09 abril 2009

A cuspidela do Dragão

É notável a capacidade que o Dragão tem de cuspir em tudo aquilo que não presta. Naqueles que já não conseguem arranjar mais argumentos, por mais patéticos que sejam, para denegrir a sua imagem, para relativizar e minimizar os seus êxitos. Para tudo isto o FC Porto tem tido resposta pronta. Como? Ganhando. Convencendo... e em campo. Que é sempre a melhor forma de calar os "anónimos" prontos a meter a cabecinha de fora sempre que têm uma pequenina oportunidade...

Como é que isso se consegue? Com uma enorme capacidade trabalho. Com uma excelente organização a nível técnico, mas também a nível organizativo. Com profissionalismo, com competência.

Com a permanente consciência de que só competindo no limite das forças, suando, sofrendo, sem perder tempo com lambidelas pacóvias e cada vez mais ridiculamente cansativas, se conseguem atingir os títulos e as devidas compensações por eles conquistados.

Sem adormecer acordado, à espera que surja um "Pai Natal" (ou outros seus colaboradores) capaz de produzir o "milagre".

Só assim se torna possível, ano após ano, resistir a várias contrariedades, entre elas a obstinada e permanente campanha anti-FC Porto, uma exaustiva e cansativa luta contra os seus alegados poderes macabros e ocultos (como se tudo o que resta para além do FC Porto no futebol português seja um oásis de rectidão, bons costumes, gente impoluta, incapaz de cometer qualquer batotice, ou de recusar que a façam para seu proveito próprio).

Pelos vistos continua a ser difícil de entender que é nestas batalhas que o FC Porto se sente melhor. É nelas que o clube e a sua cada vez maior massa adepta se inspira e se alimenta para lutar com cada vez mais afinco, em prol de uma causa que para todos eles é cada vez mais nobre: "A Vitória!". Como símbolo de afirmação de personalidade, de prestígio internacional, de cada vez maior capacidade de aglutinação popular, quer em Portugal, quer em países de expressão portuguesa. Não por imposição ou por qualquer obrigação familiar, mas como forma de marcar terreno... porque são indiscutivelmente mais fortes, mais poderosos e, por isso, ganham mais do que os outros.

É disso que o povo gosta: de vencedores!

A jornada europeia de Manchester foi gloriosa, (igual a muitas outras que nos últimos 20 anos o FC Porto tem repetidamente conseguido), deixando orgulhosos os verdadeiros amantes do que de melhor o futebol português é neste momento capaz de produzir. O resto... é "chover no molhado"... é mais do mesmo!

Esta jornada não merecia, por isso, ser despachada para segundas caixas de informação desportiva, dando lugar, em primeira instância, às crises existenciais de alguns habituais protagonistas, num exercício de minimização e de branqueamento que até pode agradar a meia dúzia de "cromos" mas que envergonha todos aqueles que não deixaram de se sentir orgulhosos pelo que viram, não olhando a mais nada que não tenha sido a enorme qualidade da exibição portista e, em especial, a sua permanente "atitude", a tal expressão tão difícil de mastigar!

Também eu me associo a uma cuspidela generalizada contra tanta cegueira! Quer passe ou fique nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, parabéns FC Porto! E obrigado pela noite fantástica de Old Trafford... entre outras, claro!

Paulo Garcia in SicOnline

26 comentários:

  1. Neste perciso momento estou a vêr um resumo alargado do jogo de terça-feira e só me apetece dizer uma coisa:
    - QUE ORGULHO EU TENHO EM SER PORTISTA!!!!!!!

    Nós adeptos do melhor clube do mendo só temos razões para sermos/estarmos orgulhosos do nosso clube que ano após ano pega em treinadores e jogadores que nada eram, que nada tinham ganho e faz deles campeões, verdadeiros craques, icones do futebol internacional e pelo meio vai ganhando titulos atrás de titulos e espantando o mundo inteiro com exibições de gala em qualquer campo de qualquer clube.

    Os nossos adversários (inclui clubes, liga, imprensa e até a UEFA) ainda não perceberam que quanto mais nos calcarem, mais nos tentarem espezinhar mais fortes nos torna-mos e mais nos unimos num único objectivo, que é ganhar, ganhar, ganhar.

