16 março 2011

A justiça à inglesa que tanto se reclama por cá...



... já condenou Alex Ferguson, do poderoso, grande e rico clube Man. United, a 5 jogos de suspensão: http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/football/teams/m/man_utd/9426939.stm. Tudo porque disse mal de um árbitro na derrota em Chelsea, não vai um mês... E disse mal porquê? Porque, estranhamente, o árbitro Atkinson, não expulsou David Luiz que deu uma cacetada em Rooney quando já tinha um amarelo.
Toda a Imprensa britânica reconheceu, sem necessidade de ou vir o lamento de Ferguson, não perceber como o defesa brasileiro escapou ao 2º amarelo. Toda e sem se esconder.
Entretanto, por cá, já passaram quase dois meses desde a agressão de Jesus a um jogador do Nacional, Luís Alberto. E há que tempos já foi ouvido na Liga no respectivo processo disciplinar. E, posteriormente, o treinador do Benfica andou como um tolinho a rodear o árbitro e os dirigentes do Marítimo que também pediam "explicações" a Vasco Santos. Jesus confrontou-se com responsáveis e jogadores do Marítimo, há coisa de duas semanas.
Por cá é assim, nem castigos nem denúncias da Imprensa do regime despreocupada sobre o adiamento ad eternum, em respeito por Jesus?, da sentença a que o treinador do Benfica não deveria escapar. Nem sequer se pôs em causa o golo fraudulento depois da hora, tendo Sálvio carregado o defesa do Marítimo que, assim, cabeceou mal a bola para os pés do Coentrão que marcou o 2-1.
Há tanta gente a reclamar como é boa a justiça desportiva inglesa. Mas só quando e com quem interesse: ou poupar ou atacar. É a Imprensa Desportiva, porreiro, pá!, ou a Imprensa Destrutiva que cá há. Dr. Jekyll e Mr. Hyde.

3 comentários:

  1. Amigo Zé Luis.
    pois.
    não passa nada.
    é como este texto do expresso sobre a bola.

    "Aparentemente o jornal A Bola está mesmo decidido em deixar de ser um jornal dedicado à informação desportiva, mesmo a informação relativa ao clube que lhe alimenta a tiragem diária, e passar a ser uma mistura exótica-avermelhada do falecido 24 horas com o jornal O Crime. E digo isto porque aparentemente para o jornal A Bola a notícia de maior relevo no que toca ao desporto acontecida na passada sexta-feira foi o Vice-Presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, ter levado uns sopapos à saída do restaurante Shis no Porto. De facto é de assinalar tal feito desportivo. Mas será motivo para capa de jornal?

    Mas atenção, os agressores afirmaram: "isto é para não dizeres mal do FC Porto". Durante todo o dia de sexta, e com um sítio online actualizado ao minuto, nada se soube, tudo guardado para o dia seguinte. Mais grave, em subtítulo a A Bola acrescenta: "almoçou com o Presidente da Câmara de Paredes no mesmo restaurante da Foz onde se encontrava a almoçar Villas Boas, e à saída foi atacado por três indivíduos". Para bom entendedor...enfim, é triste ver um jornal nacional e que devia ser racional na informação que transmite fazer este tipo de alusões. Ficamos ainda a saber que se um é Vice-Presidente de um clube, o outro é o "Villas Boas". Deve ser um arrumador de carros na zona da Foz, só pode.

    São escolhas editoriais? São. Mas não quer dizer que não sejam objecto de crítica pela sua péssima qualidade, perigosidade e claro facciosismo. Um apelo gratuito à violência entre adeptos. A Bola adora semear ventos, e assitir às tempestades. João Gabriel, ministro da propaganda benfiquista, veio logo a terreiro: "Há pessoas que sofrem de miopia dentro do campo e também fora dele. Há certos locais do País onde ninguém vê nem sabe nada. Foi um acto cobarde, levado a cabo por gente cobarde." Concordo com ele em tudo, menos no "certos l ocais do país". E digo mais, quando este senhor era assessor do Presidente Jorge Sampaio duvido que usasse deste tipo de discurso sectário, ou ia parar ao olho da rua. Mas infelizmente neste país de treta sente-se mais protegido quem trabalha na Luz do que em Belém. Coisas de poderes presidenciais.

