26 agosto 2009

FC Porto sozinho na Champions

Para já em caixa entram "sem querer" mais 3 milhões de euros pelo aumento do prémio de presença (mais 1,1ME) e a fatia de TV pool que caberia ao Sporting (1,65ME na época passada). O sorteio que traga a Fiorentina e um clube inglês da praxe...
O sorteio de amanhã à tarde dos grupos da Champions deixa o FC Porto como único representante português, pois ao Sporting titubeante de Paulo Bento nem o Bruno Paixão inglês a negar dois penáltis à Fiorentina ajudou.
E, deste modo, o FC Porto tem a certeza de ficar com a totalidade do pool televisivo atribuído a Portugal, uma verba que rondou os 3,5 milhões de euros repartida na época passada por dragões (1,9ME) e leões (1,6ME), pelo que esta fatia caberá ao FC Porto se atingir pelo menos os oitavos-de-final. Mas com o aumento dos prémios de presença (de 6 para 7,1ME), é possível que a fatia televisiva aumente também, pelo que a valoração da quota de mercado portuguesa, pela transmissão dos jogos do tetracampeão nacional, deve subir. No fundo, depende muito da fase de competição atingida, o total de jogos disputados e mesmo o nível e reconhecimento dos adversários. E tem vindo a melhorar, pois já foi da ordem dos 2,5ME. 
Defrontar ingleses ou espanhóis, por exemplo, dá uma ajuda, pelo rating televisivo que faz subir a fatia do pool de cada equipa e para o sorteio de hoje deve ser inevitável sair uma equipa inglesa, como tem sucedido ultimamenten. Ao menos que saia ao FC Porto a pobre Fiorentina, que mostrou ser fraco oponente que os leões não souberam contrariar. É que do pote 3 a escolher, a Fiorentina é mesmo dos adversários mais acessíveis, enquanto do pote 4 há muito por onde escolher de tão pouco cotados são os adversários.
Há para todos os gostos, incluindo sair o Marselha de Lucho ao FC Porto, e quem quiser fazer o totobola faça favor. Antevejo um inglês, a Fiorentina e o Rubin Kazan, só por ser diferente como o APOEL e o Debrecen, também estreantes nesta fase da prova.
Mas do pote 1, dos tubarões, ando há tempos com a perspectiva de voltarmos a defrontar o Bayern. O que nem era mau de todo.

15 comentários:

  1. Estava entusiasmado com mais um reforço do F.C. Porto mas pelo vistos já é oficial que o Kleber não vem. Será que o FCP tem uma solução de recurso? Quem será?

    Saudações portistas,
    Nuno

    ResponderEliminar
  2. O kleber não vem e ainda bem, o historial de indisciplina desse jogador é algo de assustador. Sinceramente não me preocupa mt a vinda de mais alguem, o plantel k temos chega e sobra para consumo interno, para externo é k prontos, a ver vamos...

    ResponderEliminar
  3. E alguém tem visto os golos do Lisandro? Faz pena não o ver cá, faz faz...
    Mas já sabemos a nossa sina, um dia a champions será nossa outra vez quando tudo estiver alinhado.

    ResponderEliminar
  4. Estou como o Zé luis, que venha a Fiorentina, mas já agora quero sempre o Bayern de Munique porque se clube desejo sempre são aqueles cabrões dos alemães que ainda tenho uma eliminatória encravada na garganta.

    ResponderEliminar
  5. Também dúvido que não calhe o tubarão inglês do costume. A verdade é que o Porto tem ficado em 1º no grupo.

    Pote 1:
    evitar: Barça
    bem-vindos: Sevilha, Bayern

    Pote 3:
    evitar: Estugarda,
    bem.vindos: Dínamo Kiev, Fiorentina

    Pote 4:
    evitar: Wolfsburgo
    bem-vindos: todos os outros. talvez o Zurich, pela viagem mais curta.


    Força Porto
    Não percam em primeira mão os resultados do SORTEIO DA CHAMPIONS no "Discutir Futebol"

    (http://discutir-futebol.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
  6. Não tenho previsões, mas a acontecer essa previsão do Zé Luis.
    O Rubin tem uma equipa bastante forte e a russia ainda fica longe.
    Seria um grupo muito desgastante numa altura da época em que se tomam demasiadas decisões, mas enfim, já não há equipas fáceis nestes grupos. Até mesmo o pote 4 tem equipas muitos fortes.

    PS: Ainda bem que o kleber não vem, o Porto não precisa de um avançado mediocre de 26 anos tão caro...

    ResponderEliminar
  7. La por não vir para o FCP nao é preciso falar mal do jogador. Só diz k o kleber é mau jogador quem não o conhece. O problema dele é mais a indisciplina, qualidade tem que sobra.

    ResponderEliminar
  8. Ainda sobre o alarido do caso do motorista do PC que passou por cima do pé do jornalista numa passagem estreita, vale a pena ver um outro caso muito mais interessante que não teve a mesma repercussão mediática:

    http://www.scribd.com/doc/3004923/SOL-Luis-Filipe-Vieira-e-motorista-acusados-de-agressao

    ResponderEliminar
  9. Sobre o sorteio pode acontecer um pouco de tudo e por isso vamos aguardar, saia quem saia já disse que tenho uma fezada para esta época. aumento de receitas claro ainda bem, mas sinceramente cheguei a torcer pelo zporting ontem, até fez um jogo razoável, mas isto é mesmo para gente de barba rija e não para meninos/promessas eternas da cantera. Estava-me a fazer confusão o kleber, a não ser que saisse o Farias, não se justificava esta aquisição. Acho que vamos ao Penta com este material e cuidado connosco na champions.

    ResponderEliminar
  10. Será resposta de Juju para alguns distraídos?
    Ou o FCP a fazer dinheiro com a sua escola?
    "Bolatti destaca-se porque cresceu na Europa

    O treinador portista refere que esquecer aquelas realidades «é um erro que o clube não quer cometer, porque pode pôr em causa investimentos e qualidades». Mais, Jesualdo diz que «pode impedir que alguns jogadores se possam exprimir de acordo com as observações e análises feitas».

    Nesta medida, o técnico deu curioso exemplo, de um médio que ainda pertence aos quadros do clube, mas que actua no Hurácan, da Argentina: «Faço um alerta do Bolatti, que tem créditos no futebol sul-americano e é internacional, mas porque melhorou tacticamente aquilo que não tinha. Chegou lá e teve melhoria em relação aos outros jogadores, porque jogou na Europa.»

    Para finalizar, Jesualdo Ferreira argumentou esta ideia com outro exemplo. «Por que é que ainda joga o Verón? Está mais forte do que quando saiu da Argentina? Em menos lesões. Que tem ele a mais? Tem capacidades tácticas e experiências dessas aplicações tácticas. São essas razões que nos levam a ter atenção ao caminho que queremos seguir.»

    ResponderEliminar
  11. E agora junta-se (de novo)o Atlético de Madrid.
    Já só falta um.

    ResponderEliminar
  12. Pronto, está fechado o nosso grupo:

    Chelsea
    FCPORTO
    Atlético de Madrid
    Apoel de Chipre

    ResponderEliminar