    E como diz o Zirtaev e muito bem (aproveito aliás para dizer que o post está excelente, 5 estrelas) ganhar dentro do campo sem ajudas, sem artimanhas, só com a classe dos dirigentes, dos treinadores e dos jogadores.

    SAUDAÇÕES PORTISTAS

    P.S. Sábado vamos lá estar todos no dragão a puxar por mais uma vitória, encortando assim para seis os jogos que nos separam para mais um titulo de campeão nacional.

    P.S.2 Na quarta vamos vaticino eu que vamos empatar 1-1. Eu lá estarei para até ás minhas últimas forças gritar pela equipa dando aminha modesta contribuição para mais uma jornada de glória.

    ResponderEliminar
  2. Tantos elogios, e vindo de quem vem, desconfio que nos querem fazer algo.

    ResponderEliminar
  3. Vou fazer um ponto de situação crucial:

    é fácil elogiar e até os mais inveterados escarafunhosos antiportistas perceberam, alguns confessaram-no mesmo nem que fosse para mostrar um faceta de entendidos e descomprometidos que lhes cai facilmente, que o FC Porto fez das mais extraordinárias exibições (qualidade de jogo, atitude, espírito de conquista) do futebol português na Europa.

    Difícil é, para rivais e mesmo os próprios adeptos portistas, entenderem os momentos complicados sem a inclinação fatal de dizer mal de tudo. Alguns dos maus momentos não aparecem nos bons momentos. São cobardes, muito pior do que serem portistas ou não. A afeição ou filiação clubista é uma coisa, pode ser uma capa, um disfarce, uma máscara para tirar e pôr consoante a conveniência. SA coragem, a ombridade, a honestidade são do carácter interior da pessoa, não se mascara, não se disfarça, não se exibe: percebe-se, reconhece-se; não se desprende, vê-se por dentro.

    Este apontamento é genérico.

    O exemplo de Paulo Garcia pode servir como exemplo: elogiar é fácil, ainda que custoso. Difícil é um jornalista, na sua posição, intervir nos momentos difíceis sem a tentação de dizer mal por dizer. Aí tenho sérias dúvidas, para não dizer algumas certezas, de que este discurso cai à primeira fragilidade. Quem hoje em dia está nas tv's, mais do que em qualquer outro OCS, tem mais obrigação de ser isento, imparcial, impoluto e, assim, nos bons e maus momentos sabe apreciar, quantificar, qualificar e identificar.

    O FC Porto até pode ser campeão nacional, europeu e, queiramos também, mundial. Mas na próxima época, assentada a poeira desta que trás a nebulosa de polémicas imbecis e hediondas da época passada, tudo vai voltar ao mesmo, os campeões da pré-época, as manchetes de merda, os dichotes de coisa nenhuma, os que estão a 4 pontos do 1º lugar mas dizem acreditar e menosprezar quem está atrás deles a 1 ponto como se essa sim fosse uma diferença inultrapassável.

    Este é que é o discurso correcto, generalizado, imbecil e institucionalizado, que voltará à tona quando em jogo estiver um outro título, uma nova competição e mais uns meses de lenga-lenga da treta sobre fora-de-jogo, penáltis, árbitros, sistema e até, porque não, corrupção.

    Para dizer, por fim, que cantos de sereias não me colhem. O mal e o bem estão identificados há muito. E há certos elogios que tomo como de inveja, não de reconhecimento genuino pois cairá ao primeiro tropeção e a tónica do "mais competente, mais organizado, mais trabalador, mais paciente" e tal ficará na memória dos títulos passados como daqui a uns meses serão estes que estão a pouco mais de 30 dias de serem atingidos.

    ResponderEliminar
  4. "que trás a nebulosa"
    perdão, "que traz a nebulosa"

    ResponderEliminar
  5. Querem elogios destes?

    "O que se passou ontem em Old Trafford tem apenas um nome: profissionalismo. É isso que distingue o FC Porto do Benfica. No primeiro, jogadores, equipa técnica e dirigentes vivem 24 horas para o clube. No Benfica (e no Sporting, também), servem-se do clube, não servem o clube.

    No FC Porto, os protagonistas são os jogadores. No Benfica, são meros funcionários. No FC Porto, os jogadores são pagos a peso de ouro, a tempo e horas, e portanto exige-se-lhes uma completa disponibilidade para o trabalho, 100% de empenho, total concentração no essencial – os jogos.

