* acho, agora, que vou fazer mais uma série, que a semana justifica-a
Pelo visto são estes, embora antes de o Porto ter ido a Alvalade, creio que em 2003, o Dias da Cunha tenha pedido chaimites... A coisa vai aquecer muito mais do que uma cimeira de gente sorridente e salamaleques. A capital do País é um local sinistro, perigoso, minado. Preparem-se.

Parolos deslumbrados, subitamente as televisões encheram-se de especialistas a preencher o fim-de-semana, não de bola, em que há muitos entendidos, mas de coisas estratégicas da geopolítica mundial. Primeiro fizeram crer que isto era algo de excepcional; depois, que Portugal era o centro do mundo, mesmo que os protagonistas mais importantes tenham feito apenas o suficiente para uma conversa de chacha entre uma refeição mais formal e um chá das cinco.
Ouvir aquela gente especialista até parecia que a maioria já tinha estado num evento do género. E só uma ínfima parte acompanhou um deles, possivelmente apenas os correspondentes das tv's em Bruxelas, sede da NATO.
É por isso que a maioria das reportagens por exemplo:
- nunca mostrou o que é o escudo antimíssil
- não distinguia um torpedo de uma bazuca
Contudo, sobraram por exemplo:
- referências ao que faziam as primeiras damas, mesmo da versão masculina que acompanhavam as esposas ministras
- problemas de tráfego, de negócios parados, de condicionantes de acesso à área da cimeira
Ninguém se perguntou se numa cimeira em Bruxelas o banzé era igual? E se os belgas aceitam de bom grado tantas restrições?

O único bloco político-militar sobrevivente da Guerra Fria, a NATO, precisa de um cordão de segurança à sua volta que impeça simples manifestação de repúdio de apenas umas centenas de pessoas com todo o direito de o fazerem e circularem na Europa da Liberdade de Movimentos e de Expressão?
Eu até acho útil a NATO, mesmo em tempo de paz, e só por não haver Império do Mal para combater ou situações de guerra generalizada (houve intervenções várias nos Balcãs) não significa que tenha de se extinguir a organização, quando os seus membros reafirmam sentir-se mais seguros em grupo. Mas saber que houve pessoas detidas por se manifestarem deixa-me, uma vez mais, envergonhado de ser Português.
Da mesma forma, aprecio e ainda gosto de Barack Obama, mas lamento o lapso certamente involuntário de se referir ao sangue português pelo cão - dizem que é de água, mas presumo que seja de pêlo - Bo que a família adoptou na Casa Branca...
Parece, enfim, que para o ridículo ser completo há isto
Parece, enfim, que para o ridículo ser completo há isto
pois chegaram, ainda que ligeiramente tarde, os blindados que garantiriam a segurança dos senhores das superpotências.
Lá, na Lisboa que se julgou o centro do mundo cuja Imprensa mundial não lhe ligou patavina, acabou por acontecer aquilo que os talibãs locais fazem por esquecer. Isto
e, pior ainda, isto:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/Adepto%20ferido%20com%20um%20petardo
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/Adepto%20ferido%20com%20um%20petardo
tudo bons rapazes, o terrorismo está no Norte. Deve ser por isso que as SCUT passaram a ser pagas, para impedir a liberdade de acção directa. SCUT que tem nome de míssil por sinal. Ou de tratado (START, por exemplo).
Quanto à bola, uma fraquíssima assistência no Sporting-P. Ferreira (menos de 9 mil pessoas) que nem os jogos no Dragão para a Taça da Treta...
Mas bem me parecia que estão a poupar-se para o que eu já previ desde a feitura do calendário do campeonato:
Boa posta, como é habitual.
ResponderEliminarOs links estão mortos
Será que "os Blindados de 25 Milhões" foram para o Seixal durante a Cimeira da Nato?...Porque em boa verdade era ali que estava todo o perigo de explosão do fim de semana, não é lá que vivem os Muçulmanos?...
ResponderEliminar