22 abril 2009

E. Amadora 2-1 FCPorto

E. Farias 4', Rui Varela 34' e Anselmo 41'Equipa: Nuno, Sapunaru (Cissokho 77'), Rolando, Stepanov, Fucile, A. Madrid (Fernando 54'), T. Costa, Guarin, Hulk (Tarik 12'), E. Farias e Lisandro

Declarações de Jesualdo Ferreira:
O jogo
«Houve um golo no início e o FC Porto até continuou bem. A lesão do Hulk marcou o jogo e até os companheiros. O Estrela, depois, mostrou que é uma excelente equipa, que tem dignidade e que sabe jogar muito bem neste campo. Tem uma rotina de jogo muito clara e objectiva. Não gostamos de perder e estamos muito incomodados por isso. Não é que o Estrela não merecesse vencer, mas porque não fomos a equipa que temos sido. A determinada altura, não fomos capazes de reagir. Tivemos uma atitude menos positiva e os jogadores deveriam ter reagido a tudo o que se passou. Não o fizeram e isso será motivo para conversarmos internamente.»

«Sabíamos que o E. Amadora tinha de marcar quatro golos para nos eliminar, mas para nós foi um jogo feio, mau. Tivemos ainda de fazer outra substituição, tirando o Sapunaru, e isso retirou-nos a possibilidade de refrescar um pouco mais a equipa. Conseguimos dar um passo importante num dos objectivos da época, mas não estamos nada contentes com o que aconteceu aqui hoje. Mais uma vez, fica uma palavra para todas estas situações que ensombram o futebol português.»

Hulk
«Infelizmente, deve ser grave e poderá estar fora até ao fim da época. A juntar ao Lucho, são duas unidades importantes que ficam de fora.»


«É um corredor de fundo e um sprinter. O Hulk, a partir de agora, deixa de estar nos nossos planos. Tal como aconteceu com o Lucho, vamo-nos virar para a realidade e para os jogadores que temos. Quanto ao Sapunaru, não será tanto uma lesão muscular, são dificuldades que vêm os jogos consecutivos, mas será recuperável num curto espaço de tempo. Agora, vamos passar a jogar semana a semana, ao contrário do que estava a acontecer até aqui. As pessoas às vezes esquecem-se disso.»


A final
«Numa final da Taça não há favoritos. O FC Porto tem mais potencial e história, é campeão há três anos e todos lhe entregam o favoritismo, mas nós não.»

«O Paços de Ferreira é um péssimo adversário, entre aspas, porque a partir de agora toda a gente vai dizer que o F.C. Porto é o favorito, que já vai ganhar a Taça. Mas vamos encerrar agora o capítulo da Taça, vamos partir de novo para o campeonato com garra e determinação.»


«Há alguns países em que é diferente. O Jamor é um local onde só se joga uma competição. Para o F.C. Porto e para o P. Ferreira, com esta crise, será difícil lá chegar, mas não queria discutir isto agora. Mas, face à situação que o país atravessa, talvez fosse uma boa altura para a Federação pensar nisso e tomar uma posição.»

49 comentários:

  1. disse agora o jesualdo que provavelmente o hulk nao joga mais eta epoca. acabou por acontecer o que ja ha umas jornadas se vinha adivinhando com a complacencia dos arbitros. 'e o pais que temos. nojento saber que nem amarelo o jogador do estrela levou neste lance. e assim se vai tentando destronar o campeao. mas como sempre seremos tetra contra tudo e contra todos.

    ResponderEliminar
  2. Sofrimento desnecessário, perdemos o Hulk e o jogo. E não perdemos a eliminatória porque o Estrela não treina...É o que temos!

    ResponderEliminar
  3. Levem o Nuno ao Jamor e pode ser que o Paços vença a sua primeira taça de portugal.

    Quanto ao Hulk, só me admira ter chegado a Abril.
    Ao tempo que começou a 'caça'...

    ResponderEliminar
  4. Arbitragem nojenta e escandalosa. Penalty por marcar contra o Estrela, duas expulsoes perdoadas pela falta sobre o Hulk e pela falta sobre o Fernando quando este ia isolado. Arbitragem claramente encomendada.

    ResponderEliminar
  5. Se o Estrela treinasse era Campeão Nacional! Mas não treina, nem sei para que tem lá um Treinador!?...Já sei, não ganha, mesmo assim para continuara a ir aos jogos, deve morar muito perto da Reboleira.

