25 fevereiro 2009

Com uma enorme personalidade de campeão

Atlético de Madrid 2-2 FCPorto
Maxi Rodriguez 3', Lisandro 22' e 72' e Forlan 47'Equipa: Helton, Sapunaru (P. Emanuel 79'), B. Alves, Rolando, Cissokho, Fernando, R. Meireles (T. Costa 92'), Lucho, C. Rodriguez, Hulk e Lisandro (Tarik 90')

No regresso para a parte decisiva da Champions League, foi um FCPorto com uma enorme personalidade de campeão que se apresentou no Estádio Vicente Calderon, conseguindo arrancar um empate, que perante aquilo que a equipa fez durante a partida, sabe a muito pouco.

O FCPorto mostrou o porquê de continuar a ser uma das equipas mais respeitadas na Europa, e ser a única equipa portuguesa com valor para se bater contra os adversários europeus, banalizou um adversário na sua própria casa, contra uma arbitragem encomendada, jogando num relvado horrível, ficando a sensação que a passagem à próxima eliminatória é bem possível, e só por culpa própria isso não acontecerá.

Foi com uma alteração à última hora na equipa titular que o FCPorto se apresentou em Madrid, Sapunaru a titular, mesmo à última hora, em detrimento de Fucile que se ressentiu da lesão, tendo Jesualdo Ferreira escalado, de resto, a equipa habitual.

Logo no primeiro minuto, o FCPorto mostrou ao que vinha, Hulk quis dar conhecer à Europa as suas arrancadas que leva tudo atrás, teve nos pés a primeira oportunidade de golo, tendo depois Rodriguez não dado a melhor continuidade ao lance. Mas, na resposta, o Atlético de Madrid respondeu com eficácia, num contra-ataque rápido, Aguero desmarca Maxi Rodriguez, a defesa portista fica parada, com Cissokho em destaque a deixar-se antecipar, e o argentino não desperdiça a oportunidade, inaugurando o marcador.

Com o golo sofrido, o FCPorto viveu alguns momentos de desacerto, deixava muito espaço nas alas para os jogadores madrilenos subirem no terreno e criarem perigo, mas Hulk teimava em puxar a equipa para a frente e na resposta quase empatava em mais uma boa jogada individual. Com o tempo, a equipa azul e branca começou a acertar mais nas marcações, controlando a partida, a equipa espanhola já não saía para o ataque com facilidade, e o FCPorto aproveitava para tentar ir à frente.

Com isso, começou a surgir uma coisa que não é nada de novo nesta época: a falta de eficácia portista. As oportunidades surgiam quase em catadupa, mas a equipa falhava no último momento. E quando Lisandro encostou a bola para dentro da baliza, a passe de Bruno Alves, o FCPorto sentiu na pele aquilo que já se calculava: um tremendo “preconceito” dos árbitros europeus ao FCPorto, devido a todo o processo que a equipa tricampeã foi empurrada durante este Verão. Lisandro Lopez estava em jogo, marcando um golo completamente legal, mas o fiscal de linha não teve dúvidas em anular um golo que até poderá custar caro à equipa portista.

Mas, a equipa não se atemorizou, nos momentos seguintes, Lisandro Lopez não perdoou, aproveitando uma falha da defesa madrilena, e empatou a partida, pondo mais justiça no resultado. A partir daí, a tranquilidade do Dragão foi evidente, controlando sempre o ritmo do jogo, e não facilitando defensivamente, enquanto continuava a falhar oportunidades de golo.

Até que, quando se pensava que o empate seria o resultado no intervalo, Helton borra a pintura, não defendendo um remate completamente defensável, tendo o brasileiro deixado escapar a bola entre as mãos. Um filme visto e revisto nesta competição. Se o empate já era injusto, então ir para o balneário derrotado daquela maneira tão cruel, então mais injusto era.

