04 agosto 2009

FC Porto na Champions: patético, como o Sporting

Então se dúvidas houvessem não teriam sido esclarecidas antes de os leões entrarem na pré-eliminatória? E os alertas de o Benfica fazer o up-grade de competição não soariam nos bisonhos meios propagandísticos lisbonenses?

Parece uma notícia, mas soa a não notícia. Então a UEFA confirma, formalmente, que o FC Porto está firme na Champions? Ou que, finalmente, não liga pevide aos traficantes de influências da Liga portuguesa e "tá-se a cagar" para a sentença de bosta do pífio Apito Final?

Como ouvi de "raspão" a notícia difundida durante o jogo do Sporting e alude-se, no Maisfutebol, a uma informação da Lusa, acabo sem perceber o que a UEFA decidiu!

Não é que importe muito. Aliás, a importância era tão reduzida que nem os wishful-thinking lisbonenses alertaram na Imprensa do regime para a eventualidade de a UEFA ainda excluir o FC Porto da Europa. É que não bate a bota com a perdigota.

Se o FC Porto estivesse em risco de não participar, por alguma razão obscura como o processo mafioso que há um ano foi maquinado em Portugal, já teria havido medidas pelo menos cautelares na UEFA não só antes do sorteio da 3ª pré-eliminatória da Champions, como os jogos do Sporting não se teriam realizado.

Uma eventual exclusão em cima da mesa pressupunha que, em caso de ser confirmada, o Sporting integrasse automaticamente a fase de grupos e, imagine-se, o Benfica subiria à ronda preliminar da Champions que os leões agora disputaram. Há um ano, com a dúvida presente, as equipas portuguesas apuradas subiriam sempre um lugar na classificação, por força da exclusão que se magicava do FC Porto. Agora teria de suceder o mesmo. Não seria apenas um ano depois que a UEFA iria deixar começar os sorteios e as eliminatórias sem se saber que equipa portuguesa jogaria em qual competição.

Parece haver talvez alguma deficiente informação ou leitura exacta dos acontecimentos. Que a UEFA dê por encerrada a intentona levada a cabo em Lisboa, com um cabo de esquadra no Porto tipo aqueles investigadores fatelas da Scotland Yard sempre ridicularizados por Sherlock Holmes, parece mais lógico e curial. De resto, definida a situação do famigerado artigo 1.04, alínea d) - hoje 2.04, alínea g) - pelo Comité de Recurso da UEFA e sintomaticamente esclarecido no TAS de Lausana, o que admira é só um ano depois a UEFA dizer que os portugueses vão apitar coisas mafiosas lá para as bandas da Luz e da Liga.

Parece pois patética esta "confirmação" do FC Porto na Champions, na hora em que da forma mais bisonha que fosse possível imaginar-se o Sporting salvou-se do ridículo com um golo improvável, aos 90+5' e um autogolo, a selar uma qualificação mais milagrosa que a de Alkmaar. Para provar, talvez, não só que em futebol tudo é possível, mas que a história repete-se, nem que seja da maneira mais risível e inverosímil que alguém possa fazer a reescrever um guião com o mesmo final leonino em tom melodramático.

17 comentários:

  1. Tens razão Zé Luis esta é uma não notícia...A partir do momento que foi alterado o artº que poderia fazer suspender o FCPorto das Competições Europeias do ano que passou, a situação não teria evidentemente senão este desfecho, daí se poder falar em "anotícia", é sim a confirmação do encerramento definitivo do Processo de averiguações aberto...E agora meus caros é pensar apenas em tirar dividendos desta situação, RCosta que "espere" pela resposta...
    Uma coisa me pareceu clara o árbitro de hoje foi muito macio para com as entradas dos jogadores Portugueses -JMoutinho em destaque-, será já um reflexo?...Quem tinha razão era Antero Henriques.
    Este, recuou do banco para a retaguarda da equipa e marcou a sua nova posição, com esta entrevista.

    ResponderEliminar
  2. Eu digo é que, fico extremamente TRISTE se o meu clube não responder a esse ataque VERGONHOSO apelidado de APITO DOURADO!!!