    ResponderEliminar
  6. Mau jogo do fcp, má arbitragem - o regresso do xistrema!
    Ma atitude dos jogadores do fcporto excepto lisandro e tomas costa.
    Valeu a passagem á final.
    É pena a lesao do hulk, que faz falta.
    Força PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Não vi o jogo, não ouvi relato.
    Lamento a questão Hulk... Estava-se a prever...
    Agora venha o Paços...
    E porque não uma final com dois clubes nortenhos em Braga, Aveiro ou, no limite, Coimbra???

    ResponderEliminar
  8. Jorge Aragão disse:
    «E porque não uma final com dois clubes nortenhos em Braga, Aveiro ou, no limite, Coimbra???»

    O sistema não deixa. Nenhum desses estádios é suficientemente terceiro mundista para a federação.

    ResponderEliminar
  9. Tomás Costa? Dios me libre.. tem menos técnica que o Secretário!

    O que será que tem aquele campo da Reboleira para perdermos tantas vezes lá? Só pode estar amaldiçoado...

    Vitória justa do Estrela e os árbitros bem tentaram que eles marcassem mais 2 mas não podiam marcar por eles.

    O Varela tem um potencial...Já tou mortinho por o ver no Dragão!

    Abraços e estes jogos acontecem-nos todas as épocas.

    ResponderEliminar
  10. o varela tem potencial, mas uma coisa é jogar no estrela, outra bem diferente é jogar no porto...além disso começam a ser muitos jogadores "promissores" vindos de clubes pequenos a assinar pelo porto para o ano. orlando sá, varela, miguel lopes, o andré coelho que é nosso mas nunca jogou por nós...não sei, mas nao me agrada muito tantos jogadores sem provas dadas num só ano...Deus queira que esteja errado e que todos eles suportem a pressao de jogar no porto e mostrem que são boas contrataçoes...vamos ver.

    ResponderEliminar
  11. Gestão perigosa com os 10 mns iniciais bons e depois Kaput!finito!
    Poupar 7 titulares e ver lesionados 2(Hulk e Sapunaru) dos outros 4 foi péssimo.
    Num campo de batatas e com um arbitro e uns fiscais de linha habilidosos , até podia ter corrido pior!
    Os centrais estiveram uma lástima!
    ...
    Adiante, o objetivo foi alcançado e acabaram-se as poupanças!
    Queremos vencer já no domingo ,num plantel curto e que sem o Hulk e o Lucho vai começar a sentir algumas dificuldades!
    Força rapazes!

    ResponderEliminar
  12. Esta lesão do hulk não vem nada a calhar, mas não vale a pena chorar sobre o leite derramado, farias tem jogado e marcado, e mariano tambem. O varela promete ser um excelente reforço para a proxima epoca, já guarin está a desiludir.

    A final em aveiro seria o idela ;)


    Força Porto

    ResponderEliminar
  13. A Lesão do Hulk deixou-me completamente agoniado, fustrado, triste.
    Mau jogo por nossa parte, começamos bem mas o Estrela deu a volta ao resultado. Não chegou para nos roubar a eliminatória, mas como disse fico bastante fustrado com a lesão do Hulk. Como eu gostava de amanhã ler que ele fica 1/2 semanas fora dos relvados mas não me parece.
    Força FCPorto, acredito no plantel mesmo sem Lucho e Hulk.

    ResponderEliminar
  14. Tolinhas, eles tem que vir de algum lado. Preferes mais tiros no escuro como o Benitez?

    O Porto construiu uma das melhores equipas de sempre ao ir buscar o Paulo Ferreira ao Setubal, o Derlei e o Nuno Valente ao Leiria, o Pedro Emanuel ao Boavista, o Ricardo Carvalho andava a rodar no Alverca, etc.
    Eles não podem jogar no Porto antes de jogar no Porto. Não virão perfeitos, mas nós temos o talento de evoluir jogadores.

    Zirtaev, tá o Helton na equipa mas ele não jogou.

    Não vi o jogo todo, nem tava interessado... realço os factos.
    Merda da lesão do Hulk.
    Mais um golo do Farias.

    Porque CARALHO o jogador do estrela não foi expulso quando mandou ao chão o Fernando que ia COMPLETAMENTE ISOLADO???

