12 abril 2009

Mais um passo seguro para o Tetra

FCPorto 3-0 E. Amadora
B. Alves 29', E. Farias 58' e 65'Equipa: Helton, Sapunaru, Rolando, B. Alves, Cissokho, A. Madrid, R. Meireles (Guarin 45'), Lucho (Tarik 76'), C. Rodrigues (Hulk 45'), E. Farias e M. Gonzalez

36.202 espectadores

No dia onde, finalmente, a direcção da Liga de Clubes perdeu a vergonha e os complexos de ir ao Dragão, entregando os troféus referentes às duas últimas conquistas no campeonato, o FCPorto deu mais um passo seguro, com a maior da tranquilidade, para que o Tetracampeonato seja uma realidade. Aliás, por tudo aquilo que se tem visto nos últimos tempos, o Tetra é quase um título já anunciado, tendo o FCPorto lutar apenas contra o tempo para que, matematicamente, seja certo e possamos repetir as festas já habituais nos finais de época.

Foi a pensar no jogo decisivo de 4ª feira, contra o Manchester United, que Jesualdo Ferreira escalou a sua equipa, sem poder contar com Lisandro Lopez, devido a mais uma ratoeira da Comissão Disciplinar da Liga, Hulk e Fernando foram relegados para o banco, a fim de serem poupados fisicamente, tendo com isso o trio argentino Andrés Madrid, Farias e Mariano Gonzalez alinhado de inicio.

Sobre o castigo de Lisandro Lopez, curioso foi ver que na mesma jornada onde o argentino cumpriu castigo por “simular” uma falta, um outro jogador doutra equipa voltou de castigo por ter quase agredido um árbitro, coisas do futebol português, fica-se a saber que, do ponto de vista dos donos da Comissão Disciplinar da Liga, “simular” tem o mesmo castigo do que tentar agredir um árbitro, isto, claro, conforme as cores das camisolas.

Foi com um ritmo muito lento e pausado que a equipa portista começou a partida, alguns passes mal medidos, muita lentidão no meio campo, alguma atrapalhação no ataque o que permitia à equipa da Amadora ganhar confiança e vir para o ataque tentando surpreender.

Logo nos primeiros minutos, um dos reforços portistas para a próxima temporada, Silvestre Varela, parece-me que poderá ser, a par de Nuno André Coelho, dois bons reforços para as conquistas do futuro, conseguiu colocar à prova Helton com remates perigosos ao que o brasileiro dono da baliza portista respondeu com defesas atentas.

O FCPorto tinha dificuldades em organizar os ataques, o Estrela tapava os caminhos da sua baliza, e a equipa sentia dificuldades nas suas transições sempre feitas com pouca velocidade. Até que, depois de mais ou menos 15 minutos de desacerto, Farias aparece isolado frente a Nelson possibilitando a este uma grande defesa para canto.

Foi o tónico desejado para que o FCPorto encontrasse o rumo que tem sido normal neste campeonato, a partir daí, a equipa portista tomou conta, definitivamente, do domínio da partida não deixando que o Estrela da Amadora ganhasse, ainda mais, confiança.

Apesar de algo lento, o futebol dos futuros Tetracampeões nacionais, começou a ganhar maior segurança à medida que o tempo corria, tudo ia fluindo com maior naturalidade, o golo esse sentia-se que iria aparecer quando a equipa impusesse maior velocidade e tranquilidade na hora de rematar.

Aos 29 minutos, Bruno Alves, inaugurou o marcador, através de um livre directo marcado com categoria, sem hipóteses para o guarda-redes adversário. Com a marcação do primeiro golo, o mais difícil estava feito, era agora altura de começar a controlar e a pressionar para tentar alargar a vantagem. Até ao final da primeira parte, o FCPorto ainda tentou, mas foi sem grande sucesso, tudo com um ritmo pausado, mas conseguiu com que o Estrela da Amadora afrouxasse e não conseguisse sair par ao ataque com o mesmo perigo do inicio.

Com Hulk e Guarin lançados por Jesualdo Ferreira para a 2ª parte, em detrimento de Cristian Rodriguez e Raúl Meireles, o FCPorto entrou com maior velocidade e poderio ofensivo, com isso a equipa começou a melhorar de forma substancial à procura do golo da tranquilidade.

Com o Estrela da Amadora completamente manietado, o FCPorto pressionava forte, Hulk, com a sua velocidade, puxava a equipa para a frente, apenas faltando o golo. Golo esse que apareceu aos 58 minutos, Hulk desmarcou Ernesto Farias que não perdoou, colocando na equipa ainda maior tranquilidade e certeza na vitória.

Passados 7 minutos, Lucho recupera a bola no meio campo, dá para Hulk que devolve a Bruno Alves, tendo este cruzado para Ernesto Farias que, aproveitando a falha de marcação dos centrais da Amadora, cabeceia com sucesso, aumentando a vantagem fazendo o resultado final.

Aos 65 minutos, com 3 golos feitos, o FCPorto acabou com todas as esperanças do Estrela da Amadora, se é que existiam, a partir daí poderia jogar mais à-vontade e serenamente, à espera que o tempo passasse sem qualquer perda de controlo do domínio.

