23 abril 2009

A vencer desde 1982

Os 45 títulos dos 27 de presidência de Pinto da Costa:
15 Campeonatos Nacionais
9 Taças de Portugal
15 Supertaças
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus
1
Taça UEFA
2 Taças Intercontinentais
1 Supertaça Europeia

27 anos de presidência comemorados no dia em que o SONHO ABRE AS PORTAS:


OBRIGADO PRESIDENTE!



PS: Tantos títulos (juntamente com tantos outros) esperam agora um museu decente, para que, e com o pavilhão já feito, a obra fique completa.

43 comentários:

  1. Não esquecer as piscinas!

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  2. para os interessados, a cerimónia de abertua passa em directo no site do clube

    ResponderEliminar
  3. Realmente, falta o museu e acabar o mandato.

    Aos 45 títulos apontados, ainda vi os de 1977 (taça), 78 e 79 (bicampeonato), pelo que o tetra deste ano e a Taça, em Braga ou Aveiro, perfazem-me 50. Tá bem, só a Taça de 68 é que não tenho ideia. Não era tão precoce como alguém mais novo do que eu (eu de 62 e o iluminado de 63) que se lembra do Pelé no MUndial-70. Mas tou bem assim.

    ResponderEliminar
  4. o Porto soma e segue, a estrutura existe e recomenda-se. Mas nao é possivel copiar porque é muita competencia junta.

    Espero que as outras modalidades voltem agora a ter o apoio de antigamente, ja que é muito mais facil marcar presença no Dragao do que em Fanzeres ou Serrazedas de Cima.

    Li alguns dos comentarios do post anterior e nao entendo o porque destas discussoes aparecerem agora.

    No inicio da época (que é a altura para se discutir o valor das aquisiçoes e o trabalho tactico que deve ser efectuado) escrevi o que pensava sobre a qualidade do trabalho tactico e a qualidade técnica do plantel. Perdemos 3 meses. O treinador estava confuso, perdeu o norte. A estrutura do clube, o acreditar e a qualidade de alguns jogadores deu a volta a uma situaçao muito complicada de onde mais nenhum clube portugues poderia ter saido.

    Jesualdo nao levou nenhum banho tactico de Fergusson. Jogou com quem devia jogar nas posiçoes habituais e bem. Quando tacticamente as coisas mudam dizem que é "invençao", quando se joga como sempre se tem jogado, levamos "banhos tacticos". Decidam-se.

    O Porto tem um sistema tactico rigido. Mesmo assim, com 3 substituiçoes forçadas, por problemas fisicos (Lucho, Rodriguez e Sapunaru), o Porto fez um jogo certinho e teve 3 grandes chances para marcar na 2a parte (Rolando, Lisandro e Farias) e outra na 1a (Bruno Alves apos livre de Meireles). Se um desses lances tivesse resulatdo em golo a conversa seria outra.

    O trabalho do treinador deve ser enaltecido. Os resultados para ja, estao ai para o demonstrar. A evoluçao que o treinador teve no ultimo ano é de realçar. Para mim Jesualdo transformou-se.

    O lance sobre o Hulk nao é obviamente culpa do Jesualdo. A culpa é de todos os dirigentes do pobre futebol portugues. O craque nao é protegido. Porque joga de azul e branco.

    Nem de proposito, Jesualdo falou antes do jogo da Amadora, sobre a discussao que de facto deveria existir.

    Nao proteger os craques significa um futebol pobre. Como o que temos. Jogos parados sem jogo fluido e muitas faltas. Pouca gente nos estadios, obviamente. Ninguém quer pagar para ver um espectaculo que nao presta.

    Todos teem culpa no cartorio. Principalmente a DesLiga comandada pela dupla infalivel, TopoGigio e Seboso, a podre Federaçao e a grande maioria dos clubes.

    O problema é social nao é do nosso futebol. A mentalidade é a mesma na comunicaçao social, nas federaçoes, ligas, dirigentes e treinadores. Pobre e pequenina. Veja-se a atitude competitiva de uma Académica que tinha ja a manutençao garantida. Isto com um treinador que cresceu com a atitude competitiva do FCPorto.

    Imaginem agora a mentalidade de outros.

    A grande diferença esta no homem cuja fotografia aparece em cima.
    O resto sao estorias da carochinha e muito lixo que tem que desaparecer do futebol e da cabeça das pessoas. Mas o futebol é tao so o reflexo do resto da sociedade.

