28 abril 2009

Nem querem “ouvir” Jesualdo nem “ver” o FC Porto

Sobre opiniões que nem sempre se perdem no ar e programas desportivos até fartar…

Foi um diálogo de surdos para ceguinho ver o que se passou na semana passada a propósito das queixas, justas, do FC Porto sobre a lesão de Hulk. Perseguido de forma infame em Guimarães, numa caça ao homem que nem o Sócrates se pode gabar, Hulk acabou lesionado na Amadora para o resto da época. Nem é coincidência que, do Berço à Reboleira, o Xistra tenha sido o mesmo e o pacóvio Luís Guilherme - de volta à APAF protagonista de certos campeonatos, sem fazer diferença para o inefável e invisível Vítor Pereira que lhe sucedeu no CA da Liga, ambos com o discurso de “só 5% de erros” da arbitragem com influência nos resultados – apareça ainda a falar da coragem dos árbitros: estes mostram autoridade e amarelos por alguma infracção “formal” como protestar ou atirar a bola para longe, enquanto o gestor de serviço deixa na gaveta o anúncio de início de época de que os jogadores mais talentosos são para preservar – ou então as pessoas, não gostando, deixam de ir ao estádio, como ironicamente preconizou…

Sócrates pode ser notícia na TVI que lhe oferece só à 6ª feira um registo pouco cómodo mas implacavelmente factual a que não está habituado por na generalidade das rádios e nas outras estações televisivas ser praticamente sempre o seu nome que aparece pronunciado em primeiro lugar nas diversas notícias, invariavelmente simpáticas para o PM. Como se não bastasse uma catrefada de ministros na inauguração de um hospital privado de 100 milhões de euros em Lisboa, há meses, agora o nosso primeiro dá-se ao luxo de botar faladura, e em directo na RTP-N, na abertura de um hotel de 4 estrelas em Lagos. Mas ele é que está certo, a vitimização esconde a propaganda e mais vale aparecer do que não ser visto por forma a intoxicar a opinião pública.

Ao contrário, Hulk fez todo o mundo falar dele, até Alex Ferguson. Se Lucho é ainda o melhor jogador do campeonato desde há 4 anos que cá está (e já se nota a ausência da sua lucidez e precisão, além da omnipresença e até o acorrer a todo o lado quando os adeptos diziam estar em baixo fisicamente), Hulk foi a bomba-revelação da época: depois dos epítetos menos agradáveis do início, arrebatou até os mais renitentes apreciadores da bola. A fama também dá nisto, porque se não há maneira de o travar pois dá-se-lhe de qualquer maneira, nem que no final, como Cajuda, se elogie o moço: “É qualquer coisa de extraordinário, o rapaz”. Incrível foi como escapou às ceifeiras-debulhadoras de Guimarães.

Não bastou o que se ia vendo, jogo a jogo, com serventes de pedreiro a ver quem batia mais e melhor. Com a lesão consumada, numa entrada tardia e ainda imune a amarelo, Jesualdo chamou a atenção, num registo cordato como sempre, tal como tem falado de outras falhas dos árbitros, pontualmente, como alerta, com sentido construtivo, apesar do alarme a que só os inconscientes não dão conta. A Imprensa da especialidade achou por bem tornar-se destrutiva em vez de desportiva. Todos falam que é preciso proteger os artistas, mas na hora certa nem todos os artistas merecem a mesma atenção. Num só jornal, na semana passada, li três opiniões a desdizerem Jesualdo, nenhuma decente, qualquer uma demente, como se o que foi dito pelo treinador do FC Porto não merecesse a mais unânime opinião de quem saiba ver as coisas.

Exemplos leoninos
Para melhorar o ambiente, o recalcitrante Paulo Bento que se tornou no primeiro expulso que não cumpriu castigo mas a Imprensa do regime nem tugiu nem mugiu, achou-se na justeza de considerar que, se devem proteger-se os melhores, por oposição, pensa ele na sua pequenina cabecinha, teriam de partir-se pernas aos piores? Não seria mal pensado, helàs!, se lembrarmos Grimi a ceifar duas vezes Quaresma em cinco minutos na final da Taça, por exemplo, ou as entradas de Derlei de soleira levantada para algo que mexa, sem esquecer o fabuloso Pedro Silva que passou os jogos do Dragão e de Guimarães sem sequer ver amarelo…

Bento é muito patrioteiro, decerto, porque quer demonstrar em casa que quanto mais se bate mais se deve gostar, à boa maneira do regime em vigor e da imutável centralidade lisbonense de dar exemplos ao País. Algo a que quis poupar os seus moçoilos de rija têmpera para serem cordeirinhos para imolar diante do fogo bávaro e o 1-12 não deixou dúvidas de que os leõezinhos de trazer por casa conhecem as distâncias nos comedimentos e nos cometimentos inaceitáveis para o rigor dos árbitros estrangeiros.

Esta discussão faz remontar, ainda, à época passada a alegada brutalidade de Bruno Alves, quando se escondiam as entradas descuidadas de Luisão ou as repetidas infracções de Polga, como antes dele Tonel e ainda hoje Caneira. Depois, enquanto se discutiu porque razão Bruno Alves tinha só um amarelo na Liga, Quaresma era o portista com mais cartões: sete. Da mesma forma, este ano, Lisandro viu amarelo em quatro das seis primeiras jornadas e ele e Hulk lá tiveram de, depois de derrubados um sem-número de vezes, cumprir castigo por acumulação de cartões.

Até parece que o nosso campeonato abunda em grandes jogadores como se não fosse da mais prudente noção apriorística evitar o que se tem agravado: jogo às pernas dos adversários. É claro que Paulo Bento tem poucos exemplos na sua equipa, salvo Liedson, e se Guimarães mostrou Hulk a levar porrada de criar bicho, também revelou o trauliteiro Derlei no esplendor de toda a época. Com a enormidade de o futebol fantástico e invulgar de Hulk quase merecer desprezo, mas o caceteiro Derlei ter uma plêiade de basbaques a pedir que jogue mais um ano.

Estas são as diferenças. Notórias.

Nem de propósito, quer na rádio (“Grandes Adeptos” da A1) quer na SIC-N e TVI24, ontem à noite, começou-se praticamente por aí. E o que disse Jesualdo deve ter sido de tal forma incompreensível que Luís Marçal, na SIC-N, “interpretou” como se Bento tivesse entendido como “pressão sobre os árbitros” o que dissera Jesualdo. O pivot, como é costume, nem entendeu um nem outro, enfim…

Na TVI24, as imagens que passavam de violência gratuita em campo não era de Nuno Gomes ou Carlos Martins a atingir Sapunaru, ou da perseguição incrível a Hulk. Foram faltas feias dos pacenses a Moutinho e Liedson, na Mata Real… Noutro registo completamente anacrónico, antes da apoplexia que parece ir atacar o dr. Eduardo Barroso, este lembrou-se de pegar pela falta marcada fora do sítio e que quase deu no final o empate ao E. Amadora em Alvalade. Indignado, como sempre em seu desfavor, o “famoso” adepto leonino falava da “equipa do Sporting desposicionada”, como se uma vez, em Alvalade, o Sporting não tivesse chegado ao 1-1 com o FC Porto não só num penálti falso, mas a partir de um lançamento lateral de Rui Jorge sem que o árbitro Lucílio Baptista tivesse alertado a equipa portista para o recomeço da partida após interrupção por lesão de JVP (2004).

Para acrescentar à oratória, a TVI24 trouxe mais barulho ao éter. Novo programa, como os outros, para bater na arbitragem. Mais um. Igual a todos. Jesualdo criticou o modelo e bem. Os profissionais da maledicência não gostaram, o Maisfutebol gozou com a cena e propôs que Jesualdo encontrasse um formato para se falar futebol a bem, que os da arte da comunicação não têm engenho nem para uma sondagem: acontece nesse site agora mesmo e só para conclusão capciosa pelo envenenamento das possibilidades de resposta, sobre se a Taça deve sair do Jamor, não dando como alternativa a prosaica hipótese de duas equipas distantes poderem jogá-la não só mais perto da sua região – o provinciano Rui Santos, que tem o gosto por se meter à estrada quanto Scolari tinha, acha que 300 quilómetros de distância (ele não conta ida e volta…) não é nada – mas até num estádio com mais lugares e indiscutivelmente melhores condições, além de merecerem a graça de alguma utilidade desde o Euro-2004…

Coincidências de mau gosto
Pois se não gostam de “ouvir” Jesualdo, não gostam de “ver” o FC Porto. É tão coincidente o “corajoso” Xistra estar nos dois jogos de caça ao Hulk como o Domingo Desportivo começar as duas últimas edições a falar do jogo do Benfica, o 3º classificado a 8 pontos do primeiro que jogara, em ambas as ocasiões, imediatamente antes. Estas são daquelas ocasiões imperdíveis para confundir um neófito chegado a Portugal e não sabe quem é o campeão e o líder do campeonato. Mais: os noticiários da noite, nestes domingos, abriram com o Benfica, grande motivo de orgulho para os seus apaniguados que se revêem na importância conferida à sua equipa onde, aparentemente, se desfruta agora de uma estabilidade mecânica e orgânica por motivos alheios à vontade do seu técnico, dizem.

Não é dizer mal, mas quem agora tanto elogia R. Amorim e C. Martins no eixo do meio-campo foi iluminado, há meses atrás, por achar Katsouranis inamovível, Yebdá uma revelação que enchia o campo e até juro que ouvi loas a Binya, dito pelas mesmíssimas pessoas que povoam os mesmíssimos espaços desportivos televisivos que entram tanto pela idiotice e sem-vergonha como se as palavras se perdessem no ar, como entram pela noite dentro e horas impróprias qual espectáculo musical infantil na TVI domingueira!