    ResponderEliminar
  15. Escandaloso como a entrada assassina sobre Hulk não foi punida sequer com amarelo.
    Deixemo-nos de discussões estéreis.
    Jesualdo tem construído, ajudado a crescer e orientado a equipa, ao longo do ano,de forma extraordinária.
    Hoje voltou a estar bem. Com Hulk em campo mais uns minutos o jogo teria ficado resolvido cedo e seria possível gerir de outra forma o plantel.
    Sem Hukk e Lucho as dificuldades aumentam.
    É fundamental uma enorme mobilização no sentido de um grande apoio à equipa nos cinco últimos jogos da Liga.
    O exemplo de Coimbra onde milhares apoiámos durante todo o jogo, ajudando a ultrapassar um obstáculo difícil,é para seguir.
    Vamos encher o Dragão e nos jogos fora procurar comparecer em grande número.
    O nosso Porto merece tudo.

    ResponderEliminar
  16. Também me revejo na opinião do comentador "Líder.Portista", para mim o pior do Futebol são as lesões que se sucedem de uma forma completamente imprevisível, especialmente aquelas lesões perfeitamente evitáveis, como as provocadas por entradas duras e sem sentido...Estúpidas, as que acontecem por torções exageradas dos ligamentos como a que sucedeu ao Lucho. Lembro-me de uma lesão que sucedeu a um jogador do Porto no tempo do Robson, um jogador polaco de nome Mielcarscki a quem augurávamos um belo futuro. Lesionou-se sozinho, colocou mal o pé no relvado e ficou com a sua carreira traçada.
    Não consigo perceber o porquê destas infelicidades.
    É simplesmente triste.

    ResponderEliminar
  17. Tolinhas, a última vez que o Porto teve esta política de contratações ganhou a UEFA. E aos nomes que o xas disse acrescento Deco (Salgueiros), Bruno Alves (Farense e Guimarães), Pepe (Marítimo), Bosingwa (Boavista), Drulovic (Gil Vicente) ou Zahovic (Guimarães) como jogadores que, em tempos se inseriram nessa política de contratações. Nos últimos 4 anos fomos buscar camiões de argentinos, para saírem de lá 2 foras-de-série, 2 ou 3 bons jogadores e o resto ser banal/medíocre...em Portugal isso também se consegue, por menos dinheiro.

    ResponderEliminar
  18. Não vi o jogo todo, vi os últimos 15 minutos mas queria salientar apenas duas coisas:

    no dia onde quase toda a gente condena o Pepe pela agressão, relacionando-o com o FCP, é só ver os comentários pela internet e blogosfera fora, dizendo que ele fez aquilo porque aprendeu com o FCP, Hulk é afastado por causa de uma falta dura.

    a outra coisa, foi ver que o Miguel Prates considerou que o feito deste jogo, não foi o FCP ter chegado à final, mas sim o Estrela ter ganho, isso é que era de realce .

    estamos na final, infelizmente não vou puder ir a Oeiras nesse dia, mas a dobradinha vai ser realidade.

    ResponderEliminar
  19. Contra tudo e contra todos, cumpriu-se o destino natural. Estamos na final para ganhar.
    Nenhum comentadeiro do sistema se vai indignar com o lance da lesão do Hulk, nem do facto de os jogadores emprestados pelo Porto terem jogado, e bem!, nem do penalty, que ficou por marcar, da expulsão que não se fez... enfim, mais uma arbitragem xistemática. Que vão todos para o lado que eu penso, mas não escrevo, porque isto é um Blog frequentado por gente educada.

    ResponderEliminar
  20. Muito se tem discutido neste blog, ao longo destes quase três anos, se Jesualdo Ferreira é besta ou bestial.
    Na minha sincera opinião, começou um bocado besta e a meter agua por todo lado mas com o avançar da época e com a constante superação de pequenos imbróglios, tem caminhado para a bestialidade. Mas também não creio que seja assim tão bestial como o Ricardo Costa quer fazer crer.

    Jesualdo conta com um plantel superior à média nacional e tem feito um trabalho notável na gestão do grupo e na projecção de jogadores por quem se dava muito pouco ou nada.
    Enfim, mais ou menos em jeito de pré-balanço final, não posso de todo dizer que não aprecio a globalidade do trabalho do Professor.

    O problema é que Jesualdo vai agora enfrentar um problema bicudo. Talvez o mais bicudo da sua carreira no Dragão.
    Não é indiferente a ninguém que toda a estratégia pensada, programada e executada por Jesualdo passa obrigatoriamente pelos pés de Lucho. Este simpatico Argentino é o coração e o cérebro da equipa. Mas infelizmente Lucho "arrumou" as chuteiras até ao fim da época e Jesualdo vai ter de, o mais rapidamente possível, processar, programar e executar um plano B.

    Para agravar ainda mais o nível de dificuldade da tarefa, agora fica sem Hulk, situação que desmonta completamente e sem apelo todo o esquema Portista treinado e aperfeiçoado ao longo dos últimos meses.