    ResponderEliminar
  5. Forte reacção à lesão de Hulk.

    O futebol português pode ter muitos caceteiros, Derleis e David Luiz, mais uns Ney e outros nem assim, mas ainda assim seria muito melhor sem árbitros portugueses.

    O que sucedeu a Hulk era previsível. Infelizmente. Guimarães foi o sinal de alarme. O batatal da Roubalheira até os seus jogadores lesiona (Anselmo também).

    Aos portistas, alguns pouco lúcidos para não adjectivar de outra forma, que não viram a equipa com reservas criar situações de golo para ganhar, podiam lembrar-se do incrível (mais um, depois do Fucile no campeonato) golo em que a bola entrou depois de "pontapeada" por um torrão... de areia, porque na área do Nuno não havia relva.

    Mas o Estrela jogou bem. E com raiva. Deve ainda pensar na Europa...

    ResponderEliminar
  6. Depois temos o problema da pressao que é colocada em certos jogadores.

    Eu nao tenho qualquer duvida que um Guarin emprestado e com 30 jogos nas pernas, voltaria ao Porto (se voltasse para jogar) como um jogador pronto para limar arestas. Muita força e um pé direito muito bom. O remate é fabuloso. Haja quem o trabalhe e tenha ele oportunidade (que nao teve esta época) de jogar.

    Mas so oiço toda a gente a dizer mal do rapaz.

    Como diziam do Sapunaru. Quando foi claro logo nos primeiros jogos (como foi com o Hulk nos primeiros 15 minutos de Dragao ao peito), que este romeno, embalado e com entrosamento feito no lado direito, é muito perigoso. Tinha falhas consideraveis na colocaçao defensiva que so se eliminam com muitos jogos nas pernas e uma defesa estavel.

    Como diziam do Cissokho que teve a sorte, que o Guarin ainda nao teve, de nao ter competiçao para a posiçao que ocupa. Pode fazer 2 meses seguidos que reforçaram as qualidades técnicas que tem. Um esquerdino raro nos dias que correm.

    Jesualdo tem um trabalho de muito valor esta época. Deu confiança a quem era assobiado e a partir da altura em que perdeu o medo de arriscar manteve-se fiél às suas convicçoes. Também ha muitos que hoje o aplaudem e que assobiavam todas as contrataçoes. Todas, sem tirar nem por.

    Sem ovos, nao ha omeletes, ja dizia o outro.

    ResponderEliminar
  7. Ontem pude ver os jogos dos ingleses. Um Manchester de rastos. Dos dois unicos habituais titulares que jogaram na meia-final da taça em Wembley frente ao Everton (Anderson e Ferdinand), Ferdinand voltou a nao jogar e Anderson jogou pouco mais de 70 minutos.

    Os outros todos descansados no fim de semana, fizeram um jogo de pura agonia fisica.

    Estamos a falar da equipa dos milhoes que tem o tal banco maravilha onde Nani ja quase nao cabe.

    Jesualdo fez a gentao que devia ter feito, mas o futebol portugues é muito pobre. Ninguém tentou lesionar Ronaldo ou Anderson no jogo de ontem (com Rooney, claramente o 3 melhores em campo + Crouch). Em Portugal bastou menos de uma época para os conseguirem encostar. No caso de Hulk, nao sei como durou tanto tempo.

    ResponderEliminar
  8. Pois, e no dia em que PdC faz 27 anos de mandato e é inaugurado o Dragão Caixa, a Sic Noticias brindou-nos com um programa especial sobre...... Rui Costa.

    Enquanto isso bruno paixão não ouviu os insultos de Paulo Bento. Ou seja expulsou-o mas não ouviu o que ele disse. Mais uma para o anedotário nacional.

