05 março 2009

A arte de construir

Tal como prometido neste texto debruçar-me-ei sobre o trabalho táctico que Jesualdo teve que fazer ao longo destes quase 3 anos que leva de clube e em que cumpriu totalmente com os objectivos pedidos pela direcção.

A parte de ter que defender o clube numa fase difícil, e a sua importância numa época atribulada do clube, já a deixei bem clara. Pela forma como ele defendeu o clube contra tudo e todos e numa fase em que mais prejudicados fomos em muitos anos, ele conseguiu ainda assim ganhar o campeonato. Só isso já torna Jesualdo se não um dos melhores treinadores pelo menos um dos mais importantes da história do clube pelas condições difíceis em que, teve que chegar, ver e vencer numa época que, mais que nunca, o clube tinha mesmo que provar a sua força no campo, por mais prejudicado que fosse.

O primeiro desafio táctico de Jesualdo no F.C. Porto.
Chegado ao F.C. Porto e ainda sem tempo de conhecer os cantos à casa, já Jesualdo tinha títulos para disputar, jogos importantes a ganhar e uma herança muito pesada.

Numa recente entrevista Carlos Queiroz dizia que era mais fácil herdar uma equipa sem resultados do que herdar resultados sem equipa. Não foi totalmente o caso de Jesualdo mas quase. Jesualdo herdou um grupo campeão com Adrianse mas uma herança táctica muito difícil de tornear e um plantel além do mais planificado para essa determinada táctica. Uma táctica totalmente desadequada e irrealista para o que é o futebol actual e os desafios que oferecem a alta competição. Uma equipa que jogava com 3 defesas, com uma mentalidade ofensiva sem dúvida mas perfeitamente lírica e muito pouco pragmática. Um treinador de escola holandesa que queria muitos golos mas que se esquecia que o equilíbrio de uma equipa para que possa atacar bem passa exactamente por ter uma retaguarda segura. E uma táctica que tinha outra condicionante. Extremamente dependente de um central que fosse muito veloz e capaz de não ser surpreendido com bola nas costas como era Pepe. Sem um só jogador e tendo no seu lugar um central mais lento já toda a estrutura defensiva ia por água abaixo.

Para além disso pedia-se a Jesualdo que restituísse o orgulho portista numa competição como a Champions. Sim muitos dizem que Jesualdo é medroso, nada sabe de táctica etc., etc.. Mas esquecem-se que com Adrianse fomos totalmente humilhados na champions. Últimos classificados no grupo e com direito a derrota humilhante em casa para o Artmedia.

Era isto o Porto de Adrianse. Capaz de dominar em Portugal porque efectivamente não havia equipas capazes de explorar a táctica de 3 defesas de Adrianse porque eram apanhadas de surpresa pela avalanche ofensiva e eram demasiado medrosas para explorar os enormes espaços que essa táctica permitia. Mas já nos jogos com equipas do mesmo calibre, com equipas grandes, Adrianse via-se e desejava-se para ganhar um jogo e o F.C. Porto com alguma sagacidade táctica era acessível a qualquer equipa minimamente grande.

Os que hoje criticam Jesualdo por quererem que a equipa fosse mais ofensiva e dominadora, lembrem-se que a de Adrianse, era ofensiva e dominadora... E depois perdia com o Artmedias...

Os números nos clássicos e jogos grandes
Na altura fomos campeões ganhando apenas um único clássico, em Alvalade e por 1-0 num jogo apertado. Perdemos em casa 2-0 com o Benfica já depois de termos perdido na Luz e com o Sporting. Aí sim dominávamos e atacávamos como loucos, mas nos jogos grandes era o que se via. E supostamente o Jesualdo é que é medroso e o Adrianse é que devia ser bom, pois ele era super ofensivo e adorava dominar os jogos.

O engraçado é ver agora gente a criticar Jesualdo quando ele neste ano já venceu o Sporting em Alvalade dando um banho de bola e não perdeu para o campeonato um único clássico, enquanto que Adrianse para o campeonato perdeu 3 clássicos e ganhou um. E ainda foi humilhado na champions. Mas como ganhou uma tacinha já acharam mais piada. Jesualdo que logo no seu 1º ano foi campeão e também só perdeu um clássico, para o Sporting em casa. De resto ganhou ao Benfica no Dragão e só não ganhou na Luz porque fomos prejudicados e depois de um grande jogo ainda vimos o Renteria mesmo no final a falhar um golo escandaloso que nos daria a merecida vitória.

Para terminar a contabilidade: no ano passado para além de batermos o record de número de pontos para o 2º e dizimar-mos totalmente a concorrência em Portugal, em termos de clássicos, o Porto de Jesualdo ganhou os dois jogos ao Benfica, ganhou ao Sporting um e perdeu outro. Ou seja, dá 3 vitórias e apenas uma derrota.

Adrianse o homem do domínio, da coragem, do futebol ofensivo, etc. ganhou apenas um clássico em Alvalade por 1-0 e perdeu outros 3. Uma vitória e 3 derrotas em clássicos fora as derrotas e empates com potências do futebol como Artmedia e Rangers na Europa e um humilhante 4º lugar atrás do Artmedia após sofrermos 3 golos deles em casa e perdermos no último jogo. Isto sim é ter ambição e ser ofensivo. Isto sim é o que todos deveríamos sonhar para o nosso clube...

Jesualdo “o medroso” o que não tem ambição e não sabe nada de futebol tem o seguinte balanço:
1ª época - 2 empates, uma derrota e uma vitória

2ª época - 3 vitórias (2 ao Benfica ainda por cima, o maior rival) e apenas uma derrota

3ª época (a presente) - Não perdeu um único clássico. 3 empates e uma vitória em Alvalade com um belo banho de bola. Nenhum dos dois candidatos ao título nos venceu.
E o Jesualdo é que se amedronta nos jogos grandes. Então comparem os seus resultados nos jogos grandes com os de Adrianse e a sua campanha na champions com a de Adrianse.

O regresso do F.C. Porto Europeu
Jesualdo devolveu a dignidade que o F.C. Porto merece na champions qualificando-o sempre para os oitavos tal como já a Adrianse era pedido e ele não cumpriu. O Professor não só cumpriu como ainda acrescentou dois inéditos primeiros lugares na fase de grupos na frente de equipas como Arsenal e Liverpool e excelentes exibições valorizando uma série de jogadores na grande montra do futebol que depois nos valeram grandes vendas. Caímos de pé com o Chelsea num grande jogo em Londres em que fomos traídos por um frango do Helton e ano passado todos os portistas sentiram que a eliminação para o Schalcke foi tremendamente injusta num jogo em que o Porto fez tudo para passar e o sorte virou-lhe a cara, num jogo em casa que vimos um guarda redes fazer a exibição da sua vida e uma equipa a ter a maior sorte que alguma vez terá.

Outra curiosidade é o de Jesualdo ser chamado de defensivo mas curiosamente as suas equipas marcaram mais golos que a de Adrianse. Teoria facilmente desmontada portanto essa do medo dos jogos grandes e da falta de ambição.

O que Jesualdo é, é um treinador equilibrado. Que sabe melhor do que ninguém que uma equipa tem que ter harmonia. Não pode ser nem só ataque, nem só defesa. Mais importante que pensar em marcar 3 ou 4 golos é importante tornar a equipa capaz de ganhar em qualquer campo mas também saber trancar o resultado quando assim é necessário e é algo que o próprio Mourinho faz.

O Primeiro ano

Na 1ª época Jesualdo pegou num grupo com sérios desequilíbrios e preparado para uma táctica capaz de vencer jogos a equipas pequenas da liga nacional, - equipas essas que já estariam agora mais preparadas para combater esse sistema - mas que claramente não servia os interesses do clube na Champions onde era imperioso fazer boa figura e assegurar um lugar entre as 16 melhores equipas da Europa para além de ser constrangedor a dificuldade em vencer jogos aos denominados 2 grandes para além do Porto.

Como tal, Jesualdo deu confiança total a um jogador então muito criticado pelos adeptos... Um tal de... Bruno Alves. Deu-lhe oportunidades, trabalhou-o tacticamente mas acima de tudo preparou-o melhor para que controlasse mais durante os jogos a sua impetuosidade e o seu tempo de entrada aproveitando no entanto o seu grande poderio físico para fazer uma forte dupla de centrais com Pepe que até então jogava sozinho no meio e voltou a adaptar-se para um sistema normal de dois centrais.

Mas Bruno Alves não foi o único jogador que Jesualdo fez crescer. Também Bosingwa que jogava na posição de defesa a descair para a direita na táctica dos 3 defesas e que pela sua velocidade era uma espécie de apaga fogos na defesa portista (até porque do lado esquerdo jogava um tal de Pedro Emanuel (curiosamente agora Jesualdo de vez em quando o coloca de lateral esquerdo numa missão de menor risco que a que Adrianse lhe colocava mas todos lhe caem em cima).

Bosingwa fixou-se então finalmente como lateral direito, aprimorando os cruzamentos, a sua grande pecha e tendo maior liberdade para fazer aquele louco vaivém no flanco direito permitindo a que o F.C. Porto jogasse num 4-3-3 dissimulado em que Quaresma podia se fixar na esquerda e desequilibrar desde aí com as suas trivelas enquanto que Bosingwa corria todo o flanco direito permitindo-nos jogar com um falso extremo que em situações ofensivas encostava no ponta de lança, ora fosse ele Lisandro ou até Hélder Postiga.

Com Jesualdo, Lisandro que com Adrianse era um jogador ainda meio perdido e claramente desenquadrado, batalhava mas encantava pouco. Com Jesualdo começou a ganhar um espaço próprio na equipa e a conhecer-se si mesmo e onde podia ser mais perigoso e efectivo para o jogo colectivo. Sim também foi Jesualdo que a certa altura na época seguinte o fixou a ponta de lança tornando-o o melhor marcador do campeonato e descobrindo o tal ponta de lança de qualidade pelo qual Adrianse queria gastar tanto dinheiro e afinal sem o saber já o tinha no seu próprio plantel.

Com Jesualdo volta uma táctica consistente e voltam os laterais. E pelo caminho no lançar de um grande Bosingwa ainda lança um tal de... Fucile. Um jogador que aparece no Porto e que ninguém conhecia de parte alguma e que Jesualdo trabalha e o aproveita para a equipa quando repara que Marek Cech não lhe dava garantias do lado esquerdo da defesa e aprimora e estimula a polivalência de Fucile que ainda hoje é tão importante quando há lesões, podendo ele cobrir bem quer um flanco, quer outro e tendo-se tornado naquilo que gostamos de chamar de “jogador à Porto”.

Pelo meio disto ainda teve a coragem de dar a titularidade a um pequeno fenómeno chamado... Anderson. Adrianse colocou-o na equipa B e nas suas entrevistas dizia coisas estapafúrdias como que via Anderson como defesa esquerdo ou Extremo esquerdo. Perderíamos nós e o futebol mundial um talento enorme para jogar no meio campo. Infelizmente para nós ele não pôde jogar tanto como gostaríamos, mas Jesualdo não teve medo em dar-lhe a batuta.

Dá para rir quando se fala de um Jesualdo defensivo. Nessa época o F.C. Porto chegou a jogar com um meio campo com: Raul Meireles, Lucho e Anderson. Lucho que actualmente é até o jogador mais avançado do meio campo do Porto, chegou a jogar até um pouco mais recuado numa espécie de 8 enquanto Meireles que agora joga mais ou menos nessa posição jogava de 6 sabendo-se do seu pendor ofensivo e Anderson era um 10. Se isto é defensivo... Infelizmente Jesualdo não pode desfrutar muito de Anderson e como tal mostrou a sua sagacidade táctica adaptando a equipa a jogar e a ganhar sem ele.

O F.C. Porto jogava um bom futebol e tinha uma estrutura equilibrada finalmente, coisa que não tinha no ano anterior e mesmo chegando já com o ano a correr e tendo que alterar todas as rotinas de um estranho 3-4-3 para um 4-3-3 em que eram essencialis as transições ofensivas e em que a filosofia nova de ter menos bola mas tornar essa posse mais produtiva e num ataque com processos mais directos e eficazes foi assimilado em pleno campeonato a decorrer com resultados a terem que ser apresentados.

O Porto no final acabou por se complicar fruto de algumas lesões de jogadores importantes e porque não dizer de algum relaxamento da equipa, e em que Jesualdo teve culpas também, como é óbvio, mas ele próprio estava em processo de crescimento e aprendizagem a uma nova realidade, a um novo clube e a novas exigências juntamente com a equipa. E totalmente desamparado pela direcção convém não esquecer.

A segunda época
Jesuado depois de finalmente ter deixado uma base do seu trabalho já sedimentada e assimilada pelo grupo, perde duas pedras importantes como Anderson e Pepe. Anderson que apesar da lesão era sem dúvida o jogador mais capaz na equipa de transportar jogo ofensivo desde o meio e de desempenhar a função 10, que tantas vezes a equipa se ressentia de não ter em alguns jogos.