Mas os campeões notam-se quando se erguem nos momentos mais difíceis, o FCPorto entrou, na segunda parte, com a mesma atitude, e até com os mesmos defeitos, logo nos primeiros minutos, Rodriguez falha um golo quase certo. O tempo passava, o Atlético de Madrid tentava acalmar os ímpetos dos portugueses, Lisandro, Hulk e Rodriguez eram uns verdadeiros cabos das tormentas para a defesa madrilena, Lucho comandava, com mestria o meio campo, mas faltava o golo do empate, golo esse que viria a aparecer quando FCPorto já jogava mais longe da baliza adversária, Cissokho cruza com conta, peso e medida para Lisandro que, dessa vez, não facilitou.

Sapunaru lesionado dava o lugar a Pedro Emanuel, os madrilenos tentavam pressionar mais perto da baliza de Helton, mas o FCPorto com uma grande personalidade e atitude iria aguentando a pressão, aproveitando também para ir à frente tentando surpreender o seu adversário. A defesa madrilena tremia toda, os adeptos desesperavam, com a qualidade deste enorme FCPorto que apenas falhou no essencial para vencer um jogo de futebol: na eficácia.

Jesualdo Ferreira, até ao fim, substitui Raul Meireles e Lisandro, dando a oportunidade a Tomás Costa e a Tarik, mas nada de relevância iria acontecer após essas substituições.

Apesar de algumas vicissitudes que o ultrapassam, a falta de sorte, o lance de Helton, o árbitro tendencioso, principalmente na primeira parte, o golo anulado, etc, o FCPorto apenas se poderá queixar de si próprio por ter alcançado um empate. Se, nas competições europeias, um empate, com dois golos marcados fora, poderá ser visto como um resultado positivo, acaba por ser ingrato, por tudo aquilo que a equipa fez e pela personalidade demonstrada no Vicente Calderon.

A este Porto, de reconhecida casta internacional, o empate tem um sabor agridoce, é necessário um pouco mais de maturidade e de eficácia na partida em casa, no dia 11 de Março. Os ingredientes estão lá todos, e de enorme qualidade, apenas faltam pequenas coisas, que são essenciais, para que o resultado final seja diferente. Fica a sensação que no Estádio do Dragão tudo ainda poderá ser melhor. Apenas dependemos de nós próprios. Dia 11 de Março, cá os esperamos.

32 comentários:

  1. La afición del Calderón se marchó a casa entre indignada y aliviada, confusa ante la absurda sucesión de acontecimientos en que se convirtió el ansiado regreso a una eliminatoria de Champions: doce años esperando esto para que tu equipo se suicide y ni siquiera eso lo haga bien. Una cosa de locos. Porque el 2-2 no es bueno para el Atleti, es magnífico. Si la diosa Fortuna no se llega a vestir la rojiblanca para compensar lo de aquella infausta noche del Ajax, el Oporto habría ganado con facilidad. Con mucha. Con demasiada.

    El naufragio fue total, con Abel como mascarón de proa, aunque muy bien secundado por una defensa absolutamente de chiste. Y se vio venir desde el inicio: al minuto de juego, Hulk (que cuando arranca tiene cosas del imparable Ronaldo del Barça, pero en zurdo y sin la precisión de cirujano en el remate) se fue de medio Atleti a base de potencia y recortes secos hasta dejarle el gol hecho al Cebolla Rodríguez, que se estrelló por primera vez contra Leo.

    Pero en un guiño del destino, el primer balón que agarró Kun acabó en gol de Maxi. Tres minutos, 1-0, la noche soñada. Sí, pero ahí se acabó. El Oporto cogió la pelota y ya no la soltó más, en el que Abel quedó en evidencia cometiendo los mismos errores que condenaron a Aguirre. El primero, insistir en ese 4-2-4 camuflado al que te obliga juntar a Kun, Forlán, Maxi y Simao. Lucho, Meireles y Fernando campaban a sus anchas por el campo mientras los dos extremos del Atlético regresaban andando a defender. No son centrocampistas y nunca lo serán, pero nadie se atreve a tocarles.

    Así, con superioridad numérica casi en cada ataque y espacios para aburrir, Hulk se puso las botas. Él echaba a correr y a su alrededor caían los rivales. Un espectáculo. Hasta Ujfalusi parecía un tirillas. Webb echó una mano al Atleti anulando un gol legal de Lisandro , pero Pablo es un hombre honrado e hizo justicia casi de inmediato. Fue a despejar un balón llovido y sin oposición y sólo cabeceó el aire mientras la pelota le pasaba por encima hasta caer en los pies de Lisandro, que marcó a placer.