    ResponderEliminar
  9. O Estrela jogou bem Zé Luís!...Claro que jogou bem melhor a partir da altura que o Hulk se lesionou.A partir desse instante a equipa cresceu e inversamente o Porto definhou. Sei que a equipa que jogou na Reboleira era uma equipa de segundos planos, mas aí se ler o meu comentário plasmado na introdução ao jogo, verificará que alertei para essa hipótese. Não deveríamos facilitar, deveríamos jogar com todos os jogadores disponíveis e poupar aqueles que estivessem em menor grau de satisfação. Quer um exemplo Sapunaru! Sapunaru ressentiu-se da lesão que o tem apoquentado. Fucile jogou no lado esquerdo, porque não ser colocado no lado direito e apenas isso era suficiente para a equipa, especialmente na defesa, ficar mais equilibrada...No centro da defesa não houve apenas uma alteração, mas sim duas, Rolando saiu da sua posição derivou para a esquerda, para permitir a entrada de Stepanov...Portanto na defesa, na sua habitual posição jogou apenas Sapunaru, exactamente aquele jogador que na minha opinião deveria ter sido poupado para recuperar melhor a sua condição física. Entrou Bruno na baliza, defendi a entrada de Ventura. Acho que o miúdo deve ter oportunidades de se mostrar. No meio jogaram de início três estreantes conjuntos, Madrid, Guarin e Tomás Costa, Defendi que deveria entrar apenas um deles para substituir o Lucho...E na frente fui da opinião que deveria jogar Rabiola, porque me parece ter bom jogo de cabeça e servido por Hulk e Lisandro era uma boa altura de o testar, mas não, o Professor Jesualdo decidiu tirar logo à partida 4 titulares e depois no início do jogo retirou mais três! De início em relação à equipa de Domingo, faltaram Helton, Bruno Alves, Cissoko, Fernando, Mariano, Raul Meireles, Christian Rodriguez...Claro que tinha que se sentir resultantes disto.Mesmo assim poderíamos ter empatado? Claro que sim, mas seria bem melhor que tivéssemos feito diferente e no decorrer do jogo, ir alterando com precaução para fazer sair os mais desgastados...

    ResponderEliminar
  10. Não queria desgastar com isto a imagem do Professor, acho que muito ele tem feito, mas continuo a dizer que lhe falta qualquer coisa para dar o salto entre o que é ser bom treinador e a condição que eu pretendo ver nele, aquela garra que é necessária sempre, sem titubeios, sem medo de dar a cara, mesmo que com algum exagero berrar quando é preciso, dar o grito para dentro do campo com arreganho, com raiva...Isso transmite-se à equipa pelo menos faça-se o que é preciso para que isso possa acontecer!

    -Está a decorrer neste momento a inauguração do Dragão-Caixa -estou a ver o directo-, mais um dos elementos que fazem encher o meu peito de orgulho, mas eu não quero ficar por aqui, quero ir mais além, quero ver fazer Magia e mostrar toda a força que sinto ter dentro de mim e que sei que qualquer um de nós tem!...É preciso ter coragem para mostrar isso, sem receios!Não queiramos ser pequeninos.

    ResponderEliminar
  11. O que eu pretendo é que ele dê a sacudidela no seu âmago, que se atire para a frente, que ganhe alegria, que seja uma alma grande, sem medos!...Três anos já seriam suficientes, foram suficientes com Mourinho, para mim bastou bem menos!...

    ResponderEliminar
  12. Sei que Hulk está afastado da competição pelo menos um ou dois meses, espero que isso seja suficiente e venha totalmente recuperado...Se a lesão é semelhante à do Fucile e a sua recuperação também, então fico mais tranquilo, pois não será necessária intervenção cirúrgica, o que traz sempre algum risco acrescido aos atletas....

    ResponderEliminar
  13. E viva o Porto, vivam os 27 anos da Presidência de Nuno Pinto da Costa, vivam as conquistas conseguidas e as que se conseguirão!

    ResponderEliminar
  14. Também estou a ver o directo da inauguração do Dragão-Caixa. Está a ser interessante e a imagem e o som não estão nada maus.

    ResponderEliminar
  15. meirelesportuense disse:
    «Não deveríamos facilitar, deveríamos jogar com todos os jogadores disponíveis e poupar aqueles que estivessem em menor grau de satisfação.»

    O jogo com o Estrela foi o 46º jogo oficial da época para os jogadores, sem contar com os jogos das selecções. Para o Porto foi o 6º jogo em 19 dias. No próximo domingo faremos o 7º jogo em 23 dias. Para quê desgastar mais os jogadores mais utilizados? Ganhámos a 1ª mão e gerimos o resultado na 2ª. Ganhar a 2ª mão não teria mais nenhum efeito prático do que massajar o ego dos adeptos que não entendem que foi um jogo de 180 minutos e não dois jogos de 90.