Se é por estes exemplos de “falar do jogo”, com jornalistas à procura das melhores imagens como o outro às voltas com as novas tecnologias para erradicar o erro dos resultados e poupar 40 anos de travessia do deserto qual Moisés e os judeus, quem se tem fartado destes programas tem a razão que Einstein anunciou: a estupidez humana não tem limites.

p.s. – o destaque, absurdo, dado ao futebol nos meios TV/Rádio ainda na semana passada era motivo de comentários de ouvintes que se dirigiram ao provedor da Antena Um. Nas RTP do regime, não há noticiário sem novidades do treino do dia e até conferências de Imprensa banais em directo. Os dois últimos jogos do Benfica também tiveram Quique em directo nas salas de Imprensa. Nada como alhearmo-nos da realidade que uma empresa de marketing alemã divulgou para espanto, ou nojo, da Imprensa do regime luso: só há 4,7 milhões de “interessados” em futebol em Portugal, dos 15 aos 69 anos, muito menos do que é suposto pensar que interesse à totalidade da população. Obviamente, causou estupor o facto de, nessa base, que me parece certa e lúcida mas muitos desconfiam como desconhecendo a realidade em que vivem, o Benfica ter apenas 2,2 milhões de adeptos e o FC Porto com mais do que o Sporting (1,3 contra 1,2 milhões). Mas a muitos ou poucos, com papas e bolos se enganam os tolos.

67 comentários:

  1. Quanto mais falarmos que somos injusticados pela CS mais gozo lhes vamos dar para agirem de tal forma.
    Quando era puto e ia ver o FCP a um tasco era eu contra o mundo,mas agora é completamente diferente um FCP vs benfas num tasco mais parece estar a ver o jogo no Dragão,os putos são o futuro e os putos já são nossos e eles vão ter o poder economico e vão ocupar os cargos de chefia que por exemplo vão permitir despedir estes palhaços.
    O futuro só tem uma cor AZUL E BRANCO

    ResponderEliminar
  2. Fiquei sem perceber se o post era sobre o Porto ou sobre o Sócrates.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da imagem da "lavagem" a sair do aparelho de TV, para alimentar os porcos pequenos e grandes, deste Portugal!...
    temos que cerrar fileiras nos próximos três jogos que faltam, o último, damos de brinde à Cambada!...É mais uma cabazada de Lavagem!...

    ResponderEliminar
  4. Com o devido respeito pelo carácter temático deste blogue e com a maioria das intervenções dos autores e comentaristas, só gostava de saber é, em que compartimento cívico os portistas colocam o problema desta infindável campanha anti-Futebol Clube do Porto: político ou meramente desportivo?

    E se for político, se acham se há algum partido político capaz, e com coragem para resolver o nosso problema. Se acham que o problema é meramente desportivo, por favor expliquem como podemos resolvê-lo. Sem fantasias.

    Vamos continuar apenas a constatar os factos, ou não? Será suficiente? Não nos iremos cansar de tanta razão de queixa? Sabem há quantos anos andamos nisto?

    Convém lembrar que Pinto da Costa não pode resolver tudo sozinho...

    Fica à vossa apreciação

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. Um dia destes aproveitei para agradecer a essa gente toda o serviço que prestam ao FCP, por achar que estes arremessos, omissões e invenções sobre o FCP têem servido para dar mais pica às nossas vitórias. Mas valha a verdade que é irritante e até perverso assistir todos os dias a esta palhaçada. Das pessoas eu já nem comento porque estão todos identificados, principalmente na TV. Mas ainda ontem no telejornal da RTP 1, canal público portanto, estive atento à parte final e às notícias do desporto, o orelhudo debitou o seguinte: o benf... venceu o maritimo e bla, blá, blá, depois pensei eu e esperei pelo resumo do FCP-Setúbal no qual consolidamos a liderança !!! mas não, o que veio a seguir foi imagine-se o despedimento do klinsman do Bayern e do FCP absolutamente nada. Este é só um exemplo de omissão e rebaixamento ao FCP e não me venham com a história do marketing e das audiências. Puta que os pariu a todos e vamos ganhar mais este campeonato para desgosto de toda essa corja jornaleira.
    Já agora Zé Luis, não me leve a mal mas o seu texto é demasiado longo, por mais conteúdo que tenha é um autêntico testamento.

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui, é difícil dar uma resposta...Para mim é um problema de integridade pessoal, logo é uma questão política que tem enorme visibilidade pela ligação ao desportivo, mas dado que o Futebol é considerado pertencer ao domínio do irracional, tudo o que nessa área se faz é desculpado por essa espécie cortina de fumo muito conveniente...Veja-se a histeria de alguém que seria suposto ser uma pessoa contida, serena, como é o caso de um "certo" cirurgião...Mas não, o homem até se espuma na Televisão em directo, troca os pés pelas mãos e dá um verdadeiro espectáculo de possessão estúpida!...Pelos vistos, foi o único que se levou mesmo a sério e envergou um fato negro no dia do jogo em Alvalade como ele propunha que todos os outros fizessem. Ridículo. Ninguém o leva a sério...Mas é perigoso, porque é gente influente.

    ResponderEliminar
  7. - Tenham paciência, pois temos dois jogadores no Sporting, mais dia menos dia, acontecerá o que aconteceu ao vosso Hulk, estou a falar do J Moutinho e do Liedson!! Não há jogo que não levem pancadaria!!!

    - Tenham paciência, porque quando calhar a mim também hei-de ter!!!

    ResponderEliminar
  8. "Fiquei sem perceber se o post era sobre o Porto ou sobre o Sócrates".

    Aristodemos, é sobre diferenças de tratamento, próprias de uma sociedade "desigual", com acesso aos meios informativos desigual, com destaques desproporcionados em relação ao seu mérito, etc., etc., etc.

    O Rui Valente deu uma achega para se perceber a diferença. O Meirelesportuense também. Há diferenças. As mesmas diferenças entre a indignidade estranha com que se comenta o caso Freeport e a caça ao homem registada no Apito Dourado.

    Pensava eu que o Aristodemos distinguiria casos destes.

    E o facto de aqui resumir umas incidências cómico-televisivas não são queixinhas, como alguns apelidam.

    Apontar factos, para não caírem no esquecimento e, quiçá, alertarem algumas consciências mal despertas, é o que resulta de se escreverem para serem discutidos.

    E sempre se dão algumas dicas para os mais distraídos, os mesmos que tanto podem esquecer lances idênticos aos que se comentam na hora, como anunciar verdades que não o são.

    Ainda ontem, a propósito do Jamor, um vetusto comentador na A1, Alfredo Barroso, era contrário à final fora do Taça do Jamor. Até argumentou com Madrid, como se em Espanha as finais de Taça tivessem local fixo, porque não têm de facto.

    De resto, por fim, não há como vincarmos as nossas opiniões, sob pena de prevalecerem as outras que por sinal não gostamos e raramente são justas ou identificadas com a realidade.

    ResponderEliminar
  9. Gomez, a observação é pertinente, embora Liedson também seja useiro e vezeiro nalgumas pancadas e ainda esta época teve uma entrada assassina contra... Helton, em Alvalade.

    De resto, creio que poucos se insurgiram contra os motivos que levaram à lesão de Hulk.

    Que não é um fenómeno isolado, fruto do acaso. Tem-se registado um agravamento destas situações, com entradas feias. Mas normalmente só se fala de Bruno Alves, que pode ter um excesso como já teve, mas tomara muitos entrarem forte mas leal e limpo como Bruno Alves -mas a má fama é dele.

    De resto, se há equipa que nos jogos grandes bate forte e feio é o Sporting.

    Nem de propósito, para perceber-se a "insensibilidade" de Paulo Bento, andei hoje a rever jornais antigos e descobri, em O Jogo de Novembro de 1990:

    O jogador mais indisciplinado da Liga, nas primeiras 10 jornadas de 1990-91, era um médio do E. Amadora. Com 6 cartões amarelos e 1 vermelho, esse jogador era... PAULO BENTO.

    ResponderEliminar
  10. E no Marítimo, o árbitro é ... João(pode ser ) Ferreira.
    Um artista...

    ResponderEliminar
  11. Zé Luís,
    Ninguém mais do que nós portistas, tem motivos para contrapôr factos às perfídias que nos movem. Até aí, tudo bem. Mas será suficiente?
    Temo que esta nossa "resignação" esteja a parasitar à boleia dos sucessos que, apesar das sacanices, continuamos a conquistar. Temo que um dia que esses sucessos sucumbam (eventualmente) às conspirações, os portistas se virem uns contra os outros e contra o próprio Pinto da Costa. E nesse dia (oxalá nunca ocorra)não podemos dizer que fizemos tudo enquanto cidadãos de pleno direito, para ajudar o nosso clube.
    Já escrevi várias vezes, que até as claques podiam ter um papel construtivo nessa matéria,porque têm visibilidade, e limitam-se a fazer o mesmo que faziam à 10 anos atrás. Há que inovar e o momento, mais do que nunca, exige-o, porque o clube precisa dos cidadãos!

    ResponderEliminar
  12. "Nem de propósito, para perceber-se a "insensibilidade" de Paulo Bento, andei hoje a rever jornais antigos e descobri, em O Jogo de Novembro de 1990:

    O jogador mais indisciplinado da Liga, nas primeiras 10 jornadas de 1990-91, era um médio do E. Amadora. Com 6 cartões amarelos e 1 vermelho, esse jogador era... PAULO BENTO."

    Zé Luís, sem a sua permissão, copiei esta parte do seu comentário e coloquei-a no blog do Sr. António Boronha.

    não citei a autoria mas coloquei entre aspas, dizendo ser retirada de um outro blog.

    caso discorde do que fiz apagarei o comentário.

    obrigado

    ResponderEliminar
  13. Caro MeirelesPortuense,

    Nem imagina a repugnancia que os comentários desse cirurgião me suscitam.
    Mais do que isso, é constatar que o Pôncio Monteiro é praticamente abafado pelos dois adversários do "debate" e pelo próprio moderador. Mas eles fazem o que querem, e ponto. A «casa» é toda deles, como é visível.Estão em Lisboa, estão no «país».

    Pôncio Monteiro, talvez por questões de saúde, já não tem a garra de outrora, e é completamente cilindrado pelo teor sectário do programa.

    Que aquela gente é influente já o sabemos, mas tem de deixar de o ser.

    Sílvios Cervans, Fernandos Searas, Hermínios Loureiros e todos os outros ligados à política, deviam ser remetidos para o seu poleiro de eleição: ou futebol, ou política, os dois é que não pode ser! Se querem aproximar-se do povo, então que escolham outra via que não a do futebol, porque essa só os afasta dele.