    A cinco jornadas do fim e com um plantel que já demonstra evidentes sinais de fadiga física e mental, Jesualdo vai ter de baralhar e voltar a dar e montar uma estratégia táctica que produza resultados imediatos sob pena de perdermos o titulo em cima da linha de meta.

    Agora sim, Jesualdo vai ter, finalmente, a oportunidade ideal para calar de vez quem ainda lhe torce o nariz e provar de uma vez por todas que é o homem certo no lugar certo.

    Se falhar, vai ser um autentico pandemónio.

    ResponderEliminar
  21. Quanto ao jogo do Estrela... Estamos na final. Só isso me interessa. O resto é a cansativa lenga lenga da arbitragem do costume. Já mete nojo!

    ResponderEliminar
  22. Isto já mete nojo... Não podemos ir jogar para a LIGA Espanhola? Há dias em que me apetece fazer como o Pepe e estourar os xistras os baptistas e os paixões!!! Ha uns anos foi o Anderson agora o Hulk... PUT@ KE PARIU!!!
    Quanto ao jogo, concordo que após a lesão do Hulk a coisa descambou. E o tarik, o que é aquilo??? Quanto ao resto, mais uma final para ganhar. Espero é que não obriguem 2 clubes do norte a jogar na MOURARIA.

    ResponderEliminar
  23. Muitos tentaram...Ney conseguiu.
    Já se previa isto há muito tempo.

    ResponderEliminar
  24. A minha grande pergunta (e devo vir a ter uma longa resposta do Ricardo Costa :) ):

    Onde esta a tao falada melhoria individual de jogadores em que Jesualdo e suposto ser magnifico?

    Vamos a casos e ja vemos:

    Hulk - Melhoria? vejo exactamente o que vi nos primeiros jogos que fez (em que Jesualdo se dignou a po-lo em jogo) - a unica diferenca e que agora os companheiros passam-lhe a bola e ele, como boa pessoa, retribui...

    Fernando - So quem nao viu jogos do Estrela no ano passado pode achar que Jesualdo teve muito a ver com a qualidade de jogo do Fernando... alem de passar uma pre-epoca inteira mais umas jornadas para perceber que ele devia ser o titular, a unica coisa que se nota em Fernando e que precisava de ganhar confianca e por isso agora faz passes para a frente e faz cortes inacreditaveis...

    Rolando - Ja era muito bom no Belenenses e marcava golos, incluindo ao Porto... a unica coisa que aprendeu foi a jogar mais defensivamente... ate parece que tem uma trela para nao passar o meio do nosso meio campo....

    Bruno Alves - O Prof ensinou-o a saltar? porque a sua impulsao e a sua maior qualidade... talvez tenha sido o prof que o levou a parar com as entradas assassinas e agressoes estupidas... mas para mim isso e trabalho de adjunto, nao de treinador...

    Benitez, Guarin, Stepanov - jogam o mesmo, se nao pior, do que quando ca chegaram...

    Rabiola, Ivo Pinto, Josue, Diogo Viana - Gostava de saber. Infelizmente parece que o unico jogador jovem que o Prof conseguiu apostar foi no Anderson (nesse tambem eu...) - porque quando eles estao no banco, temos um jogo ganho e fazemos substituicoes, nem ai eles tem direito a uma oportunidade...

    Farias - eu chamo-lhe homem estatua.. mas tem uma coisa muito boa, porque se chutarmos a bola contra ele, a bola tabela para a baliza... se passarmos a bola a um ou dois metros dele, ja e mais complicado, porque ele deve ser o jogador mais lento do campeonato.

    Mariano - e no fundo o mesmo que Farias... jogam melhor agora do que quando chegaram? Sem duvida. Melhorias devido a treino? Nao, simplesmente jogam nas posicoes que sao deles e, depois de ano e meio, ja era tempo...

    Quanto aos restantes jogadores, mais ou menos titulares que evolucao tem tido? Claro que vao sendo mais equipa, porque naturalmente quando se joga com os mesmos 12-13 companheiros por varios meses seguidos os automatismos crescem, mas de resto as deficiencias tecnicas continuam... o Lucho continua a nao saber fazer uma recepcao de bola... o Meireles agora nem consegue acertar perto da baliza... Lisandro teve uma epoca de sonho no ano passado, mas afinal parece que foi a excepcao e nao a regra...