    No Benfica, os jogadores são pagos a peso de ouro, a tempo e horas, mas o nível de exigência é muito diminuto. Passam a vida em apresentações de produtos, em visitas a escolas – de noite e de dia.

    O Benfica tem jogadores e plantel para fazer o que o FC Porto fez ontem Manchester. O problema é que os jogadores do FC Porto “quiseram” ser heróis de Manchester, os jogadores do Benfica não se sabe o que querem. A isso chama-se falta de liderança.

    Quique não é um líder. É um jovem turco que tem um discurso atractivo mas pouco conteúdo. No FC Porto há um plano e uma estratégia. C. Rodriguez, tanto criticado no início da época, é um jogador completamente integrado e a mostrar todo o seu talento. E é também um homem diferente, como o comprova o corte de cabelo – são ingénuos os que pensarem que isso é um pormenor irrelevante.

    Mariano, apesar de ser diariamente crucificado na imprensa, não foi deixado sozinho, foi acompanhado, apoiado e estimulado – veja-se o resultado. No Benfica, os jogadores mal sabem os nomes uns dos outros – apenas estão disponíveis para o clube (quando estão) as duas horas de treino (quando são duas horas).

    Chama-se a isto espírito de grupo e solidariedade de grupo. No FC Porto existe, no Benfica, nem em sonhos.

    Será que isto tem de ser assim? Será que o Benfica tem de ser assim? Será que não há volta a dar a esta cultura de clube? Por mim, não me conformo. Como me dizia ontem um grande benfiquista, bem situado na superestrutura do clube, “o que mais custa é ir ao café e ao restaurante ser gozado e ouvir piadas”.

    Não me conformo de não ter visto ontem o Benfica em Old Trafford. Quero ver as nossas camisolas em Anfield Road e em Camp Nou, no Santiago Bernabéu e em S. Siro, em Stamford Bridge e no Olímpico de Munique. A jogar para ganhar. É essa a nossa história e o nosso destino"

    No "Inferno da Luz", uma coisa habitualmente paranóica que vagueira entre a corrupção do FC Porto (esquecida neste texto) e a corrupção no FC Porto.

    O problema é deles, se não o entendem. Que se desfaçam em elogios da forma que se embebedam com os Reyes de meias-tintas e os Aimares cujo fulgor não volta mais é problema deles. Enquanto o tiverem, jamais verão a luz do esclarecimento.

    O que prova que só o FC Porto a jogar sozinho na Europa, para quem quiser ver, torna as coisas mais claras, porque não há mediocridade de outrém para toldar os espíritos

    ResponderEliminar
  6. Zé Luís andas determinado em dar cabo da moral dos adeptos. :)

    ResponderEliminar
  7. Falando ainda do jogo de terça.

    Não ganhamos é verdade, mas para mim foi talvez o melhor jogo que já vi o FCP fazer não foi perfeito porque podiamos ter marcado mais e aquele erro do bruno era escusado mas ainda assim foi excelente. Sempre defendi o Professor Jesualdo Ferreira, e se há alguem com mérito é ele. Acredito e espero que já tenha renovado, penso que temos um treinador que era bom quando chegou e que agora ainda é melhor e dificilmente encontraremos melhor,temos a oportunidade de o manter por alguns anos e manter este ciclo de vitorias.


    Quanto aos elogios grande parte deles são as chamadas "lagrimas de crocodilo" e dessa gente prefiro que venham os artigos nojentos habituais que motivam a equipa.

    ResponderEliminar
  8. Aristodemos,

    só se os adeptos aceitarem, passivamente, estes elogios.

    o que aconselho é ler e passar à frente.

    não será um elogio assim a fazer a diferença.

    preferia ver um tipo com dois dedos de testa a desmontar o Apito Dourado nas tv's e nos seus blogues (das tv's). Ou desmontar a incompetência com que trataram do caso sebsequente do Verão passado a nível da UEFA.

    elogiar é fácil, repito.

    elogios destes há-os há 25 anos.

    afinal, existiram em 2004 e em 2003. Se tivessem contribuído para alguma coisa...

    alguém sentiu o efeito da "melhor organização, do planeamento, dos melhores jogadores, dirigentes, treinador e adeptos exigentes"?

    não, não serviu para dar lições a ninguém. como este elogio não serve agora.

    quem quisesse que tirasse há muito a conclusão.

    isto é chover no molhado.

    porque quem elogiou os anos de 2003 e 2004 agora anda a dizer que, afinal, bem vistas as coisas, foi graças a fruta e chocolate. E sabe-se lá o que era no passado!...

