11 novembro 2010

Clássico (XLVIII): Vítor Baía tem razão

Há-de ser sempre um tema recorrente, o da proporcionalidade das notícias e referências (elogiosas dentro ou espaçosas na 1ª página), o da visibilidade, o da nacionalidade sendo que, aqui, não tem a ver com o protagonista individual ser português ou não, mas a equipa que era suposto ser privilegiada ser menorizada em relação a uma estrangeira que circunstancialmente tem um ou outro protagonista português.
Reparem no espaço dado ao FC Porto e a um clube estrangeiro, até colocado acima do clube português que tem registo esta época de figurar no topo da Europa.

Notem que, mesmo com foto em ambos os casos, a desproporcionalidade é gritante até no capítulo gráfico, sem contar o espaço e os considerandos extra. Aqui ao menos não puseram o FC Porto abaixo do clube estrangeiro.

Voltando à "vaca fria":

Vítor Baía falou e bem sobre o destaque que não só ele não teve como o FC Porto não tem. Falou da sua própria experiência e estatuto, mas também no universo de todo o FC Porto. Foi criticado com exagero pelos próprios adeptos portistas (não que seja ilegítimo, mas por ser injusto e até irreal da forma como alguns a fizeram) com a mesma desproporcionalidade com que estas coisas de diferenciação entre o FC Porto e o resto tem na Imprensa do regime.

Há muita gente que não vê mais longe do que o próprio nariz.


11 comentários:

  1. Hoje reparei logo no titulo garrafal apresentado pelo record e acho que peca por escasso... ficaria mais completo com um lead ou subtítulo como: "Depois da Tanga no Dragão"!

    ResponderEliminar
  2. Atenção, não me estou a referir à manchete, às "gordas". Nesse campo, só o Porto a perder o permitiria em grande.

    Imagina, agora, para onde vão, após os clássicos, as tiragens de 150 mil...

    A questão aqui é os títulos pendurados na coluna das "breves"...

    ResponderEliminar
  3. Zé Luís, e esta? :)

    http://www.custojusto.pt/Porto/2118904-Galo+Roberto+O+verdadeiro+.htm

    ResponderEliminar
  4. Tens razão Zé Luís, estas imagens valem bem mais que muitas palavras, tem que ser assim, apresentar os factos abertamente e sempre que nos for possível, para desmascarar a hipocrisia deles...Se o fizermos assim, utilizando as suas próprias imagens, eles ficam completamente desarmados.
    Mas isto acontece todos os dias e todos os dias podemos desmascará-los, até ganharem alguma vergonha...Mesmo sem esperança.

    ResponderEliminar
  5. Sim, eu percebi percebi perfeitamente o teor do post, apenas não quis deixar de fazer este reparo ao titulo do record.

    ResponderEliminar
  6. miguel87, normalmente já nem leio as "gordas", procuro logo as laterais... As manchetes entram pelos olhos dentro mesmo sem olharmos para elas. É impossível fugir-lhes, apanhamo-las mesmo sem querer. E sabendo desse risco, procuro logo o que vem ao lado, em cima ou em baixo se houver. Porque o principal é apanhado até sem querermos. E à partida até sabemos a cor que terá no dia seguinte e o assunto é invariavelmente o mesmo.

    ResponderEliminar
  7. nobigdeal,

    glorigozo, só pode, à moda do Puerto.

    Mas o rapaz nem tem sido dos piores. Aliás, já nem é discutido.

    Daí terem virado para o espanador e o Caientrão, o Jasus e as bolas de golfe, enfim...

    ResponderEliminar
  8. É isso, meireles, mas não só.

    Porque, no fim de contas, ao fim do dia, nada disto justifica venderem mais 2200 jornais por dia.

    Porque é o que eles vendem mesmo a mais, fazendo estas coisas, diariamente.

    Mesmo no ano em que o benfas foi campeão só conseguiram vender, números oficiais de Janeiro a Setembro, apenas mais 2200 jornais diariamente do que em igual período do ano anterior.

    2200 de diferença para fazerem estas figurinhas tristes.

    Estes números é que contam. Isto é que as pessoas devem saber e perceber.

    Há tempos falei do que eram os pasquins em finais de 1990's, mesmo com o Porto Pentacampeão tiveram o pico de vendas que jamais voltarão a alcançar.

    Hoje, fazendo a porcaria que se sabe, vendem em ano de título fraudilento do benfas apenas mais 2200 jornais.

    É por isto, também, que eu faço enfoque nestas notícias.

    ResponderEliminar
  9. Por exemplo, acabei de apagar um comentário recebido a "justificar" a tal desproporção.

    Esta besta, este benfas de merda não deve saber do que acabo de mencionar em cima.

    O Record vende em média de Janeiro a Setembro de 2010, com o benfas a fazer uma campanha forte no campo e nos túneis, cerca de 71 mil exemplares.

    No período homólogo, de Janeiro-Setembro de 2009, vendeu apenas mais 2200 exemplares de média por dia.

    Isto são números da APCT, que o Record respeita e a Bola não subscreve, por isso não se sabe de nenhuma fonte que audita as vendas quanto vende a Bola.

    Em 1998 ou 99, o Record em período de Janeiro-Setembro na ordem dos 110 mil diários. Foram anos de Pentacampeonato. O Record sofria ainda o anátema do off-the-record.

    No Verão as vendas eram acima dos 130 mil diários. No primeiro ano de diários em conjunto, em 1996, o Record já vendia 100 mil diariamente durante todo o ano e superou a Bola pela primeira vez.

    Isto são factos, são números e escusam de falar em clube a ou b para vender mais porque o que vende é a verdade da informação, não a mentira apregoada com moral, o enfeudamento a um clube, o baixar as calças editorial a clubes com mais ou menos adeptos.

    Quando os clubes eram tratados em condição de igualdade, com destaques merecidos e não "trabalhados", com histórias verdadeiras, com contratações que não falhavam, quando os jornais procuravam estabelecer os seus rankins nesses primeiros anos em igualdade de circunstâncias de todos saírem para a rua ao mesmo tempo, a realidade comprovava que o profissionalismo e o rigor informativo que se procurava tinha clientes e a Imprensa era credível.

    Este besta de benfiquista nunca o saberá se não o ler aqui.

    ResponderEliminar
  10. o anúncio desapareceu, o que tinha?

    Zé Luís, são os desportivos e os outros, por todo o mundo. Depois dizem que não vendem quando só publicam cópias da Reuters e opiniões.

    ResponderEliminar
  11. o anúncio (certamente uma brincadeira mas com muita piada) desapareceu ou foi retirado, mas parece-me que pode continuar a ser visto neste link:

    http://www.custojusto.pt/blog/23-O+anuncio+insolito+do+dia

    ResponderEliminar