    El resto de la primera parte fue un baño portugués, con Lucho, Lisandro y el Cebolla sumándose al festival de Hulk que, milagrosamente, acabó convirtiéndose en el de Leo Franco. El argentino sacó un remate a bocajarro de Lisandro, un mano a mano muy ventajoso de Hulk y un remate potentísimo del brasileño. Y cuando el Manzanares se felicitaba por llegar empate al intermedio, otro guiño de la fortuna. Tiro lejano y manso de Forlán y a Helton se le apaga repentinamente la luz, aparta su cuerpo de la trayectoria del balón, que se le escurre entre las manos y acaba en la red ante la estupefacción general. Es una regla no escrita del fútbol: nunca te fíes de un portero con pantalones largos de chándal. Nunca.

    Cambio absurdo. Todo estaba a favor para Abel, con ventaja y tiempo de descanso para corregir errores, transmitir a su equipo que este era su día, que el viento soplaba huracanado a favor, que esto es la Champions, demonios. Nada de nada, más bien todo lo contrario. Tras otro aviso de Lisandro, que remató alto cuando era más fácil marcar, decidió meter a Sinama. La grada se preguntaba si por Maxi o por Simao cuando vio que el sustituido era Agüero. ¡Agüero!

    El gesto de Kun al retirarse recordó peligrosamente al de Torres el día del 0-6 del Barça, cuando decidió irse del Atleti. El caso es que el mejor jugador de este equipo ha sido suplente en los dos partidos de Liverpool, en la cita clave del Pizjuán y le han cambiado a los 56' el día más importante para el club en una década. Ser entrenador debería estar penado con cárcel.

    ¿Qué sucedió después? Pues un poco de justicia poética. Lisandro pilló a Antonio López echando una cabezadita y remató un centro al que nunca debería haber llegado. Con 20 minutos por delante, el revulsivo de Abel fue Miguel, mientras Kun se desesperaba en el vestuario. Lógicamente, la cosa acabó 2-2 y gracias. El Atleti sobrevivió sin saber cómo . Esperemos que sí sepa cómo arreglarlo en Oporto. Hay dudas. Muchas. Mueve Abel.

    ResponderEliminar
  2. Artigo anterior do As, este é da "Marca"

    El Oporto se marchó del Vicente Calderón con la sensación de haber dejado escapar con vida en su propia casa al Atlético de Madrid. Los rojiblancos volvieron a mostrar una vez más su peor versión. Esa en la que la defensa es un auténtico coladero y en la que hasta el delantero más flojo parece el mejor Ronaldo. Los portugueses se pudieron marchar de Madrid con la eliminatoria sentenciada e inexplicablemente no lo hicieron. Sólo Leo Franco y Forlán mantuvieron el tipo en un partido para olvidar.

    La incógnita antes del choque era saber si el Atlético pasearía también por Europa el fútbol que tan malos resultados le está dando en Liga. Lo hizo. Y eso a pesar de que el encuentro se le puso de cara nada más comenzar. Agüero puso un balón a Forlán dentro del área, el uruguayo no llegó a alcanzarlo pero Maxi -que le cubría bien las espaldas- se encargó de convertirlo en gol. Parecía que la maquinaria estaba engrasada.

    Eso hasta que entró en escena la defensa rojiblanca. Se sabía que el tridente ofensivo del Oporto era peligroso, pero la zaga atlética se encargó de convertirlo en sublime. Lisandro, Cristian Rodríguez y especialmente Hulk hicieron lo que les dio la gana en el césped del Calderón. Se marcharon en velocidad de sus marcajes siempre que quisieron y dispusieron de ocasiones para dejar la eliminatoria más que sentenciada.

    Tantos fallos atrás y tantas comodidades para los delanteros sólo podían acabar de una manera. A los 20 minutos de partido Pablo calculó mal. Saltó a por un balón alto y se le escapó, dejando solo a Lisandro ante Leo Franco. El argentino no rechazó el caramelo y puso las tablas en el marcador.