    Sempre se disse que qualquer treinador no Porto se arrisca a ser campeao... concordo e e exactamente o que vejo aqui... (e pena que esse ditado nao inclua tambem tacas, porque campeao foi tudo o que o Prof conseguiu)

    Com os jogadores que temos comparados com os concorrentes, este campeonato devia estar resolvido ha muito... e nao me desculpo com arbitragens - isso e la para os lados da segunda circular porque nao percebem de futebol....

    Agradeco comentarios ao que escrevi. Viva o Porto. Tetra a vista!!!

    ResponderEliminar
  25. Só vi a 2ª parte e deu dó ver jogadores do FCP que nem queriam correr quanto mais jogar bom futebol, como tinha dito ontem fico sempre desconfiado com as poupanças do Jesualdo e tive razão, não é por ter perdido ontem que detesto o Estrela, gostava que estivessem lá no fundo em vez do Belém ou do setúbal, não teem estaleca para a I Liga e não me venham com essas tretas de jogadores briosos que não recebem mas jogam, que se f**** essas tretas, são um clube sem adeptos, ontem, para além dos 200 ou 300 que costumam assistir aos jogos estavam os portistas e uma brigada de frustrados vizinhos da 2ª circular na esperança de verem o Porto fora da Taça, agarraram-se ao Estrela, pois que desapareçam do mapa e baixem de divisão por falta de capacidade financeira pelo menos. Estamos livres durante umas semanas do fdp do xistra que mais uma vez nos roubou descaradamente (ninguém vai dar importância a isso claro) estou a apreensivo para Domingo com outro ladrão que é o Paulo baptista e assim lá vão cozinhando formas de derrubarem o FCP. Uma tristeza a lesão do Hulk com a complacência dos arbitreiros do regime. Mas vá lá que vamos de encontro à dobradinha, aziar ainda mais o país de brandos e vermelhos costumes. É o Setúbal já a seguir e cuidadinho professor porque não há espaço para falhas. rumo ao tetracomdobradinha

    ResponderEliminar
  26. PedroBM concordo em absoluto contigo. E não vi ninguém a falar do banho táctico que o Jesualdo levou do Manchester em casa. No Dragão jogamos o que nos deixaram e nem parecia o mesmo Porto. E porquê? Porque lá o Ferguson não tinha a lição estudada e depois vendo-se aflito tratou de a estudar. E que fez Jesualdo? Se lá resultou assim jogo cá igual! E é claro que nos fodemos...

    Cumprimentos portistas.

    ResponderEliminar
  27. PedroBM e angelodias,

    No que vocês se meteram. Ou o homem ainda anda em jejum pascoal ou vão levar nas orelhas. Dizer mal do trabalho do jesualdo é pior do que um portista passar a ser vermelho. Muito pior. Não tem perdão. Aguardem pela catanada ou então, está a ser cumprido o jejum pascoal e religião é religião. Tem que ser respeitada.

    ResponderEliminar
  28. "Lucho continua a nao saber fazer uma recepcao de bola."

    Nem vale a pena ler mais nada

    ResponderEliminar
  29. "Lucho continua a nao saber fazer uma recepcao de bola."

    Neste aspecto não estou de acordo. Mas quanto ao resto penso ser um comentário bastante pertinente.

    ResponderEliminar
  30. Angelodias, obrigado pelo apoio

    Blue World, obrigado pelo aviso, mas devo dizer que espero que o Ricardo Costa responda, porque apesar de discordar em algumas coisas com ele, valorizo as suas opinioes e respeito o seu portismo assim como espero que ele tambem respeite o meu.

    Hugo, obrigado pelo comentario. Presumo que nao se reveja na minha analise. gostaria que perdesse algum tempo como eu a rever muitas horas de jogo do Porto e anotasse o numero de vezes que o Lucho perde a bola a meio campo quando esta lhe e endossada. Isto deve-se a duas coisas:
    1- Lucho e um jogador lento e deixa-se antecipar - mas isto nao e possivel de corrigir - e ele mais que compensa com a sua visao, qualidade de passe e lideranca.
    2- Muitas vezes nao consegue parar a bola no pe (como o Lisandro tao bem faz) e isto causa a bola a fugir um ou dois metros do seu corpo e ele perde-a... Isto para mim e o problema de Jesualdo, isto pode e deve ser treinado

    O meu prisma nao e criticar os jogadores - mas ultimamente muita gente ficou extasiada com a exibicao de Manchester e veio dizer que Jesualdo e perfeito e que e excelente a fazer crescer jogadores... eu nao vejo esse crescimento...

    ResponderEliminar
  31. Mas voces ainda falam mal do Jesualdo?
    Já chateia quase tanto como os "outros" a dizerem que compramos resultados, árbitros e jogadores.

