29 março 2011

A chantagem (I)

Esta notícia, 11 horas depois de aqui respigada de um "telegrama" da Lusa que só a revista "Meios&Publicidade" (logo, do âmbito da Imprensa em geral) publicou, não teve sequência em qualquer jornal online deste país, à excepção do JN que, contudo, não "compreendeu" as implicações do desmentido de Emídio Rangel. Ou este perdeu totalmente a credibilidade e não lhe ligam, ou os editores são burros, ou não percebem o alcance disto mesmo. É o estado da coisa a que a coisa chegou.

Absoluta indigência e incompetência de merceeiros que compram opinião, vendem grãos de informação avulso e têm patrões de fábricas de encher chouriços.


Emídio Rangel diz ainda que “é totalmente falso” que o grupo “em formação tenha adquirido direitos de transmissão televisiva do futebol espanhol ou de clubes nacionais”, sendo “igualmente falsa” a sua participação, “em Portugal, Espanha ou qualquer outro país, em reuniões para esse efeito”. “Também nunca foi nem é propósito desse grupo enveredar por tal caminho”, sustenta ainda.

“Infelizmente, a publicação de notícias sem confirmação dos factos é uma constante dos dias que passam e, talvez por isso também, se justifique o esforço para fazer aparecer mais um protagonista que se junte aos poucos que desenvolvem um jornalismo autêntico, verdadeiro e respeitador dos códigos profissionais do jornalismo”, concretiza a declaração endereçada à Lusa pelo antigo director da RTP e SIC.




Não sei se percebem, sem o devido contexto, o alcance disto.

Eu, que até não aprecio as posições públicas (mas suas e responsáveis, logo respeitáveis) de Rangel, acho notável que alguém se tenha "incomodado" a esclarecer a opinião pública. Não deixo, contudo, de reconhecer em Emídio Rangel um profissional competente e profundo conhecedor do meio informativo.


Agora, há meses que se fala nos direitos tv do Benfica e numa negociação com um grupo de comunicação a formar sob a orientação de Rangel, porventura com dinheiro do boy socialista Rui Pedro Soares e sabe-se lá com que intenção ou por qual grupo de interesses se moverá.


Com o Benfica a pressionar a Olivedesportos - quer no campo negocial a reclamar, legitimamente, mais dinheiro além dos 9ME anuais; quer, ilegitimamente, a marcar "em cima" o trabalho jornalístico da SportTV (e até da TVI...) -, com notícias repetidas de que quer 40ME anuais (quase cinco vezes mais do que tem agora, como se o mercado valesse o quíntuplo) e já tem parceiro e até será português (o que dá para rir alguém pagar tanto; pior ainda, se esse dinheiro começa numa potencial indemnização do Sol a pagar ao ex-boy da PT), esta declaração esclarece tudo. E até acrescenta que não há Liga espanhola em vias de mudar de canal para o novo grupo de comunicação.


Não há nada como o efectivamente. E, claramente, tudo tem sido uma chantagem hedionda dos mesmos do costume. Suportados nos epígonos do regime, os opinadores por conta e os jornais que vaticinam eleições por sondagens e projecções à boca das urnas. É a intoxicação.

7 comentários:

  1. Percebo a lógica do raciocínio e o encadeamento da "trama" apresentada, apenas não bate certo uma coisa neste tema aqui explanado. Então o Rui Pedro Soares, Portista dos pés à cabeça, é que vai andar com o dinheiro à frente?

    Ou existe outro Rui Pedro Soares que não este que está no link que atrás deixei?

    Nesse ponto não bate a bota com a perdigota.

    ResponderEliminar
  2. sim, é esse mesmo, parece que recebeu um dragão de ouro.

    mas qual é a "incompatibilidade"? ele quer investir num negócio sem clubismos, aliás o rangel diz que não há direitos tv envolvidos.

    ResponderEliminar
  3. De qualquer modo, nélson, obrigado pelo link. Entre muitas sessões naquela comissão, por um assunto de enorme relevância e extrema gravidade para a saúde mental e financeira deste País que ainda se chama Portugal, por acaso não vi esta parte. Fico a saber que o RPS é mesmo fervoroso adepto do FC Porto, o que lhe fica tão bem quanto o PM ser benfiquista confesso aos olhos de benfiquistas.

    Pelo visto, o RPS é que fez a Benfica tv avançar e, por isso, está na plataforma do Meo, que é da PT.

    Olha, precisamente o Meo que rejeito ter em casa - e já fui muito solicitado nesse sentido - por causa da tv dos bimbos.