    A partir de ahí llegó la exhibición de los lusos. Ni se sabe cuántas veces los delanteros del Oporto recibieron pases al hueco ante la pasividad de los defensas. Hulk ganó casi todos los balones divididos a Pablo y Lisandro tuvo ocasiones de sobra para engordar sus estadísticas.

    Cuando peor estaban las cosas para los locales la fortuna quiso sonreir a los colchoneros. Forlán, el único delantero que creó algo de peligro, lanzó uno de sus latigazos y Helton se lo tragó. El portero brasileño se confió y permitió que el balón se le escurriese de las manos una vez lo atrapó.

    Tras el descanso el Atlético hizo un pequeño amago de ganar en seguridad. Por momentos los defensas parecían mejores y, sobre todo, el balón les duraba más en los pies a los centrocampistas. Abel consideró que Agüero no era capaz de ganarle la partida a Rolando y Bruno Alves y decidió apostar por Sinama ante el enfado del Calderón.

    De nuevo se trataba de un espejismo. En su enésima embestida por la banda izquierda Cristian Rodríguez combinó con Cissokho y éste puso un centro medido a Lisandro para que marcase el segundo y pusiese las tablas definitivas en el marcador.

    Con el partido así el Oporto no quiso hacer sangre. El Atlético era totalmente inofensivo en ataque y, salvo una cantada como la del segundo gol, parecía muy difícil que marcasen otro tanto. Redujeron la presión y lo dejaron todo visto para la sentencia de O Dragao. Más les vale a los de Resino cambiar el chip o lo de la Champions habrá sido un sueño que se acaba muy pronto.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao jogo de ontem, já todos entendemos que o resultado deveria ter sido outro, estando isolados e falhar em frente ao guarda-redes é lastimável (tal como não segurar um remate banal...), podendo mesmo ter quase assegurado a passagem aos quartos... Esperemos que na 2ª mão, e nos demais jogos, começam a acertar mais na baliza (e já agora, menos nos postes).

    Mas o que realmente me incomoda, é a segunda vaga contra o Clube no que respeita ao Apito Final/UEFA.
    Como é possível que o CD da liga mantenha o castigo ao Porto e a Pinto da Costa.
    Dizem que as escutas nem sequer foram o "objecto" do castigo. Por exclusão, só pode ter sido o livro da sra. Carolina. O mesmo livro que serviu de base aos processos da sra. D. Maria José Morgado (lembro que o seu marido é parte interessada porque é funcionário do Benfica). O mesmo livro que já foi considerado por JUÍZES VERDADEIROS (e não por assistentes de faculdade) como contendo falsidades e não podendo constituir prova de crime.
    Sendo assim, o que esperamos? O que faz o nosso Clube? Porquê a silêncio? O que podemos nós, adeptos, sócios, accionsitas fazer?
    Vamos continuar a comer e calar?

    ResponderEliminar
  4. os artigos dos jornais espanhóis e madrilenos foram retirados do excelente souportistacomorgulho.blogspot.com

    Interessante a comparação do Hulk ao Ronaldo dos tempos do Barça, embora sem a precisão cirurgica no remate. Nada que com treino e experiencia não se atinja.

    ResponderEliminar
  5. Um misto de orgulho e frustação foi o que invadiu no final do jogo. Mas que jogão do nosso Porto ! A vitoria era mais que merecida e isso ja foi esbatido por todos neste forum. Queria apenas realçar o seguinte : O Helton tem tanta culpa no resultado como Lisandro e Hulk. Sofrer um frango como aquele que Helton sofreu vale tanto como os inadmissiveis falhanços de Lisandro e Hulk. Se todos apontam o dedo a Helton, começando pelos comentadores ao recordar de imediato os oitavos de ha 2 anos com Chelsea e acabando no Sr Rui Moreira a querer inventar e a contribuir para lançar achas para a fogueira ; eu estou muito mais preocupado com a falta de concentração e desperdicio na frente de ataque ! Poderemos pagar caro se nada se fizer para colmatar esta deficiencia ! PORQUE É QUE ADRIANO ESTA ENCOSTADO ????
    Em relação jogo, temos que admitir que a defesa de manteiga do Atletico muito contribui para as arrancadas de Hulk e para as desmarcações de Lisandro.
    O que de factp é meritorio é a suberba exibição de Lucho, de facto é o pão dos esfomeados, e a solidariedade defensiva na equipa. Cissoko nao tem, nese momento, categoria para jogar no Porto, mas a verdade é que é o unico com que podemos contar e aos poucos vai crescendo. Espero que a entre-ajuda defensiva o auxilie no desenvolvimento tactico.