    Em 2009, com outro tetra, vai-se remontar ao passado construído na base da fruta e do chocolate.

    é ver as reacções de muito adepto ressabiado, agradados com a exibição do Porto, sim senhores, mas os mesmos que, dia sim dia sim, lembram a corrupção de que ouviram falar e os títulos forjados que nunca são os das suas equipas.

    aliás, por isso mesmo é que estive completamente a marimbar-me para as queixinhas dos calimeros na taça da treta. porque estão bem uns para os outros na segunda a circular.

    ResponderEliminar
  9. Quanto mais despertos estivermos menos seremos apanhados desprevenidos. É essa a grande MENSAGEM da equipa, que tem jogado sem desfalecimentos e não é fácil com esta sobrecarga, a pressão permanente, a exigência dos adeptos.

    Rio-me quando falam de uma equipa do FC Porto como se jogasse junta há anos e tenho sempre vincado que esta equipa inexperiente do início da época, mais sub-21 e sub-23 do que qualquer outra de topo europeu, continua a nao ter sequer experiência de um ano de competição a sério. Vai tendo, como foi crescendo a competir. Parece fácil, mas se fosse quem não o faria?

    No campo a conversa da treta não conta. Não contou para o campeão europeu e mundial como não conta para quem não via outro que não CR7 a ser coroado o melhor do mundo e agora toda a gente aponta que se fosse mesmo jogaria mais e melhor... Aliás, os ressabiados que esconderam a sua frustração de não verem o FC Porto levar mais 4 como no Arsenal e no Liverpool, apontam que CR7 está muito em baixo como se fosse possível manter um nível alto por muito tempo - e o FC Porto é capaz, essa é que é a verdade há 25 ou 30 anos, manter um nível muito alto por muito tempo e no que são excepções de más épocas para o FC Porto são a regra para os rivais e nunca dão esse devido desconto quando lhes calha, em conjugação de astros invulgar, festejar uma boa época a que nunca falta a cobertura da APAF.

    Por falar em APAF, quem é o árbitro novato que vai estrear-se em jogos com os grandes? Marco Ferreira, no Benfica-Académica. Porreiro, pá. Por muitos defeitos que se apontem às nomeações, adianta alguma coisa?

    Até já há quem se preocupe se os clubes vão correr com o taberneiro da Liga e, por arrasto, com as senhoras da limpeza na arbitragem e na disciplina. Essa é a preocupação dos ingénuos queirós...

    ResponderEliminar
  10. E o que dizer dos jogadores do Estrela da Amadora?

    Depois do forrobodó ao estilo estudantil: «Não treinamos! Não treinamos! Não treinamos! Não treinamos! Enquanto não nos pagarem, não treinamos» antes do jogo com o benfica, agora, mesmo sem receber cheta nenhuma, já voltaram aos treinos.

    Não estou contra treinarem, mas porque não treinaram antes do jogo com o benfica?

    A transparência e a verdade desportiva em todo o seu esplendor.

    Estaremos perante mais um 'Amadoragate'?

    ResponderEliminar
  11. Em declarações ao jornal AS no final da goleada ao Bayern (4-0), o número 6 do Barça enfatiza o bom momento da equipa, mas adverte que ainda há muito a fazer. «Tantos elogios são injustificados. Ainda não ganhámos nada, apenas fizemos um grande jogo, nada mais», declarou o jogador.

    Para o jovem médio, o resultado da primeira mão dos quartos-de-final, apesar de satisfatório, não garante nada caso o Barça vá a «dormir» ao Arena de Munique. «Não nos fiamos, ainda faltam noventa minutos. Temos experiência de ir a outros campos em eliminatórias e passarem-nos por cima. O resultado com o Bayern foi perfeito, o jogo também, desfrutamos, mas temos que ir a Munique ganhar».