    Desculpem-me mas, receber uma bofetada e dar a outra cara, NÃO FAZ PARTE DOS NOSSOS GENES!!!

    Tenho consciência que a tarefa não é facil, mas espero e desejo que a VINGANÇA seja feita!

    MANCHARAM O NOSSO BOM NOME, e esta merda fica assim???

    Não pode!!!

    Exijo VINGANÇA!!!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Zé Luís.
    Não podia estar mais de acordo com todas as suas palavras.
    Agora restam 6 dias para a choradeira começar outra vez.
    Abraço
    Biba o Porto

    ResponderEliminar
  4. Alguém ainda se espanta com a lata desta corja? E que vamos ter um ano muito complicado em arbitragens devido a pressões desta gentinha?
    Já não vale muito a pena, foi o que aprendi, e graças a blogs como este. Ao menos percebi que não sou só eu a pensar assim.

    Quanto ao Sporting, pelo pouco que vi, estou desiludido. Sem o nosso companheiro a empurar o Benfica para o 3º lugar vamos ficar um pouco desamparados. Ao menos qualificaram-se, mas não auguro muito de positivo a vir daí.

    ResponderEliminar
  5. Bem verdade amigo Zé Luís!

    Isto é assim, cada um no seu lugar!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  6. no labaredas:

    E agora, desanimado?

    Depois de um defeso em que não fez mais nada do que tentar colocar o FC Porto fora da UEFA Champions League, o «desanimado» andava estranhamente comedido, limitando o seu histerismo aos desempenhos estivais do clube que venera sem pudor jornalístico. O Labaredas já suspeitava das suas motivações. Hoje, todos percebemos porquê…

    Não é que a UEFA fechou de vez o tema que tanto alarido gerou, no arranque de um ano que levou o recordista de presenças na prova aos quartos-de-final da UEFA Champions League? O «desanimado» calculava que o desfecho seria precisamente este. Caso encerrado, percebeu?

    E agora? Como justificar a campanha e o despeito? Vai dizer que a UEFA é azul e branca e que estão todos fechados nos gabinetes de Nyon para agradar ao FC Porto? Vomite qualquer coisa, homem! Não fique calado. A vergonha não é característica que lhe possamos reconhecer, portanto… Diga o que pensa! Ou enfie-se num buraco…

    ResponderEliminar
  7. Calma, muita calma..."conseguimos" o apuramento para a liga dos campeões numa disputa que durou um ano...apesar do adversário protagonizar o papel daquele que ladra, ladra mas não morde (sem esquecer a nova cria canina vimaranense). Espero para ver a reação do intestino do delgado.

    ResponderEliminar
  8. Ontem foi o início do fim para o Bentinho e corja de lagartos.
    Aquela equipa ou é novamente ajudada pelos árbitros ou não vai a lado nenhum. Bastou terem deixado de contar com o Ninja Derlei, que aquilo treme que nem varas verdes.
    Mais uma vez se prova, a excelência da escola do FCP, na abnegação, no querer e no lutar contra as contrariedades. O Derlei personificava toda essa garra e transmitia a mesma para aqueles primadonas mimados e arrogantes.

    Só ontem e por alto contei 6 simulações para penalti. Até o palhaço do minorcas, se atirou para a piscina. Que lindo futebol...

    É por estas e por outras que os N/jogadores valem milhões e os de lisboa zero.

    Acho piada dizerem que o armário do D.Luis vale 40 milhões, quando este ainda deve de andar a 2 anos à procura dos rins depois da finta do Quaresma.

    Queres ver que os gajos compraram jogadores em contentores porque estavam à espera de entrar pela porta traseira na Champions? Será?
    Deve ser por isso que hoje já nos aparecem notícias que fulano nem por 40 e beltrano nem por 30?
    Queres ver que a MFL ainda lhes recompra as acções que já comprou?

    ResponderEliminar
  9. Na abordagem a pré epoca o rui santos disse q o orlando sá custou 3,5 milhoes de euros.