    Ulyima nota, como não poderia deixar de ser para a aziatica ( e não asiatica ) comunicão social portuguesa. ALGUEM ME PODE INFORMAR QUEM FOI O COMENTADOR juntamente com o L Freitas Lobo ? A forma como esse inegrume se excitava cada vez que o simaozinho tocava na bola reflecte a inveja e um complexo de inferioridade elevado. O meu filho que dormia sossegado, não acordou com os berros que dei qaundo os golos Porto, mas sim com esse fdp que gritava simão, quando este parolo la fez um rematizinho à baliza de Helton.

    Saliento ainda na RTPN, primeiro dão resumo do inter-manchester, mas como isso não fosse suficiente ainda têm a lata de dizer antes desse resumo, e agora o JOGO pelo qual TODOS OS PORTUGUESES ANSIAVAM e que opoe os dois bolas de ouro.....parolos da merda

    ResponderEliminar
  6. Sabe a muito pouco...

    Num jogo em que fomos claramente superiores, dominamos e criamos as melhores oportunidades, fomos penalizados, porque por um lado, fomos perdulários, por outro, sofremos golos que já não se usam.
    Em jogos a este nível, isso não pode acontecer e vamos ter de sofrer, quando já podiamos ter a eliminatória resolvida.
    Mas tudo somado, gostei do F.C.Porto, que soube lutar conra todas as adversidades - Lesão de Fucile, golo madrugador, arbitragem má, frango de Helton, etc. - e honrar num país de grande futebol, o prestígio internacional dos Dragões.

    Acredito que no nosso estádio, com o nosso apoio e entusiasmo, vamos chegar aos quartos-de-final.

    Uma palavra para o forte apoio dos portistas em Madrid e para P.Assunção: falou muito, mas jogou pouco.

    Um abraço

    PS-No caso da UEFA, apesar do foguetório e das notícias de alguns pasquins, estou completamente tranquilo e já a pensar no Sporting. Tenho a certeza, que se nos qualificarmos dentro do campo, para a próxima época, lá estaremos outra vez, na Champions League.

    ResponderEliminar
  7. GRANDE JOGO do FCP

    Perdemos a possibilidade de um resultado histórico devido aos problemas de eficácia que nos vêm atormentando.

    Individualmente, grande jogo de Lucho, Rodriguez, Lisandro, Hulk e Bruno Alves.

    Jogo certinho de Fernando e Rolando, e esforçado, mas com pouca clarividência de Meireles, a dar a impressão de estar esgotado fisicamente.

    Helton, não vou comentar. Se os avançados falham golos incríveis e logo a seguir acabam por marcar, os guarda-redes, quando falham, dá golo... é muito ingrato.

    Cissoko melhor a atacar do que a defender. Precisa de tempo. Precisa de aprender. Para que o Meireles não se "mate" a tapar buracos.

    Sapunaru parecia ir arrancar para mais uma exibição "sem pernas" em que faz faltas a torto e a direito, ficando sempre no fio da navalha da expulsão, quando leva amarelo na falta sobre o Simãozinho (alguém notou o jornalista comentador da RTP dizer "O jogador do Benfica" referindo-se ao Simão???? Pensei que o tinham vendido... ou será que está emprestado? É vergonhoso), mas depois arrancou para uma exibição discreta mas sem comprometer.

    Claramente, como alguém já disse no blog, quem deveria ter entrado para o lugar de Sapunaru seria o Tommy, mas como este estava reservado para render Meireles, então que entrasse o Mariano... pelo menos é mais rápido do que P. Emanuel que não só não trouxe experiência posicional naquele sector, como ainda evidenciou a já natural falta de velocidade e, como seria de esperar, pouco ritmo de jogo.