Jesualdo perde dois craques e recebe um descarregamento de qualidade duvidosa: Farias, Mariano, Bollati, Stepanov, Lino, etc.. Na altura ouvindo várias criticas por ao contrário dos outros grandes não colocar muitos reforços em campo, aposta na sua estrutura já campeã. Ouve muitas críticas porque todos estavam ansiosos para ver aqueles grandes craques contratados. Mas Jesualdo sabia o que tinha. Alguns jogadores com algum talento como Luís Aguiar ou Fernando mas ainda muito verdes para serem trabalhados no F.C. Porto e a precisarem de rodar e outros já mais experientes como Farias e Mariano ou Lino que simplesmente não estavam ao nível da equipa campeã e teriam muitas dificuldades em apanhar o ritmo, e como tal teriam que ser lançados aos poucos.

Assim perdendo 2 jogadores importantes, encontrou as soluções para os seus problemas dentro do próprio grupo. Apostando no capitão Pedro Emanuel e assim resolvendo também um problema premente que era a saída de uma referência como Vítor Baía do grupo de trabalho, reforçando assim a posição do Pedro e potenciando ainda mais a ascensão de Bruno Alves na defesa em mais uma etapa no seu crescimento que seria poder aprender com a experiência de um jogador como Pedro Emanuel.

O problema de não ter um 10 pensou que se resolveria com Leandro Lima de quem se dizia maravilhas mas que afinal foi um barrete que nos enfiaram a todos os níveis. Assim sendo a solução passou por simplesmente deixar de ter um verdadeiro 10. Passamos a jogar com dois 8 que eram Lucho - numa posição mais adiantada e num estilo de jogo diferente e Meireles que já desde a lesão de Anderson gozava de maior liberdade na época anterior.

O meio campo funcionava com menor transporte de bola e explosão pela falta de Anderson mas compensava essa falha com uma maior liberdade dada a Quaresma de partir da esquerda para o meio e de Bosingwa de pelo flanco carrilar o jogo, deixando a Lucho o papel de cérebro na forma como geria os ritmos de jogo consoante interessava a equipa e sendo o autor do último passe que desposicionava defesas ao mesmo tempo que era o homem que aparecia de trás e surpreender para finalizar. Dava-se assim também chances a Meireles de aparecer mais na ajuda a Lucho na construção do jogo ofensivo. A linha do meio campo ficava mais junta e solidária na recuperação de bola e sem ter um vértice tão ofensivo como tinha quando jogava Anderson.

Deu ainda maior destaque a Paulo Assunção como pêndulo da equipa, senhor dos equilíbrios que dava assim maior liberdade ofensiva a Meireles e Lucho tal como em outros anos fazia Costinha com Maniche e Deco.

Apesar de á vista desarmada o plantel ser semelhante á época anterior, algo havia mudado. Já não havia Postiga e Adriano não era aposta porque supostamente Farias seria o grande ponta de lança que o Porto contratara. Como Jesualdo reparou que mais uma vez não lhe tinham dado bem o que ele pretendia, aí alterou mais uma vez rotinas de forma inteligente com a matéria prima que tinha á sua disposição, ainda do plantel que vinha de épocas anteriores.

Fixou Lisandro no meio, mostrando inteligência na forma como encontrou um espaço a Lisandro aonde este se tornou letal sem deixar de poder participar do jogo e aproveitou Tarik que todos nós pensávamos que nunca daria em nada já com uma idade para lá dos 30 e que com Jesualdo ainda fez um grande ano. Aí jogamos com um trio de ataque mais criativo, aberto pelas alas mas já sem o falso extremo da época anterior por falta de alternativas para esse estilo de jogo. Aí assumiu Lucho um papel diferente, algo que já Jesualdo havia feito de forma inteligente para substituir Anderson aquando da sua lesão.

Deu liberdade a Lucho para subir mais no terreno e aparecer ele como o elemento surpresa a finalizar vindo de trás e trocando uma organização de jogo em posse por uma em passe. Menos explosão menos transporte de bola, mas mais velocidade no passe e acima de tudo processos cada vez mais simples adaptando-se ás necessidades da equipa e á filosofia de Jesualdo de transições rápidas para o ataque que surpreendia os adversários e ainda por cima na champions podia ser fundamental para a obtenção do sucesso. O F.C. Porto tornava o campo para as outras equipas pequeno por uma excelente ocupação zonal e ao mesmo tempo era capaz de através de processos simples de 3 ou 4 toques na bola criar jogadas de perigo.

Tudo isto denota trabalho de treinador. Este tipo de automatismos demoram tempo a construir, requerem muita qualidade de treino e um modelo e projecto coerente apresentado aos jogadores de forma a que, estes o compreendam, o aceitem, integrem e trabalhem ao longo da época.

Criou então Jesualdo um trio fortíssimo no meio campo: Asssunção, Meireles e Lucho e descobria o ponta de lança que há anos procurávamos. Lisandro e ainda aproveitava recursos que já pensávamos perdidos como... Tarik. Tudo sem recorrer aos reforços comissionistas encomendados pela Sad para esse ano como possíveis grandes titulares da equipa.

Resolveu o problema mudando alguns aspectos da formula, alterando ligeiramente o desenho mas sem retirar as rotinas já criadas nem deitando fora o trabalho de um ano, acrescentando-lhe antes outros processos e fazendo com que a equipa crescesse ainda mais e se tornasse numa máquina de jogar futebol que dizimou a concorrência em Portugal e nos proporcionou bons jogos na champions e muitos elogios internacionalmente.

Isto demonstra coragem, ambição, capacidade e é indubitavelmente prova de um trabalho metódico, bem pensado e nada empírico. Isto é prova de que estamos perante um excelente treinador. Actualmente o melhor treinador português a seguir a Mourinho.

Epílogo
Como o texto já vai longo fica para o próximo texto o que para mim foi em termos tácticos o maior desafio de Jesualdo no Porto a seguir á sua 1ª época. O mais uma vez ter que lidar com perdas importantes. Desta vez e ainda mais. 3 figuras chave da equipa. E mais uma vez ter a capacidade de encontrar soluções e de construir uma equipa diferente, com outras características, mais jovem e em que teve que incorporar em plena competição jogadores com os quais ainda estava a trabalhar no laboratório de Gaia para renderem o que actualmente estão a render.

Tudo isto com uma massa associativa sem paciência e ansiosa para assobiar e deitar abaixo ao mínimo erro e esquecendo-se de que se trata de uma equipa bastante jovem a que temos este ano. Mas até nisto Jesualdo foi sábio. Quando todos anunciavam a desgraça após a derrota em Londres já Jesualdo pedia paciência para com a equipa, que tinha vários jovens e que a equipa não tinha outra forma que não fosse crescer em competição e que, esse dissabor fazia parte desse processo, era mais que normal que ainda tivesse que limar muitos aspectos e a equipa muito ainda tinha muito para crescer e os novos ainda estavam a adaptar-se ao que é o F.C. Porto. Mas já na altura dizia Jesualdo que havia vários jovens que então eram criticados assim como a equipa e que com o desenrrolar da época iriam crescer e na fase decisiva a equipa seria capaz de apresentar qualidade suficiente para lutar em todas as frentes e mais uma vez ser campeã.

Isto é de treinador.

52 comentários:

  1. Excelente post! Estou de acordo totalmente, acho que nos as vezes somos muito duros com o treinador e também com a equipa e ainda para mais este ano temos tudo e todos contra nos, mas no próximo jogo no dragão vamos mostrar porque somos os filhos do dragão.

    ResponderEliminar
  2. Ricardo,

    Tanta bajulação. Mas deves dinheiro ao homem?

    Nunca vi um adepto adorar tanto um treinador. Nem os adeptos do Chelsea são assim.

    O que é demais, é moléstia.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Só uma pequena correcção, o sistema dos 3 centrais do Adriaanse não chegou a ser usado na Champions, apareceu já depois da eliminação do Porto. Em jogos com equipas europeias só no torneio de Amesterdão.

    No resto acho que está um excelente retrato do trabalho do Jesualdo, mas parece-me que em Portugal, a maior qualidade consegue-se, não com o treinador e jogadores (que concerteza são importantíssimos), mas sim com o clube em si, com a organização, estrutura, adeptos e principalmente a alma!

    ResponderEliminar
  5. 3415 palavras de amor doentio...estou a ganhar coragem...

    ResponderEliminar
  6. victor e pedro, debater o que o ricardo costa escreveu com argumentos é que é dificil, por isso toca a desconversar.

    ResponderEliminar
  7. "a maior qualidade consegue-se, não com o treinador e jogadores (que concerteza são importantíssimos), mas sim com o clube em si, com a organização, estrutura, adeptos e principalmente a alma!"

    Eu acho que é basicamente isto, mas o que realmente define os sucesso de um clube (e neste caso o FCP) é quando a organização funciona como um todo. E neste todo, o treinador tem sempre um papel preponderante. Talvez até mais do que os jogadores. E não digo isto exclusivamente pela inteligência táctica mas por muitos outros pormenores que, quem está atento, se apercebe. Alguns resultam, outros, não. Mas a vida é assim mesmo.

    Este ano o FCP sofreu algumas metamorfoses fruto de alterações no plantel (como o Rodriguez e Hulk, por exemplo) que obrigaram a reinventar o modelo de jogo. Ou pelo menos a adapta-lo e isso não é fácil e é da quase total responsabilidade do treinador.

    Ás vezes penso se, por exemplo com o Mourinho (que acho um treinador execpcional), teríamos conseguido o que o Jesualdo conseguiu. E digo isto porque, com tantos ataques que o FCP tem sido alvo nos últimos anos, com o Mourinho as coisas tinham entrado numa espiral muito mais agressiva. Até aqui, acho que foi a escolha perfeita.

    ResponderEliminar
  8. O homem tem todo o meu respeito e todos os meus agradecimentos por tudo que fez e tem feito no FC Porto.

    Mas uma coisa também acho, os jogos do FCP são quase sempre uma seca. Então quando marcamos um golo cedo, é o resto do jogo num marasmo total. Linhas recuadas, lentidão, e um sofrimento constante até ao fim.

    Pelo menos é aquilo que vejo durante a maior parte dos jogos. Se é estratégia ou não, não sei.. Não sou nenhum expert.

    O que sei é que os adeptos não gostam, acham falta de ambição, vontade, de querer mais.
    E esse estado da equipa é arrastado para os adeptos.

    Para mim esse é um dos problemas da muita contestação que existe. A equipa com o futebol que pratica não consegue entusiasmar.

    Já não me lembro de um jogo no Dragão que tenha sido ganho sem sustos e com toda a "tranquilidade". E não pode ser só pelas equipas defenderem muito. Que me lembre isso sempre aconteceu.

    Mas pronto, isto é a minha opinião e vale o que vale.

    Continuarei a apoiar até o fim e depois estarei a festejar o TETRA.

    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  9. Como já se disse e é obvio, o homem tb terá os seus defeitos.

    mas não estou a ver outro que aguentasse sozinho o barco como ele o tem feito


    off topic:

    tá a correr aqui no blogue uma votação sobre a reacção que se deve ter às más arbitragens, falar ou tar calado.

    para mim a resposta deveria ser uma boa e sonora gargalhada

    ResponderEliminar
  10. Só uma pergunta, por acaso nao foi o Prof. Jesualdo Ferreira que escreveu este artigo com o PSEUDONIMO RICARDO COSTA ?

    Eh pá tenho certas dúvidas!

    Das duas uma ou eu, aliás como milhoes de Portistas, não vemos os mesmos jogos e as mesmas estratégias do Treinador, ou entao estou a sonhar que temos mesmo o MELHOR TREINADOR DO MUNDO....


    è preciso ter paciência!!

    ResponderEliminar
  11. Lido...vamos preparar a contra-argumentação para não sermos acusados de desconversar...

    A propósito, o treinador que descobriu o Lisandro como PL, porque só o fez na sua 2ª época de FCP, e na 3ª (a actual) já de lá o sacou? Quantos golos tinha/tem o Licha? E o Hulk?...

    ResponderEliminar
  12. “Chegado ao F.C. Porto e ainda sem tempo de conhecer os cantos à casa, já Jesualdo tinha títulos para disputar…” ou não, pois Rui Barros liderou o FCP à conquista da última Supertaça Portuguesa.

    “Era isto o Porto de Adrianse. Capaz de dominar em Portugal porque efectivamente não havia equipas capazes de explorar a táctica de 3 defesas de Adrianse…”. Quantas jornadas o FCP jogou com 3 defesas e quantas jogou com 4 defesas antes do célebre jogo da Amadora?