    ResponderEliminar
  16. meirelesportuense disse:
    «Sapunaru ressentiu-se da lesão que o tem apoquentado. Fucile jogou no lado esquerdo, porque não ser colocado no lado direito e apenas isso era suficiente para a equipa, especialmente na defesa, ficar mais equilibrada...No centro da defesa não houve apenas uma alteração, mas sim duas, Rolando saiu da sua posição derivou para a esquerda, para permitir a entrada de Stepanov...Portanto na defesa, na sua habitual posição jogou apenas Sapunaru, exactamente aquele jogador que na minha opinião deveria ter sido poupado para recuperar melhor a sua condição física».

    Não há dúvidas que Sapunaru necessitava mais do descanço do que Cissokho. Porém colocar Fucile na direita significava que o uruguaio que não jogava há 2 meses devido a lesão ficaria frente ao melhor jogador do Amadora, o Varela.

    ResponderEliminar
  17. meirelesportuense disse:
    «Entrou Bruno na baliza, defendi a entrada de Ventura. Acho que o miúdo deve ter oportunidades de se mostrar.»

    O Nuno joga na Taça de Portugal e o Ventura na taça da liga. Parece-me uma boa gestão dos GR.

    ResponderEliminar
  18. Aristodemos:
    -Estou convencido que se jogássemos com a equipa mais equilibrada de início -tudo isto é teórico, claro-, não teríamos tido os contratempos que tivemos...O Estrela viu ou sentiu que poderia tentar e tentou, por vezes de forma regular e outras de forma menos regular, sabíamos que o Xistra não facilitaria em serviço e se o fizesse, também sabíamos para que lado penderia, se o fez em Alvalade, idem em Guimarães, porque faria diferente na Amadora?...Não se deveria ter facilitado!
    É essa a minha lógica, é simples, mas a vida é simples, nós é que achamos que ela é muito complexa, não é assim?...

    ResponderEliminar
  19. meirelesportuense disse:
    «E na frente fui da opinião que deveria jogar Rabiola, porque me parece ter bom jogo de cabeça e servido por Hulk e Lisandro era uma boa altura de o testar, mas não, o Professor Jesualdo decidiu tirar logo à partida 4 titulares e depois no início do jogo retirou mais três!»

    Agora contradizes-te. Colocavas o avançado menos experiente em detrimento do 3º melhor marcador do Porto na liga e melhor marcador na Taça.

    ResponderEliminar
  20. E quanto ao Ventura, estou crente que ele tem um excelente futuro, mas é preciso dar-lhe oportunidades e na Liga Intercalar não é a mesma coisa!...Por exemplo, o Raul Meireles fez penaltie em Coimbra, quer-me parecer que ele teve aquele movimento instintivo, porque o Helton estava atrás!...Deve ter pensado, tasssss, se esta passa é 0-1!...

    ResponderEliminar
  21. Todos temos contradições, mas Rabiola é menino para saber marcar o golo que o Farias marcou, até acho que também eu!...

    ResponderEliminar
  22. E o que estava em causa era um 0-3 e não um resultado negativo para nós!...Isto é defender o resultado feito no Dragão!

    ResponderEliminar
  23. À medida que o tempo passasse o Estrela ia abrindo cada vez mais e o Rabiola teria mais espaços e o Hulk também, ou não era previsível que assim fosse?...Ou então a lógica é uma grande batata!

    ResponderEliminar
  24. Mas pronto, o Professor queria dar emoção à Taça e para isso nada melhor que jogar com uma equipa fraquinha, o mais fraquinha que fosse sensatamente possível, já fora assim em Alvalade para a Taça da Liga...O resultado foi pior mas não muito diferente em termos práticos.
    Mas hoje é um dia de festa e eu quero festejar, não quero carpir mágoas mais ou menos intensas...

    ResponderEliminar
  25. "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!..."
    Força Presidente!...

    ResponderEliminar
  26. Bebamos, façamos uma libação em nome dos Deuses e do Prazer!

    ResponderEliminar
  27. "É um prenúncio de Morte, os Turcos chamam-lhe Torpe, é a pronúncia do Norte, corre o Rio para o Mar!..."



    O Dragão-Caixa promete!...

    ResponderEliminar
  28. meirelesportuense,

    o que Jesualdo fez foi apenas a gestão do plantel, tal como fizeram o Alex Ferguson, o Guardiola e o Mourinho. Eles sabem muito melhor do que tu, eu ou qualquer adepto o esforço que os jogadores fazem e quanto mais vão aguentar.

