14 abril 2009

Continua a ser dificílimo, mas... sim, nós podemos

Convocados:
Guarda Redes: Helton e Nuno
Defesas: B. Alves, Cissokho, Rolando, Sapunaru e Stepanov
Médios: A. Madrid, Fernando, Guarín, Lucho, R. Meireles e T. Costa
Avançados: C. Rodriguez, E. Farias, Hulk, Lisandro e M. Gonzalez
FCPorto - Man. United, 19H45 - RTP1

No que diz respeito ao castigo aplicado a Jesualdo Ferreira e à sua ausência do banco do FCPorto, relembro todos os portistas que a última vez que a UEFA castigou um treinador nosso ganhamos a prova europeia nesse ano e no seguinte :-). De resto, todos sabemos que ninguém melhor que a estrutura do FCPorto sabe usar este género de "contrariedades" a seu favor, por isso esperamos ainda mais garra para este jogo dos nossos heróis (sim porque aconteça o que acontecer hoje, para mim, estes jogadores já são enormes e tenho a certeza de que não me desapontarão).

Já agora deixo-vos o lindo hino do FCPorto para, principalmente quem vai ao estádio, o cantar a viva voz. É fácil de decorar e qualquer portista que se preze deveria sabê-lo na ponta da língua. Mas caso seja necessário levem cábulas. Seria lindo ouvir (não apenas neste jogo) o estádio em uníssono a cantar o nosso hino.

«Oh, meu Porto, onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser nobre e leal.
Teu pendão leva o escudo da cidade
Que na história deu o nome a Portugal.

Oh, campeão, o teu passado

É um livro de honra de vitórias sem igual

O teu brasão abençoado

Tem no teu Porto mais um arco triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto

Quando alguém se atrever a sufocar

O grito audaz da tua ardente voz

Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós

Oh, campeão, o teu passado

É um livro de honra de vitórias sem igual

O teu brasão abençoado

Tem no teu Porto mais um arco triunfal

Porto, Porto, Porto, Porto

Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto»

FORÇA FCPORTO!!!

24 comentários:

  1. Esperam-nos emoçoes muito fortes, mas estou á espera de um estadio em alta voltagem, como nos velhos tempos!
    O " timing " do castigo ao professor é suspeito...
    Os adeptos do FCP têm de pressionar os jogadores adversários para sentirem o fogo do dragão ..como há 4 anos!!
    Força Dragoes!

    ResponderEliminar
  2. Off Topic: Taça da Liga

    Vejam esta notícia:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1456&id=1056886&comenta_sucesso=1


    É interessante ver como o FCP foi criticado por ter jogado com segundas equipas, juniores, ter "desvalorizado" a competição Taça da Liga, quando afinal os próprios regulamentos da mesma obrigam a que se jogue com jovens jogadores e depois... Depois de ter ganho, escandalosamente, diga-se, a Taça da Liga, LFV fiz que "não ganhou títulos"... e os comentadores do SLB desta notícia dizem que há vários anos que não ganham NADA....

    Afinal... quem é que desvaloriza a Taça da Liga?

    ResponderEliminar
  3. Faço aqui o meu reconhecimento à claque Colectivo 95, visto em todos os jogos entoarem o nosso lindo hino!

    ATÉ OS COMEMOS!

    ResponderEliminar
  4. Continuo a estar como antes do jogo de Manchester, com respeito mas sem demasiado receio e espero que a equipa esteja amanhã como esteve lá, desinibida e crente nas suas possibilidades!...
    Vamos a eles!

    ResponderEliminar
  5. É impressionante a confiança que reina entre todos nós.
    Julgo que nunca antes estivemos tão unidos na obtenção de um objectivo que é simultaneamente um sonho.
    Perdoem-me a imodéstia do presságio, mas está escrito nas estrelas que vamos passar.
    Se assim não fosse porque razão é que os Deuses haveriam de nos acalentar esperanças mais uma semana?
    Vamos à luta porque só é digno de alcançar o sonho quem é digno da sua luta.
    criticaportista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Este castigo ao Jesualdo cheira a preparativo para o aí vem!
    O meu único receio para esta segunda mão é ver o FCPorto a ser gamado descaradamente para que as meninas Inglesas prossigam o seu caminho.
    O Manchester United cativa muitos milhões de adeptos, não só na segunda circular (momentaneamente), Europa e América do Norte como também na Ásia, continente que fornece milhões de Dolares de receitas televisivas e principalmente de investimento interessante não só para a Uefa mas como para o próprio clube.