    “…neste ano já venceu o Sporting em Alvalade dando um banho de bola e não perdeu para o campeonato um único clássico…”. E já perdeu uma Supertaça e foi afastado da Taça da Liga.

    “Mas como ganhou (Adrianse) uma tacinha já acharam mais piada…”. Se ganhar a tacinha este ano, como todos desejamos, os seus eternos defensores não se esqueceram disso para memória futura.

    “No ano passado para além de batermos o record de número de pontos para o 2º e dizimar-mos totalmente a concorrência em Portugal, em termos de clássicos, o Porto de Jesualdo ganhou os dois jogos ao Benfica, ganhou ao Sporting um e perdeu outro. Ou seja, dá 3 vitórias e apenas uma derrota.” Títulos? UM. Como na época que ganhamos com 1 ponto de diferença para o SCP, o 1º título de Jesualdo.

    Menções a Mourinho? DUAS. As seguintes:
    “…saber trancar o resultado quando assim é necessário e é algo que o próprio Mourinho faz”. Só sabe fazer isto igual ao Mourinho? É pouco, acho eu. Mas como o ponto de referência é o Adrianse… “Actualmente o melhor treinador português a seguir a Mourinho”. Fantástico, mas não é argumento, é uma opinião.

    “Como tal, Jesualdo deu confiança total a um jogador então muito criticado pelos adeptos... Um tal de... Bruno Alves…”. Que por acaso era o suplente do Pepe na equipa de Adrianse.

    “Também Bosingwa que jogava na posição de defesa a descair para a direita na táctica dos 3 defesas…”. Engraçado. Dizer que por causa dos 3 defesas pouco atacava, tudo bem; dizer que descaia para a direita…Opiniões.

    “…na defesa portista (até porque do lado esquerdo jogava um tal de Pedro Emanuel (curiosamente agora Jesualdo de vez em quando o coloca de lateral esquerdo numa missão de menor risco que a que Adrianse lhe colocava mas todos lhe caem em cima).” Claro. Com mais 3 anos (e não na casa dos 20 anos mas sim dos 30…), uma cirurgia de recuperação complexa e uma época completa no estaleiro.

    O Fucile não tinha valor, nem era internacional uruguaio.

    “…nas suas entrevistas dizia coisas estapafúrdias como que via Anderson como defesa esquerdo ou Extremo esquerdo…”. Por muita pena minha, até Fergunson o coloca a jogar ao lado do Fletcher, tem dias que ao lado do O’Shea. Perdeu-se um fabuloso nº10.

    “Assim sendo a solução passou por simplesmente deixar de ter um verdadeiro 10.”. Exacto. O treinador ofensivo em 2 épocas e meia fez 15 jogos do campeonato com um número 10.

    Sobre o goleador Lisandro já comentei.

    Como também já vou na casa da 5ª de centena de palavras fico por aqui. E isto porque me acusaram de desconversar. Não era minha intenção fazer qualquer comentário, como não fiz no post anterior, porque já sei do que a casa gasta. Temos opiniões diferentes. Talvez ambições diferentes. Mas bajular não é a melhor solução, mesmo quando o timing não é oportuno. Bajular eu, porque não gosto do estilo. Defender o Ricardo Costa, porque gosta.

    ResponderEliminar
  13. Pedro lamento mas não vi contra argumentação nenhuma...
    .
    .
    Até gostava de a rebater,mas para isso é preciso que ela exista e seja fundamentada...
    .
    Em quase todas apenas desdenhaste e não argumentaste.
    .


    "Chegado ao F.C. Porto e ainda sem tempo de conhecer os cantos à casa, já Jesualdo tinha títulos para disputar…” ou não, pois Rui Barros liderou o FCP à conquista da última Supertaça Portuguesa."

    Resposta-Tinha títulos para conquistar sim...Ou campeonato nacional começa-se a disputar só a meio da época e a taça de Portugal e champions disputam-se quando?Nas férias da Páscoa?
    .
    .
    Depois falas que perdeu a taça da liga este ano...
    Mas alguém tirando benfiquistas e sportinguistas que não podem ganhar nada se importa minimamente com a taça da treta...?
    .
    .
    Só tu mesmo...Nem o Pinto da Costa que deve ser o teu ídolo dá a mínima para a taça da liga...E todos viram que não é uma competiçao séria e que desde cedo o Porto encarou-a como encara a intercalar...Para rodar menos utilizados e juniores...Logo pegares por aí parece-me meio rídiculo...
    .

    .
    .
    Depois dás-me razão mesmo sem querer...Confirmas que Bruno Alves com Adrianse era suplente...Afinal não se encaixava nessa mágica táctica de 3 defesas não é...?
    .
    .
    Lembro do jog em qwue jogou contra o Benfica...Entrou foi expulso e foi repudiado por todos os portistas e todos diziam que não era jogador para o Porto...
    .
    .
    Quem fez dele o central de classe mundial que ele é hoje?Quem apostou forte nele...?Pois,tu sabes...Jesuado Ferreira.

    .
    .
    Sobre o Bosingwa não contra argumentaste nada...Efectivamente Bosingwa jogava a defesa descaído para a direita o que nada tem a ver com aquilo que joga hoje a lateral direito e nem ele tinha a qualidade que tem hoje.A rotina de lateral direito, a melhoria na sua cultura táctica e nos cruzamentos e quem o fez chegar á selecção nacional e ao Chelsea foi...sim,tu sabes...custa mas foi Jesualdo Ferreira...
    .
    .

    Sobre o Lisandro quem tirou o melhor aproveitamento de Lisandro...?Jesualdo Ferreira...
    .
    Alguém se lembra do próprio Nuno Gomes dizer que se fosse no Benfica Lisandro ja teria sido dispensado na sua 1º época e que o Porto manteve nele e soube dar-lhe tempo e apostar nele...
    .
    Quem tirou de Lisandro o rendimento que ele apresenta hoje e fez dele um dos craques da equipa...?Sim,aquele que odeias...jesualdo Ferreira.
    .
    .
    Porque não o fez na 1ª época...?Porque tinha outros pontas de lança e Lisandro era importante a jogar de falso extremo porque não tinhamos mais opções.
    .
    Tal como este ano se souberes ler tacticamente um jogo.(o texto sobre o trabalho táctico deste ano será o próximo a saír,aconselho-te que o leias) verás que com Hulk era necessário fazer Lisandro ter uma posição menos central para poder libertar Hulk a caír também nesses terrenos e dá maior responsabilidade a Lisandro na construção de jogadas de perigo...Ele actualmente marca mais mas tem outro tipo de trabalho importante quer na pressão ofensiva quer na participação do jogo ofensivo.
    .
    .

    Sobre o Anderson também não acrescentas nada...Quem o colocou a titular e com a batuta de 10...?Dizes que se perdeu um 10...Mas quem o colocou a 10...?Adrianse?Não.Jesualdo Ferreira,e que eu saiba a culpa da sua lesão não é do professor,ou é também...?
    .
    .
    Sem ele mais uma vez Jesualdo teve que mostrar ser treinador ao ter que adaptar a equipa a jogar de uma forma diferente sem contar com a genialidade de Anderson e fez subir Lucho e alterou alguns processos que em nada diminuiram a equipa,bem pelo contrário foi a base importante para o nao a seguir poder adaptar a equipa a jogar sem um 10 puro,visto que a Sad não lhe deu nenhum....
    .
    .
    Já agora,entre o Anderson jogar a médio centro box to box a jogar a defesa esquerdo acho que vai uma diferença enorme como daqui a Lisboa...
    .
    Estranho é tu quereres que o Jesualdo jogue com um 10 quando não lhe deram nenhum de qualidade para se afirmar no F. C. Porto...Isso deve ser culpa de Jesualdo também...O Leandro Lima enganou sobre a sua idade também por culpa do Jesualdo...
    .
    .
    Sobre ambições diferentes podes ter a certeza que temos...
    Eu como portista alimento-me de títulos importantes.Campeonatos e participações na champions dignas.
    .
    .
    Tu parece que gostas mais de Taças...Então se é de taças da liga que gostas acho que ficaráss contente com Paulo Bento...
    .
    .
    Eu como gosto de ser campeão e gosto de uma equipa coesa,equilbirada,com príncipios de jogo sólidos e aprecio um trabalho metódico e avalio treinadores pelos resultados que apresentam e não por serem mais ou menos fotogénicos,eu fico-me com a competência do Jesualdo...
    .
    .
    Porque essa é certa,está provada e deu-nos títulos.
    2 dizes tu...Então pela tua brilhante argumentação o Paulo Bent se ganhar a taça do guadiana.,a taça da treta da liga e a taça de portugal é melhor treinador...Afinal são 3 títulos para um...
    .
    .
    Com a diferença que é o que realmente importa que é o de campeão nacional...Saber quem é a melhor equipa portuguesa...Mas se preferes taças...
    .
    .Mas mesmo assim se Jesualdo este ano limpa o campeonato e a taça com que argumentos ficas tu...?Ah, a supertaça e a taça da liga...Perdeu uma competição com suplentes e juniores e outra que se joga na pré época e que é só um jogo...?Realmente,isso prova que é um péssimo treinador sem ambição...
    .
    .
    Isso de num campeonato de 30 jornadas ganhar mais que os outros e até com record de pontos para o 2º e de ser o único com participações de qualidade na champions é de quem não sabe nada de bola...
    .
    .Bom mesmo é os que consigam ganhar a taça da liga.,a taça do guadiana etc...
    .
    .
    Já agora,o Co Adrianse na Champions o que fez mesmo...?4º lugar?Derrota humilhante para o Artmedia...?
    .
    .
    Pois é que Jesualdo chegou com a carruagem a andar e a ter que corrigir uma táctica totalmente desenquadrada no futebol moderno e numa equipa como o F. C. Porto e devolveu logo no seu 1º ano o prestíigio europeu do Porto...
    .
    .
    3 qualificações consecutivas para os oitavos de final e 2 inéditos primeiros lugares na fase de grupos,coisa que nem Mourinho conseguiu...
    Coisa pouca não é,...?Então certamente me conseguirás dizer uns 10 treinadores que em Portugal tenham feito o mesmo...Fico á espera...
    .
    .

    Ja agora se esperas que Jesualdo para chegar um novo Mourinho então é melhor acreditares também que o rei D. Sebastião está prestes a chegar do nevoeiro...
    .
    Jesualdo não é Mourinho e não existe outro Mourinho...
    .
    .Mas já que falamos em semelhanças...Jesualdo tal como Mourinho defende o clube até ás últimas consequências,dá a cara como Mourinho dava...Com uma diferença, Jesualdo está totalmente abandonado e ainda por cima defende um clube que os adeptos são injustos para com ele...
    Mourinho defendia um clube em que tinha um presidente que dava a cara pelo clube na época e em que os adeptos não o criticavam por tudo e por nada...
    .
    .
    E olhem que ele também cometia erros...Ou já se esqueceram do Pedro Emanuel jogar e o Ricardo Carvalho ficar no banco durante largas jornadas....?
    .
    .
    Eu não bajulo ninguém...Mas admito o mérito de quem merece,e elogio e defendo quem demonstra competência,rigor e seriedade na defesa do meu clube.
    .
    .Outros parece que acham que elogiar alguém no clube ou bajulações como tu dizes apenas devem ser prestadas a Pinto da Costa...
    .
    .
    Ele sim é que preside,treina,joga,marca golos etc...O mérito de tudo é sempre e só dele.
    .
    Treinador que treina e monta uma estrutura para toda uma época e trabalha com a equipa no dia a dia...?naaa...Mero pormenor...Nem sei porque gastamos dinheiro num...É por o Pinto da Costa a treinar a equipa também.
    .
    .
    Da próxima vez,apresenta argumentos a sério para que eu os possa rebater e não apenas manifestações de ódio e desdém...
    .
    .
    .
    .
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  14. OFF TOPIC



    Nelson Puga diz que passividade na Liga aumenta número de lesões

    O médico do FC Porto, Nelson Puga, defendeu hoje que a passividade na Liga portuguesa de futebol conduz ao aumento estatístico de lesões em jogo na equipa "azul-e-branca", sem especificar o alvo da sua observação.

    O médico portista foi um dos oradores das III Jornadas de Nutrição no Desporto, que hoje se realizou na Faculdade Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, e onde foram apresentados resultados oficiais que apontam o FC Porto como uma das equipas com menos lesões na Europa.

    "Somos a equipa que tem a melhor média de ausências nos treinos na Europa, estamos à frente nas taxas de recidivas, no número de jogadores disponíveis para treino, mas depois temos uma coisa má, já que a incidência de lesões em jogo está em cima da média", explicou Nelson Puga.

    O médico gracejou depois dizendo que "isto quer dizer que a equipa, se calhar por andar em primeiro lugar, leva muita porradinha".