    Cá para mim os que falam mal do Jesualdo devem ser os mesmos que só vão ao dragão para assobiar e comer pipocas. Gritar e apoiar a equipa ta quieto!

    Uns honrosos 4ºs de final na LC
    Final da taça de Portugal
    Em vias de ser campeão (3ª vez) em Portugal ....

    Deixem o homem trabalhar dassss

    Os adeptos do FCP estão cada vez mais exigentes... tenho dito! Se algum dia temos o azar de voltar a ficar 2\3 anos sem ganhar nada temo por um futuro muito negro! Vocês estão a ficar demasiado "benfiquistas" querem tudo à pressão, do bom e do melhor, extremamente exigentes e sem nunca dar devido valor ao que se consegue.

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  33. Apenas estou preocupado com o Hulk. Espero que a situação dele seja reversível, não me importava que ele descansasse uma ou duas semanas e regressasse em grande.
    Depois, o resto consegue-se resolver com mais ou menos inteligência.
    Hulk tem um conjunto de qualidades extraordinário, é rápido, forte e com um remate imparável...Precisa de melhorar muitos outros aspectos, claro que necessita, mas vai consegui-lo em breve trecho.

    ResponderEliminar
  34. não entendo esse estigma anti-jesualdo...mais a mais num momento chave que deviamos puxar todos para o mesmo lado...
    porque sinceramente não sei o que querem que o homem faça mais para gostarem dele...o unico defeito que lhe apontava era inventar nos jogos grandes, mas agora até isso ele emendou. E logo numa época que do PC nem se ouve um pio por causa dos apitos frustrados e ele carrega com a casa ás costas...nao percebo, muito sinceramente...será pelo seu benfiquismo...? Preferiam um kike ou um p.bento?

    ResponderEliminar
  35. Acho despropositadas análises mais críticas quando esta é a altura para também nós, os adeptos darmos confiança a jogadores e técnicos.
    Se cada um é livre de dar a sua opinião, isso deve ficar para o rescaldo final, quando a época acabar.
    Agora e mais que nunca há que cerrar fileiras pois as dificuldades aumentaram e o campeonato está longe de estar ganho. Que se tenha essa noção pois isto está tudo armadilhado.
    Não se dê pois, tiros no pé enquanto adeptos...
    Apoiar e dar confiança, até ao fim...

    ResponderEliminar
  36. Para mim, Jesualdo é quase tão culpado como o FDP Xistra da lesão de Hulk.

    Jesualdo elogiou Xistra (parece-me que sem ironia), após o jogo com o Guimarães, depois desse FDP ter deixado os jogadores do Guimarães passarem o jogo todo a dar porrada e a agredirem Hulk.

    Em vez de, sem papas na língua e educadamente - é possível criticar duramente e justamente os árbitros, com educação, sem fazer a figura de demente de Paulo Bento - ter denunciado duramente a actuação CRIMINOSA do FDP Xistra, Jesualdo elogiou-o. Agora, que o elogie mais uma vez. Afinal, ele ontem seguiu precisamente o mesmo critério disciplinar elogiado que tinha seguido em Guimarães: Deixar dar porrada nos jogadores do Porto sem qualquer punição.

    Todos os treinadores têm a obrigação de defender o seu grupo. Se um jogador levar porrada o jogo todo com a conivência CRIMINOSA do árbitro, o seu treinador tem que denunciar essa situação no final do jogo, sem papas na língua e com dureza.

    Mourinho fazia isso, Oliveira fazia isso, Robson, em muito mau português, também fazia isso, Octávio Machado, apesar da nódoa de treinador que foi, também fazia isso - e muito - e até o muito cordato e católico Fernando Santos fazia isso. Porque é que o Jesualdo não há-de fazer isso? Porque é que ontem, depois de ter visto um jogador seu ser bárbaramente lesionado com a total complacência do árbitro, veio reagir no final do jogo quase a medo, falando nos erros de arbitragem quase a gaguejar, como se estivesse a fazer alguma enormidade, em vez de falar com indignação, com revolta, com dureza, do reiterado comportamento criminoso do Sr. Xistra?

    É que se Jesualdo tivesse feito isso depois de Guimarães, talvez os amarelos tivessem saído logo no início do jogo de ontem e talvez aquela entrada sobre o Hulk não tivesse existido. Já toda a gente percebeu que os árbitros portugueses só andam mais ou menos na linha se forem muito mal tratados na praça pública. Se fizerem merda e ainda forem elogiados da vez seguinte fazem merda ainda maior. E depois, quem paga a factura não é o Jesualdo - que deve ir embora, e espero que sim, tem competência mas não mostra fibra para ser treinador do FCP - são os jogadores e é o Porto.