    Qualquer dia vamos ver como reagiremos se começarmos a ver juízes do Supremo, ou Procuradores, a participarem em programas desportivos...

    Porque aceitamos nós estas aberrações? Em nome de quê?

    ResponderEliminar
  14. Rui Valente, percebo o ponto. Só que, de momento, que outra "contribuição" posso eu, podemos nós, dar? Por mim, escrevendo. Para já, por aqui.

    Eu acho é que o sentido de participação pode ser maior, mas isso depende do feedback que recebemos. Amiúde noto que há poucos comentários, mas isso é um problema dos outros, não meu. Entendo ajudar com factos e estórias e interpretar as "infelizmências" deste futebolzirto da gente, acompanhem-me alguns adeptos ou não. Quando me fartar, vou embora.

    Se poderia alargar-se este nível de participação? Talvez, mas isso depende das pessoas. Constato, mais uma vez, que os demenciais adeptos rivais participam muito mais, com as patranhas do costume, nos blogs que lhes interessam, o que não me choca em nada.~

    Se o amigo Rui Valente tem alguma ideia - e a influência da claque já não é comigo, embora considere que podiam aprender mais alguma coisa e, pela sua notória visibilidade, dar outros sinais de defesa e luta pelo FC Porto; mas também acho que a organização ds jogos podia ser melhor, mais atractiva e participativa, mas não trabalho no clube nem me pagam para ter ideias e esse contributo - então diga-me.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. Nobigdeal, não me repugna, é só ver se está no contexto de algum post de antónio boronha.

    Aliás, é um blog que aprecio muito e por isso lá deixo algumas considerações, de vez em quando.

    Mas reparei que no seu mui isento blog, na medida em que possa ser isento nestas matérias e o autor não escondeu a sua preferência leonina, antónio boronha não tocou no tema de hulk, nem nas declarações de paulo bento a reagir a jesualdo.

    Bom proveito.

    ResponderEliminar
  16. Estive a ver os árbitros do fds.

    Era expectável. Esperemos que o João "encomendado" Ferreira não deixe bater em tudo o que mexe, como permitiu ao Sporting no Dragão.

    Creio que até foi o árbitro da época passada lá nos Barreiros, ou foi quando ganhámos lá 3-0.

    Não me admira. Com os "desconhecidos" que vinham sendo lançados ultimamente, o Vítor "encomendado" Pereira estava a resguardar os trunfos ditos internacionais para estas rondas decisivas com jogos de alto risco.

    Por isso, Proença em Coimbra (onde já esteve com o Benfica) e Jorge Sousa no Nacional parecem-me nomeações normais.

    O João "Pode vir o João" Ferreira é o anormal nesta normalidade. Porque é altamente suspeito e na época passada foi contestado pelo Marítimo lá.

    ResponderEliminar
  17. Zé Luís:

    penso que estará no contexto + ou - certo :)

    no tal blog já assinalei a autoria do que havia colocado entre aspas.

    não o fiz logo de início por não ter a sua autorização e por desconhecer se gostaria ou não de ser citado naquele local.

    obrigado, mais uma vez.

    ResponderEliminar
  18. Esta é infelizmente a mentalidade que temos.

    A discussao vai até à génese do povo portugues e do norte de Portugal.

    O Porto deixou-se dormir, acobardou-se. Ha muita gente do Porto que vive em Lisboa e se esqueceu que sem o sucesso do Porto nao ha Portugal de sucesso. Comodismo a quanto obrigas.

    Meus caros Rui Valente, Zé Luis e Meireles, quantas vezes, aqui neste blog e noutros, incitei à discussao sobre a razoes do povo do Porto viver adormecido em relaçao à regionalizaçao? De nao se poder dissociar o futebol da politica ou dos negocios?

    Nao esta a vista de todos a instrumentalizaçao da comunicaçao social como arma de arremesso contra o Porto? Todos os dias!

    O tema nao incita ao debate. Sabem porque? Porque debater estas coisas faz pensar e às vezes até cansa e o portugues agora até "inventou" comodismo para o pensamento.

    A dualidade de critérios, a parcialidade, a maldade estao à vista de todos. Jornais, televisoes e radios sao veiculos anti-Porto. Sempre o foram.

    As pessoas perguntam-se sobre o estado do pais. A questao é de mentalidades, de individualismo e de falta de esforço para pensar e agir. So assim se explica um nao do Porto à regionalizaçao. Dou comigo a pensar se ja terei visto burrice tamanha na minha vida. Genocidios talvez. Nao se olha para o vizinho como um aliado. A inveja predomina e asfixia.

    Pensam que alguém nos Super Dragoes alguma vez pensou em trazer à baila questoes politicas?
    Se pensaram porque nao passaram à acçao? Boa pergunta que alguém das claques que le este blog poderia tentar responder. Se nao for muito cansativo.

    Vejo um povo acomodado e como os pipoqueiros que olham de soslaio para quem se insurge contra a roubalheira, alguns de nos ja terao tentado mudar o rumo das coisas. Quando chega a hora de agir, é olhar para tras e para os lados e constatar que estamos sos.
    Quando nao somos olhados de lado e ostracizados.

    ResponderEliminar
  19. A questao do rapaz do risco ao meio é a de sempre. Pessoa mal formada com tiques de importancia.

    O normal quando se foi padeiro é defender os padeiros. Mas um bom padeiro defende os bons padeiros e insurge-se contra os maus. Um padeiro inteligente.

    Um padeiro burro, defende os padeiros que vendem mau pao.

    O mesmo se passa com os ex-caceteiros.

    La esta o problema de mentalidades. So quando o povo Portugues evoluir ao ponto de perceber que o futebol deve ser um espectaculo e que quando se paga, deve sair-se do espectaculo satisfeito; so nessa altura é que os organismos do futebol terao também a mentalidade necessaria para fazer crescer o fenomeno em Portugal de uma forma saudavel.

    Os craques devem ser protegidos a todo o preço. Sao eles que alimentam os idiotas que se alimentam do futebol. Mas os sebosos gordos e os topogigios com directores de futebol azeiteiros sao demasiado burros para reconhecer o filao. Preferem o anti-Portismo.

    Faça-se a analogia paraoutros casos em outras areas e ai esta a resposta à pergunta: o porque do atraso e da parcialidade.

    ResponderEliminar
  20. Quanto a passar das palavras às acçoes.

    Nao acredito muito no poder povo.

    Se as elites acomodadas nao decidirem mudar o rumo das coisas nada feito.

    Teremos o FCPorto como excepçao à mediocridade e à letargia.

    E diz bem o Rui Valente quando foca o problema dos Portistas se insurgirem uns contra os outros.

    Nao viu a quantidade de gente que ja pedia a cabeça de Pinto da Costa no passado defeso?
    Como ve, burros ha de todas as cores. E os mais perigosos como aponta e bem, sao os nossos.

    Sao os tiros nos pés. Nao entendo a necessidade de auto-destruiçao que esta gente tem.

    ResponderEliminar
  21. Meus amigos...Não se esqueçam que esta ano vamos a eleições, e o homem que ganhou à 4 anos é o mesmo que quer ganhar agora...
    Quêm é que venceu o campeonato quando o Socrates chegou ao poder? Quêm é que recebeu os cd´s com imagens etc, etc...até acabar no apito dourado?
    Atenção que eles continuam por aí, e não estou a ver a coisa a ser facilitada para o nosso lado.

    O Lisandro que tenha muito cuidado para que mesmo derrubado e pontapeado, não se atire para o chão pois é expulsão pela certa.

    O ferrari e o joão pode ser já levam a lição bem estudada.

    Os calimeros pressionam porque sabem que se o FCP não fraquejar são eles que vão saír do 2º lugar, nos dois últimos jogos.

    Este jogo da Madeira é crucial para o campeonato.
    Soube que o Lucho já andava preso por arames após o FCP Zporting, com uma entrada do Derlei...
    A coisa já anda a ser encomendada a algum tempo e nós é que andavamos a dormir...

    Só na maneira de falar esse Sr PB, faz-me lembrar os velhos tempos de um treinador que habitava naquela equipa de xadrêz, que não se sentou numa conferência de imprensa para não prestar vassalagem ao FCP.
    Vejam bem as imagens dos dois e vejam lá se não são iguais.

    Essa equipa de preto e branco ganhou um campeonato a bater em tudo o que se mexia...

    ResponderEliminar
  22. A imagem dos porcos a comerem o que vomita a televisao está fabulosa. Onde raio arranjam vocês estas coisas? Para o caso Português, a imagem devia conter ainda uma pilha de jornais, também a vomitarem e o resto da familia dos porquinhos a fazerem-se ao tacho.

    Alguém ouviu o relato da antena 1 ao jogo do SLBosta?

    Bom, quem teve o engenho de evitar ouvir tal coisa nem sabe o que perdeu.

    Eu fui a casa de um amigo Portista e estivemos os dois a ver o FCP-Setúbal. No fim do jogo, pusemos umas bejecas em cima da mesa, um presuntinho vindo de Portugal e fizemos uma petiscada com pão fresquinho enquanto íamos ouvindo o relato da gaivota.

    O jogo estava no inicio da segunda parte e o SLBosta ganhava por 3-1.
    De repente, pimba! penalti contra os que o fazem as coisas pelo outro lado.

    Bom, os relatadeiros nem querem acreditar! -"Não é penalti!", diz um deles de pronto.
    O outro, num frenezim, diz que está colocado atrás da baliza no enfiamento da jogada e que não viu penalti nenhum.
    Depois, até ao fim do jogo, repetiram até a exaustão, que o benfica tinha sido prejudicado, que o penalti não existiu, que se o Marítimo empatasse, teria sido devido a um erro grosseiro de arbitragem a prejudicar visivelmente os encornados.

    Depois chego a casa, e vou ao computador ver as imagens e os resumos e desato-me a rir. Não por causa da cerveja, mas pelas comédias que continuamos a ter de assistir.

    A impunidade com que os relatadeiros dizem o que bem querem e lhes apetece chegou a um ponto que já nem vale a pena comentar. Basta uma boa gargalhada.