    O Man Utd foi arrumado nas meias finais da taça, o Inter também. O Barça é a única equipa na Europa que pode ganhar as 3 principais competições. Há um risco em jogar com as segundas unidades que é assumido pelos treinadores. Porque afinal de contas sabem que o mais importante é ganhar o campeonato e não a taça. Nenhum treinador é despedido por ter sido eliminado da taça. Nenhum treinador ficou famoso só ganhando taças. Tirando o Paulo Bento. :)

    Afinal de contas o que interessa mesmo é o campeonato. A Taça é apenas a sobremesa. Alguns adeptos escrevem como se o Tetra fosse favas contadas. Não é. E não troco este campeonato por uma dúzia de taças.

    ResponderEliminar
  29. Excelente a cerimónia de apresentação do Dragão Caixa. Até neste aspecto somos os melhores. Mais um grande discurso do NGP. Tenho pena de não ter gravado.

    ResponderEliminar
  30. PARABÉNS PRESIDENTE!!! Estarei eternamente agradecido...

    ResponderEliminar
  31. A Sic deu um programa com o Rui Costa? Também o Correio da Manha despediu 10. Estes é já a seguir. Por isso a inauguração do Caixa foi à porta fechada. É assim que esta canalha deve ser tratada.
    Leiam os gratuitos, que dizem o mesmo...

    ResponderEliminar
  32. AristoDemos:
    Eu não disse que o Treinador devia ser despedido, apelo sim ao seu sentido de responsabilidade e ao desenvolvimento positivo da sua face mais visível.
    Já agora, só para adoçar a conversa, Aristo+Demos significará qualquer coisa como "O Melhor dos Demónios", o que à partida é uma enorme contradição, porque um "Demónio Bom" é que coisa que não existe ou então, é um "Demónio Pervertido", logo, já não é "Demónio" no sentido literal do termo, esta é portanto uma definição completamente contraditória!
    Como vê, contradições existem a cada tropeção!

    ResponderEliminar
  33. meirelesportuense disse:
    «Já agora, só para adoçar a conversa, Aristo+Demos significará qualquer coisa como "O Melhor dos Demónios"»

    LOL

    Só acertaste na 1ª metade. São palavras de origem no grego.
    "Demos" significa "povo", como em "demografia".
    "Demónio" vem de "daimon".
    "Dragão" vem de "drákon".

    ResponderEliminar
  34. Mais um motivo de orgulho para a nação portista, parece impossível conseguir enfiar ali um pavilhão, ainda vi alguma coisa no Porto Canal, pois os outros não fizeram referência, aliás quase nem se falou neste assunto no dia de ontem, nem tão pouco deram destaque aos maravilhosos 27 anos de reinado do nosso presidente. O pessoal está apreensivo com estas lesões consecutivas, mas havemos de chegar ao objectivo máximo da época, seremos campeões nacionais mesmo sem lucho e hulk. Vejo também muita troca de galhardetes aqui na bancada, será sempre saudável enquanto não for excessiva e ofensiva, cada qual tem direito a opinião. Mas essencialmente quero deixar aqui a minha gratidão ao Jorge Nuno Pinto da Costa e a toda a obra feita em prol do clube que escolhi desde criança para me dar tantas alegrias. Ainda sou do tempo em que o FCP ganhava sem o Pinto da Costa, lembro-me do título de 77/78 (19 anos depois ao último) e 78/78, era o verdadeiro início de uma nova era no futebol Português. Parabéns presidente e obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  35. "Nenhum treinador é despedido por ter sido eliminado da taça".

    Aristodemos, pergunta ao Jesualdo, carago!...

    ResponderEliminar
  36. Eu sei caro Aristói, estava na dúvida, mas como repentinamente surgiu colada a imagem do eclesiasta -o Bispo do Porto que me desculpe- tive que deduzir que esse "demos" era do "domínio" da Religião e na Religião existem apenas Anjos e Demónios...Especialmente Demónios...Mas recapitulando, se em vez disso o amigo se considera o "Melhor do Povo" o melhor do Povo é o espírito e a alma, é qualquer coisa de volátil, logo o "AristoDemos" referido, será qualquer coisa que se aproxima da natureza dos gazes!...O que também é uma contradição, nunca vi um Gás ao Computador!...

    ResponderEliminar
  37. Zé Luís disse...
    «"Nenhum treinador é despedido por ter sido eliminado da taça".