    "No entanto esta percentagem é diferente da Liga dos Campeões para a Liga Portuguesa. Nas provas europeias há quase ausência de lesões, enquanto no nosso campeonato há objectivamente uma passividade que provoca um aumento estatístico de lesões por jogo", afirmou.

    A comunicação ao auditório repleto de alunos pretendia apontar a importância da nutrição numa equipa de futebol, no entanto, Nelson Puga recorreu ao humor e a imagens de vídeo para justificar que uma boa alimentação, por si só, não evita algumas lesões.

    "Para ilustrar e desanuviar um pouco esta apresentação, mostro alguns lances em que nem eu, nem comida, nem qualquer alimento conseguem evitar este tipo de lesões", continuou o clínico, antes de projectar imagens com dois denominadores comuns: todas elas mostravam lesões de jogadores do FC Porto e sofridas em jogos com o Benfica.

    "Por coincidência, os suspeitos são os mesmos e aqui não há pão, nem absorção de hidratos de carbono mais lenta que ajude para evitar a lesão", brincou o médico, provocando o riso e os aplausos na plateia.

    "E para que não digam que somos tendenciosos vou mostrar o verdadeiro tiro no pé", acrescentou Nelson Puga, que passou a mostrar o lance de uma lesão de Mariano Gonzalez, ao levar uma bolada do seu colega Hulk, na transformação de um livro directo.

    O aviso que se seguiu foi para a plateia onde estava Diogo Valente, jogador do Leixões e próximo adversário dos portistas: "Já sabes Diogo, numa situação destas é melhor não fazerem barreira".

    O evento contou com as presenças dos nutricionistas do FC Porto, Barcelona, Leixões e Belenenses, respectivamente Vítor Hugo Teixeira, Sílvia Tremoleda, Andreia Santos e Bárbara Ferrão.

    In OJogo

    ResponderEliminar
  15. Para elogiar Jesualdo não é necessária a comparação com Adriaanse. A seguir esse caminho, perde-se a razão.

    1) porque os contextos foram diversos, não comparáveis
    2) os resutlados não justificam tudo, porque mesmo perdendo duas vezes com o Benfica Adriaanse foi campeão mais cedo do que Jesualdo na época seguinte (só à última jornada)
    3) Adriaanse, ao contrário de Jesualdo, não herdou nem equipa nem resultados/títulos, e isso sim é muito mais difícil
    4) uns lançam jogadores, outros lançam outros jogadores, o que interessa é o bem colectivo
    5) mesmo com Jesualdo, a equipa marcou mais golos comparando com Adriaanse (mas falharam-se muitos golos), mas nas duas épocas de Jesualdo os golos obtidos foram quase os mesmos e num caso o título foi ganho por 1 ponto e depois por 20 pontos sem os golos terem feito diferença
    6) incontestável é que o 3x4x3 ou 3x3x4 era de um futebol excitante, empolgante, arrebatador ou, se quisermos ser prosaicos, diferente...
    7) a concepção de futebol difere de treinador para treinador, mas há muitas maneiras de chegar a um título.

    E fico por aqui: não havia nexexidade de comparar com Adriaanse a quem eu respeito tanto como respeito Jesualdo. Para...béns aos dois, é o que digo sempre.

    Defendo Jesualdo como defendi Adriaanse. Com este, até Alan jogava e tantos disseram tão mal dele que até acham ser um jogador forte e decisivo no Braga. São as opiniões de circunstância.

    ResponderEliminar
  16. Até me admira ninguém ter trazido aqui a manchete de A Bola sobre a não-notícia de o FC Porto não correr riscos de inscrição europeia em 2009-2010.

    É uma não-notícia, nesse sentido estrito, apesar de vir fundamentada. Mesmo que seja fundamentada com aquilo que se admitia como provável e quase seguro, o da rectificação do famoso artigo 1.04 alinea d), o mesmo que A Bola ignorou meses a fio.

    Mas pronto, tanto andaram a escavar que tiraram o coelho... da cartola. Parabéns à prima.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Zé, fui escavar a outro lado.
    Assim que o Zirtaev quiser pode colocar a "escavaçao" aqui no blog.

    ResponderEliminar
  19. Soren, não entendi...

    Estive fora o dia todo, comprei A Bola pela manchete dada a Norte (boa estratégia comercial, resultou logo), ainda que a notícia viesse na última página.

    Não me admira, de resto, a "conclusão". Ainda não é definitivo, anuncia-se que está remetida para o Comité Executivo (para aprovação) a redacção do novo artigo, que passa a ter outro nº, com o pressuposto que o bom senso mandava admitir e eliminando a retroactividade posta em causa no caso do FC Porto.

    Portanto, todos os argumentos aqui defendidos neste processo vão ser, óbvia e legalmente, contemplados.

    Quanto à notícia de há umas semanas, sobre a possibilidade em aberto de o FCP poder ser punido na UEFA, para quem sabe "ler" - e raros leitores têm essa capacidade, por deformação profissional - estava óbvio quem passava a falsa questão de o eventual castigo se manter... quando tudo indiciava o contrário.

    Sempre, para concluir, no sentido da jurisprudência do acórdão do Jury de Apelo da UEFA, a maltratar a Comissão de Controlo e Disciplina, e seguida no TAS de Lausana.

    Como sempre pugnei aqui, defendi e expus toda a argumentação em causa nesta matéria.

    Mas o Zé Manel Delgado sai por cima com esta notícia em A Bola, como se pagasse os seus pecados anteriores nesta matéria.

    É o que um dia acontecerá no Apito Dourado a outro verme do jornalismo um génio Queirós, em cujo blog se dignou publicar um comentário meu a um (mais um...) arrazoado espúrio, e imbecil como é do tom dele, sobre o pito aloirado.

    sic transit gloria mundi

    ResponderEliminar
  20. Ricardo Costa,
    Mais uma vez escrevo que continuo sem vontade de opinar contra as tuas ideias, porque parecem ser irrefutáveis. Mas não podes resumir a inteligência a tua pessoa. O único capaz de fundamentar o que quer que seja. O único capaz de ler o jogo jogado e as entrelinhas. Mas dentro das limitações que me reconheces, aqui vai:
    “Tinha títulos para conquistar sim...Ou campeonato nacional começa-se a disputar só a meio da época e a taça de Portugal e champions disputam-se quando?” Ok. Vistas as coisas por esse prisma todos os treinadores mal chegam têm títulos para conquistar. Tudo começa no 1º dia da pré-época, certo? Não achas então inútil o teu comentário? Isto não acontece a todos? Foi só com o Jesualdo? É para discutir o sexo dos anjos?
    Ok, para mim, benfiquistas e sportinguistas (e tenho a certeza que mais alguns portistas) era bom ganhar a taça da Liga. Estou habituado a ver o FCP querer ganhar tudo. Foi assim que cresci. O campeonato também é organizado pela Liga. Vamos desvalorizá-lo? Não. Vamos tentar ganhá-lo!! Não pega a estória. Nenhuma resposta era melhor do que ganhar. Nenhuma. É o meu lema, a minha ambição.
    Bruno Alves, jogador dos quadros do Porto no tempo de Mourinho, o maior de todos, foi emprestado. O grande Pepe, que o Jesualdo ajudou a valorizar e vender ao Real, tapava o Alves porque só um deles podia jogar (não era o Pepe melhor que o Alves?) na táctica de 3 defesas e não 3 centrais - o bosingwa era defesa direito, ponto. 3 defesas como o AZ do holandês jogava. Como o Ajax do Van Gal jogava. E como cheguei a ver o Barça jogar. E não vamos falar em cruzamentos à Bosingwa...
    Sobre o Lisandro. Quem tirou o melhor aproveitamento de Lisandro? Jesualdo Ferreira. E quem o tirou da área este ano? Jesualdo Ferreira. Porque não o fez na 1ª época, perguntas tu. Usado como falso extremo porque não havia mais soluções, respondes tu. Estás a brincar às escritas? Na 1ª época tínhamos o Tarik!!! Que tu dizes que o Jesualdo recuperou. Esse mesmo. Já lá estava e foi emprestado pelo professor. O que foi recuperado não foi opção, e dada a escassez recorre-se ao Lisandro!! Cegueira confusional. Mas também não deve ser argumentação. Só desdenhar.

    E claro Hulk, um jogador para jogar em profundidade ou para embalar com a bola no pé joga no meio dos centrais! Naqueles que batem em tudo o que mexe. Como os do SCP. Opiniões diferentes. Quantas épocas fez Hulk desde que joga futebol como o avançado mais adiantado da equipa? Se é para o Lisandro fazer mais de Lucho, ok. Entendo. Então tira o Lucho que não está bem fisicamente, nem deve ser uma vaca sagrada, capaz de sair chateado e a passo aos 83 minutos com 0-0 no dragão.
    O Anderson era o 10 do Brasil!! O Jesualdo não inventou nada. Era o 10 na equipa B do FCP! O jesualdo não inventou nada. O tal a quem os jogadores da casa não passavam a bola, levava porrada e era sacado pelo Aloísio aos 55 minutos de jogo.
    No final és completamente parcial. Dizes que entre o Anderson jogar a médio centro box to box a jogar a defesa esquerdo vai uma diferença enorme como daqui a Lisboa, mas o raio do holandês, o maldito que conquistou um campeonato, uma taça e deve ter sido o único a não passar os grupos no FCP (a propósito, se ele é o culpado da derrota com o Artmedia, talvez também o Jesualdo tenha culpa nas goleadas que temos sofrido ou mesmo não passar uns alemaezinhos ao nosso alcance) parece que também referiu a hipótese de o Anderson ser extremo. Mas essa parte da frase, no momento, não interessa relembrar. Não serve ao expoente máximo da argumentação.

    Todos os títulos são importantes, uns mais que outros. Não sei onde foste buscar a ideia que eu gostava mais de taças. Mas é habitual nas tuas respostas. Parcialidade e invenções. Até achas que tenho ídolos! Estás enganado. Penso pela minha cabeça. Tenho as minhas ideias. E confesso que me acho, um bocadinho que seja, entendedor de futebol. Sou um apaixonado por futebol. Vejo muito futebol. Vejo muito o FCP. Adoro ver o FCP ganhar, qualquer que seja o treinador. Mas prefiro ganhar por 1 ponto e vencer também a taça de Portugal, do que ganhar com 20 pontos de avanço e não levar mais nada para as vitrinas do futuro museu. Apenas isso. Como qualquer outro portista, menos tu. Por ti até riscávamos do nosso currículo as 15 Supertaças, porque é só um jogo e ainda por cima na pré-época. Risível. Nunca falei em competições que não sejam oficiais. Mas as invenções são típicas, mais uma vez. Eu não retiro o mérito que Jesualdo tem. Mas também não lhe concedo o que não tem. Para mim, qualquer que seja a prestação desta época, está na hora de mudar. E espero que ganhe o que ainda há para ganhar, nomeadamente cá no burgo. O Lisandro não é contestado porque corre pela equipa, luta pela equipa e não porque marcou não sei quantos golos no passado. O presente é o resultado, o futuro a motivação.
    Espero que desta vez sejam argumentos a sério porque não me apraz perder tempo quando não posso aprender nada com isso. Motivações. Ambição.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  21. Falava precisamente dessa noticia. Fui escavar a outro jornal. Porque ir ao jornal dos "enterrados" é uma perda de tempo.

    Deve fazer mais de um ano que nao "abro" as paginas da Bola ou do Record na Internet.

    ResponderEliminar
  22. Como disse o Mourinho, ultimamente o comportamento da imprensa tem sido uma verdadeira "prostituição intelectual". Então no CM vale tudo, desde diferente tratamento entre Porto e SLB até à foto-montagem.

    ResponderEliminar
  23. Não me apetece rebater todas os argumentos a favor do Jesualdo. Direi apenas que, actualmente, gosto mais de ver o Braga a jogar como equipa do que o nosso FCP. É uma equipa mais positiva, com um esquema cheio de jogadores ofensivos. Diz-se que a equipa do Jesualdo é chata, aborrecida e conservadora, no sentido em que daí ganha vantagens defensivas, mas a verdade é que o Braga tem a melhor defesa do campeonato com apenas 12 golos sofridos.

    Gostava de ver o Porto no próximo ano a ser treinado pelo Jesus com o mesmo esquema do Braga. Teríamos a defesa normal com os quatro actuais, Raul Meireles a trinco, Rodriguez na esquerda do meio campo, Lucho a meio e Tomas Costa ou outro (Pitbull?) na direita. Na frente, lado a lado: Hulk e Lisandro. Renteria no banco.
    Isto sim seria um esquema que se ajustaria perfeitamente aos actuais jogadores do Porto.