    Xavi, o melhor jogador do Euro-2008

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que existe um Zé Luís para avisar a malta para colocar os pés no chão.

    Por isso não comentei, porque se o tivesse feito na noite do jogo, seria provavelmente para gritar que iríamos à final.

    O trabalho está a ser bem feito por aquele que foi o mais criticado de todos os treinadores que passaram nos últimos anos no FCP. É isso que muitos dos que agora choram de alegria mas que ontem não entendiam que para tudo é preciso tempo têm de perceber. Porque essa euforia de quem ainda não ganhou nada, não é coisa para Dragões.

    Agora temos de vencer o Estrela, com ou sem grande exibição, com ou sem "Amadora-Gate".

    Para a semana, voltaremos à CL. Com passagem ou não às meias finais, fica a certeza da excelência do trabalho do Professor, com uma equipa de miudos.

    Os elogios dos galinholas, deixo para eles - que se engasguem com a evidência da sua mediocridade. Que metam muitos jogos a preto e branco na sua "televisãozinha". Que não aprendam nada com a nossa superioridade. Que continuem a intoxicar a opinião pública com as histórias do sistema. Que morram enquanto clube.

    A nós compete-nos gritar bem alto FC PORTO, antes e durante o jogo. "Parabenizar" no final, mas rapidamente entender que ainda não ganhamos nada. Apenas provamos - se é que ainda tem de ser provado - que somos o único Clube de Portugal que não envergonha no relvado da Europa.

    O fogo de artificio, esse, guardemos para mais tarde. Seguramente que o iremos usar. Não hajam pressas.


    FORÇA FC PORTO

    ResponderEliminar
  13. Estou solidário com quem pensa que erra quem julga está tudo consumado, os elogios vindos de muitos que vem são elegias fúnebres para adormecer tansos...Não ganhamos nada! Temos de continuar a pensar que não conseguimos conquistar um cêntimo sequer se nos colocarmos na posição em que "eles" se costumam colocar, que é, na presunção de que são os melhores e os maiores e quando dão por ela, estão completamente ultrapassados!
    Sejamos objectivos, serenos, confiantes mas inteligentes!

    ResponderEliminar
  14. Grande PORTO! Na próxima 4ª espero assistir à passagem às meias-finais! Por muito optimista que seja não acreditava que fosse possível repetir 2004 tão cedo, no entanto, e apesar de nada termos ganho, já se vê Roma no horizonte.

    Quanto a estes cristãos-novos, não acredito numa palavra. Como diz o Zé Luís, em Agosto quando apresentarem mais um dream team voltam a falar dos Calheiros e das frutas...

    Abraço
    AJ

    ResponderEliminar
  15. Meus caros, nem 8 nem 80.

    Ha 3 dias atras, estava aqui a dizer que o momento da equipa era bom, que o Cissokho dava um equilibrio ao qual a subida de produçao do Sapunaru nao é certamente alheio e que o tal "toquezinho" no flanco direito (que se nota mais em casa ou contra equipas fechadas) veio dar o que faltava à equipa. Para isso contribuiu e muito também a subida de produçao do Mariano (nos jogos para o campeonato).

    Foi precisamente isto que vimos em Manchester.

    O momento da equipa e a qualidade do onze base fazia-nos pensar num bom resultado. Podia ter sido melhor, mas a exibiçao foi condizente com a qualidade da equipa.

    O que aconteceu em Manchester nao foi nenhuma surpresa. Foi o corolario daquilo que aqui discutimos durante 9 meses. Das mudanças aplicadas pelo treinador (algumas quase forçadas) e pelo crescimento e confiança que os jogadores demonstraram, graças a quem acreditou neles.

    Continuo a achar que a equipa é demasiado verde e que ha falhas naturais. Nem todos os jogadores reajem da mesma maneira e ha jogos em que a bola queima, porque a bagagem de experiencia nao é suficiente para aguentar com tudo. Viu-se isso com o Benfica.

    Também é facil verificar que o golo do Farias em Guimaraes muito dificilmente aconteceria na Champions.

    Continuo a achar de Jesualdo o que sempre achei, que é um bom treinador. Teve o mérito de fazer uma equipa do nada. Ora nao ha nada mais complicado para ser feito. Mas o Porto deu-lhe condiçoes para isso. Se nao fosse a estrutura do Porto Clube, nao teria vingado e o Jesualdo que vemos hoje é muito diferente do de ha 3 anos.