    O FCPorto é imensamente menos interessante do que o Manchester United para estas questões de recrutamentos de novos mercados de que a Uefa tanto precisa.

    Ainda me lembro perfeitamente daquele escabroso Bayern de Munique - FCPorto em que fomos parentóriamente corridos ao pontapé para fora da competição, exactamente por essa razão.

    ResponderEliminar
  7. Hoje o que mais tenho pena é de não ter o meu pai ao meu lado para dar um grande abraço no final da partida e chorarmos juntos por mais um dia de glória do clube que tanto amamos, como fizemos muitas vezes, felizmente, porque este clube só nos dá grandes alegrias . Eu estarei no estádio, ele em casa ( ou a trabalhar) e quando acabar irei a correr para casa para festejarmos mais uma passagem histórica.

    Estou confiante, algo me tranquiliza que vamos ter uma enorme alegria,um empate,1-1, mas marcamos primeiro, tenho quase a certeza que o FCP vai marcar primeiro, e o jogador chave será Rodriguez, vai nos dar uma grande alegria. Que no final da partida possamos todos gritar PORTTTTTOOOO e já agora lembrarmos-nos do nosso treinador. Viva o FCP e agora só quero que comece a rolar a bola o mais depressa possível. Um abraço a todos.

    Porto, Porto, Porto, és a nossa glória, dá-nos neste dia mais uma alegira, mais uma VITÓRIA.

    ResponderEliminar
  8. Acredito em mais uma grande noite europeia do nosso FCP, tudo está em aberto pois o MU não é uma equipa qualquer mas acredito na nossa passagem. Vai ser sofrido mas terá mais sabor assim, ainda por cima até a UEFA qual CJ da Liga vem dar mais esta achega com o castigo ao Jesualdo, mais uma motivação extra para os nossos jogadores. Força lá ao pessoal e quem puder estar no Dragão (que inveja) não parem de incentivar a equipa. Lá em casa vai haver festa.

    ResponderEliminar
  9. Armindo, pelo que me tenho apercebido, tb os Super têm cantado o hino do FCPorto, não só na entrada das equipas, como tb às vezes durante os jogos. Pena muito poucos acompanharem as claques nessas alturas.

    Há algo que não consigo entender em relação ao castigo de Jesualdo Ferreira, porque não pode ele assistir ao jogo no estádio como tem sido veículado pela comunicação social? É que ainda ontem vi o Guardiola a assistir na bancada em Munique ao jogo da sua equipa. Alguma coisa não bate aqui certo.

    Já agora deixo aqui um texto do Manuel Queiroz sobre o jogo de logo e que diz tudo sobre o que penso do mesmo:

    O medo cénicoSe para a primeira mão Alex Ferguson preparou as coisas de forma ligeira, para o segundo jogo, o de amanhã, não se esqueceu de nada: meia equipa a descansar no jogo de sábado para o campeonato, alfinetadas a Cristiano Ronaldo para o espicaçar e o responsabilizar, todos os jogadores convocados para virem ao Porto, incluindo até alguns meio lesionados. Meteu toda a carne no assador e faz um apelo à confiança para este jogo. Neste contexto, é evidente que Rio Ferdinand vai jogar, provavelmente o lateral-direito Rafael também.

    Esta é uma final. Este chamamento ao orgulho é simultaneamente a força do Manchester, porque tem muitos grandes jogadores, e a fraqueza de uma equipa que não contava estar nesta altura com tantas dúvidas. O futebol é o momento e neste momento o FC Porto está melhor do que o campeão da Europa em título. Tem feito melhores resultados, está mais confiante, entra em vantagem para esta segunda mão, tem pela frente uma grande oportunidade de chegar às meias-finais da Liga dos Campeões, tem menos problemas para resolver.