    Jesus tem a virtude de saber tirar partido das características de jogadores que são por outros desvalorizados, ao mesmo tempo que é um treinador que aposta nos jovens, que se enquadraria perfeitamente no projecto 611 de por jogadores da formação a render. Além do mais tem um discurso muito mais directo, honesto e sem papas na língua. à Porto. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  24. Oi Joe

    eu sinceramente acho o Braga um bocado bluff. Mas sem dúvida a melhor das equipas médias/grandes logo seguido do Nacional

    O Braga 4º e o Nacional 5º

    Basta ver que na realidade o Braga contra o Porto um grande teste não jogou mt. por aí além, acabou por baquear emboras com algumas razões de queixa da arbitragem
    Contra o Benfica sim jogou muito bem e foi claramente prejudicado
    E contra o sporting ,nem jogou muito por aí além ; terá sido mais o Sporting a jogar menos, embora tb o Sporting tenha pago a factura dos outros erros de arbitragem contra os outros dois grandes.

    ResponderEliminar
  25. No fundo eu entendo a ideia do autor...Pretende fazer uma defesa,cega,completamente parcial e tendenciosa,para contra por e tentar cativar os que fazem um ataque,cego e parcial a Jesualdo...Se é esta a intenção,dou-lhe os parabens,se por outro lado não for esta a intenção,tenho pena das dores de pescoço do autor,pois estar sempre a olhar para o mesmo lado deve ,ao fim de um tempo,provocar dores no pescoço...Abraço

    ResponderEliminar
  26. Um conselho:As criticas a Adrianse,não fazem com os feitos de Jesualdo se tornem mais grandiosos ou mais reduzidos...Não é fazendo a Adrianse,o que pretende que não se faça a Jesualdo,que "ganhará" esta causa...Para terminar,querer que os portistas tenham a mesma admiração e reverencia a Jesualdo,que tem a Pinto da Costa,não abona nada a seu favor, é um autentico HARAKIRI da sua parte...E gostava de saber uma coisa,afinal para o autor quem é a equipa com melhor plantel em portugual,melhor estrutura e maior orçamento?..é que isto é muito importante na analise dos méritos e deméritos do trabalho de um treinador...Como diria mourinho, não podemos querer que uma omolete com ovos classe C,seja melhor do que uma omolete com ovos classe A...Abraço

    ResponderEliminar
  27. Esqueci-me de referir...Essa ideia do "Amar ou Odiar" é um hino á imbecilidade,não é por criticar ou elogiar alguem que a odeio ou amo...Vamos ter calma,tenho a certeza que o autor é alguem inteligente,logo escusa de querer generalizar a vida e opiniões humanas as 2 sentimentos poderosos e antagónicos...Abraço

    ResponderEliminar
  28. Concordo como grande parte do conteúdo do post, mas faltou referir a valente seca que são grande parte dos jogos do Porto. Especialmente quando se marca cedo e se passa o resto do jogo a dormir.
    Igualmente não me parece apropriado fazer comparações com Adriaanse, pois o contexto em que decorreram essas épocas foi totalmente diferente

    ResponderEliminar
  29. Evolução na continuidade
    JORGE MAIA

    Com o plantel da próxima época praticamente definido, conforme referiu recentemente Antero Henrique, e conforme as contratações de Miguel Lopes e Varela e o interesse claro em Beto e Orlando Sá confirmam; com a pré-temporada esboçada, nomeadamente com a participação confirmada na Peace Cup, o FC Porto parece estar um passo à frente dos rivais no que diz respeito à preparação da próxima temporada. De resto, com Paulo Bento aparentemente em final de ciclo no Sporting e com Quique Flores confessadamente ansioso por voltar a Espanha, a estabilidade proporcionada pela eventual continuidade de Jesualdo Ferreira à frente do FC Porto pode revelar-se uma vantagem decisiva. Claro que para isso é necessário ultrapassar a barreira psicológica da tradição que limita o prazo de validade dos treinadores portistas a três épocas, algo que um terceiro título de campeão nacional, a eventual conquista da primeira Taça de Portugal por parte do técnico e o prolongamento da aventura europeia lhe podem facilmente assegurar, e que não deixaria de configurar uma evolução... na continuidade.

    ResponderEliminar
  30. Goste-se ou não a verdade é que Jesualdo Ferreira está à beira de um feito único, pode vir a ser o primeiro treinador tricampeão em Portugal. Pessoalmente não me cai no goto muito por culpa da mania de transição rápida que não é mais do que jogar sistematicamente em contra ataque, não existe fio de jogo, não há pausa, não temos posse de bola e assim que a conquistamos é uma correria ou então entregamo-la ao adversário. Tem sido esta a pecha principalmente nos jogos em casa, como se viu mais uma vez com o Sporting, já o tinha sido com maritimo, trofense, benfica etc. Jesualdo não previlegia um Nº10 nas suas equipas, não há maestro, pensador que acalme o jogo e seja capaz de por a equipa a jogar (um DECO) ou coisa parecida. Nos jogos fora a equipa sente-se como peixe na água e acaba por realizar excelentes exibições, muito pela capacidade explosiva do Hulk e as acelerações do Rodriguez. Será que isto é suficiente para chegar ao título ? será que podia ser de outra forma. Assim entende-se melhor porque ignorou o Ibson, jogador capaz de ter a bola, de parar, acalmar. a tal posse de bola que não temos. Acima de tudo quero ser campeão com ou sem Jesualdo.

    ResponderEliminar
  31. E no Mais Futebol anda um fórum com a pergunta sobre se o FCP deve renovar com Jesualdo.

    Muito portistas já caíram na esparrela e lá foram dizer de sua justiça.

    Eu entendo que é mais uma teia para tentarem desestabilizar o FCP.

    Querem falar de Jesualdo? Falem aqui, na nossa casa.

    Dar argumentos aos adversários é dar tiros no pé.

    ResponderEliminar
  32. Só digo isto...
    Qual a equipa mais técnica em Itália com mais craques?Milan.Qual a equipa que acusam de ser mais seca a jogar.--?Inter.
    .
    Quem vai em 1º a muitos pontos de vantagem do 2º e a 11 dessa tal equipa que joga mais bonito?Inter.
    .
    Quem tem mais chances de ganhar o campeonato?Inter.
    .
    .
    Jogar bonito não é sinónimo de jogar bem.
    .
    Este Porto no ínicio do ano até se encontrar e crescer como equipa jogava de uma forma menos harmoniosa e mais mecânica e menos a pensar no espectaculo pois sabia que a equipa ainda não estava totalmente segura de si e tinha que ganhar pontos acima de tudo.
    .
    .
    Muitos agora criticam Jesualdo,mas se esqucem que na época em que o Porto foi campeão da Europa acusavam mOuirnho exactamente do mesmo...Que o Porto após estar a ganhar os jogos tornava-os uma seca...
    .
    .
    O que preferem o espectáculo e futebol ofensivo e lírico de Adrianse que nos humilha na Europa e nos impede de ter uma equipa equilibrada?
    .
    Ou uma grande equipa que priviligie os títulos acima de tudo e que se depois poder jogar bonito melhor ainda.
    .
    .
    O F. C. Porto nem sempre joga bonito,mas tem sempre jogado bem.
    A prova da qualidade e do trabalho de um treinador é quando se vê rotinas e automatismos numa equipa,e isso vê-se.
    .
    .
    Falam do Jesus.O Jesus é mais ofensivo?O F. C. Porto é o melhor ataque da prova e só não marca mais golos porque não finaliza metade das oportunidades que cria-.
    .
    .
    Esse é acima de tudo o trabalho do treinador,criar mecanismos de jogo,através do seu modelo de jogo e do treino para que a equipa crie o máximo de oportunidades de golo possíveis e sofra o menor nº de golos possível.
    .
    .
    E isso o Porto tem demonstrado.Se depois Lisandro,Rodriguez,Hulk etc na cara do golo falham aí são erros individuais derivados principalmente da ansiedade e da confiança de cada um e não tanto do trabalho da equipa e do treinador.
    .
    O trabalho do treinador é tornar a equipa capaz de se colocar em situações de finalização através dos processos que treina.
    .
    .
    A finalização é algo que obviamente se treina mas é um fundamento básico que é mais treinado nas camadas jovens e não tanto entre profissionais.
    .

    ResponderEliminar
  33. Respondendo a ti Pedro.
    Eu acho que no texto deixei bem claro.
    A estrutura ajuda um treinador a ficar mais perto do sucesso,mas o treinador continua a ser uma peça chave nesse sucesso.
    .
    Já te dei o exemplo,eu posso ter uma excelente cozinha,muito bons ingredientes etc mas se eu não for cozinheiro não farei um bom prato.
    .
    .
    A estrutura do Porto é de longe a melhor assim como o orçamento,mas Jesualdo não tem voto na matéria em relação a reforços como todos sabemos.
    Desde Mourinho que os treinadores infelizmente não têm esse poder.
    .
    .
    Perguntas-me quem tem o melhor plantel?Aí terei que dizer que o Benfica pelos gastos que fez este ano tem um melhor plantel que o F. C. Porto o que não significa ter uma melhor equipa.
    .
    Porque equipa significaria que o onze sería melhor,melhor treinador e com melhor espírito de grupo,entreajuda,ambição etc e isso o F. C. Porto é melhor,e para isso muito contribui queiras ou não o trabalho de Jesualdo.
    .
    .
    .
    Sobre Jorge Jesus...Devo lembrar que Jesualdo Ferreira no jogo com o tal super Braga do Jorge Jesus anulou-o totalmente tacticamente,deu-lhe mesmo um banho táctico e o Porto dominou totalmente esse tal super Braga.
    .
    .
    Convém lembrar que também Jesualdo fez um grande trabalho no Braga,aliás se Jesus encontrou tão boas bases no Braga grande parte delas foram deixadas por Jesualdo que iniciou o projecto com dois 4ºs lugares consecutivos,coisa que para já o Jesus ainda não conseguiu.
    .
    .
    .
    Outra pessoa diz que o Jesus é á Porto.Discordo.O F. C. Porto prima por para além de ter bons treinadores,ter pessoas com formação ciêntifica,com um grau de cultura elevado e com classe para representar o F. C. Porto em toda a Europa.
    .
    Convenhamos que Jorge Jesus é meio desbocado e solta perolas como "fui eu que inventei e fui o 1º treinador a defender a marcação á zona no Felgueiras há 10 anos atrás," ou "o fair play é uma treta" já para não falar daquilo estilo á Paco Fortes ou Jaime Pacheco a berrar sempre para o realvado.
    .
    .
    Mas não lhe nego o mérito no excelente trabalho que está a fazer no Braga e que é um bom treinador...Só não sei se tem estofo,personalidade e capacidade para lidar com jogadores com outro estatuto...Treinar o Porto não é o mesmo que treinar o Braga e não sei se aquilo estilo meio popularucho se enquadraría bem naquilo que é o prestígio actual do F. C. Porto e do nosso projecto.
    .
    .
    Entre dar tiros no escuro e manter a aposta num projecto vencedor de 3 anos que Jesualdo tem apresentado,eu fico-me pela aposta no seguro.
    .
    .
    Sería a maior idiotice de todos os tempos não renovar com um treinador tricampeão(o 1º portugues na historia do nosso futebol) e que nos deu 3 qualificações para os oitavos da champions,duas delas em 1º(outro feito inédito) por um tiro no escuro que sería contratar outro treinador e começar tudo de novo...
    .
    .
    .
    Por o Porto ser uma boa organização e estrutura é qu deve saber os méritos de ter um projecto de continuidade quando este apresenta resultados e sucessos contra outros que mudam de treinador e de projecto de ano para ano...
    .
    .
    .
    Sobre o Porto não jogar bonito...Não fazer bons jogos...Alguém viu o jogo com Atletico?Jogo com o Braga?Jogo com o Sporting em Alvalade?Comm o Benfica na Luz?Com o Arsenal em casa?
    .
    Pois...Acho é que muita gente não anda a ver os jogos todos...
    .
    .
    Mas entre jogar bem como jogamos com Jesualdo a jogar bonito como jogavamos com Fernandez de forma ofensiva e cheios de criativos e não ganhavamos nada...Eu prefiro jogar bem e ganhar com Jesualdo.
    .
    .
    Aliás Adrianse jogava de forma ofensiva e praticavamos um futebol bonito....Digam-me quantos jogos a equipas grandes ganhamos com ele?E já agora o que fizemos na Champions-...?
    .
    .
    As pessoas tendem a esquecer que foi com Jesualdo que recuperamos o prestígio europeu que havia sido seriamente afectado na época de Adrianse.
    .
    E eu dou mérito a drianse,acho que para trabalhar no futebol jovem seria excelente e teve mérito nas conquistas internas.
    Mas para quem diz que o Porto tem que ser ambicioso,com ele a ambição seria reduzia,porque ele era incapaz de se impor na liga dos campeões....
    .
    .