    Foi a estrutura do clube e a qualidade dos dois argentinos do costume que provocaram o milagre em Kiev. Isso, e o colocar o Hulk em campo ainda que mais uma vez a pedido e so na 2a parte. Isto quando o treinador tinha demonstrado um total desnorte, que era até paradoxal, dadas as suas convicçoes.

    Nao endeuso ninguém, nem mesmo o Hulk, que ainda tem muito para evoluir, merce da inexperiencia europeia. Gosto do discurso que apresenta. Ve-se que tem capacidade para absorver o que lhe ensinam ao contrario de uns mimados que ja passaram pelo clube.

    Eu julgo que o exultar no final do jogo de Manchester se deveu principalmente à forma como aconteceram os dois ultimos golos do jogo. Foi um renascer das cinzas de uma equipa que tinha ingloriamente sofrido um golo que indicava uma derrota mais do que injusta.

    Eu penso que os Portistas teem os pés bem acentes na terra. Mas a vida é feita de sonhos. E os Portistas ja viram este filme mais que uma vez.

    Continuo a achar que temos todas as condiçoes para passar, principalmente porque estou ciente (daquilo que vi) que a defesa do United nao tem arcaboiço, nem rins, nem velocidade para os tres gajos que temos na frente.

    O resto sao fait-divers dos jornaleiros do costume. Pura e simplesmente nao lhe ligo. Nao teem nada para ensinar a ninguém. Sao como aqueles alunos que tiram negativas o ano todo e la pelo meio tiram um 52%. Iluminados.

    ResponderEliminar
  16. Agora que é interessante ver a falta de "espinha dorsal", la isso é.

    Vamos ver o que se diz daqui para a frente.

    ResponderEliminar
  17. Soren disse:
    «Também é facil verificar que o golo do Farias em Guimaraes muito dificilmente aconteceria na Champions.»

    Estes foram no último fim-de-semana:

    http://futebol.videos.sapo.pt/JqRLs0p9yaPBafHSzJnr

    http://videos.sapo.pt/sz1rTnr9gaFoZmOh1qzJ

    http://videos.sapo.pt/yzMk3pRDIN8vrwIo3GqH

    Este foi na Champions:

    http://videos.sapo.pt/5aYpRZDIjRDFQoYMKUfb

    Afinal os jogadores do Man Utd são humanos. :)

    ResponderEliminar
  18. Apesar da fé inabalável que tenho na eliminação do United, mantenho-me numa postura muito cautelosa em relação a esta eliminatória por uma razão simples. O United, com os tomates apertados, vai ter de fazer das tripas coração para passar a eliminatória. Vai-nos cair em cima com tudo o que tem, e tudo o que eles tem é 12 vezes superior ao nosso. Pelo menos é essa a diferença orçamental.

    Se o FCPorto conseguir mesmo superar os bifes, continuarão a haver umas cortinas muito escuras a tapar o tal horizonte do Alberto João, onde já se vê Roma. É que ao Barça, bastaram 45 minutos para aniquilar o Bayern de Munique e ao Chelsea, pouco mais para reduzir o Liverpool à insignificância.

    Nós não nos podemos esquecer de que, para todos os efeitos, apanhamos o Manchester numa fase relativamente insegura em termos emocionais e exibicionais, com resultados pobres e com uma massa adepta a pedir muitas satisfações ao manager pelas dezenas de blogs do clube. Só que de repente, quando menos se espera ou quando a fome aperta, pode vir ao de cima o enorme talento daquele plantel e chegarem ao Dragão e limpar-nos o sebo como se de um treino se tratasse.

    Muita calminha portanto...

    ResponderEliminar
  19. Aristodemos:
    "Muito dificilmente" :)

    E esse golo do Alborg é bem diferente do de Guimaraes. Claro que os gajos sao humanos. Tal como o Bruno Alves.

    Miguel Canada, sem embandeirar em arco, nao acho que a diferença seja assim tao abissal. E ser humilde nao significa que nao acreditemos nas nossas capacidades.

    Temos equipa para lhes ganhar. Ja o provamos. Confiança, sorte, humildade e jogar nos limites. Que ninguém se lesione este fim de semana e vamos com raça para cima deles.