    Essa do RPS ser portista é uma questão marfinal para a gravidade insuportável do que o tornou infelizmente famoso e que lesa o País no seu todo e é reflexo do afundamento que o socratismo trouxe a Portugal. Com ou sem portistas e com ou sem homens do Porto que, infelizmente, há muitos em más atitudes conectadas com este regime abjecto a que o PS conduziu o País.

    ResponderEliminar
  4. Essa do RPS ser portista é uma questão marfinal para a gravidade insuportável do que o tornou infelizmente famoso e que lesa o País no seu todo e é reflexo do afundamento que o socratismo trouxe a Portugal. Com ou sem portistas e com ou sem homens do Porto que, infelizmente, há muitos em más atitudes conectadas com este regime abjecto a que o PS conduziu o País.

    Sem tirar nem por. Verdade e sem "respingo".
    Agora, quanto ao facto de RPS investir num projecto que seria para(possivelmente) obter os direitos de transmissão dos jogos vermelhos não bate certo tendo em conta apenas o panorama actual e da animosidade para com a Sportv.
    Se eles dizem que a Sportv é Portista(se aquilo que os jornaleiros desse canal fazem nos jogos do Porto é ser Portista então nem imagino como seria se fossem anti-Portistas) e que o Oliveira é amigo de Pinto da Costa e etc e tal, com o RPS iria dar ao mesmo.
    Claro que ele pode fazer o negócio com quem ele quiser e não tem nada a ver o clube com um possível negócio, para ele só interessara o lucro, isso compreendo e aceito, óbvio.
    Só digo é que digo que o post tem todo ele lógica e deixa-nos(a quem o lê) com uma conjectura previsionista que no futuro se verá se o seu autor antecipou esta "jogada" vermelha bem ou se foi apenas "um tiro para o ar" mas... no ponto do investidor ser um Portista dos sete costados continua-me a parecer um pouco "puxado".

    Aliás, como o Zé Luís deve saber, nem o Oliveira é Portista e é a conversa que todos sabemos e que se ouve constantemente por parte das odes vermelhas, imagine-se se realmente o fosse.

    E já agora quanto ao meo, fique a saber que para mim podem ir eles mais os gatos fedorosos pró car@1#0, de mim não levam também nem 1 tosto.

    ResponderEliminar
  5. Nélson, pois pró caralho tive de mandar um dia destes uma tipa do Meo que me ligou e insistiu em querer compreender, quando eu lhe explicava tudo e com pormenores porque não queria aquele asco de tv dos bimbos, a minha renitência.

    Agora, sobre o negócio, não me interessa quem o faz, por què e de que cor é.

    Eu limito-me a factos e o facto é, público e notório, que a Imprensa tem especulado sobre o novo grupo de comunicação (mesmo a reboque de uma notícia em 1ª mão no blog de LPM, rspigada nos jornais depois com a "descoberta" de estar metido na coisa precisamente o RPS e daí parecer uma notícia mais importyante do que se não estivesse).

    E que essa grupo de comunicação já teria comprado, a partir de 2011-12, os direitos da Liga espanhola. Foi noticiado. Agora desmentido pelo Rangel.

    Da mesma forma, para quem anda menos atento e por isso eu contextualizo a informação, a Imprensa tem enfatizado que o Benfica andava ufano de poder negociar e ter os tais 40ME com este grupo. É matéria noticiosa, nunca confirmada mas que os bacocos da Luz, com esse inefável Domingos Soares Oliveira "Futre" em contínuas aparições assimbrosas, patéticas e risíveis, a cavalgarem a onda dizendo que a Olivedesportos tem concorrência e tal.

    É esta chantagem, a intoxicação e o desconhecimento da maioria da população, neste como noutros assuntos, que aqui denuncio.

    Limitando-me a factos. Como sempre.

    ResponderEliminar
  6. Não só não tinha conhecimento destas noticias como não tinha lido bem o post e este seu ultimo comentário ajudou-me a perceber isso.

    Não me tinha apercebido que as conjecturas feitas eram com base em noticias.
    Culpa minha.
    Assim já não tenho nada em que acreditar ou deixar acreditar, são realmente factos. Sendo que não deixa de ser pertinente o post e no futuro se ver se realmente tudo não passa de estratégia negocial mas aí entra outra vez o RPS.
    Então neste caso ele estaria a ajudar um clube de bairro lisboeta a fazer melhor negócio. E nesse caso já não seria negócio. Quer dizer pode ser "negócio" mas não é muito legal e nada moral. Quer ele esteja a agir em nome próprio(ou empresa dele) ou em nome da PT.

    ResponderEliminar
  7. Mas por isso é que contextualizei, para todos compreenderem. O RPS ufanou-se, por causa da tv dos bimbos, e por ser... portista, de actuar e defender os direitos da PT e o seu negócio.

    ResponderEliminar