    Já Jesualdo domina em casa e faz boas participações na champions...
    .-
    .
    acho que respondi a tudo e todos.Se me esquci de algo avisem

    ResponderEliminar
  34. Porto melhor plantel que benfica?mais investimentos??(só de repente lembro-me de rodriguez,hulk,pelé,T.costa,sapu,mariano onde foram gastos 28M,para alem de que o porto manteve jogadores de muito melhor qualidade que o benfica),Milan mais craques que Inter?Milan melhor futebol de Itália??,Mourinho criticado por jogar mal quando treinava o Porto?...Acho que nem tu acreditas no que afirmas,mas como queres cegamente validar a tua opinião dizes o que dizes...Se dizes que ele não escolhe jogadores então tem ZERO de mérito em descobrir e dar aval na compra fucile,fernando,hulk,rolando etc(um dos feitos que lhe dava mérito,foi agora destruido pelo maior defensor de Jesualdo,é no minimo ironico)...A comparação com Jesus baseada na vitória no jogo de Braga é ridicula,não se deve fazer comparações assim,caso contrário P.Bento seria muito melhor do que Jesauldo...Dizeres que Jesualdo ficou 2 vezes em 4º e Jesus não(este ainda vai na sua 1ª epoca),que o porto tem melhor ataque que o braga(mau era se uma equipa que tem num ataque 3 elementos dispensado por jesualdo marcasse mais),não são muito bons argumentos para demonstrares que Jesualdo deve renovar...Falas de ganhar titulos,mas não referes que em 10 competições(8 internas) completas com o porto,jesualdo venceu 2 e na europa falhou na tentativa de chegar aos 1/4(quem não for hipócrita sabe muito bem que é este o objectivo/meta do porto e dos seus adeptos)...Eu não sou nem contra nem a favor de Jesualdo,mas uma coisa tenho a certeza, ele não é tão bom como tu pensas que ele é(pelo teu post ele é o melhor treinador da história do futebol mundial),mas tambem não é tão mau como muitos pensam...Pinto da costa(este tem dezenas de titulos como presidente,não tem apenas 2)sabe muito bem o que está a fazer,Jesualdo tem contrato com o Porto até junho, se ele vencer o titulo,renovará,caso contrário fecha-se um ciclo...É simples...Tenta não ver apenas um lado quando fizeres uma analise,nada é perfeito neste mundo...OBS:Se fosse Jesualdo tão genial e imprescindivel como este post faz querer,porque será que a maioria dos Portista não gosta dele??Nunca um treinador bi-campeão foi tão criticado pelos portistas,de certeza que eles não ficaram malucos,nem são maus portistas...Dá que pensar...Abraço

    ResponderEliminar
  35. L+á estás tu no mesmo...
    .
    Ja te disse que se´és adepto de supertaças e taças da liga então se calhar o teu treinador nem devia ser o Jorge Jesus mas sim o Paulo Bento.,.
    .
    .
    O Obejctivo do Porto todos os anos é e tem de ser ser campeão nacional.Ser a melhor equipa portuguesa.E com Jesualdo gostes ou não temos sido sempr.e
    .
    Para além disso temos que entrar com ambição noutras competições.
    .
    E temos tido.Tirando a sua 1ª época que foi eliminado na taça,na 2ª foi á final,perdeu na final tal como Mourinho também perdeu com o Benfica por exemplo.
    .
    Na 3ª veremos.Está nas meias finais,pode chegar a outra final.
    Se fizer a dobradinha o que dirás tu?Que se deve mandar embora quem ganhar a dfobradinha e faz uma campanha boa na Europa?Para quê?para dar tiros no escuro em técnicos que não sabes o que podem dar enquanto que tens aqui um que em todos os anos conquistou e cumpriu os objectivos do clube?
    .
    .
    Tud porque?Porque nao gostas dele?
    ..
    .
    Mourinho nao era criticado por jogar feio por vezes e ser resultadista...????Pelos adeptos do Porto claro que não,mas lê a imprensa da época,lê a portuguesa e até a internacional.
    .
    .
    Eu vivi um ano em Espanha e esse Porto não é conhecido propriamente pelo futebol espectaculo,mas por ser uma equipa forte,coesa e á mourinho muito dificil de ser batida e não pela magia das suas jogadas,até porque de Mágico tinhamos o Deco apenas e nao como o Real que tinha Figo,Zidane,Ronaldo etc.
    .
    .
    Sobre a liga italiana,aconsehpo-te a ler o que escrevem também os jornais italianos e a imprensa internacional.
    .
    Aconselho-te que leias um blog de um dos melhores comentadores do futebol espanhol que apresenta um programa chamado Fiebre Maldini em que ele mesmo se debruça sobre o Inter jogar feio e se jogar feio é o mesmo que jogar mal....
    .
    .
    Há diferentes estilos para cegar á vitória...O jogar bem não é o jogar bonito,jogar bem é o jogar de forma a que nos coloquemos mais vezes em situação de vitória e ganhemos mais vezes.
    .
    Pode-se jogar bem jogando bonito,mas pode-se jogar muito mal jogando bonito também...Veja-se que o Arsenal é das equipas que sempre pratica um futebol mais plástico,mais artístico na Europa e nunca ganha nada.
    .
    .
    O Porto não ganhou duas champions a dar recitais de futebol bonito de muitos toques na bola etc.
    .
    .
    .
    Sobre o porquê dos adeptos nã gostarem de Jesualdo mesmo ele sendo bi-campeão...Eu coloco-te a pergunta ao contrário...Conheces algum treinador do Porto tirando Mourinho e Pedroto que tenha sido unânime entre os adeptos do clube...?
    .
    .
    Sabes-me dizer um sequer...?
    .
    .
    Há quantos anos existe o clube...?Quantos treinadores foram elogiados e apreciados de forma unânime pelos adeptos...?
    .
    .
    Pois,os adeptos preferem engulir a lenga lenga que o Pinto da Costa é que ganha campeonatos sozinho...Eu como acho que ele nunca treinou a equipa...continuou a achar que ele tem mérito mas os treinadores que foram campeões têm uma grande parcela nesse mérito e nos títulos que Pnto da Costa tem...
    .
    .
    Porque senão,terão que me xplicar porque:Octávio Machado,Del Neri,Fernandez,Couceiro, isto falando nos mais recentes,porque estes não foram campeões com Pinto da Costa...Ele faltou aos treinos nesses anos foi?
    .
    .
    E deixa de contabilizar competições de forma numérica...
    .
    Senão se o Sporting este an ganhar a taça da treta e a supertaça e o Porto ganhar só o campeonato para ti o Sporting é melhor porque até ganhpu mais taças...
    .
    Um argumento algo simplista não achas...?
    .
    .
    O que realmente interessa é ser campeão,ser a melhor equipa portuguesa.Se se poder acrescentar a taça melhor...
    .
    .
    Já agora falas que Jesualdo falha na Europa?Não cumpre objectivos?
    .
    Estranho,..não é a nossa Sad e o nosos presidente que ano após ano afirmam que os objectivos do clube passam por ser campeão e apurar-se para os oitavos da champions...?
    .
    Nunca vi essa dos quartos...
    .
    Deves pensar que é muito fácil por o Porto nos quartos quando clubes da grandiosidade do Real Madrid há uns 4 ou 5 anos que não conseguem lá chegar...
    .
    .
    O problema é que há pessoas que não têm bem noção da realidade...Devem julgar que Portugal é Espanha ou Inglaterra e o Porto é o Real Madrid ou o Manchester United...
    .
    .
    .
    Ps-Sobre os méritos dasc contratações...O Jesualdo não os contratou,quanto muito deu o carimbo final.Mas mesmo assim...Comparar o que era o ulk quando chegou ao Porto-um jogador com grandes características físicas mas que esbarrava contra os defesas,que não tinha qualquer cultura táctica,nao se sabia colocar em campo nem jogar em equipa e comparar o que é o Hulk hoje...Isso é mérito de quem...?Quem o treinou?Ele aprendeu sozinho foi...?
    .
    .
    E quem apostou no Rolando?Sim,quem encostou o capitão Pedro Emanuel tão querido pela massa associativa e apostou num jovem vindo do Beleneneses que já no ínicio da época eu diza que seria dos melhores reforços da época e um central para muitos anos e mmuitos aqui nesse mesmo blog diziam que ele não era jogador pro Porto...?
    .
    .
    Quem disse que Fernando era para ficar?Quem o manteve a titular mesmo quando todos (eu incluido) pediam Pélé?Quem não cedeu aos treinadores de bancada deste blog e de outros que se acham muito melhores que Jesualdo que pediam Fernando a lateral direito...?
    .
    .
    Fernando chegou um menino com potencial com o peso enorme de substituir Paulo Assunção...Cometeu erros e teve que crescer em competição e hoje para mim é ja mais jogador que o Assunção...Quem teve mérito neste crescimento e ascensão de Fernando...?
    .
    Foi o Pinto da Costa que o foi lá treinar,ou foram os adeptos que o assobiavam e pediam a Jesualdo para deixar de insistir nele e por o Péle ou passa-lo para lateral direito e assim perdermos um grande trinco...?

    .
    .
    Pois,destas coisas não te convém falar,já percebi...
    .

    ResponderEliminar
  36. Um post tão grande(escrever muito não significa escrever bem,tal como berrar não significa ter razão9 cheio de tensão,e onde não falas-te de nada do que eu disse,limitas-te a por palavras na minha boca e a responderes a ti prórpio...Nunca me disses-te nada sobre ser adepto de supertaças este é o meu 3 comentário neste blog(deves ter sonhado provavelmente),eu não falei em futebol bonito ou feio do porto,não falei que queria o Bento ou Jesus(apenas utilizei o jesus para te demonstrar como estavas a ser percial e absurdo na argumenteção),não falei que jesualdo dave ser despedido mesmo que seja campeão,não falei que Jesualdo não tinha mérito no treino e evoluir dos jogadors(descobrir é diferente de treinar e fazer evoluir) etc...Agora voltando ás poucas coisas que eu falei e tu respondes-te:As taças são todas importantes quer queiras quer não(não são tão importantes como o campeonato,mas o porto e jesualdo dizem que são para ganhar),e perder essas competições é o maior motivo de gozação,de histeria dos rivais e bota abaixo da comunicação social...Quanto ás competições europeias ninguem falou que era facil chegar aos 1/4,mas sim que era o objectivo que está na mente dos adeptos depois de em 3 dos ultimos 4 anos termos chegado aos 1/8(é natural que os adeptos queiram dar o passo seguinte,tu sabes isso embora não queiras admitir)...E nenhum dos treinadores campeões pelo Porto foi tão contestado como Jesualdo(eu não disse que os outros eram unanimes,não confundas nem ponhas palavras na minha boca)é um facto ...Não precisas de te exaltar,nem por palavras na boca das pessoas para mais facilmente responderes,basta perguntares e sobretudo ler o que elas escrevem...Não batas mais no Pinto da Costa para defenderes Jesualdo ou qualquer treinador,pois cais no ridiculo(as ironias sobre o pinto da costa não ir treinar são um hino á imbecilidade,de certeza que sabes fazer melhor)...Sê coerente,e limita-te a ser relista na defesa de Jesualdo,ele não precisa que sejam empoladas as virtudes e apagados os deméritos para que se tenha boa imagem dele,ele tem sido competente e isso chega...só tenho uma pergunta a fazer:caso o porto nada vença esta epoca Jesualdo deve continuar e caso Pinto da costa não renove vais pedir a cabeça dele??...PS-és um portista com mentalidade de benfiquista descupla que te diga,até a forma como desvalorizas a derrota nas taças,que o porto no inicio do ano apresenta como objectivo para ganhar, fazes me lembrar o Bento,que dizia que eram a feijões sempre que perdiam...Aposto que eras defensor de Scolari...