    ResponderEliminar
  20. Acho que temos plantel para os aguentar. Só espero que esta euforia toda não afecte os jogadores. Se antes do jogo de Manchester era tipo "Olha vamos lá fazer o nosso melhor e ver o que sai.". Agora têm a pressão de todo o mundo que quer ver o Man Utd fora e o Porto na final com o Barça.

    Força Porto! Ganhar ao estrela é prioritário!

    ResponderEliminar
  21. Fo**-se ao ler alguns comentários pensei que estava no jornalito Record pejado de opiniões dessas, quanto à euforia, (dizem eles) que nós portistas estamos a sentir depois daquela noite de manchester. Mas qual é o problema de festejar, de estar super satisfeito, de fazer prognósticos e ter uma grande fé que vamos seguir em frente ?, qual é o problema ?, acham que é por estarmos supostamente eufóricos que corremos o risco de não seguirmos em frente ?, Zé Luís com todo o respeito, estamos cá entre portistas, eu não venho aqui escrever para ser simpático com ninguém, nem malcriado, escrevo o que me vai na alma e já me basta ir aos outros sítios (zerozero, maisfutebol ou aos desportivos) para levar com opiniões parecidas vindas daqueles que desesperam por estarem no nosso lugar. O comum adepto (como eu sou) tem todo o direito de aproveitar uma das melhores exibições que vi no FCP nos últimos anos para sentir alguma coisa por dentro ou não ? A equipa em si é que tem de estar imune aos efeitos de uma euforia desregrada, mas para isso estão lá profissionais na equipa técnica e dirigente para controlar essa situação. Agora nós podemos ainda hoje (afinal passaram só 3 dias) sentir aquele prazer de sermos adeptos daquela equipa que deu um banho de bola ao mundo, não foi ao manchester, foi ao mundo inteiro. Claro que já descemos à terra e eu já estou ansioso por amanhã com o Estrela, quero ser campeão nacional primeiro e depois logo se vê na champions, mas lá que estou com a corda toda estou e se alguma coisa correr mal na quarta, pois não virá mal maior ao mundo, isto é tudo gente crescida. Abraços e Páscoas felizes a todos.
    PS já agora quem puder que vá ao Dragão receber as 2 taças que nunca mais chegavam à vitrine do Dragão (com sorte ainda conseguimos ver isso pela TV)

    ResponderEliminar
  22. Já passaram 3 dias, a euforia já se esbateu um pouco, pelo que já se pode fazer uma análise mais racional ao que se passou em Manchester e quer se queira quer não, mesmo para o mais exigente dos portistas, não podemos de deixar de reconhecer que o Porto efectuou uma das mais brilhantes exibições de que há memória. Não foi em casa, não foi contra uma equipa qualquer. Podem dizer que o Manchester não está a atravessar uma fase muito boa, mas não é por isso que deixa de ser uma das maiores equipas do Mundo. Depois, não foi uma exibição qualquer, sofrida, com sorte, não, o Porto fez uma demonstração de personalidade, de autoridade absolutamente inigualável.

    Claro que nada está ganho, a eliminatória está apenas a meio e, uma equipa como a ingleza tem capacidade para vencer no Dragão, não tenhamos disso dúvidas, mas ninguém jamais apagará a exibição de terça-feira.

    Não creio que a equipa do Porto entre em euforias, embora tenha alguns jovens que muito naturalmente terão subido às nuvens a seguir ao jogo de Manchester, também há por ali gente já com experiência suficiente para saber como lidar com estes momentos. Além do mais, tenho uma enorme confiança na sabedoria do Prof Jesualdo para gerir toda essa pressão.

    Agora pensemos no Estrela da Amadora, que é preciso derrotar, poupando alguns jogadores. É pena o Tomás Costa não poder jogar, para permitir dar algum descanço ao Lucho ou ao Meireles, bem o merecem, mas mais uma vez, tenho, como sempre tive, mesmo nos momentos dificeis de inicio de época, uma grande confiança no modo como o Prof Jesualdo resolve estes problemas.

    ResponderEliminar
  23. Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record, Automotor, Máxima, Pcguia, Rotas e destinos e Semana informatica devem ser excluídos por todos aqueles portistas que os consomem.

    ResponderEliminar