    Um pouco de sorte do nosso lado na 2ª mão e estamos nos quartos.

    ResponderEliminar
  8. GRANDE PORTO
    que orgulho em ser AZUL E BRANCO...

    unica coisa triste foi os falhanços, porque a entrarem seria uma goelada das antigas num terreno onde merecia uma goleada!!

    tb n percebi o porquê do pedro emanuel quando era o lado do simao...era preciso um jogador mais rapido e rotulado....mariano gonzalez era o melhor.

    foi LINDO LINDO LINDO. cá é preciso muita atenção e aproveitar que os espanhois vêm para o ataque como desalmados e com atenção na defesa e com o ataque demolidor..poderemos passar !!


    força porto, somos dragões somos campeões!!

    ResponderEliminar
  9. Adoro a última fotografia do Lisandro a festejar, boa escolha Zirtaev. Já agora, a outra do Hulk, o Paulo Assunção foi de rastos atrás dele, foi pena não ter sido golo.

    ResponderEliminar
  10. Um palavra para o Maniche:
    viu-se perfeitamente que entrou contrariado, claramente não lhe apetecia defrontar a equipa que lhe deu tudo. Assumiu sem problemas que o FCPorto foi impressionante, ao contrário da simoneta que teve a lata de dizer que os colhões..perdão colchões podiam ter ganho o jogo.

    Creio que o Maniche quer voltar ao FCPorto e como portista acho que seria uma boa ideia.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Penso que não podemos falar de grande exibição com tantas oportunidades falhadas,golos feitos falhados pertencem a exibição ou não???
    A quantidade torna-se demasiado infantil e não me falem em foras de série PF , falem me em bons jogadores que realmente temos.
    Em alta competição não se pode falhar tantos golos e não me venham com a conversa que ao menos criamos as oportunidades!!!!! FALTA TALENTO CONCRETIZADOR
    Quanto ao arbitro basta ouvir o que CR7 falou depois do jogo que ele apitou do Man UNDT ..o gajo é mau mas mau mesmo .Isto serve para os adoradores do futebol inglês e espanhol ..abram os olhos há lá tanta porcaria como no nosso futebol..
    Maniche no porto já!!!!

    ResponderEliminar
  12. Meus amigos:

    Preparem-se. Ficaremos sem o Hulk já na próxima temporada. OS espanhois alucinaram com a potencia e velocidade do gajo! Dizem que já não há jogadores assim. No que me toca, é com grande orgulho que digo o descobrimos na 2ª divisão japonesa e que será mais 1 para vendermos ao Real ou ao Barça.
    O Cebolla também terá mercado em Espanha depois da sua portentosa exibição de ontem.

    ResponderEliminar
  13. Para todos terem a noção do impacto que o HULK criou na Imprensa Espanhola, os Espanhóis já comparam a Velocidade e Potência do Brasileiro com a de RONALDO, o Fenómeno...

    Quanto ao resto, tal como sempre referi aqui aquando do sorteio, está mais do que provado porque motivo os Responsáveis do Atlético sempre quiseram contratar meia equipa do nosso Clube...

    ResponderEliminar
  14. Hoje vendo o resultado do jogo todos diriamos que é um óptimo resultado, mas quem viu o jogo como eu vi só pode dizer que merda de resultado.

    Ao fim da 1ª parte o Porto tinha tido 5 opurtunidades claras de golo e o Atlético 1. No entanto o resultado estava como estava.

    Na segunda parte o Atlético não teve uma opurtunidade sequer e o Porto voltou a ter mais 3 clarisimas.

    Num jogo onde nos vimos privados no aquecimento do unico lateral de jeito da equipa, onde o sofremos um golo com 3 minutos de jogo e o substituto do lesionado também se lesiona e ficamos com uma amargura por não termos goleado só nos pode deixar com boas expectativas para o que resta da época, digo eu!!!!

    Uma palavra para o Jesualdo Ferreira (eu que até sou um critico fervoroso dele) que chegando ao intervalo com aquele cenário soube motivar a equipa para uma segunda parte com a mesma qualidade da primeira, PARABÉNS!!!!