    ResponderEliminar
  23. Caros Soren,Meireles e Zé Luís,

    Num ponto estamos todos de acordo: é preciso fazer mais. Eu gosto de ler as questões relacionadas com o futebol jogado, mas o que nos estão a fazer não pode ser encarado como um "faits divers", é muito grave e exige de nós outro tipo de intervenções que não as meramente desportivas. Pelo menos, já somos alguns a terem essa consciência, mas é importante traduzir o nosso repúdio em termos políticos. Pessoalmente, não tenho a varinha mágica que dá a resposta exacta ao problema, só posso recomendar maior empenho na luta pelos nossos interesses. Se o FCPorto é o nosso orgulho há que o tornar mais amplo e forte. Tal como está, de pouco nos serve, a não ser o de observadores passivos de um espectáculo de caça ao Homem (Pinto da Costa) e de manifesta tentativa de exterminação de uma instituição (o FCPorto). Eles não vão desistir, já provaram que são capazes de tudo para boicotar o sucesso do nosso clube. Receio que as derradeiras jornadas se venham a destacar por esquemas e pressões de todo o tipo para nos tirar a liderança, já que a perda de 3 pontos pode dar-lhes alento para o que resta do campeonato.

    Não critico a posição de reserva do clube como estratégia. Compreendo-a. Jogar à defesa pode ser (neste caso) a melhor estratégia.

    Seria já um grande passo, se conseguíssemos influenciar outros portistas a ganhar uma maior consciência cívica. Pessoalmente, dar-me-ia um grande prazer que assim fosse, já que tenho contrariado noutros espaços a opinião que defende que o futebol aliena. Gostaria de não lhes dar razão, até porque gosto de futebol.

    ResponderEliminar
  24. Diz a Sra ministra da saude que a gripe suina ainda não chegou a portugal!
    Ai não que não chegou!Até penso que foi inventada em portugal!

    ResponderEliminar
  25. Alguém tocou aqui num ponto que eu acho importante. Os SuperDragões.
    Eu acho que tudo na vida tem de evoluir e adaptar-se às realidades actuais e perante o cenário com que deparamos diariamente de ataques continuados contra o FCP, penso que esta era também um boa altura para os lideres dos SD começarem a pensar em dar alguns passos rumo a uma evolução que se torna obrigatória.

    O trabalho que os SD fazem no apoio incondicional ao clube é notável e tenho observado com muito agrado o afastamento a situações de mal estar e de violências desnecessárias.

    O que deve evoluir e o tipo de apoio.
    Os SD tem imensa visibilidade e não devem resumir a amostragem de tarjas provocatórias apenas em jogos grandes e contra os rivais.
    Os SD deviam aproveitar TODOS OS JOGOS para demonstrarem com veemência e seriedade as poucas vergonhas a que assistimos diariamente contra o FCPorto.

    Gente como Ricardo Costa, Hermínio Loureiro, Vítor Pereira, Rui Santos e companhias limitadas deveriam ser retratados constantemente nas tarjas dos SuperDragões.

    É tempo de fecharmos a pagina do "slb filhos da puta slb" e de lhes demonstrar através do futebol no campo e do cinismo nas bancadas QUEM NÓS SOMOS.

    ResponderEliminar
  26. Zé Luís,

    eu mandei a boca porque fazes mais posts com referências ao Sócrates do que o Ricardo Costa sobre o Jesualdo. :)

    ResponderEliminar
  27. É isso mesmo Miguel Canadá. Os SD podiam utilizar nas tarjas frases satíricas ou cânticos como "arma" de arremesso às provocações.

    Já o deviam ter feito há muito tempo, em todos os jogos!

    ResponderEliminar
  28. Voltamos ao contacto.
    Soren, apreciei, como sempre, as tuas dicas. Excelente(s).

    "Esta é infelizmente a mentalidade que temos. A discussao vai até à génese do povo portugues".

    É um pouco isso e reflete-se aqui quando alguém fala do comodismo da assistência no Dragão.

    E já o abordámos em conjunto aqui: há quem queira separar o futebol do que é o País.E do que é a política que, nos seus modos e interesses, transformou o País no mais conveniente servilismo.

    "Nao esta a vista de todos a instrumentalizaçao da comunicaçao social como arma de arremesso contra o Porto? Todos os dias!

    O tema nao incita ao debate. Sabem porque? Porque debater estas coisas faz pensar e às vezes até cansa e o portugues agora até "inventou" comodismo para o pensamento".

    Soren, creio que ainda há dias alguém mandou essa para o ar: custa pensar, custa mesmo, embora seja grátis, não tem custo esconómico mas para quem não mexe uma palha, pensar custa.

    ResponderEliminar
  29. Soren, a questão da mentalidade de que falas no contexto do futebol:

    há quem por aqui afirme a sua "exigência" quanto ao FCP ter de jogar sempre para ganhar e fazem-no como se tivessem algum esforço extraordinário para tal. Mas se o esforço de exigência for para fazer subir o nível geral do futebol das outras equipas, a do FC Porto só terá a lucrar com isso.

    Isto leva-me a considerar que muitas vezes falamos as mesmas coisas, mas não da mesma coisa.

    Por exemplo, a este respeito, voltei a confrontar algumas opiniões, que respeito mas rebato, sobre a quem assacar culpas de um jogo fraco do Porto na Académica. Há quem não exija nada à Académica e tudo ao Porto. Porquê? Porque sim, por ser a "nossa/minha" equipa. Eu penso que a exigência deve ser por todo e em concreto pelo futebol em si mesmo. O FC Porto só terá a ganhar com isso. Haja mentalidade para se jogar mais e melhor. Creio que Paulo Bento contribui com pouco e Jesualdo contribui com muito. Os títulos dizem o resto.

    Para concluir: penso colocar algumas questões depois de amanhã a propósito do que se viu e comentou, em especial o que se disse, sobre os clássicos realizados no Dragão e o Barça-Chelsea de hoje.

    Vocês devem saber o que eu quero dizer...

    ResponderEliminar
  30. Aristodemos, isso não é verdade. Tanto que, em proporção, nem a minha quota/Sócrates é sequer de 50%, enquanto a outra a que aludes é de 100%...

    Mas o que quis anotar, mais uma vez, é a desproporção de um PM estar numa inauguração de um hotel de 4 estrelas e ter um directo na RTPN e mesmo o absurdo de cobertura, intoxicante, de futebol/debates da treta na tv.

    E, ainda, o tratamento preferencial dado a um PM, que eu até odeio particularmente e estou à vontade por já aqui ter confessado que votei PS mas juro jamais voltar a fazê-lo, e a uma entidade que é só a que faz falar bem de Portugal lá fora, o FC Porto empresa mais competitiva de Portugal.

    Para tocar ainda a diferença de tratamento, que já aflorei uma vez, sobre o Freeport e o Apito Dourado.

    ResponderEliminar
  31. Entendo bem a angústia de alguns portistas. O que se assiste é a um uso generalizado do nosso clube para disfarçar a inveja e o fracasso de outros. Não imagino que algum portista goste que o seu clube, por ser o vencedor, pague com a culpa sobre todos os males do nosso futebol. É revoltante assistir-se a todo o tipo de insinuações sentado.

    Isto acontece também porque de facto o FCPorto não luta por representação nos orgãos de comunicação social, posição nos centros de poder (Liga e Federação), não beneficia de arbitragens isentas devido ao facto que referi antes mas também aos acontecimentos do último ano na justiça desportiva. Claro, quanto a mim, esta é a posição do clube mais acertada: alhear-se das discussões para não dar mais azo a elas procurando a serenidade máxima para a que deve ser a maior obrigação de um clube: conquista dos objetivos. Acredito que, em altura mais conveniente, o FCPorto reaja em força, mas este não será o melhor momento.

    Esta atitude directiva merece ser apoiada. E nada melhor que acções levadas a cabo por nós que estamos fora da serenidade que se impõe no seio da equipa.

    Não é fácil ter ideias. A sensação de nada mais poder fazer para defender a nossa imagem é a de desânimo.

    Vendo hoje o realizador dizer que o FCPorto não se queixa de arbitragens porque não tem motivo para isso sem imediatamente ser confrontado com uma lista de prejuízos com que fomos sendo brindados ao longo da época é no mínimo revoltante.

    Não atribuo culpas a Rui Moreira, deverá ser necessário uma disponíbilidade que ele não deve ter para poder responder prontamente a este tipo de provocações e outras que se vão repetindo durante as semanas.

    Por mim, o que faz falta é uma compilação, estilo um livro de bolso, como arma pronta a usar em qualquer situação. Uma colectânea factual de tudo que tem acontecido nos últimos anos (20, parece que eles dizem que são 20 os anos em que compramos tudo) no futebol português. Tudo: erros de arbitragem, decisões da Federação ou Liga, castigos, sumaríssimos, casos de doping, jogadores contratados por outros que parecem agir de forma a favorecer o seu novo patrão, contratações... tudo!

    Já tenho visto algumas coisas deste género, mas falta que seja prático, como disse, pronto a usar... responder.

    Isto é um bocado megalómeno, mas não custa sonhar.

    ResponderEliminar
  32. "Não se esqueçam que esta ano vamos a eleições, e o homem que ganhou à 4 anos é o mesmo que quer ganhar agora...
    Quêm é que venceu o campeonato quando o Socrates chegou ao poder? Quêm é que recebeu os cd´s com imagens etc, etc...até acabar no apito dourado?".

    Dragon4, eu lembro isso e muito mais.

    Já agora, lembro que o fdp do PM disse quando foi eleito que o título do Benfica - e nada contra o facto de ele ser benfiquista, o que desabona ainda mais a sua qualidade humana além de política, para mais sendo de um clube que no Governo anterior fez broches ao PSD para a Manela Leite arranjar forma de evitar o incumprimento fiscal para a instituição não descer de divisao e sec. Estado dos Assuntos Fiscais trabalhar também para o Benfica (Vasco Valdez o nome do bandido a soldo) -
    até faria bem à economia do País!

    Note-se bem a ironia, pois ao título fraudulento do Benfica iniciou-se um perído económico negro para Portugal (não é de agora, não, vem de muito antes da crise).