    E agora Ricardo Costa? O jogo de ontem e as respectivas incidências, incluindo a lesão do Hulk, também são mérito do Jesualdo, não são?

    ResponderEliminar
  37. Realmente esta é a melhor altura para criticar o Jesualdo!

    Aguentou sozinho o barco durante grande parte da época, teve que separar o rodriguez e o hulk do resto da merda que importaram da américa do sul, levou-nos aos quarto da CL e ainda protestam !!!
    A 4 jogos do tetra!?!?

    Parecem umas cassandras a agourar!

    Curioso gostava de vos ver aqui depois da primeira mão em manchester!
    Poupem-nos aos estados de espirito voláteis, n´s somos portistas, se querem berrar e arrancar cabelos à minima contrariedade, já existem 2 cubezecos que o fazem na perfeição.

    Francamente não há pachorra para tanta tolice.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  38. 1 - "Onde esta a tao falada melhoria individual de jogadores em que Jesualdo e suposto ser magnifico?"

    2 - "Vocês estão a ficar demasiado "benfiquistas" querem tudo à pressão, do bom e do melhor, extremamente exigentes e sem nunca dar devido valor ao que se consegue."

    3 - "PedroBM concordo em absoluto contigo. E não vi ninguém a falar do banho táctico que o Jesualdo levou do Manchester em casa. No Dragão jogamos o que nos deixaram e nem parecia o mesmo Porto"

    Em primeiro lugar aceitem, os autores das frases acima, as minhas desculpas pela sua reprodução mas é no conjunto de todas elas que se revê a minha alma portista.

    Relativamente ao Jesualdo reconheço que sempre fui um pouco crítico do seu desempenho. Percebo a "indignação" do I NEED MONEY TO DRINK mas acho que ser portista é muito mais que ser benfiquista, pela simples razão que o nosso "querer mais" resulta daquilo que conquistamos e, mais do que isso, da forma brilhante como o Nosso Presidente a isso nos habituou. Nós queremos sempre mais porque a Estrutura, Organização, Liderança e acima de tudo Competência do FCP nos leva a isso mesmo (aos benfiquistas "só" faltam estes 4 pontos).

    O Jesualdo tem feito um bom trabalho mas acho que existem alguns momentos em que parece que algo falha. É certo que ganhamos as ultimas 2 Ligas mas também nos lembramos dos espartilhos em que algumas vezes somos colocados por Sporting (principalmente), benfica e agora M.United. Admito que por vezes não seja possível ser melhor. Mas que diabo!!! Eu sou PORTISTA! Gosto muito de ganhar mas perdoem-me a ambição. Isso não me chega. Gosto de espéctáculo mas gosto ainda mais de algo que só senti com Mourinho (isto não significa que tenha ficado preso ao passado): a convicção que entravamos em campo e a vitória era um dado quase adquirido. É essa capacidade de ser sempre superior que parece que falta ao Porto com Jesualdo.

    No entanto gostava ainda de esclarecer um ponto: é para mim linear que o Jesualdo merece e deve continuar. Não quero cá Jorges Jesus e outros tugas muito duvidosos.

    Para mim ser Portista é isto mesmo: gostar de futebol e de vitórias. Orgulho-me de o meu clube me proporcionar ambas e só por isso é que faço questão que isso nunca mude e se possível melhore cada vez mais.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  39. Os golos marcados pelo "resto da merda que importaram da américa do sul", é que nos permitem estar neste momento no 1º lugar do campeonato, na final da Taça de Portugal e é que nos permitiram acreditar até ao último minuto na passagem às meias-finais da CL.

    E não vou traduzir por miúdos, porque não estou para estar a apaparicar mentes lentas.

    ResponderEliminar
  40. Quem pagou ao NEY, para fazer aquele serviço ?

    Responda quem souber

    ResponderEliminar
  41. Haja paciência para os abutres do costume. Já mete mais nojo que os Xistremas.

