07 agosto 2009

FC Porto vai lutar pela manutenção*


* Fernando Guerra, em A Bola, 7/7/2009
Há um mês exacto, o Olival recebia os tetracampeões para a abertura da preparação de uma nova época. Pouco mais havia do que reforços encontrados na Liga portuguesa. Enumerando-os, de Maicon e Beto a Orlando Sá e Varela, esta opinião saiu publicada: o FC Porto, com estes reforços, quando muito luta pela manutenção. Os reforços eram "fraquinhos", quando ainda nem vestiam de azul e branco.
Beto confirmou-se uma alternativa credível a Helton e Maicon não vai deixar Rolando dormir à sombra de Bruno Alves. Varela foi a revelação da pré-época portista e vai ser titular por uns bons tempos, enquanto Rodriguez não voltar e terá de fazê-lo em grande ou não retoma o lugar. Só Orlando Sá, lesionado, está fora de combate.
Mas, há um mês, a guerra estalou. "Que se passa no FC Porto" ou "algo vai mal no FC Porto" era a pergunta do veterano de guerras antigas e surdas em colunas de opinião dos periódicos lisbonenses.
Cerca de três semanas depois, a iniciar as mezinhas para proteger o Sporting na eliminatória com o poderoso Twente, o mesmo escriba já desculpava: "o Sporting não é rico, não pode comprar como o FC Porto e o Benfica".
E, pronto, aí está o plano para a luta: inclinado, envenenado, ensanguentado...
Também passou despercebida uma declaração, popularucha e no meio da sua acção de marketing, em que o presidente do Sporting prenunciava "vem aí uma guerra". Ainda não havia decisão do título de juniores e a iminência de uma guerra não mereceu parangonas na Imprensa do regime, mesmo que a peleja se convencione ser entre o recreativo e o desportivo lisbonenses.
Com a Supertaça já no domingo, boas entradas, então!
Guerra é mesmo assim. Às trincheiras!


18 comentários:

  1. Zé Luís, sempre em forma:)
    Se a inveja matasse desses "escribas" todos poucos ainda cá estavam! Como lhes deve doer quando a malta cá do Norte festeja:)

    ResponderEliminar
  2. Recorrente caro Zé Luís, por essas e muitas outras é que decidi não cpmprar a Bola, é uma pasquim que consegue ser mais faccioso que o próprio jornal do benfa. Junte-se-lhe as frustrações intelectuais da foleira Leonor pinhão, do José manuel intestino delgado e mais uns outros para comporem o ramalhete. Ano após ano vaticinam o fim da era FCP, mas respondemos sempre com mais do mais, fabricamos, moldamos novos artistas colocamo-lhes a chancela FCP e toca a aviar por mais uns milhões. É a marca FCP que cada vez mais faz desesperar a concorrência. Esperamos de facto nesta época muitos "guerras" pela frente, sempre foi assim, estamos sempre contra a corrente e eles já nem sabem o que escrever. Entretanto há uma supertaça para vencer este Domingo, e nada de facilitar contra o Paços, é somar mais uma e seguir este destino de vitórias. Cumprimentos à malta toda

    ResponderEliminar
  3. gado...esses jornalistas são gado...
    um grande muuuuu para eles!

    ResponderEliminar
  4. Para além das (normais) habituais preocupações por se terem perdido titulares no defeso, este ano há uma particularidade: é que o principal rival está melhor do que o habitual. Gastou uma pipa de massa e contratou um treinador que, apesar de ser semi-palhaço, teve a heresia de dizer aos benfiquistas que os jogos ganham-se a correr e não por direito glorioso e divino...

    Tudo isto acaba, na minha opinião, por relativizar as preocupações dos portistas. Mesmo os mais 'corajosos' não desfarçam um certo sorriso amarelo quando dizem que ganharam a uns porque estavam cansados e a outros por eram coxos. Pois, mas antes, mesmo com estes, eles não conseguiam ganhar...

    E é neste contexto que o adepto portista vai vivendo: por um lado achamos que as contratações foram boas (o ponta de lança é que ainda trás muito cepticismo) mas por outra o subconsciente lança-nos uma forte preocupação: se antes tinhamos de ser muito melhores para vencermos não só as muralhas dos adversários em campo como também o lastro que os simpáticos senhores do CD da Liga, Arbitragem, FPF e afins nos vão colocando, como é que, havendo maior equilíbrio de equipas candidatas vamos conseguir?? Pois...

    Sobre a perda de capacidade competitiva de ano para ano, percebo o que vou lendo mas sei que faz parte da estratégia do clube. Já não há espaço para romancismos em que um jogador era de um clube por toda a vida. No FCP o conceito é uma extensão da cultura de César: Veni, vidi, vici e salto para outro clube para ganhar mais.
    O que não se pode é exigir que se vende por 20, compra-se outro por 5, junta-se água e temos um igual...É preciso investir tempo e trabalho e, obviamente, há um risco...