    O título do Benfica e o PM Sócrates têm todas as razões para serem atados e atirados ao esgoto...

    Aliás, eu se tivesse um arquivo da matéria recuperaria essa frase macabra e em breve faria um post sobre isso.

    Mais, no tema futebol/política:

    perdoem-me a imodéstia porque sei que muitos me lêem, mas podem lembrar que escrevi, em tempo oportuno, entender uma associação entre o esvaziar do caso Casa Pia, com a ascensão deste Governo, e o encher do balão Apito Dourado.

    Importava desviar as atenções e, para ir de encontro ao Soren sobre a intoxicação permanente contra o FC Porto também subscrita pelo Rui Valente, nada melhor do que um caso destes contra o FC Porto e Pinto da Costa para ninguém dar conta do esvaziamento do caso Casa Pia; da governamentalização da Justiça que agravou o câncro que já era a sua ineficácia para ser o corpo morto na luta contra o crime e os que fazem as coisas por outro lado; os desvarios do sonso PGR e da cambada da PJ e do MP de que é prova o Apito Avermelhado; do cerceamento das liberdades de expressão que este Governo agravou depravadamente e foi das primeiras coisas que me fez revoltar contra o anterior Santos Silva, o Morais Sarmento do PSD que quis ser o primeiro tiranete para a CS ajudado pelo inefável, olhó benfiquista nem de propósito, Rui Gomes da Silva (que mandou calar Marcelo Rebelo de Sousa e o fez sair da TVI).

    Eu estou atento a tudo o que posso e quanto posso.

    ResponderEliminar
  33. Por mim, o que faz falta é uma compilação, estilo um livro de bolso, como arma pronta a usar em qualquer situação. Uma colectânea factual de tudo que tem acontecido nos últimos anos (20, parece que eles dizem que são 20 os anos em que compramos tudo) no futebol português. Tudo: erros de arbitragem, decisões da Federação ou Liga, castigos, sumaríssimos, casos de doping, jogadores contratados por outros que parecem agir de forma a favorecer o seu novo patrão, contratações... tudo!


    João, tudo, tudo, não digo, mas sobre arbitragem estou a preparar um dossier desde 1984-85. Decisões administrativas, Liga e FPF, quem mandava e deixava de mandar, aos poucos tenho contado histórias e avivado a memória dos mais antigos que possam lembrar-se de algo.

    Aliás, a desmistificação dos penáltis está patente na coluna da direita do blog, quem foi mais beneficiado e prejudicado. O resto a seu tempo virá.

    Ainda há dias lembrei casos de corrupção na arbitragem em que envolveram o FC Porto mas com os quais o FC Porto não teve nada a ver, o caso Guímaro, por exemplo, não meteu ninguém do FC Porto a não ser uma expressão de Reinaldo Teles sobre quinhentinhos a falar com o seu amigo Manecas do Leça, esse sim envolvido na tramóia.

    ResponderEliminar
  34. Sobre Rui Moreira que o João citou, esta noite esteve espectacular e agradeço-lhe até ter tocado no caso do treinador expulso mas não suspenso que aqui levantei na semana passada e já então admitia que ninguém ia falar, a tal Imprensa do regime e das virgens que pontualmente se indignam mas nunca contra os clubs da capital.

    Rui Moreira, a propósito dos jogaodres emprestados, conseguiu explicar tudinho ao cineasta, o antes e o depois, o que vigorava (jogadores não defrontavam o clube que os emprestava) e o que na Liga quiseram mudar para propiciar a confusão e maledicência que se sabe agroa. Mas o APV não percebeu um corno do como os clubes em geral quiseram mudar o que estava bem.

    Faltou dizer a RM que empréstimos de jogadores há mais por toda a Europa do que finais de taça em campo fixo, que é outra falácia do regime para não tirarem a final do Jamor.

    ResponderEliminar
  35. Sobre a visibilidade de iniciativas, Rui Valente.

    Já o confessei, a organização dos jogos no Dragão é como os SD, é coisa de há 10 anos. Conhecendo os dirigentes e a claque como são os jogos por essa Europa fora, e de topo, não se percebe porque não melhora o aspectoglobal disso.

    Mas a imagem do site, aqui tanto criticada, fala por si. É um lamento que partilhamos.

    Os SD têm o nível cultural e intelectual/académico que se sabe ser numa claque como outra. Mas amparados pelo clube (conivência e coabitação), instruídos por alguém, esse trabalho de visibilidade não surge... porque não se vê noutros quadrantes como os jogos e o ambiente a rodeá-los.

    Creio que está tudo dito. Por fazer fica muita coisa, claro.

    ResponderEliminar
  36. "João, tudo, tudo, não digo, mas sobre arbitragem estou a preparar um dossier desde 1984-85. Decisões administrativas, Liga e FPF, quem mandava e deixava de mandar, aos poucos tenho contado histórias e avivado a memória dos mais antigos que possam lembrar-se de algo."

    Tenho a maior admiração por essas histórias que vão sendo contadas. Devo dizer que é dos portistas que mais gosto de ler. A notícia do tal dossier enche-me de contentamento. O trabalho deste blog é magnífico como voz da indignação.

    É impossível ignorar isso. Mas falava de algo mais sintético e organizado cronológicamente. No fundo seria quase organizar conteúdos tornando-os de fácil consulta sobre determinada época ou assunto. Pronto a usar, a ser enviado para quem se achasse que deveria receber. Prático para filtrá-lo por época ou acontecimento.

    Em conclusão, para que isso fique claro: o valor do que aqui e noutros blogs se escreve é inestímavel. E referi que falta um "livro de bolso" porque não podia dizer que falta um Portistas de Bancada. Felizmente esse já existe.

    ResponderEliminar
  37. Acho que a questão colocada pelo Rui Valente é muito interessante. Porém a resposta talvez não o seja.

    Citando o nosso treinador:
    «Temos 15 horas semanais de programas na TV, além dos jornais, e garanto que 80 por cento das discussões são visões parciais sobre arbitragem.»

    Tudo isto começou com a SportTV. Antes tínhamos apenas 1 jogo por semana na TV, muito menos câmaras e menos polémicas.
    Nesta última década cada decisão dos árbitros foi analisada à lupa, cada erro foi usado como munição para ser usada entre os adeptos, sejam eles de bancada ou pertencentes à comunicação social. Coincidência ou não, neste período o Porto ganhou a maioria dos campeonatos e o SLB apenas 1.

    Se é bastante mais fácil julgar os lances a posteriori então porque não permitir aos árbitros fazê-lo em pleno jogo?

    Para mim as dúvidas sobre a visualização pela equipa de arbitragem de imagens gravadas do jogo ficaram dissipadas ao ver a final do campeonato do mundo de rugby de 2007. A Inglaterra estava a perder 3-9 e faz um ensaio que permitiria passar para a frente do marcador. Para todos os que estavam no estádio e a ver pela TV o lance parecia legal. O árbitro principal pede a confirmação ao vídeo árbitro, o jogo pára durante 2'40'' até que este deliberou que o ensaio não era válido. A Inglaterra perderia esse jogo.

    http://www.youtube.com/watch?v=0OVuDMYSJ7MEsses 2'40'', para além de garantirem a justiça do resultado, pouparam muitos protestos caso a decisão tivesse sido sem recorrer às imagens da TV.

    O problema é que o futebol é um monopólio da FIFA, que é dirigida por uns dinossauros que pretendem manter o jogo como era jogado quando eles nasceram. Seria praticamente impossível um país testar um sistema de vídeo árbitro sem a bênção da FIFA.

    A questão é se mudar o staqus quo é algo que verdadeiramente queremos? Se os adeptos dos nossos rivais não tiverem a desculpa dos árbitros para justificar os hilariantes resultados desportivos dos seus clubes, não terão de culpar os seus dirigentes? Desde que o LFV chegou ao SLB eles conquistaram 1 campeonato e nós os outros 5. Não será melhor para nós que o LFV continue à frente do SLB?

    ResponderEliminar
  38. No Atlético de Madrid vs Porto o árbitro Howard Webb errou ao anular um golo limpo ao Porto. O tal lance que lhe valeu um manguito do Jesualdo. No último fim-de-semana voltou a errar.


    «O árbitro Howard Webb admitiu ter se equivocado ao marcar um pênalti para o Manchester United na goleada de 5 a 2 sobre o Tottenham, no último fim de semana, pelo Campeonato Inglês. Os Red Devils perdiam por 2 a 0 quando Webb assinalou falta do goleiro Gomes em Michael Carrick na área, apesar de o brasileiro ter tocado primeiro na bola. Cristiano Ronaldo converteu a cobrança e abriu o caminho para a virada.

    "Vi o lance novamente e acho que foi um erro, mas tomamos as decisões de forma honesta", declarou o árbitro à BBC. "Nem sempre é fácil ver o desenrolar das jogadas no nível do campo. Vi o jogador do Manchester United tocar na bola e ser derrubado pelo goleiro, mas não vi o goleiro desviar a bola com os dedos".

    "Estou decepcionado, porque sempre busco a perfeição. Vou observar o vídeo detalhadamente esta semana, e tentar evitar que aconteça novamente no futuro. Não quero ter um impacto negativo nas partidas, e não fico satisfeito por não alcançar os padrões altos que nos colocamos. Mas mostre-me um homem que nunca cometeu erros e eu vou lhe mostrar um homem que nunca fez nada", filosofou Webb.

    A vitória ajudou o Manchester United a recuperar a vantagem de três pontos sobre o Liverpool, com uma partida a menos.»
    In Trivela.com

    ResponderEliminar
  39. Quanto aos protagonistas extra-arbitragem que aparecem na CS, são apenas as moscas que se alimentam das fezes das más arbitragens. Não adianta enxotá-las porque logo aparecem outras no seu lugar. Afinal de contas, o negócio deles é vender papel ou publicidade. E o que vende são as polémicas. Enquanto o negócio der lucro, as criticas não vão mudar.

    ResponderEliminar
  40. Acabei de ver a roubalheira de Camp Nou. Um treinador holandes que joga com um autocarro londrino e um Platini na bancada que assiste a mais um resultado cozinhado pela instituiçao que preside.