    Aristodemos, pergunta ao Jesualdo, carago!...»

    Zé Luís, nesse ano já tinham 3 derrotas há 11ª jornada quando despediram o Jesualdo. O SLB não é exemplo para ninguém. Despediram o Fernando Santos após a 1ª jornada. Até o Mourinho não era suficientemente bom para ganhar alguma coisa com aqueles mancos.

    ResponderEliminar
  38. meirelesportuense,

    o meu avatar é apenas uma homenagem ao Papa, o verdadeiro, não o do Vaticano.

    Quanto ao meu nick, não o escolhi pelo seu significado. Vem daqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Aristodemus_(Spartan)

    ResponderEliminar
  39. Pois meu caro o destino de "Aristodemus" nas duas versões a que tive acesso não é de modo nenhum brilhante...Se numa versão ele tenta inutilmente, reconquistar o reconhecimento da sua gente e morre completamente esquecido e desprezado, na outra versão a situação é bem pior que essa e transcrevo:

    "Aristodemo tornou-se célebre pelas guerras que sustentou, durante vinte anos, contra Esparta, para assegurar a independência de Messênia.
    Conta-se que, tendo um oráculo ordenado que sacrificasse uma virgem para colher a vitória na guerra, ele imolou a própria filha.
    Mais tarde, corroído pelo remorso e percebendo a inutilidade de sua resistência aos espartanos, matou-se com um punhal, sobre o túmulo da filha..."
    Tasssssssssssssssss!.......
    Aconselho-o vivamente a alterar o seu nick...O meu é bem mais prosaico, mas perfeitamente sustentável!

    ResponderEliminar
  40. meirelesportuense,

    essa 2ª versão corresponde a um personagem com o mesmo nome do guerreiro espartano.

    Em qualquer história, não é o destino o mais importante. É o caminho até o atingir.

    ResponderEliminar
  41. Até admira não virem dizer que foi Jesualdo que construiu o Dragão Caixa...Como é lógico estou a brincar...É pena o reduzido tamanho do Pavilhão,mas se tomar-mos em consideração,a area disponivel,é uma obra arquitetónica fantástica...

    ResponderEliminar
  42. Meu caro AristoDemos então o destino não é importante?...Eu considero que o destino, melhor, o desenlace ou o resultado do esforço feito em toda uma vida, tem muito a ver com a validade, a real valia do esforço despendido, senão o melhor é sentar-mo-nos à sombra da bananeira e aguardar que o tempo passe...Imagine que este esforço do NGP feito durante 30 anos, era completamente lançado ao lixo -não pelos seus detractores e antagonistas, isso seria e é normal- mas pelos seus mais directos beneficiários...Isto é andava o NossoGrandePapa a trabalhar para os Portistas 30 anos a fio e, no fim deste período, os Portistas diziam-lhe abertamente, que afinal todo esse esforço não lhes tocava absolutamente nada!...
    Mas, deixe lá que tudo isto não passa de uma brincadeira entre amigos, eu percebo -mais ou menos- onde queria chegar.
    De qualquer aqui fica uma tradução muito breve da história do 1º AristoDemo:

    "Aristodemo,
    Guerreiro Espartano, um dos trezentos enviados à Batalha das Termópilas. Juntamente com outro companheiro de armas, Eurito, Arsitodemos foi entretanto afectado por uma infecção nos olhos. Devido a isso o Rei Leónidas ordena que ambos não participem na luta e regressem a Esparta, mas Eurito desobedece, participa no combate e morre nele…Ao morrer na luta Eurito, condenou seriamente Aristodemos, que contrariamente aceitou as indicações do seu Rei.
    Aliás, outro camarada ausente, Pantites, também sobrevivente por ter viajado no momento para Tessália, com uma missão de mensageiro, quando regressou ao campo de batalha e viu todos os seus companheiros mortos, decidiu suicidar-se para impedir ver exercida sobre si qualquer condenação social…
    Aristodemos foi humilhado e tratado como um covarde pelos seus compatriotas. Perante isto, ele deseja profundamente ter um momento de glória que lave toda a sua desonra. Na Batalha de Platea, Aristodemos, luta com uma fúria tal que acabou perdoado por todos, no entanto, não lhe concederam por isso nenhuma distinção especial, porque perceberam, que na luta, desesperadamente ele desprezou completamente a sua própria vida e isso era algo que os Espartanos não apreciavam de modo algum..."

    ResponderEliminar