    O slb é um comboio em alta velocidade: se não houver problemas até pode chegar em primeiro mas descarrila com facilidade. Basta um grãozinho de areia nos carris. E agora tem um treinador que gosta de mandar bocas sobre a altura certa dos guarda-redes, playstation e tal...

    Vamos ver...

    ResponderEliminar
  5. Quem não gostar da comparação pode contrapor à vontade, mas o FCP da última década faz-me por vezes lembrar o Ajax que ganhava sempre o campeonato e todos os anos vendia os seus melhores jogadores a grandes clubes da Europa, à procura do talento made in Ajax e com a chancela dessa escola de futebol de excelência.

    Julgo que, com o passar do tempo, e o com projecto Visão 611, ainda iremos aprofundar essa mais-valia.

    De resto, basta ver quem é o técnico responsável pela formação do FCP: Patrick Greveraars

    ResponderEliminar
  6. Santos, essa de o principal adversário estar muito melhor...

    Qual é? Para o JEB é o FC Porto. Para o FCP é o Sporting?

    Ah, é o Benfica?

    Mas pelo dinheiro gasto, pois gastaram o mesmo em 2007 e 2008, com os resultados conhecidos.

    Parecem mais fortes? Porquê?

    Há um ano até editoriais se faziam a elogiar a equipa e o treinador. Este depois tão contestado, ainda em Janeiro os adeptos pediam paz para ele trabalhar. No "campeonato de Inverno" eram na mesma os maiores do mundo.

    Os elogios ao Benfica não são mais nem menos do que há um ano.

    Mas ficam as últimas impressões.

    É como a história das saídas do Lucho e do Lisandro. Como foram do Quaresma e do PA e do Zé Bo. Enquanto não vierem outros, enquanto a bola não rolar a sério, enquanto não houver castigos, lesões, desgaste, é tudo maravilha.

    Até o Paços achava maravilha a Europa. Lá resmungaram as despesas da 1ª elimin., e agora as da 2ª. Depois vão-se queixar à UEFA, pelas despesas e pelo desgaste.

    É assim. Quando nos toca a doer, ninguém berra mais do que nós.

    ResponderEliminar
  7. Zé Luis,

    Concordo contigo: todos os anos a corja do costume lança os foguetes e faz a festa. O problema é que meses depois esses mesmos vão apanhar canas mas são azuis...que chatisse!

    A avaliação que eu faço aos lampiões face a anos anteriores é pelo que tenho visto nos jogos. Acho-os tacticamente melhores, só isso, o que vai tornar o campeonato mais interessante. Mas não embandeiro em arco: é preciso passar por elas e aquele clube tem uma atitude genericamente deplorável que mais tarde ou mais cedo chega ao plantel.
    O plantel deles não me parece melhor (no máximo igual ao do ano passado) mas a gestão desportiva e táctica é mais exigente. O problema (deles) é que o clube não acaba no treinador, vai por ai a cima, até aos adeptos e aí é que a porca torce o rabo (quer na direcção, CS,...).

    Desde há muito que evito ler editoriais: não consigo ser totalmente imune ao azedume que passam e para chatisses já bastam as minhas. Ainda há dias num consultório caí no erro de ler um artigo da Pinhão n'abola sobre o Braga. Claro que a culpa dos problemas com a contratação do Peixoto será de quem?? Não há pachorra...
    Como já escrevi, a ver vamos.

    Por acaso o ano passado, depois das saídas do Assunção, Bosingwa e Quaresma contrariei um bocado a corrente dos meus amigos portistas ao insistir que gostava mais deste plantel. Sinceramente estava convicto e no final do ano não fiquei defraudado, pelo contrário: foi ainda melhor do que pensava.

    Este ano estou curioso. Há matéria prima e uma pessoa adequada para a gerir. Vamos tentar fazer a nossa vidinha jogo a jogo como tão bem sabemos e deixar o circo para os outros. Essa tem sido uma das chaves do nosso sucesso.

    ResponderEliminar
  8. Querem por o Benfas em ebulição?

    Lá para Novembro que haja alguêm a dar uma possibilidade de um fabuloso contrato para o estrangeiro, que o Benfas perde logo um jogo por 4 a zero. Não foi isso que aconteceu lá para os lados dos arsenalistas ou estarei errado?

    Para ganhar fácilmente a esta equipa do Benfas, é utilizar a táctica do IVIC. Bola para as costas da defesa e Kostadinov ou Domingos na frente. Lembra-se?

    Quantas assim ganhamos em Alvalade ou na Luz?

    Ou que aplique a receita que o Oliveira utilizou no 0-5 na luz, que morrem mais uns quantos...

    Tenho quase a certeza que Valeri, vai ser a grande revelação e Hulk a confirmação por 40 milhões em 2010.

    Passem bem...