    João Gabriel levantou ainda suspeitas sobre quem terá avisado os agressores da presença de Rui Gomes da Silva naquele restaurante. Questionado sobre André Villas Boas, uma vez que este esteve no local, a resposta ficou no ar: "Vamos ficar por aqui..." Eu acho mesmo que João Gabriel fez bem em ficar por ali, porque até para dizer disparates há um limite. E João Gabriel ultrapassa o limite cada vez que abre a boca. As insinuações são muito piores do que alguns sopapos.

    André Villas Boas, pessoa com educação muito acima da média, claramente acima ao que o futebol nos habituou, quando confrontado com os factos, condenou-os como qualquer pessoa de bem faria. Aliás como fez Jorge Jesus, como faço eu e fará qualquer pessoa normal, não atirando mais lenha para a fogueira. A Bola é um jornal ultrapassado e cego por opção.

    PS: Depois disto gerou-se uma guerra verbal entre instituições, uma perfeita estupidez. Pinto da Costa desceu ainda mais o nível, com pena minha. O silêncio por vezes é o melhor caminho, nunca o insulto."

    jornalista Tiago qualquer coisa.(não me lembro do nome)

    o PS final não é o melhor.
    Mas compreendo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Tiago Mesquita tem uma coluna "100 Reféns" que se pode ler, com gosto, no Expresso online.

    Está há muito referenciado e, inclusive, porque já mereceu censura da parte do clube que se sente atingido. Felizmente, nem todos propagam a palhaçada informativa/intoxicativa vermelha.

    Mas obrigado pelo alerta para novo escrito do Tiago Mesquita. Nada que, no conteúdo, não soubessemos sobre o excremento em que se tornou A Bolha. Como o Rascord, tal como tenho dito, vão confimar-se aos espaços regionais saloios onde originaram e vegetaram durante tantos e tantos anos. Daí as vendas decrescerem a olhos vistos. Eles é que não se dão conta do mercado que perdem; melhor, dão conta disso e sabem que voltaram a ser jornais regionais. Um retrocesso civilizacional, em suma. O regresso ao tempo do orgulhosamente sós. Por isso apostam nas coisas entre o "desportivo" e o "recreativo".

    ResponderEliminar
  3. Porventura, imagino eu, o Tiago Mesquita apressou-se a tratar da coisa assim.

    Pois ficamos a saber que em certos locais do país a PSP atacou um vice-presidente do Belenenses, foi publicado nos pasquins de 2ª feira. Teve capas de jornal? Comunicados sectários? Insinuações vexatórias? Não, mas foi em Belém, no Restelo e o dirigente azul disse que, até por conhecer o agente agressor, ia participar dele.

    Querem melhor momento do que este?

    Só que ninguém o explorou.

    Como se não estejamos todos à espera de ver punida pela afamada justiça desportiva o ataque de um treinador a um jogador adversário, certo?

    É que há coisas que certas pessoas pensam que as outras não sabem.

    O arcanjo Gabriel, anjinho papudo como sabemos, pensará que o que se passa em Lisboa não é sabido no resto do País. Só pode. Pois é ignorante. E dali espera-se o quê para as massas ululantes para quem fala?

    Fiz-me entender?

    Eu é que não estou para perder muito tempo com estas merdas, não ligo nada ao que se passa fora dos relvados, daí não ter tocado no assunto. É merda. É palhaçada. Vale o que vale e quiserem dar-lhe valor de forma a comentar-se. Eles estão desesperados e a via que seguem é esta. Nada de novo, já o disse.

    ResponderEliminar