Até ao final da partida, Jesualdo Ferreira ainda aproveitou para tirar Lucho Gonzalez e dar minutos a Tarik Sektioui. O FCPorto limitou-se a deixar correr o tempo, aproveitando para fazer circular a bola, criando até algumas oportunidades de golo, com destaque para um falhanço de baliza aberta de Farias, embora a bola lhe aparecesse à frente com muita força.

A 6 jornadas do fim, o FCPorto vai começando a preparar a festa da consagração de Tetracampeão, não esquecendo que ainda terá pela frente alguns desafios importantes para tentar com que esta época ainda seja mais vitoriosa. 4ª feira joga o mais importante de todos. Vamos acreditar que os podemos vencer, não acabando com o sonho.

9 comentários:

  1. Gestão perfeita, permitiu poupar meia equipa para o jogo frente ao Manchester!
    Mais uma vez Farias, Mariano , Sapunaru , Hulk em grande....todos estes já foram aqui crucificados, tal como SAD!
    Afinal, não são assim tão maus!

    Venham de lá esses inglesesss!

    ResponderEliminar
  2. E o Farias voltou a marcar! Ou seja, mais do mesmo, o moço não sabe fazer outra coisa!
    E o Hulk começa a tirar os olhos da relva e já vê bem as desmarcações!
    E o tetra tá quase...

    para rir: http://estadio.no.sapo.pt/Imprensa_MaiorDivida3.jpg

    ResponderEliminar
  3. Bom jogo, com alguma "aceitável" lentidão inicial, foi uma forma de ver melhor os movimentos da equipa, só a partir do golo de Bruno Alves -deve ainda uma- se tornou claro que era tudo uma questão de tempo.
    Continuo a aplaudir o futebol do Estrela.
    Mariano foi a partir de determinado momento, um poço de energia, generosidade e roçou o brilhantismo.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, boa recepção ao badocha na entrega das taças.

    Relativamente ao jogo, exibição qb, embora a entrada inicial tenha sido feita com alguma lentidão.

    Para a semna, em principio, com a deslocação dos calimeros a guimarães as coisas ficarão resolvidas. Caso contrário é apenas uma questão de tempo.

    ResponderEliminar
  5. Os comentários do blog do bruno carvalho sao um gozo!!! podia passar o dia todo a ler e a rir!
    Recomendo...

    ResponderEliminar
  6. fui renovar o B.I ... queria por a nacionalidade portista mas não me deixaram.... enfim sou português mas a minha patria é o porto. PORTOGAL

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente não pude ver o jogo. Tive que trabalhar. Mas tive oportunidade de ouvir os relatos dos três e ainda deu para ouvir meia dúzia de coisas engraçadas.
    No relato do slb-académica, ouvi o imbecil de serviço dizer duas vezes que o benfica ia em segundo lugar. Este gajo nem sabe ao certo qual é a classificação, muito menos em que lugar vai o seu benfica! Para relatador desportivo não está nada mal!
    Durante dois ou três momentos resolveu dissecar a táctica do Quique e apontar todos os disparates que levaram o seu benfica a mais uma época falhada. Tal e qual um adepto ferrenho faria, mas o gajo está ali a relatar um jogo, não esta na condição de adepto...acho eu!
    No fim, não resistiu a quase insultar a Académica pela postura ultra defensiva na tentativa de assegurar os três pontos. Mas este anormal estava a espera de quê? Que a Académica partisse para o 2-0 e para o 3-0? Inacreditável!

    Outra que teve alguma piada, mas essa teve piada genuína, foi o relatador de Alvalade que após constatar o que ouvia da Luz e o que via em loco em Alvalade, que o Porto podia encomendar as faixas de campeão porque o futebol de ambos os Lisboetas era patético comparado do Porto. O imbecil que estava na Luz responde de imediato dizendo que acreditava que o benfas ainda marcava e se mantia pela luta!!!!!

    O Joaquim Rita também se saiu com uma engraçada.
    Dizia o relatador de Alvalade que quando a Académica marcou até parecia ter sido um golo do Sporting, tal foi a festa. O Rita rematou de forma muito lacónica..."É pena que assim seja!"
    Ai é? E porquê, homem? pergunto eu.

    Enfim, somos tetra-campeões...outra vez. Que bom.

    ResponderEliminar
  8. Espero que O Dr. Rui Moreira, para finalizar o assunto, lembre no Trio que os argumentos justificativos usados pelo Herminio cairam por terra com a entrega dos trofeus. Então o homem responde que em 2006 só entregaram o trofeu no final de Abril e não tinha havido alarido. omitindo que tinha um para entregar(o de 2007) há cerca de 500 dias!! Um verdadeiro político (ou benfiquista)...

    ResponderEliminar
  9. Depois de perceber que cometi alguns erros cronologicos aqui fica parte de uma resposta do presidente da liga numa entrevista à revista visão:

    "(...)Eu vou dar um exemplo: em 30 de Abril de 2005, e sublinho, em 30 de Abril de 2005, o FC Porto recebeu o troféu de 2004. Viram algum barulho nessa altura? Foi num jogo com o Marítimo e o troféu foi entregue pelo major Valentim Loureiro e não houve barulho nenhum. Agora criou-se algum burburinho e é uma situação que me deixa preocupado porque eu não quero que haja ruído sobre as questões acessórias.(...)".

    ResponderEliminar