    Dois vermelhos perdoados, um penalti clarissimo, um fora de jogo que so o fiscal de linha viu e um massacre de futebol à moda antiga.

    ResponderEliminar
  41. Interessante e de bom tom que se faça alguma coisa de facto em relação à perseguição que é feita ao FCP. Gostava de dizer que descobri este espaço ao acaso, normalmente estava no zerozero e no maisfutebol para além dos jornais desportivos. É claro que ali não tinha a mínima hipótese de criticar ou dar a minha opinião porque era logo censurado. É difícil encontar forma de desmascarar esta afronta constante e a desvalorização dos nossos sucessos pela imprensa em geral. Mas fico feliz por saber que há aqui muita gente interessada que se faça alguma coisa e ainda mais feliz por poder partilhar a minha modesta opinião sobre estes e outros assuntos que dizem respeito ao nosso FCP. Um bem haja a todos

    ResponderEliminar
  42. Chamar factual aquele excremento noticioso da TVI é de brandar aos ceus.

    Pela mesma ordem de ideias o Ricardo Costa da Comissão Disciplinar da Liga também foi muito factual na condenação do Pinto da Costa e do FC Porto.

    ResponderEliminar
  43. As diferenças de tratamento mediático de que tanto se queixam são originadas por vocês próprios, ou melhor dizendo, pelo vosso presidente.

    A fórmula "contra tudo e contra todos", pode fazer a equipa cerrar os dentes, mas institucionalmente tem o seu preço.
    Será que queriam ganhar sempre "contra" os outros, e esperar que os "outros" acolhessem as vossas vitórias com simpatia ?

    A lógica de crescimento do F.C.Porto foi sempre uma lógica de confronto. Sobretudo com o Benfica, que elegeram (erradamente)como simbolo do centralismo.
    E como tal, consequentemente, todo o país não portista não os suporta.

    Ao contrário da época dourada do Benfica, em que o clube encarnado era uma referência para todo o país, e assumia-se como tal, no F.C.Porto as vitórias sempre foram entendidas de forma sectária e revanchista.
    Como se Portugal vos devesse alguma coisa (e se calhar até deve, mas à cidade e à região), e o F.C.Porto o estivesse a resgatar essa dívida.

    Vocês, no fundo, por razões históricas e regionalistas, não gostam do país enquanto identidade colectiva. Não queriam a estima do país (pela qual nada fazem), mas sim que este vos beijasse os pés. Revoltam-se porque isso não acontece.

    Já imaginaram qual seria o mediatismo do Benfica se fosse tri-campeão e estivesse nos quartos da Champions ?
    Provavelmente chegava mesmo aos 300 mil sócios, e seria claramente o clube, não do regime (deste ou qualquer outro), mas do país.
    Vocês, mesmo ganhando Ligas dos Campeões, nunca conseguem sair da trincheira de onde iniciaram a vossa guerra. E com este presidente nunca o conseguirão.

    Se o F.C.Porto passasse 15 anos só com um campeonato, já não teria patrocínios, nem receitas nem audiências que o sustentassem. Estava morto.
    É essa a diferença. Uma diferença de dimensão, de representatividade, de popularidade, de muitas coisas que o talento de onze homens num campo não consegue disfarçar.

    Exprimentem um dia a ter um presidente como o Dr. Rui Moreira, ou como o Vítor Baía, e vão ver como toda a gente os vai respeitar mais.
    E se deixarem de ganhar tanto (como eu desejo), não será por esse motivo.


    A propósito de Dr.Rui Moreira, cheira-me que a sua prestação de ontem no Trio de Ataque (em que defendeu o Benfica por mais duma vez) o vai obrigar a reforçar a segurança com que entra e sai dos estúdios. O que é lamentável, mas simboliza bem quanta cegueira, quanto fanatismo, quanto sectarismo reina por aí.

    ResponderEliminar
  44. Rui, acho que tem razão o momento é bom, é oportuno, deve ser aproveitado.
    -A acção das claques talvez seja um bom veículo, tem muita visibilidade, a TV redimensiona-as, apoio essas iniciativas.
    Escolham muito bem os dísticos -por exemplo; "em vez de se entreterem connosco, façam algo de útil por vós e pelo País"-, que sirvam como balas e apontem-nas sem receio...

    O Pôncio utiliza a ironia e para mim tem resultado, desmistifica a conversa, coloca-a no nível mais rasteiro que pode conseguir e desarma-os consecutivamente...
    Esta semana com os exemplos do Valdevieso e do Presidente do Sporting a entrar no balneário de pistola na mão ...Para a semana pode regressar com a questão do Chinês, e por aí fora.
    É preciso conduzi-los e encarálos no nível em que normalmente discutem.
    Não adianta muito tê-los em consideração e esgrimir argumentos muito elaborados, basta remetê-los ao seu verdadeiro lugar...Por exemplo eles atacam com as substituições do Cardoso eu contratacava com a "lesão oportuna" do Rui Varela do Amadora em Alvalade, aos 15 minutos...Ao escutar-nos, se forem minimamente pensantes, percebem a sua estupidez!
    É preciso sairmos da posição defensiva e de contestação dos ataques e começar no que eles costumam fazer...

    ResponderEliminar
  45. caro LF,

    é difícil conseguir dizer mais asneiras num post do que aquilo que conseguiste.

    Tudo o que escreveste é " wishful thinking", é o que não é mas gostarias que fosse.

    Há muitos adeptos do benfica porque durante 20 anos o benfica ganhava mais e, acima de tudo, ganhava a nível internacional. Hoje quem ganha mais e também intrenacionalmente é o Porto. Resultado : cada vez mais adeptos, tendo ultrapassado o Sporting ( confirmado directamente por várias sondagens e, indirectamente, pelo estudo das marcas que deu a marca Porto como mais valiosa que a marca Sporting e, curiosamente, em percentagens semelhantes às sondagens sobre nº de adeptos ) e estando cada vez mais próximo da benfas.
    Só isto faz cair por terra toda a tua argumentação. O resto são as tuas histórias da carochinha. O país isto, o país aquilo. Que país ? O Record ? A Bola ? A TVI ? Não sejas patético. Porque é que temos uma esmagadora maioria de adeptos até aos 25 anos ? Porque somos considerados os melhores e os jovens, maioritariamente, vão pelos melhores.

    E ainda cais mais no ridículo quando falas no teu benfiquinha, hoje em dia um clube de opereta. Chegar aos 300000 sócios? Mas não era essa a promessa do bronco de bigode? E se são enormes, porque é que o total de espectadores na Luz é inferior ao Dragão?

    O problema maior é que os simplórios vêem as capas dos pasquins e convencem-se, coitados, que o benfas e o sborden são realmente importantes.É que é ao contrário do que dizes: o Porto vive no país e Europa reais e o benfiquinha e o sportinguezinho tomam os pasquins pela realidade.

    Para terminar, 2 casos. O primeiro directamente para ti, pobre ser, que vives na Twilight Zone. É algo escrito pelo director do Record ( repara, do Record )e onde fala de pobres de espiríto:

    "E pensar que nos debatemos aqui, nos últimos anos, com a necessidade comercial de “pisar o risco”, incensando na 1.ª página vitórias tangenciais e exibições medíocres, do género “Águias voam alto” ou “Aí está o Benfica!”, tantas vezes quando o “alto” era baixo como o Colombo ou o “Benfica” que se exaltava nada tinha do Benfica que conhecíamos e que parece estar agora de volta. Será que já não precisaremos mais, não de mentir, mas de dar à verdade um embrulho de ouro para material de pechisbeque?

    A outra tem a ver com declarações do Fyssas quando chegou a Portugal para jogar no benfas.
    Na sua 1ª conferência de imprensa, afirmou " Estou espantado. Aqui toda a imprensa fala é do Benfica. Na Grécia é o Porto que é conhecido mas aqui ( leia-se televisões e pasquins desportivos ) fala-se é do benfica."

    ResponderEliminar
  46. tp disse:
    «Chegar aos 300000 sócios? Mas não era essa a promessa do bronco de bigode? E se são enormes, porque é que o total de espectadores na Luz é inferior ao Dragão?»

    Na época passada tivemos mais espectadores (579.481 contra 563.368). Nesta época o SLB ainda está à frente (484.321 contra 481.115).

    ResponderEliminar
  47. "Ao contrário da época dourada do Benfica, em que o clube encarnado era uma referência para todo o país, e assumia-se como tal, no F.C.Porto as vitórias sempre foram entendidas de forma sectária e revanchista".

    LF, o resto das patetices que escreves é, como diz bem o tp, wishful thinking. Querias que fosse de outra forma, mais de acordo com os teus desejos (tu o escreves com todas as letras, pois tomara tu que o Porto deixe de ganhar). Mas não é e não vai ser.

    O grave, o problema que enfermas e, por arrasto, toda a bovinidade que pensa assim, é não saberes ler/entender as coisas, mesmo o que dizes, não perceberes a mecânica, não pensares - custa pensar, de facto.

    Se o Benfica foi aceite como clube em todo o País, apesar da forte oposição POLÍTICA do Sporting no antigo regime, foi por duas razões:
    - vencer muito, muitos campeonatos e, acima de tudo, marcar presença forte e constante na Europa, com 5 finais europeias nos anos 60 o que não era para qualquer clube embora, ao tempo, fossem poucos no continente com a possibilidade que os tempos modernos abriram a muitas outras equipas, incluindo o FC Porto que o faz em condições mais adversas e daí ter muito mais mérito actualmente do que teve o Benfica no seu tempo;
    - e ter os favores da atenção da Imprensa, que então, como tudo o resto, se concentrava em Lisboa e na capital se deciiam campeonatos, finais de taça, FPF e seu regime rotativo pelo BSB (Belenenses, Sporting, benfica), o que favorece imenso uma tónica dominante: pouca Imprensa em geral, praticamente nenhuma regional, clubes de Lisboa fortes, o País era (ainda é, infelizmente) Lisboa e assim se tornava fácil difundir uma ideia que, aliás, a dado ponto passou a interessar ao próprio Estado, como era aliás normal nos regimes ditatoriais do Leste onde as equipas do Exército, da Polícia, dos Sindicatos e outras fortíssimas corporações do Estado prevaleciam, da URSS à RDA, da Bulgária à Checoslováquia.