    ResponderEliminar
  9. Não me levem a mal, mas não consigo compreender como é que ainda há portistas que compram A Bola e o Record.
    Percebo, que para sabermos até onde chega o ódio ao FCPorto haja a tentação ou curiosidade de os ler, mas já tenho alguma dificuldade em compreender que essa curiosidade contribua para os sustentar, porque não temos necessidade.
    Comentemos sim, aquilo que vamos registando quase por "obrigação" nas televisões ou nas rádios, porque nesses media ainda temos a desculpa de querermos ver filmes, música, novelas, arte, e todos os canais estrangeiros.

    Agora, contribuir para dar de comer àqueles sabujos? Não estaremos a ser algo masoquistas?

    Acreditem se quiserem, é de borla, mas se todos os portistas fizessem como eu que não compro nenhum desse 2 pasquins há mais de 20 anos, já imaginaram o rombo que lhes causávamos na contabilidade?

    O JOGO piorou, mas ainda se digere, mas esses? É só inveja e desonestidade intelectual.

    Um abraço (e sigam os meus conselhos, gastem melhor o v/ dinheirinho)

    ResponderEliminar
  10. Por acaso é curioso dizeres isso da táctica do benfas. Quando vi os jogos no torneio de guimarães dei comigo a pensar: que raio, sempre que um adversário tem a bola estão três lampióes em cima dele... mas aqui não há nenhum milagre da multiplicação: se estão aqui dois a mais, estarão a menos em algum lado...
    Para mim, tudo o que é radical acaba por ter falhas algures... mas provavelmente para o nosso campeonato será o mais acertado.

    De certa forma prefiro a previsibilidade ao futebol maravilha. Faz-me lembrar um jogo que considerei o melhor jogo fora do FCP em termos de atitude (contra o Celtic ou Rangers há uns anos com o Adrianse). Perdemos :(!

    Volto a dizer que bom mesmo é seguirmos o nosso rumo de forma o mais tranquila possível e deixar-mos o mediatismo para os outros.
    Estou para ver se com tantos galáticos o Real vai conseguir superar o Barça...

    ResponderEliminar
  11. TxiiI Amigo Santos.
    Não é que concordo 100% consigo?
    Esperar e ver!
    Biba o Porto
    Abraços

    ResponderEliminar
  12. O Porto vai lutar pela manutenção... do título.
    Vai ficar no seu sitio.

    ResponderEliminar
  13. Amigo Rui, nada disso, eu é que tropeço num ou noutro nas minhas deambulações domésticas quando vou almoçar a um café qualquer e leio o jornal da casa.

    Foi assim, por exemplo, que li no Correio do Minho a data da Supertaça que no site do FC Porto saiu só no dia seguinte...

    Não compro os pasquins, mas se os tiver à mão dou uma espreitadela e leio as coisas em diagonal.

    O caso em apreço chamou a atenção, obviamente, pelo título: "Algo se passa no FC Porto". A explanação vinha no final. Pronto.

    ResponderEliminar
  14. Santos,

    sobre o benfas, vi só a 1ª parte com o Atl. Madrid e a 1ª parte com o Ajax. Espero ver algo agora com o Milan.

    sobre o Rangers-Porto, não considero ter sido um bom jogo. Nunca pode ser quando se sofre 3 golos. E menos ainda pode ser bom quando quem marca é o Rangers. Para mim tal significa um mau jogo.

    ResponderEliminar
  15. Zé Luis
    a leitura transversal é óbvia.
    é como leio todos os pasquins.
    (sou maluco e leio o rascord e a bolha para ficar feliz todos os dias.
    Sinto-me mais Forte com as alarvidades e rio-me imenso.
    aliás como dizia uma menina aqui da área,os clubes lá debaixo são uma "pomba"e o outro ninguem conhece.
    como diria o outro
    O PORTO È GRANDE,
    VIVA O PORTO.
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Eu também espero por um Benfica igualmente fraco como o costume, mas este ano não apostava muito nisso. Tenho pena de não saber porquê, tudo me parece um pouco mais consistente, apesar dos gastos milionários em jogadores duvidosos.
    O mais provável é estar errado; mas espero que isso não nos faça descansar.

    ResponderEliminar
  17. Não estou preocupado com o benfica e muito menos com o sporting. Eles que joguem lá o campeonato deles e passem muito bem. A minha preocupação, e quando digo preocupação, não é no sentido de medo ou receio, mas sim de expectativa, vai para o FCP. Estou ansioso pelo rolar da bolinha, a sério, porque até agora não passou de mero treino, essencial para o treinador preparar a equipa, mas pouco interessante para o adepto, que sou.
    Por isso, amanhã lá estarei em Aveiro para assistir ao verdadeiro pontapé de saída da nova época, que antevejo recheada de êxitos.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  18. Rui Valente , estou exatemente como Tu, nunca comprei essa merda , nunca fui a 1 "Site" desses FDP. , e deixei de "falar" de Futebol com gajos que nao sejam da minha cor.
    Esta na altura de descobrir que temos muito poder , e mostrar o nosso poder sera boicotando , jornais/bancos e ate marcas de cerveja.Eu tudo que for anti Porto e tambem anti Minha pessoa (Eu , Tu , Vos , SOMOS PORTO)

    ResponderEliminar