    Creio que o Manchester vai tentar fazer no Dragão o que fez em Milão frente ao Inter, nos oitavos, que é entrar em força para mostrar ao que vem. Não para surpreender o FC Porto, mas para tentar impor a sua lei, a lei de quem acha que é mais forte, tentar criar medo no estádio, criar esse medo cénico que às vezes afecta as equipas que jogam no seu reduto. Este é daqueles jogos em que os adeptos vão sofrer e têm que ser capazes de mesmo assim apoiar a equipa.

    Creio que será um jogo diferente, bem diferente daquele que o FC Porto disputou com o Atlético de Madrid, apesar de o resultado da primeira mão ter sido o mesmo. Desta vez os dragões têm que ser capazes de deitar fogo desde o início, têm que procurar criar medo no adversário também. Em boa parte, foi aquele ímpeto inicial de Old Trafford que também permitiu o ímpeto final, porque a equipa já se tinha convencido de que era capaz. Foi capaz de acabar bem e meter um golo aos 89 minutos porque nos primeiros cinco também pôs em sentido o Manchester. Vai ser preciso correr riscos mas nada é pior do que o medo.

    Creio que Jesualdo Ferreira é hoje um treinador muito mais confiante e mais seguro, porque a equipa foi crescendo. E também ele quer as meias-finais e sabe que é frente aos poderosos que se tem que mostrar poder."
    In De TrivelaUm abraço.

    ResponderEliminar
  10. Relativamente ao hino ele tem sido cantado pelas 2 claques quer nos jogos em casa quer fora, mas foi o Colectivo que se bateu durante vários jogos em épocas anteriores para que o hino voltasse a ser tocado aquando da entrada da equipa em detrimento do "filhos do dragão".

    Ainda sobre hinos, ontem o dr. Rui Moreira apelou, ainda que de forma timida, a um boicote ao hino da Champions hoje como forma de desagrado perante o castigo do professor, através de sonoros assobios. Eu alinho.

    Quanto ao castigo do professor, de acordo com a "bola branca" de ontem, foi opção dele ver o jogo em casa, já que se tivesse de ficar no estádio teria sempre uma vigilância apertada por parte da UEFA. Em casa poderá mais facilmente (através de telemoveis) comunicar com alguém no banco.

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. bem sei que é do record da mentira mas se calhar tem algum fundamento:

    Jesualdo fica mais 1 ano
    RENOVAÇÃO AVANÇA NOS PRÓXIMOS DIAS

    Pinto da Costa e Antero Henrique já conversaram com Jesualdo Ferreira sobre a renovação contratual e existe vontade mútua para a continuidade do técnico, por mais um ano, no banco do FC Porto. Estando prestes a garantir um registo individual inédito, em Portugal, de 3 títulos consecutivos - tetra para o clube -, e rubricando um excelente percurso europeu esta temporada, o processo para a formalização do vínculo deverá ganhar contornos mais definidos nos próximos dias.

    Não foi por acaso que Jesualdo Ferreira sempre afirmou, nas múltiplas questões que lhe foram colocando sobre o tema, que estava "confortável no FC Porto", explicando que aguardava pela palavra de Pinto da Costa. Somado o sucesso desportivo - independentemente do desfecho do duelo com o Manchester United - a um trabalho de valorização de jogadores como Cissokho, Fernando ou Hulk, o perfil de Jesualdo Ferreira enquadra-se na estratégia da SAD, que visa apostar em jovens para restringir os gastos com contratações.

    Por outro lado, a garantia de manutenção de uma metodologia vencedora confere tranquilidade na preparação da próxima época. Certo é que, estando o tetra à vista, será Jesualdo a tentar, em 2009/10, a conquista do segundo penta portista.

    ResponderEliminar
  12. Para além dos assobios, tb acho que o professor deveria boicotar a conferencia de imprensa, alegando "problemas com o transito", conforme tb sugerido pelo Dr. Rui Moreira.
    A Uefa não merece mais que o desprezo total por parte do FCP, enquanto estiver esse palhaço do Platini na presidencia.

    ResponderEliminar
  13. Hoje, como noutros deste calibre, não está mesmo com nada... ainda demora muito p'abalar pó Dragão? dasseee :D

    Acredito e aposto todas as fichas nestes "nossos meninos"... acredito que este, provavelmente, será ainda mais dificil e complicado do que o da semana passada, até porque no final dos 90 min, não há mais mas, nem menos mas, é agora ou nunca!!!