    ResponderEliminar
  37. Primeiro mentalidade de benfiquista tens tu...
    A personagem que dava valor á taça da liga...Espero que tambem nao chores se o Porto nºao ganhar a intercalar...Nem culpes o Jesualdo...
    .
    .
    Sobre desvalorizar a taça da liga é algo que vem até da direcção como toda a gente já se apercebeu e acho que fazem muito bem.
    .
    .
    Taça da liga é para rodar jovens e menos utilizados.
    .
    .
    Sobre o de se não ganharmos a taça sermos ridicularizados por rivais...Isso sim é realmente estúpido...Quer dizer´nos somos os campeões nacionais,a copetição que efectivamente diz qual é a melhor equipa e nós é que depois somos gozados por causa de uma taça...?eehehhe.Essa está muito boa.
    .
    .
    Então este ano vamos ser gozados por não ganhar a taça da treta é isso?
    .
    .
    Outra coisa interessante...Tu falas que os adeptos querem mais porque criaram expectativa depois de nos últimos 4 anos chegarem 3 vezes aos oitavos de final da champions....
    E agora pergunto-.te quem criou essa expectativa nos adeptos...?Quem foi o treinador que nos colocou em 3 anos consecutivos nos oitavos de final da champions...?Pois é...esse que nãogostas...Jesualdo Ferreira.
    .
    .
    Ou seja,tu próprio acabas por admitir que os adeptos querem mal porque foram bem habituados pelo professor Jesualdo a ver a sua equipa todos os anos entre as 16 melhores equipas da Europa...
    .
    .
    Mas sabes o professoe tem muito mérito nisso quer queiras quer não...Basta olhares para o passado e veres quantos conseguiram 3 qualificações consecutivas para os oitavos,duas delas em 1º do grupo....Ninguém.É o único na história do futebol português...O que dizes tu disso?Obviamente não tem mérito nenhum...
    .
    .
    Isso sim é um argumento bem básico e esperava de ti mais substância e seriedade e competência intelectual no que escreves.
    .
    .
    Ja agora eu não te digo que tens mentalidade de benfiquista,porque esses apesar de tudo ambicionam sempre ser campeões...
    .
    Tu tens mais mentalidade de sportinguista...Para ti o que interessa são as taças e desvalorizas o campeonato...Isto de ser campeão não tem sabor nenhum se não for acompanhado por uma taça ou taça da liga ou até taça do guadiana não é...?
    .
    .
    Tu és a favor de despedir e criticar um treinador que é bicampeão nacional e que qualifica 3 vezes consecutivamente po Portopara os oitavos da champions só porque não ganhou a...taça de Portugal...?
    .
    .
    Vejamos como o teu argumento é algo estúpido...Se o Mourinho no ano em que foi campeão da Europa tivesse perdido a final para o Monaco e ja perdendo a taça como tinha perdido para o Benfica...tu defendias que ele fosse despedido e perdessemos um dos melhores técnicos do Mundo por causa de uma taça...´?É isso?
    .
    .
    Ou seja,por exemplo.,tu achas que os adeptos do Inter devem começar já a pedir a cabeça de Mourinho uma vez que pelos vistos a taça de Italia já foi ou pelo menos está muito dificil que ele a ganhe...
    .
    .
    Só campeonato não serve pa nada não é?
    .
    .
    Bora mandar todos os treinadores que só sejam campeões embora e começar tudo de novo ano para ano e derrubando projectos e planeamentos coerentes e vitoriosos só por causa dessa grande competição chamada taça de Portugal ou melhor ainda...a supertaça ou a taça da liga...
    .
    .
    Sinceramente...Pensava que percebias mais de futebol...Não compartes o mérito que é ganhar uma competição de 30 jornadas a uma competição que se disputa na pré época e outra a eliminar em que cada vez mais arrisca-se e coloca-se os suplentes em muitas das eliminatórias...para quê...?Para que o melhor onze esteja fresco aonde realmente interessa...:campeonato e liga dos campeões.
    .
    .
    Se o jesualdo nada ganhar se acho que devia continuar?O Fernando Santos um ano continuou e só ganhou a taça e olha que tinha muito mais condições que tem actualmente Jesualdo num clube em que o presidente está calado...
    .
    Mas agora entendo,deve ter continuado por adeptos como tu que adoram taças.
    .
    Eu acho que se Jesualdo for campeão pelo 3º ano consecutivo e não se renovar o contrato,será dos maiores erros da administração Pinto da Costa.
    .
    .
    Felizmente pelo que se diz,Jesualdo é defendido pelo próprio Presidente...O complicado é o polvo da Sad...
    .
    .
    Ainda para mais este ano parece que a mama do mercado sul americano e das comissões vai ser restringida porque nos deixou num estado lastimável financeiramente para quem tem feito mais valias enormes na venda de jogadores ano após ano e venceu uma champions há não muito tempo mas que em vez de ter um crescimenteo financeiro sustentado tem cada vez mais a corda ao pescoço-...
    .
    .
    Ps-Já agora,eu detesto o Scolari.
    E não és tu que me dás lições de portismo certamente...Alguém que coloca um ódio pessoal ou o seu gosto pessoal á frente do amor que devia sentir pelo seu clube...
    .
    Eu não gostava nada do Fernando Santos,mas nunca me passou pela cabeça pedir a sua cabeça só porque ele foi eliminado pelo Torrense mas ganhou no entanto o campeonato que é o que importa-.
    .
    .
    Da mesma maneira que em relação ao Adrianse mesmo achando que ele nunca nos levaria longe na Europa nunca pedi a sua cabeça porque foi campeão nacional e achei que apesar de nao cxumprir o 2º objectivo fundamental que era os oitavos da champions,ele merecia ter uma 2ª oportunidade...
    .
    .
    Mas isto chama-se não deixar os nossos gostos afectarem a nossa capacidade de análise.Não é por eu não gostar do estilo de alguém ou da personalidade que assobio,retiro méritos ou peço a sua cabeça quando têm sucesso e cumprem os objectivos propostos ao serviço do meu clube.
    .
    .
    O clube em 1º lugar e não aquilo que os treinadores de bancada e a massa assobiativa quer.

    ResponderEliminar
  38. Só queria referir que há mais que um Pedro na conversa.

    Cumprimentos,

    Pedro (apenas)

    ResponderEliminar
  39. Compreendo que não tenhas capacidade para responder,mas não conseguir escrever um post sem colocares palavras na boca das pessoas,ou responderes aquilo que deduzes que as pessoas pensam,diz muito sobre a credebilidade do que defendes...Ou seja voltas-te a escrever a aquilo que fantasiaste e imaginaste que eu penso(és esquizofrénico?)...Onde é que eu digo que gosto ou não gosto de jesualdo?!(no meu post digo que ele até tem sido competente)...Onde é que eu digo que não gosto de campeonatos(no meu post digo que isso é a prioridade)??...sabes ler?se sabes porque inventas coisas opostas ao que eu escrevi só para poderer ser mais facil argumentar??está assim tão inseguro,para recorreres a esse acto covarde?!...A passagem aos 1/4 é um objectivo devido a jesualdo??e os outros treinadores que vieram antes e mostram que é possivel ter ambição no porto??Mourinho,Artur Jorge,Robson,Oliveira,Fernando Santos que chegaram aos 1/4 da champions??esses não contam??...isto é exactamente aquilo que eu estou desde inicio a tentar que compreendas,que não podes ver apenas os méritos de Jesualdo e ignorar tudo o resto,ou seja para ti o porto é Jesualdo e nada mais,quando este mudar de clube vais mudar tambem???...E ninguem te está a dar lições de portistmo(foi estranho achares isso,sem ninguem o referir, parece que tens alguma mania da perseguição ou complexo),mas não penses é que dás a alguem,ou que és dono da verdade absoluta e todos os que não concordam contigo te odeiam ou odeiam aquilo que defendes(esse extremismo de amar ou odiar,é grave, talvez devesses consultar algum especialista,pois julgar que a vida é só odio e amor é doença)...Pedes para não se destabilizar o grupo,mas achas que perder taça,supertaças,taças da liga não desmoraliza e não dá razões para que os adeptos critiquem e a CS destabilize o porto??é ridiculo...Falares de mourinho é dar um tiro nos pés,pois segundo o que tu defendes,dando te a benece de seres alguem coerente,foi um erro o inter o ter contratado pois mancini era tri campeão...E quanto a Scolari é igual,afinal ele consegui os melhores resultados de sempre na selecção,cumpriu os objectivos propostos logo não devias ser critico dele,isto se fores coerente com o que defendes...Realmente tu não tens o espirito de portisto,pois não percebes que para um portista o porto entra sempre para ganhar,quer o campeonato quer as taças,e é por isso que a maioria dos portistas não gosta de Jesualdo e tu gostas tanto dele,de facto não é portista quem quer,mas sim quem pode ou tem capacidade...para ti um treinador bi campeão que venceu uma taça uefa e chega á final da LC,é comparavel com um que é bi campeão?!é isso?? é comparando o incomparavel que tentas contrariar os meus argumentos??epá tenta outra pois deves conseguir fazer melhor...Epa vou ficar á espera de uma resposta credivel,que não esteja cheia de suposições do que achas que eu penso,mesmo quando nos meus post dizem que eu penso o contrário do que tu supões...Ou seja argumentos do tipo "Ja agora eu não te digo que tens mentalidade de benfiquista,porque esses apesar de tudo ambicionam sempre ser campeões..." mesmo quando eu digo que ser campeão é o primordial,são desnecessários e não passam de manobras de distração...Eu só acho que caso Jesualdo vença deve continuar,caso não seja campeão não deve continuar é simples(fiquei sem perceber o que achas que deve acontecer a Jesualdo caso não vença,pois divagas-te com uma contradição sobre F.santos)...Força Ricardo Costa,vamos lá trocar argumentos sem invenções,se quiseres saber o que eu penso pergunta e eu respondo não deduzas ok??é que assim não saimos daqui e tu estás a falar sozinho...Vamos lá começar...E por favor lê,é que se leres poupas minutos na tua ecrita com palha...Força rapaz Abraço
    .

    ResponderEliminar
  40. E esquecime de dizer,mas relaxa!!! isto não é uma guerra rapaz,conversa nomalmente sem odio nas palvras,afinal somos tricampeão e vamos ser tetra,não há razão para odiar o mundo...Abraço

    ResponderEliminar
  41. Concordo em grande parte com o post. Adriaanse era assim a modos que "meio maluco" e era um destabilizador, após vir para estabilizar. Fomos campeões mas muito, muito tremidos. Jesualdo conseguiu dar dignidade ao Porto novamente. Nota-se trabalho com algumas pechas. Se por um lado as transições são excelentes, nas bolas paradas é um desastre. Agora apesar de não ter aquele espirito do Mourinho, por ex, ele não tem culpa da sad que tem. À dois anos que ele anda com as relações publicas as costas tendo contribuido para a melhoria da imagem do clube. E certamente não terá culpa de no jogo contra o Sporting ter um banco miseravel. É por acaso ele que vai buscar os contentores de argentinos para ganhar as comissões? Já lhe aponto o dedo, apesar de não saber se o culpado é ele, em situações como a de Pitbull,Paulo Machado, Ibson, etc, tendo nós Guarin e afins. Acho aliás que os Portistas andam na sua maioria adormecidos com esta sad. Na minha opinião já deram muito ao clube e está na hora de se retirarem. Muitos anos traz muitos vicios. Quanto a Jesualdo, não é o segundo melhor a seguir a Mourinho mas é um Homem sério e competente, que merece o nosso agradecimento e respeito. Por mim continuava.

    ResponderEliminar
  42. nao entendo como gostam deste jesualdo! as conferencias de imprensa dele depois de jogos com o arsenal ou pra liga com o sporting ainda me causam dor e vergonha que nao vejo sarar ate ele sair de la
    ja que comparam o jesualdo com o adriaanse porque nao tambem com o mourinho (deviam comparar com boas recordacoes, nao e verdade?)
    e para ser franco o jesualdo e bom na mesma linha que o scolari e bom! para mim nao serve!

    ResponderEliminar
  43. Ó @men, antes do Mourinho tiveste o Oliveirinha, o Engenheiro, e o Octavio. A seguir tiveste Del Neri, Fernandes, Couceiro e Adriaanse. Mourinhos não há muitos, sabes? Excepto o mourinho, obviamente, indica-me um destes nomes que te agradasse mais.

    ResponderEliminar
  44. tendo em conta os titulos conseguidos e o numero de epocas que estiveram no porto,Adrianse e oliveira foram melhores que Jesualdo,e isto não possivel ser contrariado pois são factos quantitativas...Jesualdo é bom,,mas não é nenhum fora de serie...é simples...

    ResponderEliminar
  45. Em que critérios quantitativos te baseias para dizer que Adrianse é melhor que Jesualdo?Ou Oliveira?
    .
    .
    O tal de nº de taças contando até a taça do guadiana e assim?
    .
    .
    O que vale mais?Uma taça do Adrianse ou oitavos na champions de Jesualdo na mesma competição que é a mais importante de clubes em todo o Mundo e aonde Adrianse levou o Porto a ser humilhado...?
    .
    .
    Jesualdo não é um fora de série?Não.Mas é dos treinadores que por toda a conjuntura é dos maiores importantes da historia do clube pelo que conquistou e na época que conquistou e pela falta de apoio que teve?Sem dúvidas...
    .
    .
    Mas foras de série vejo poucos...Mourinho talvez...Quem vês tu pedro?Pedroto,Mourinho?E mais quem na história do clube fora de série...?É que atirar para o ar é muito fácil...