    Portanto, a questão histórica e interpretativa é bem acima da que supões na tua mediana inteligência.

    Mas há mais, e pior: se hoje em dia não se premeia o mérito - e o desemprego, por exemplo, não resulta da selecção dos trabalhadores por mérito, mas por diversos acasos -, em que se baseia a Imprensa para não incensar a equipa que era suposta reconhecer como melhor, o que só fazem consumados os títulos, em vez de encher o País da indústria da intriga e inveja como ontem apelidou muito bem Rui Moreira?

    Essa consciência imbecil do que é ou são os clubes contrasta não só com a divulgação de factos que escapam aos rumores e bitaites, como a redução substancial de adeptos interessados em futebol.

    A nenhum pensamento pequenino neste pobre País de menorizados intelectuais - e cujos intelectuais, alguns, demonstram como se perde a noção da realidade e do bom senso ao discutir futebol, infelizmente - ocorreu divergir do que se convencionou, mais uma vez, ser uma falácia: a de que 10 milhões de portugueses se interessam por futebol. O que é ridículo para crianças pelo menos até 8 anos, acho que que abaixo disso não há consciência (a não ser de trela aos papás e o Luís Freitas Lobo que se lembra, com 7, do Pelé e do Brasil-70...) do futebol; para tantas velhotas do interior que nem sequer alguma vez viram o mar e mais longe do que a cerca dos seus animais; de muita gente que pura e simplesmente não gosta de futebol e muitos até abominam o futebol.

    A velha estória dos 300 000 sócios, como se não bastasse mais, é só mais uma boutade na imensa crónica de bacoradas da instituição em que se revês, desportiva e socialmente. Era para ser conseguido em 2005, mas nem a cavalgada do título lho permitiu. O bronco iria demitir-se se não o conseguisse. Uns 15 ou 18 anos depois da frase solta de Jorge de Brito dos 6 milhões (e nem Portugal tinha, então, 10 milhões de ha.), vocês continuam a viver num tempo errado, ultrapassados pelos factos, vencidos pela realidade e superados pela História do FC Porto.

    A este espécie de coisas costuma designar-se por caso perdido e a caminho da extinção.

    ResponderEliminar
  48. Acho que este "LV" é um portista de gema!
    Deve viver na capital do império rodeado de mouros por todo o lado e vem aqui buscar argumentos para se defender, só pode ser isso!
    Porque se fosse benfiquista mesmo não passaria tanto tempo a ler blogues portistas e estaria mas é nos blogues benfiquistas a gozar com os seu apaniguados as mais recentes conquistas do seu clube, como as goleadas ao Setúbal e ao Marítimo que lhe vão consolidando o 3.º lugar, e por tabela, asseguram a vantagem sobre a concorrência que aspira ao apuramento para a Taça UEFA!
    A propósito: estive 17 anos sem ganhar um campeonato, raramente perdi um jogo nas Antas, com o estádio com uma assistência média ao nível das actuais e visitei muitos estádios por esse país fora, integrado em claques, não organizadas, de apoio em numero bem maior do que as actuais e que invadiam as cidades onde o FCP jogava!!!
    Não ganhávamos mas sabíamos bem porquê!
    E lutávamos contra isso!
    Não fosse o 25 de Abril de 1974 e continuaríamos quase na mesma, mesmo com Pinto da Costa!
    Dói muito ter que aceitar isto, não é verdade caro "LV" ?

    ResponderEliminar
  49. Uminho1,

    Não sei se a palavra "factual" se refere à minha referência, mas nunca disse que esse programa da TVI24 fosse factual. Peço desculpa se foi mal entendido da minha parte.

    Quanto ao LF, que dizer?

    Quem te lê e não está informado da realidade pensa que a estratégia de luta de PC surgiu do nada, sem motivo, apenas como opção estratégica.

    Eu nasci em 74 e comecei a ver jogos em 77/78, no ano em que o FCPorto quebra o longo jejum. Não vivi por isso o futebol antes dessa altura. Contudo, desde miúdo que ouço histórias contadas tanto pelo meu pai como por muitos outros portistas com mais idade do que eu.

    Coerentemente, todos me falam da forma desigual como o FCPorto era tratado. Todos eles me falam das tramóias e combinação de títulos.

    PC quis pôr fim a isto. Lutou para que o Clube se fizesse ouvir. O certo é que esta estratégia ajudou a que as coisas mudassem. E hoje o FCP é o clube que todo o mundo sabe.

    Quanto à morte inecitável do FCPorto se fizesse a travesia que o teu clube anda a fazer, devo lembrar que quando comecei a ir às Antas, na tal época de 77/78 e nas seguintes, as enchentes eram de tal ordem que num FCPorto - Belenenses, por exemplo, tinha de ir para o estádio com o meu pai com 3 horas de antecedência. Naquele tempo 50.000 nas Antas não era bem uma enchente.

    De facto, é como se já tem dito por aqui: vês e mudas a realidade da forma que mais te agrada. É essa ilusão que te vai dando o pouco ânimo que ainda tens.

    Uma última coisa: não trocaria um único título conquistado com a estratégia de que falas pela vossa simpatia.

    ResponderEliminar
  50. A estratégia da comunicaçao social que é extensiva a tantas outras areas da sociedade é promovida por cegueira, comodismo e anti-Portismo primario. Essa estratégia é hoje tao so, a tentativa desesperada de evitar a extinçao da agremiaçao. Porque ela esta à vista.

    Meus caros, deixo aqui um aviso, olhem para o que vai acontecer este defeso na agremiaçao e para o vendaval que ai vem na proxima época. O castelito de cartas esta prestes a desmoronar-se.

    ResponderEliminar
  51. LF disse:

    "O que é lamentável, mas simboliza bem quanta cegueira, quanto fanatismo, quanto sectarismo reina por aí."

    estaria a referir-se a isto?

    http://i43.tinypic.com/e8sx2e.jpg

    ResponderEliminar
  52. Vocês ou não leram, ou não perceberam o que eu disse.

    Têm dúvidas que se o Benfica tivesse ganho os títulos que o FC Porto ganhou na última década chegaria aos 300 mil sócios ?
    Eu não tenho!

    É claro que não conquistando títulos, a popularidade diminui.
    Mas a realidade é que, mesmo não ganhando, tem mais sócios, mais adeptos e, pelo menos, as mesmas assistências que o F.C.Porto.
    O exercício que vos proponho é trocar os resultados de um e outro para ver o que aconteceria.

    Também não percebem, ou não querem perceber, que a imprensa faz primeiras páginas do Benfica apenas porque assim vende mais, e não para beneficiar seja quem for.
    Pelo contrário, só desestabiliza, coisa que vocês não sofrem.

    O que é que queriam?
    Primeiras páginas a dizer que um tal Espinoza vinha para o Porto ?
    No dia seguinte que um Enevoldsen estava a um passo do Porto ?
    Depois, que o Pinto da Costa se tinha zangado com o Reinaldo Teles ?
    Era essa atenção que pretendiam?

    Vocês a sul do Mondego são residuais.
    Continuam a ser, e não há crianças que lhes valham. Até porque os pais são uma influencia muito maior que os resultados.

    Essa da "esmagadora maioria dos adeptos até aos 25 anos" até me fez rir.
    Isso é aonde? Em Vila Nova de Gaia ? Na Maia?
    Quem é que mostra Wishful Thinking?

    Isso é não ter a mais pequena noção do que se passa nas escolas do sul e centro do país. ´
    E a propósito, recordo que só na grande Lisboa vivem 3 milhões de pessoas.

    Há mais portistas do que havia, mas muitos menos do que vocês pensam, e sobretudo, muito menos do que tantas vitórias justificavam.

    É por isso que um jornal com o Lucho na capa só vende no Porto. Não vende no resto do país. E o Porto é pequeno.
    A lei do mercado impõe o Benfica, mas o Benfica nada ganha com isso.


    E porque é que isto continua a ser assim?
    Porque têm um presidente que faz das vitórias armas de arremesso.
    Porque vivem numa cultura de trincheira.
    Porque ganham sempre "contra" os outros.

    Quando o vosso presidente promove a guerra norte-sul, do que está à espera?
    Certamente não é de as pessoas do sul o apaludirem.

    E quanto a tramóias é melhor não falarmos. Pois se antes de 1974 poucos de nós viram e os que falam falam sem conhecimento de causa, a partir dos anos 80 muita coisa se passou diante dos nossos narizes.
    Mas não quero entrar por esse tema.

    ResponderEliminar
  53. ...e fazer disto um Porto-Lisboa é uma profunda mistificação.

    Lisboa tem dois clubes grandes, o Porto apenas um.

    Imaginem as energias, os patrocionios, os adeptos, os sócios, as receitas de Benfica e Sporting juntos. Imaginem uma cidade de Lisboa congregada em torno de um clube de futebol.
    Acham que ainda ganhariam alguma coisa ?

    Não metam cidades nem centralismos nisto.

    ResponderEliminar
  54. "E quanto a tramóias é melhor não falarmos. Pois se antes de 1974 poucos de nós viram e os que falam falam sem conhecimento de causa, a partir dos anos 80 muita coisa se passou diante dos nossos narizes.
    Mas não quero entrar por esse tema."

    Não terá este momento de pseudo-lucidez a ver com o que vende mais e com o que vende menos?

    É, de facto é melhor não ir por aí.

    E se o Atlético de Madrid tivesse o palmarés que o Real Madrid tem, não teria mais adeptos?

    Essas suposições a mim dizem-me muito pouco. O que me interessa é a História. E a História diz-me que há um clube que conseguiu humilhar e inferiorizar o que até há umas décadas era o clube incontestável da nação. Em 30 anos estamos prestes a tornarmo-nos no clube português com mais títulos conquistados. Agora deu-te para tentares que a gente lamente as posições de Pinto da Costa? Não haverá nada mais realizável para fazer?