    Eu acredito que é... agora!!!

    Bamos a eles, como tarzões, carago!!!

    ResponderEliminar
  14. Oh Campeao, o teu passado,
    É um livro de honra de vitorias sem igual!!!

    ResponderEliminar
  15. Ligeiramente off topic:

    "Vive-se um clima estranho, quase intolerável, no futebol português. Sensível nos pequenos pormenores: se um adepto benfiquista ou sportinguista deseja boa sorte ao FC Porto para um compromisso europeu, a primeira reação do apaniguado deste é a desconfiança de que haja por ali um "presente envenenado"... - João Gobern in Record.
    Será que este otário sofre de Alzheimer?
    Este marreta que não faz outra vida que a de denegrir o FCP sempre que pode, vem agora armado em moralista e embaixador do fair play, na mesma linha do Seboso Santos.
    Ide tomar banho, pá e morrer longe para não deixarem cheiro.
    Deixai o FCP em paz e sossego com os vossos elogios nojentos, são perfeitamente dispensaveis.

    ResponderEliminar
  16. Cada vez mais nervoso, cada vez mais ansioso que chegue a horinha sagrada de ver o nosso PORTO!! Vamos a eles com tudo...e quem tiver a sorte de ir ao Dragão tem que sair de lá "afónico" de tanto gritar...vamos fazer do nosso estádio o nosso teatro de sonhos!!

    Força Portooooooo

    ResponderEliminar
  17. Eu sonho com um estádio (quase) inteiro, no final do jogo a festejar a passagem na eliminatória de forma absolutamente original.

    Com os portistas, em peso, a distribuírem manguitos para todos quantos os queiram ver, e receber!!

    Força POOOOOORTO!!

    ResponderEliminar
  18. @ zirtaev

    O jesualdo não está proibido de ir ao estadio, ele é que quer ver em casa (se calhar no balneário ) e alguma imprensa assumiu que ele estava proibido de ir ao estadio.

    ResponderEliminar
  19. Mas o raio do tempo não passa...Eu vou lá estar no estádio e podem contar com a minha voz, os meus manguitos e tudo o que for preciso para mais uma vitória do nosso PORTOOOOOO!!!!!

    ResponderEliminar
  20. Um pouco de humor para ajudar a passar o tempo,segundo salvador Mantorras existem ziliões de grandes clubes interessados nos serviços desse fenomeno e portento futebolistico,mas qundo sabem quanto ganha desistem tzzzzzzzz.
    Logo vai ser dificilimo, mas é mesmo destes jogos que nós gostamos,por isso digo...SIM NÓS PODEMOS.

    ResponderEliminar
  21. Atenção, existe muito entusiasmo especialmente por parte de pessoas que não são do Clube, cuidado, é preciso refrear os ânimos e estar sim, na disposição de lutar muito...

    ResponderEliminar
  22. Camisola 6 do Costinha - check

    Cachecol Campeão Europeu - check

    Boxer's Azuis - check

    Motivação e fé - check

    Bandeira no carro para o final do jogo - check


    Força FC Porto!

    Vamos dar "check-mate" a estes encarnados!




    Abraço a todos os Portistas

    ResponderEliminar
  23. Será mais uma batalha muito difícil (contra o Campeão Europeu, Massimo Busacca e Platini) mas estou confiante de que, como muitas o fizemos, vamos ultrapassar os obstáculos e passar a eliminatória.

    De qualquer forma, o apoio à equipa tem que ser incondicional. Quem for ao Dragão, tem que fazer tudo para que não ouçamos os estupidos dos bifes. Cantem o hino do FC Porto, façam ouvir os cânticos habituais, gritem, façam o que quiserem com a sua voz, mas nunca deixem de apoiar a equipa.

    Lembrem-se que a nossa equipa é pouco experiente (apesar de ser melhor actualmente de que a das amélias inglesas) e que teremos a UEFA em peso contra nós.

    Por isso, ganhemos ou percamos, todos os portistas têm que apoiar a equipa por mais uma vez honrar as nossas cores e merecer o respeito da elite europeia.


    Prognóstico: 1-1. Marca Hulk

    ResponderEliminar