    ResponderEliminar
  42. Estranho que num momento em que a unidade é fundamental para enfrentar a fase final da época, apareçam alguns com análises descabidas, pondo em causa um homem que tem sido fundamental em tudo de bom que tem acontecido ao longo da época.
    Jesualdo tem feito um grande trabalho em termos futebolísticos e algumas vezes assumiu sozinho a defesa do clube.
    Algumas análises sobre a evolução de alguns jogadores demonstram ignorância ou má-fé.
    O que têm a ver, hoje, jogadores como Sapunaru, Cissoko, Mariano ou Hulk com o que eram aquando da sua chegada ao clube.
    Há um trabalho óbvio do treinador que fez com que, por exemplo, o elo mais fraco desta equipa, os defesas laterais, tivessem sido, nos jogos com o Manchester, um dos pontos mais fortes da equipa.
    Não reparar que Mariano é neste momento um dos jogadores mais importantes na equipa é estranho.
    Insistir com a tese de que Farias é um peso morto, esquecendo que é neste momento o melhor marcador da equipa em provas oficiais com 13 golos, revela preconceito.
    Nesta correcta gestão do plantel feita por Jesualdo, Farias tem sido determinante, não só pela possibilidade de permitir o descanso de titulares, mas pelos golos que tem marcado.
    Devida à impaciência de alguns queimaram-se jogadores como Fabiano, neste momento titular da selecção do Brasil.
    Discussões estéreis é tudo o que não precisamos neste momento em que a equipa de futebol necessita do apoio de todos e em que após 27 anos de sucesso à frente dos destinos do clube, o nosso Presidente inaugura mais uma obra emblemática para o clube.

    ResponderEliminar
  43. Eu só espero que ninguém tenha tomado o meu comentário como uma critica desestabilizadora ao Jesualdo. Nem me habilito a tal senão o Ricardo Costa..... :)

    Lendo tudo que se escreveu, acho que nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
    Jesualdo não é nenhum super, senão não estava no FCPorto, estava no Chelsea ou no Liverpool. Mas também não é nenhum fracasso senão não estava no FCPorto. Estava no Beira Mar ou no Benfica.

    ResponderEliminar
  44. Depois de tanto drama nao posso deixar de vir explicar as minhas criticas...

    primeiro, o Zlainzelinenz capturou exactamente o meu espirito: Eu sou PORTISTA e como tal nao me contento, estou sempre em tudo para ganhar !!

    Eu nem sequer disse que Jesualdo e mau treinador ou que devia sair - pelo contrario estou so a combater aqueles cuja atitude e sempre 8 ou 80, se perdemos culpam o treinador e se ganhamos ele e o maior...

    Discutir nestes blogs e exactamente o que nos faz grandes - olhem para blogs dos lampioes ou lagartos e vem... la so se fala do PORTO... e desculpas, arbitragem, sistema, Pinto da Costa, bla, bla, bla...
    Aqui discute-se o futebol do nosso clube e nao vou entrar pela benfiquice de ser uma ovelhinha "em prol da unidade" - a unidade e feita pelos jogadores, nao encham a cabeca a pensar que voces tem alguma coisa a ver com isso...

    Apoie-se a equipa com toda a forca, mas criticas devem ser sempre bem-vindas (o melhor exemplo de fechar os olhos e nao ver erros obvios foram os lampioes com quique no inicio de epoca, por isso nao quero fazer o mesmo erro...)

    Saudacoes portistas

    ResponderEliminar
  45. Desculpa a minha "mente lenta"...é que os meus termos de comparação são tipos mediocres como: um tal de Gomes, um tipo chamado jardel, um Domingos um Konstandinov e um lisandro. Realmente estão a anos luz de uma pérola como o Farias(depreendo que seja deste que estejas a falar).

    Mais uma vez pergunto onde estavam esta mentes iluminadas depois de guimarães, madrid ou manchester?
    A critica é necessária e bem vinda mas quando reflete estados de epirito de ocasião não passa de histerismo desnecessário.

    Cumprimentos

    Cumprimento

    ResponderEliminar
  46. P.S. Também gostei do elogio ao Octavio "apesar da nódoa de treinador que foi", palavras para quê...quando termo de comparação é esta abécula trauliteira creio que estamos elucidados.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  47. Mais uma vez, o "resto da merda que importaram da américa do sul", é que nos permite estar neste momento no 1º lugar do campeonato, na final da Taça de Portugal e é que nos permitiu acreditar até ao último minuto na passagem às meias-finais da CL.

    O resto, é paleio de caca, de gente que nem sabe distinguir a diferença entre ser titular e ser suplente e pra quem tudo é merda, começando na SAD (e por arrastamento, em Pinto da Costa, seu presidente), prosseguindo em todas as suas contratações (à partida, eram todos maus, Rodriguez e Hulk incluidos, faziam todos parte do contentor), com excepção apenas e só do sacrossanto e infalível...Jesualdo Ferreira, essa entidade divina muito acima do FC Porto, Pinto da Costa e todos os jogadores do FCP.

    ResponderEliminar