    ResponderEliminar
  46. "Jesualdo não é um fora de série?Não" resumindo criticas-me mas concordas comigo LOOL...Eu não comparei a qualidade dos treinadores,ou os feitos,apenas o NUMERO de titulos:Adrianse na sua 1ª epoca ganhou 2 titulos(campeonato e taça),Jesualdo 1(campeonato)...Agora és livre de inventar o que quiseres,o meu comentário é pequeno,lê-se facilmente,se queres criar e fantasiar coisas que lá não estão, já não te posso ajudar...O porto já venceu o guadiana??não sabia...Não percebo a tua sisma ás taças,entre vencer apenas o campeonato ou vencer o campeoanto e as restantes taças,elejo a 2ª hipotese...E antes que venhas com invenções,eu nunca disse que preferia a taça ao campeonato...Eu já o disse antes e volto a repetir,Jesulado é um treinador bom,que tem garantido sempre os minimos e caso contnue assim têm todo o meu apoio para renovar,sendo que os minimos é ser campeão como é lógico,é simples...Agora podes concordar ou não,é me indiferente...

    ResponderEliminar
  47. Entre vencer o campeonato e a taça e ser ultimo na champions e perder em casa com o artmedia...Eu fico-me com o ser campeão,nao ganhar a taça e ter uma participação digna na champions com a qualificação para os oitavos de final...
    .
    .
    Até porque os grandes objectivos do Porto são:campeonato e oitavos da champions.O resto é para ganhar mas não é objectivo essencial como esses dois primordiais.
    .
    .
    Mas se tu preferes taça de Portugal e ser humilhado na champions isso diz da tua ambição...Curioso é depois acusares outros de falta de ambição quando te contentas com taças...
    .
    .
    Não podes avaliar treinadores quantitativamente...Porque é óbvio que é muito mais importante quer desportivamente quer até financeiramente para o clube uns oitavos na champions que uma taça de Portugal...
    .
    .
    Dizes que ele não é um fora de série...Eu acho-o o melhor treinador português a seguir a Mourinho actualmente.
    .
    Fora de série para mim é Mourinho porque é talvez o melhor do Mundo.
    .
    .
    O que é fora de série para ti?
    .
    .
    Vês algum treinador capaz de fazer mais e melhor que Jesualdo?Algum fora de série que o Porto tenha dinheiro para o pagar capaz de fazer melhor que jesualdo...
    .
    .
    Pedroto e Mourinho.
    .
    Tirando esses que foras de série houveram no F. C. Porto...?Isso não me esclareceste...
    .
    .
    Se não houve mais nenhum,porque dizes que ele não é um fora de série como o quisesses minorizar...Tens que dizer isso de todos os treinadores de quase toda a historia do clube e até mesmo do futebol português.
    .
    .
    Quantos foras de série ha por esse mundo fora?Serão assim tantos?Algum deles aceitaria vir para o Porto?
    .
    .
    É isto que não respondes...
    .

    ResponderEliminar
  48. Já agora...Adrianse na sua 1ª época teve pre temporada e fez o planeamento desde o ínicio...
    .
    .
    Jesualdo chegou ja com a pre temporada no fim e teve que adaptar a equipa de um maluco 3-4-3 para um 4-3-3 e dar equilibrio a uma equipa desiquilibrada na champions que era humilhada.
    .
    .
    Se queres ser honeste intelectualmente comparar a 1ª época de Jesualdo em que ele fez a pre temporada desde o ínicio em condições iguais ás de Adrianse...
    .
    .
    Aí deu oitavos da champions,final da taça e campeão com record de pontos para o 2º,muitos mais de distância do que ganhou Adrianse e uma participação na champions em que fomos 1ºs no grupo do Liverpool enquanto Adrianse ficava em 4º atrás do Artmedia numa das mais deprimentes e humilhantes participações na champions...
    .
    .
    O que são os objectivos primordiais do clube ano após ano?Campeonato e oitavos na champions.
    .
    .
    Adrianse-campeonato apenas e humilhado na champions
    .
    Jesualdo campeao e oitavos na champions.
    .
    Com cumpriu os objectivos afinal?

    ResponderEliminar
  49. Já agora...Adrianse na sua 1ª época teve pre temporada e fez o planeamento desde o ínicio...
    .
    .
    Jesualdo chegou ja com a pre temporada no fim e teve que adaptar a equipa de um maluco 3-4-3 para um 4-3-3 e dar equilibrio a uma equipa desiquilibrada na champions que era humilhada.
    .
    .
    Se queres ser honeste intelectualmente comparar a 1ª época de Jesualdo em que ele fez a pre temporada desde o ínicio em condições iguais ás de Adrianse...
    .
    .
    Aí deu oitavos da champions,final da taça e campeão com record de pontos para o 2º,muitos mais de distância do que ganhou Adrianse e uma participação na champions em que fomos 1ºs no grupo do Liverpool enquanto Adrianse ficava em 4º atrás do Artmedia numa das mais deprimentes e humilhantes participações na champions...
    .
    .
    O que são os objectivos primordiais do clube ano após ano?Campeonato e oitavos na champions.
    .
    .
    Adrianse-campeonato apenas e humilhado na champions
    .
    Jesualdo campeao e oitavos na champions.
    .
    Com cumpriu os objectivos afinal?

    ResponderEliminar
  50. Apenas disse em termos quantitativos Adrianse e Oliveira foram melhores,é simples...Eu não falei de dificuldades,ou que jesualdo era pior ou melhor,não compliques o que é simples...Vê se entendes uma coisa,os objectivos do porto é ganhar tudo,nunca entra para perder,há claro prioridades,mas é tudo para ganhar,minorizar o que não se conquista é tipico dos benfiquistas...O Porto que vá á final da taça,e tu vês como os portistas enchem o jamor...A mim parece-me que se adrianse tivesse ido aos 1/8,e jesualdo não,mas tivesse ganho a taça,tu dizias que ganhar a taça era melhor,o importante é teres razão..."Mas se tu preferes taça de Portugal e ser humilhado na champions isso diz da tua ambição...Curioso é depois acusares outros de falta de ambição quando te contentas com taças"isto é palha,é o tipo de frases que abundam nos teus comentários que não entendo,mas onde é que eu disse que queria ser humilhado na champions,ou acusei de falta de ambição??epá mostra onde eu disse isso...Eu não entendo esta necessidade cobarde de inventar coisas...escreve menos,mas sem invenções...Quanto a ser fora de série,é logico que não o é,e tu concordas-te, a questão é que o tratas e defendes como se fosse...Treinadores melhores que passaram no porto desde 1982 foram:Pedroto,Ivic,Artur Jorge,CAS,Robson,Mourinho(nestes não há discussão basta ver os seus curriculos),do mesmo nivel:Oliveira,Adrianse;piores:Quinito,F.santos,octavio,couceiro...Isto claro é a minha opinião,tu lá terás a tua,que me é indiferente pois vale tanto como a minha,e de qualquer outro portista...E tenta não ser tão extremista,frases do tipo "porque dizes que ele não é um fora de série como o quisesses minorizar" são perda de tempo,pois tu tambem disses-te que ele não era fora de serie e não o estás a minorizar...Quanto a Adrianse ser louco,talvez sim talvez não,são apenas opiniões,os factos(contrafactos não há argumentos) é que chegou a um campeonato que não conhecia,apanhou uma equipa destroçada depois duma das piores epocas do porto nos ultimos anos, fez a dobradinha(s.taça tal como rui barros disse na altura foi trabalho dele),lançou vários jogadores que antes dele não eram titulares,foi o melhor ataque e melhor defesa do campeonato,foi eliminado da fase de grupos,queimou diego e não teve milhões para gastar...Agora cada um pensa o que quiser,por mim não tinha ido embora,tal como jesualdo caso seja campeão não deve ir embora...um treinador não precisa ser nenhum fora de série para ser campeão treinando a melhor equipa portuguesa,basta ser competente...Isto é como hoje em dia a F1,um piloto pode ser o melhor do mundo,mas se não conduzir um ferri ou mclaren não é campeão,não tenho duvidas que quase todos os pilotos do circuito se tivesse um ferrari tambem lutavam para o titulo...

    ResponderEliminar
  51. Sem comentários---Quando comparas Jesualdo a ,Oliveira,Carlos Alberto Silva etc fazes com que nem valha a pena comentar...
    .
    .
    Adrianse não é do mesmo nível.N
    ão é por ganhar uma taça de Portugal que é.
    .
    Porque a taça de Portugal não é nada comparado a uns oitavos da champions.NADA.
    .
    .
    Pergunta á Sad e aos portistas ou até ao Pinto da Costa o que prefere:todos os anos a ganhar liga e oitavos da champions,ou todos os anos como Adrianse a ganhar dobradinha mas a ser humilhado na champions.
    .
    .O que é melhor desportivamente e financeiramente?
    .
    És capaz de parar de fugir e responder a isso?
    .
    .
    Assim sendo como podes dizer que Adrianse é do mesmo nível?
    .
    .
    Melhor ataque?Jesualdo e a sua equipa sem precisar de uma táctica louca marcava mais que o Porto Adrianse.
    .
    .
    Revelar jogadores...?Vejamos:Bruno Alves,Lisandro,Bosingwa,Fernando,Hulk explodiram com que treinador...?
    .
    :
    Pois,não fales disso também....
    .
    O homem que comparar uma taça de Portugal a uns oitavos da champions...
    .
    .
    Pela tua lógica Mourinho este ano está a ser um fracasso em Italia...Basta que para isso não ganhe a taça de italia...Afinal "só" ganhará um campeonato...
    .
    .
    E no Porto foi um fracasso...afinal no ano que ganhou a champions cometeu o pecado capital de perder a tão ambicionada taça...E é um fora de série...e perdeu a taça vê lá...
    ..
    Nao me falaste em foras de série.
    .
    .
    Ivic e CAS foras de série é no minimo para eu me rir na tua cara...
    .
    .
    Só não entendo porque também eram tão criticados...Afinal tu dizes que os adeptos se criticam é porque sabem o que fazem...Ivic não foi dos mais criticados nas Antas?

    ResponderEliminar
  52. És um pouco criança como tal vou-te responder pela ultima vez,pois não perco tempo com tentativas de chamar a atenção,que me parece ser o caso(se não o for peço desculpa)...
    "Ivic e CAS foras de série é no minimo para eu me rir na tua cara" mas onde disse que eram fora de séries??

    "Melhor ataque?Jesualdo e a sua equipa sem precisar de uma táctica louca marcava mais que o Porto Adrianse." mas alguem afirmou que Adrianse marcava mais do que Jesualdo??

    "E no Porto foi um fracasso...afinal no ano que ganhou a champions cometeu o pecado capital de perder a tão ambicionada taça...E é um fora de série...e perdeu a taça vê lá..." mas alguem disse que foi um fracasso??alguem disse que ganhar a taça é mais importante do que a champions??

    "Revelar jogadores...?Vejamos:Bruno Alves,Lisandro,Bosingwa,Fernando,Hulk explodiram com que treinador...?"mas alguem disse que Jesualdo não revelou jogadores??(era o que faltave em 3 anos não revelar ninguem)lisandro e bosingwa(foi Adrianse que lhe deu a titularidade na defesa e o fez a revelação do campeonato juntamente com pepe em 2007,até podes saltar e berrar que não mudas os factos) jogavam com Adrianse,não preciso aldrabar...Não entendo que necessidade tens de inventar,epá já te pedi para escreveres menos mas sem invenções,não consegues??...Do pouco que se aproveita do teu post,vou tentar esponder:Se o inter só vencer o campeonato e for eliminado da taça e 1/8,não tenhas duvidas que será considerado uma epoca banal para inter...Quanto a Oliveira em 2 anos foi bicampeão,venceu uma taça,uma supertaça(com os celebres 5-0 na Luz,que só por si vale mais do que a própria taça),e chegou aos 1/4 da Champions(na epoca só o 1º e os 2 melhores2º passavam,ou seja, jesualdo na sua 1ª epoca no porto não teria passado),como tal é impossivel dizer que jesualdo fez melhor,mas ilude-te á vontade...Quanto a treinadores serem criticados,eu nunca o disse que não poderiam ser criticados,o que disse foi que nunca nenhum o foi como Jesualdo(muitas vezes injustamente)...E como é lógico a Champions(a vitória rende quase 30M de euros) financeiramente é melhor do que a taça,supertaça e o próprio campeonato não entendo onde queres chegarcom uma coisa que toda gente sabe...Resumindo tu tens a tua opinião,e eu tenho a minha...Se Jesualdo não renovar,podes sempre te tornar sócio do seu próximo clube,e escreveres num blog sobre ele ou podes concorrer á presidencia do porto,demites Toda gente,vendes o estádio,e jogas apenas a champions,sendo que chegando aos 1/8 desistes,pois foi atingido o nirvana...Epá já vi que Jesualdo te é alguem querido,que há uma certa obessão e eu respito,não queiras é obrigar os outros a pensar como tu...Abraço,e escusas de responder com perguntas ou invenções pois para este peditório não ponho mais moedas...

    ResponderEliminar