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    ResponderEliminar
  15. Calamos os espanhóis. Aliás engano-me porque agora é que ninguém os vai calar com os desejos de vir buscar 4 ou 5 jogadores ao FCP.

    Que os vendam bem vendidos mas nunca para o Atlético.

    Parece que o Pôncio Monteiro vai ser o representante do FC Porto no novo programa da TVI24 sobre futebol.

    Agora é que eles vão ver como doi.

    ResponderEliminar
  16. Já imaginaram se Lisandro se chamasse Suazo ou Liedsion? Que em vez de azul vestisse cor de encornado ou verde lagarto? E fosse o melhor marcador da CHAMPIONS? Conseguem imaginar as 1ªs dos pasquins desportivos, incluindo OJogo?

    ResponderEliminar
  17. Em vez disso já o começam a pressionar com a questão da renovação que mais não se trata de um justo aumento de ordenado para o nosso melhor jogador.
    Como sempre se diz o Nosso Presidente sabe mais a dormir do que todos os outros antes do almoço...Ele concerteza não deixará para amanhã o que pode fazer hoje, nem muito mais ceder a pressões de empresários e de jornalistas corruptos. Ele lidera de dentro para fora.

    ResponderEliminar
  18. Um belo exemplo de solidariedade e fraternidade do grupo FCdoPorto. Foram uns heróis na entrega e na preocupação em ajudar-se entre si.
    Isto revela um trabalho duradoiro e bem planificado.
    Nota máxima para todos, que o Helton se redima fazendo o aproveitamento positivo daquele frango e mostre todo o seu potencial!
    Quanto à desesperada resposta da Liga/UEFA não podemos fazer o que eles pretendem, vamos também ganhar aí!

    ResponderEliminar
  19. O porto teve uma serie de infelicidades incríveis neste jogo, que todas juntas podiam ter sido fatais desde a lesao do fucile ao arbitro caseiro passando pelo frango do helton e acabando naqueles golos falhados de força displicente.
    Mas este grupo é composto por jogadores á porto quaresma era muito bom mas reparem na diferença entre os jogos dele nos oitavos e o que fez o guerreiro rodriguez.

    5 estrelas os jogadores, é bom lembrar que muitos jogadores estrearam-se este ano na champions, estou admirado que ainda não tenham vindo cá dizer que o jesualdo deu um frango e falhou dois golos como é habito, o rosto daquilo que a equipa fez ontem tem um nome embora isso custe a muita gente, PARABÉNS JESUALDO.

    ResponderEliminar
  20. João Ferreira foi o árbitro escolhido para dirigir o clássico entre o F.C. Porto-Sporting, que se disputa no sábado, dia 28 de Fevereiro, a contar para a 20ª jornada da Liga Portuguesa.

    Lucílio Baptista vai dirigir o Benfica-Leixões, que abre a jornada na sexta-feira.

    ResponderEliminar
  21. O campo vai estar inclinado! Todos ao Dragão! O jogo de ontem tem que ser a regra e não a excepção. Todos juntos vamos derrotar os calimeros.

    ResponderEliminar
  22. So' fiquei com pena de os jogadores do Porto terem cumprimentado o f.d.p. do P. Assuncao.

    Se eu fosse o Pinto da Costa teria dado ordens expressas de ninguem cumprimentar o gajo.

    Aposto que isso teria criado um vazio animico na equipa toda do Atletico e ele teria sido substituido ao intervalo, fazendo o Atletico cair ainda mais....

    ResponderEliminar
  23. So' fiquei com pena de os jogadores do Porto terem cumprimentado o f.d.p. do P. Assuncao.

    Se eu fosse o Pinto da Costa teria dado ordens expressas de ninguem cumprimentar o gajo.

    Aposto que isso teria criado um vazio animico na equipa toda do Atletico e ele teria sido substituido ao intervalo, fazendo o Atletico cair ainda mais....

    ResponderEliminar
  24. pá...ainda não acredito nos falhanços do Lixa e do Incrivel!!!! E muito menos na avestruz do HeltoN!!! Aquele gajo é incrivel, nos piores momentos tá lá, a meter água....bolas!

    antecipemos pois a roubalheira do fim de semana:

    na Luz: o amigo Lucílio é chamado a dar umas apitadelas (não deixam o homem pendurar as chuteiras, carago!)
    no Dragão: o lampião João Ferreira!

