pasquins?
Pois é, pior do que tá não fica...


Passando, portanto, da arbitragem à disciplina. O Bosta da Liga continua lá?
Parecem castigos à medida.
Luisão, 1 jogo, cumpre com a Naval, pode defrontar o Braga para a Taça.
Maniche, 2 jogos, cumpre com a Académica, com o P. Ferreira na Taça e pode defrontar o FC Porto.
Não podiam disfarçar melhor?
É possível explicar como é que duas agressões, puramente gratuitas, por reacção, têm tratamento disciplinar diferente?
Uma com o cotovelo, outra com um pontapé. Há diferenças substantivas ou apenas figurativas consoante os membros do corpo?
Os árbitros precisaram de escrever, ou descrever, algo de formal para uma agressão ser punida com um jogo e outra com dois jogos?
E, no caso de Luisão, com vários antecedentes até de sumaríssimos por agressão pura e simples, à cotovelada (Sapunaru) ou à pantufada mas sem sequer ser expulso (com o Nacional, para a Taça da Treta, sob patrocínio do Olarápio, ver acima), a reincidência de comportamento violento não justifica uma agravante e penalização maiores?


adenda: pois, penalizações maiores...
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1706711
4200 euros de multa ao FC Porto, por mau comportamento dos adeptos.
Quanto custou dar um cachaço num árbitro-auxiliar? Mil (ou dois mil) e quinhentos, não foi?
Porreiro, pá!

3 comentários:

  1. O presidente e o capitão do Benfica foram multados pela Comissão Disciplinar da Liga por terem estado, no decorrer do «clássico» do passado domingo, na zona de acesso ao relvado do Estádio do Dragão, alegadamente sem a devida autorização ou identificação.

    A Comissão Disciplinar decidiu aplicar 250 euros de multa tanto a Luís Filipe Vieira como a Nuno Gomes, sendo que este último, apesar de ter sido convocado por Jorge Jesus, não teve o seu nome inscrito na ficha de jogo.

    As incidências verificadas ao longo do «clássico» valeram ainda multa de 850 euros à SAD «encarnada», devido a comportamento incorrecto do público.

    ResponderEliminar
  2. Eu só queria entender: agredir com o cotovelo cego o rosto de um adversário, com risco de lesão grave, merece menor castigo do que uma biqueirada nas canelas almofadadas?

    Se isto não é discriminação, venha de lá então mais um copito de aguardente.

    ResponderEliminar
  3. "O presidente e o capitão do Benfica foram multados pela Comissão Disciplinar da Liga por terem estado, no decorrer do «clássico» do passado domingo, na zona de acesso ao relvado do Estádio do Dragão, alegadamente sem a devida autorização ou identificação."
    Que estariam estes 2 lá a fazer???
    A montar alguma armadilha, tal como o fizeram na época passada várias vezes e que lhes valeu um título?
    Penso que a Liga não se deveria ter ficado pela multazinha da ordem mas antes abrir um inquérito para tirar dúvidas! Até porque pode ter havido coação sobre a equipa de arbitragem... e isso dá descida de divisão!!

    ResponderEliminar