    P.S.: Não acredito que aqui alguém inveje o departamento de comunicação do Benfica. Se tudo o que o teu clube faz se sabe cá fora, isso é só um problema do dito clube. Não desejo o tipo de tratamento que o teu clube goza para o meu. Nem nunca senti que fosse isso que se pretendesse dizer aqui, seria um disparate. Quem não entendeu parece-me que foste tu.

    ResponderEliminar
  55. "Imaginem as energias, os patrocionios, os adeptos, os sócios, as receitas de Benfica e Sporting juntos. Imaginem uma cidade de Lisboa congregada em torno de um clube de futebol.
    Acham que ainda ganhariam alguma coisa ?"

    Tenho a certeza que continuava tudo igual no topo.

    ResponderEliminar
  56. LF disse:
    «...e fazer disto um Porto-Lisboa é uma profunda mistificação.

    Lisboa tem dois clubes grandes, o Porto apenas um.

    Imaginem as energias, os patrocionios, os adeptos, os sócios, as receitas de Benfica e Sporting juntos. Imaginem uma cidade de Lisboa congregada em torno de um clube de futebol.
    Acham que ainda ganhariam alguma coisa ?»

    Como em França, onde o único clube da capital (PSG) domina completamente o da 2ª cidade (Lyon)?

    ResponderEliminar
  57. Caro LF,

    O brilhantismo do teu raciocínio é ofuscante.

    "Imaginem as energias, os patrocionios, os adeptos, os sócios, as receitas de Benfica e Sporting juntos. Imaginem uma cidade de Lisboa congregada em torno de um clube de futebol."

    Oh LF, eu diria mesmo mais: imaginem se em Portugal só houvesse um clube.Imagina as energias. E aí sim, o benfas provavelmente ficaria em primeiro e tu serias um homem feliz. ( Ou talvez não, ainda há aquele problema da disfunção.....)

    A maioria dos adeptos até aos 25 anos são portistas. Está num estudo de mercado que, vê lá, até veio no record.
    Essa de um jornal com o Lucho na capa não vender é uma imbecilidade típica. Um exemplo: ninguém nega que hoje em dia o Porto tem mais adeptos que o Sporting. Até já os sportinguistas o admitem. Ora bem, para cada capa do Record sobre o Porto há cerca de 100 capas sobre o Sporting. ( Não é exagero, o Porto só aparece na capa do record quando perde; o sbordem pelo menos dia sim, dia não ).
    Achas então que é uma lógica de mercado que faz um jornal pôr 100 vezes mais o Sporting que o Porto na capa apesar de o Porto ter mais adeptos, ser melhor equipa, ter uma " Marca" mais valiosa. É esse o teu raciocínio ? É que se é, diz-nos por favor em que ano é que o piano te caiu em cima da cabeça.

    Pode ser que na grande Lisboa vivam 3 milhões de pessoas. Será um facto relevante para esta discussão? Ou será mais relevante o Benfica ter o estádio sempre às moscas ?

    E já agora, és tu uma autoridade sobre o que se passa nas escolas do sul do país? É que eu citei um estudo de mercado. Tu baseias-te em quê? Centenas de entrevistas que conduziste pessoalmente, sempre com o teu bonézinho do benfica colocado nessa cabecinha? Após uma profunda pesquisa concluíste que as bravas crianças sulistas desprezam o Porto e que o que mais anseiam é tirarem uma foto com o Bynia e irem trabalhar na construtora do Vieira?

    Oh LF, desde os tempos do André Breton que o surrealismo não tinha um campeão como tu.
    E já agora diz-nos , és tu que escreves aqueles discursos do LFV, onde ele fala que o benfas vai ter a espinha dorsal da selecção, que vão ter 300000 sócios em 2008, etc, etc? É que em termos de contacto com a realidade notam-se muitas semelhanças entre esses discursos e os teus posts.

    ResponderEliminar
  58. Se puxarem pelo LV ele espalha-se como a Manela Leite...

    A dificuldade de entendimento é gritante, mas esta espécie é assim, dura de ouvido e de cabecinha, coitados.

    "Têm dúvidas que se o Benfica tivesse ganho os títulos que o FC Porto ganhou na última década chegaria aos 300 mil sócios ?
    Eu não tenho!"

    Pois, por isso é que depois do título, forjado, de 2005, chegaram aos 300 mil e o bronco do presidente disse que se não chegasse - e cavalgava a onda do título! - se demitia.

    Estão bem uns para os outros.

    Burros como calhaus, diz-se em bom português.

    ResponderEliminar
  59. O título foi em Maio e a meta era até Outubro. Em 2005. Parece que ficaram pela metade, ah mas ficaram no guiness...

    ResponderEliminar
  60. Meu caro "LV" (ou será "LFV" ?):
    Como vês obtens aqui um verdadeiro manual para conseguires convencer a tua família e amigos a deixarem-te mudar de Clube!!!
    Segue o exemplo de Maria José Ritta, esposa do Dr. Jorge Sampaio.
    Essa Senhora tornou-se portista já depois de casada com o ferrenho sportinguista que é Jorge Sampaio. E tornou-se portista em plena "lei seca" de títulos do FCP.
    E apesar de ser algarvia e só ter saído do Algarve aos 18 anos para ir estudar para Lisboa.
    E apesar de só ter conhecido o norte do País depois de casada, quando acompanhou o marido numa visita a Braga onde ele tem familiares.
    Anda lá homem: ganha coragem e "salta o muro" !!!

    ResponderEliminar
  61. Boas

    Admiro a V/paciência e simpatia em aturar alguns calhaus com olhos.

    Não adianta explicar muito direitinho, pois o que eles percebem é de tourada, principalmene vista pelos olhos do touro.

    Deixem lá os rapazes orgulharem-se de serem os mais maiores e melhores do mundo. Mesmo com os milhões, e com todo o apoio das juntas de freguesia, árbitros, CD´s, Ligas e escolas e o raio que os parta, não conseguem vencer o FCP.

    Para mim, e com todas as ajudas acima mencionadas, isto tudo só demonstra que os coitados são mesmo uns infelizes. Só eles é que não o entendem, e ainda bem.
    Deus os conserve assim por muitos, longos e felizes anos para o FCP.

    ResponderEliminar
  62. LF,

    O Anderlecht, clube da capital da Bélgica, também já foi grande.
    O Steaua de Bucareste, clube da capital da Roménia, também já foi grande.
    O Dinamo de Tbilissi, clube da capital da Georgia, também já foi grande.

    A diferença entre estes clubes e o teu, é que nenhum deles anda em "competições" ridículas a tentar provar que é o maior clube do mundo (os adeptos do Manchester e do Barcelona, nem devem dormir de noite a pensar nesta "grandeza toda" do teu clube).

    Aceitaram a evolução dos tempos. Moldaram-se à realidade actual na qual os gigantes são oriundos de Inglaterra, Espanha e Itália.

    O Benfica vende mais jornais do que o Porto? Ok. Pacífico.
    Mas suponho que pelo facto do Big Brother ou a telenovela das 9 terem maiores audiências que o Canal Discovery, não seremos todos obrigados a seguir bovinamente essa "maioria", certo?

    O teu clube tem mais adeptos?
    Olha, sinceros parabens (embora, seja desolador um estádio com 65000 lugares numa região de 3.000.000 de habitantes raramente atingir 75% da sua capacidade).

    Mas numa coisa reconheço o mérito do Benfica: têm umas corridas de atletismo muito animadas...

    ResponderEliminar
  63. Futebol: Paulo Bento escapou a sumaríssimo porque árbitro viu a reacção, Ricardo Costa
    19h20m

    Lisboa, 29 Abr (Lusa) - O presidente da Comissão Disciplinar revelou hoje à Agência Lusa que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional não instaurou um processo sumaríssimo a Paulo Bento porque o árbitro observou a reacção do treinador do Sporting e a omitiu no relatório.

    Ricardo Costa lembrou que "o requisito fundamental do processo sumaríssimo é que o árbitro não veja e não avalie a conduta", o que não aconteceu no caso da expulsão de Paulo Bento, no jogo Vitória de Guimarães-Sporting (1-2), da 25ª jornada do campeonato.

    "Naquele caso podia-se colocar a hipótese de dizermos que é uma conduta extraordinariamente grave e partir para um sumaríssimo. Mas vamos ver a imagem e vemos que ele (árbitro) está a avaliar" a reacção de Paulo Bento após a expulsão, explicou Ricardo Costa.

    Lusa

    Bom, se é assim, tá bem...
    Até vou acender uma velinha no altar...

    ResponderEliminar
  64. O befique vende mais jornais do que o Porto?E depois?Pra que é que servem os jornais?Agora já ninguem ou quase ninguem limpa o cu a isso!E depois com a entrada da asae em cena nem embrulhar peixe com eles se pode!Portanto o befique vende um produto que não tem qualquer utilidade,como o próprio befique de resto!

    ResponderEliminar
  65. Espécie de ave rara, a fazer jus ao símbolo com roda de bicicleta este LF aparece por cá sempre que acha importante (para ele) vir impor essa teoria de grandeza decadente de que se orgulham os benfas. Já não há mais nada de que se orgulhem, não há títulos para somar, há sim que impor os pseudo 6 milhões, os jornais que se vendem, as audiências, as assistências nos estádios e mais umas baboseiradas que já não pegam em lado nenhum. E se não percebe o "contra tudo e contra todos" é porque é justamente lampião e jamais entenderá o que sentem os portistas, jamais saberá do que se queixam, porque está do lado contrário e cegamente ainda acha que nós é que estamos errados. No fundo tudo tem corrido de feição, porque ao vosso deserto de títulos, soma-se um deserto de ideias, de capacidade e acima de tudo de competência. São incompetentes e está lá o LFV a provar esta teoria, já antes dele esteve outro supra sumo da inteligência/competência que voltará um dia destes a ver o sol aos quadradinhos, antes deste também outra iminência parda dessa (triste) nação, um tal de vilarinho com quem só se podia falar de manhã. Quando forem, em vez de só imaginarem , um clube decente para enfrentar o FCP sem as jogadas baixas que costumam tramar, então LF talvez tenha capacidade e razão para vir mandar palpites dessa ordem. Até lá vá pra fila e aguarde que nós temos mais um título para ganhar.

    ResponderEliminar