    Aí vêm os reforços de setúbal para tentar dar um empurrãozinho!!!!

    ResponderEliminar
  25. Excelente exibição do Porto, a melhor da época, a fazer jus às declarações de Jesualdo na conferência de imprensa antes do jogo: "somos mais equipa".

    Sapunaru, depois de umas exibições menos conseguidas, sem ritmo de jogo, meteu no bolso o Simão, teoricamente o melhor adversário que lhe apareceu pela frente esta época.

    Adorei a provocação do Bruno Alves ao Aguero. Coincidência ou não, a partir daquele momento o miúdo desapareceu do jogo.

    A melhor exibição do Lucho e do Lisandro já à muitos jogos, se calhar o menor rendimento é mesmo um problema de motivação.

    O Porto de Jesualdo tem dificuldades a jogar em casa mas nos jogos fora é das equipas mais sólidas que já vi.

    ResponderEliminar
  26. Estive agora a rever os falhanços do FCPorto no jogo de ontem em Madrid. Inacreditável. É o único comentário que me apraz fazer. Perdemos uma oportunidade única de golear uma equipa espanhola num jogo da liga dos Campeões. Perdemos uma oportunidade única de golear o Simão(Amélia)Sabrosa e o corno do Assunção.
    O Licha falhou golos que se calhar nem o Farias falhava.
    De qualquer maneira, o resultado é bom e estas coisas passam para segundo plano.
    Passam? Talvez não! Porquê? Porque em Madrid jogamos contra uma equipa que jogava em casa, tinha mais responsabilidade de obter um bom resultado, jogou olhos nos olhos e procurou ganhar o jogo. Como tal, o futebol do Atlético pôs-se mesmo a jeito para o nosso futebol tipo Paços de Ferreira, em contra ataque(transições rápidas).
    Com isto, o FCPorto teve uma enormidade de oportunidades de golo, coisa rara na nossa liga, e concretizou dois.
    Com o Sporting no Dragão, a historia vai ser completamente diferente porque o Sporting não se vai mandar para a frente como loucos! Porque jogam fora e tem menos responsabilidades na obtenção do resultado que o FCPorto. Como tal, o numero de oportunidades de golo vai cair drasticamente e se em Madrid conseguimos dois golos em doze oportunidades flagrantes, quantos golos conseguiremos marcar ao Sporting num jogo onde iremos ter quatro ou cinco?
    Jesualdo e a sua equipa tem de trabalhar afincadamente neste problema durante esta semana.

    ResponderEliminar
  27. Depois de ver o Sporting - Bayern acho que seria boa opção meter o Bruno Alves a ponta-de-lança no fim-de-semana. :)

    Para variar estou muito curioso para ver as capas dos jornais de amanhã.

    ResponderEliminar
  28. "Para variar estou muito curioso para ver as capas dos jornais de amanhã".

    Bom, a da Bola de ontem já deu um lamiré.

    Amanhã vai ser o Benfica aposta em descolar do Leixões...

    ResponderEliminar
  29. Para o Record é fácil: é só repetir a capa de hoje. LOLOLOL

    ResponderEliminar
  30. Já pensei nas capas dos jornais amanhã..o Suazo não faz anos amanhã ou um outro jogador qualquer. O Binnya talvez ?

    ResponderEliminar
  31. Bom resultado do Sporting. Tem todas as condições para continuar em frente na prova. :)

    ResponderEliminar
  32. Portentosa demonstração de classe e de qualidade. Podem argumentar o que quiserem, com o facto do atlético não ser de facto do 1º plano do futebol europeu (que não é) mas não é qualquer uma equipa que tem um caudal de jogo ofensivo daqueles, mesmo com uma defesa de papel. Nada de deslumbramento no Sábado pois apesar daquela tareia do bayern o sporting tem o orgulho ferido e vai vender cara a derrota. Com uma vitória neste sábado, ninguém nos segura rumo ao tetra

    ResponderEliminar