    A pergunta é simples.
    Mas alguem me explica isto?

    ResponderEliminar
  10. É uma não notícia de facto Zé Luís, nem lembrava a ninguém nesta altura ainda alvitrarem que não participássemos na champions. Também concordo que a SAD deveria ter reagido de outra forma a estes ataques e enxovalhos e aue fomos sugeitos a nível nacional e internacional. Por falar em champions, embora até estivesse minimamente a torcer pelo sporting, a verdade é que foram uma autêntica nódoa e não jogaram um corno, teme-se pela prestação desta gente na fase de grupos, daquela forma vão enfardar mais algumas goleadas.

    ResponderEliminar
  11. Eu cá ficava mais feliz se a UEFA dissesse "O Porto não é corrupto e por isso fica na Liga dos Campeões." em vez de dizer que o Porto fica na Liga dos Campeões porque o processo em causa já é "antigo"...

    ResponderEliminar
  12. De facto, é como o Zé Luís: não se compreende muito bem a necessidade desta notícia. Talvez seja um pro-forma para oficializar uma posição da UEFA há muito tomada, servindo como motivo adicional para chamar mentirosos a quem nos chama de corruptos.

    Também acho que não faz muito sentido tomar esta posição de forma pública e não pedir desculpas igualmente públicas pelo que foi dito pelo seu mais alto representante.

    Assim como mercíamos um pedido desculpas de quem foi responsável pelas intrigas lançadas para a UEFA. Mas isso seria pedir o impossível ou não estaríamos nós a falar de gente sem carácter.

    Exige-se, isso sim, uma posição do nosso clube. Uma resposta a todos aqueles que insistem em chamar-nos corruptos assumidos.

    Não serão as sucessivas labaredas que vão repôr a justiça.

    Talvez falte uma última etapa: a confirmação da absolvição na sequência dos recursos. Espero bem que seja isso. É a única explicação que encontro. Se não for, ficarei muito desiludido com o meu clube.

    Foi muito grave o que se passou para nos contentarmos apenas com a absolvição da justiça civil. Exige-se penas para os responsáveis.

    Além disso, a justiça desportiva ainda não se retratou nem assumiu que quis prejudicar um clube por motivações pessoais. Alguém terá de os obrigar a assumir tudo isto.

    ResponderEliminar
  13. Nélson Pena,

    Explicar o quê?

    Por que é que o Rui Santos disse isso?

    Ou que, partindo do princípio que o Rui Santos se enganou e desta fez deu uma informação verdadeira, porque terá dado o FCPorto tanto dinheiro por este jogador?

    Se for para responder à primeira pergunta, a resposta é fácil: é conhecida a vontade do Rui Santos em criar intrigas à volta do nosso clube. Sendo assim sugiro que se ignore e que para a próxima não se tente entender o que aquele idiota diz.

    Caso seja para responder à segunda: nesse caso não vou poder ajudar muito. Não conheço o jogador nem a sua potencialidade. Quero acreditar que a SAD saiba o que está a fazer.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. O Nelson Pena comentou uma segunda vez o mesmo assunto, repisando-o. Obviamente, cortei. Acho que a questão está colocada. Perguntas devem ser dirigidas ao tal rui santos.

    A não ser que o FC Porto decida fazer um novo comunicado a desmentir. Como fez com os 60% do Cissokho. Depois, acredita quem quiser.

    ResponderEliminar
  15. Sobre a posição da UEFA, pelo que leio na Imprensa de hoje, remetendo para um tal comunicado oficial a que so a Lusa teve acesso, bem me parecia que a notícia é:
    - Apito Final, assunto encerrado.
    - em concomitância, obviamente o FC Porto não tem perigo as sucessivas participações europeias.

    A importância que isto pode ter, como observei, é que a UEFA não leva à letra as decisões disciplinares do futebol português. Nem um ano depois, nem novas nem mandados...

    Retiro isto dos jornais:
    "A investigação aberta contra o FC Porto devido ao caso Apito Dourado está fechada e retirada da lista de processos", indica a nota, adiantando que "o FC Porto está admitido a participar nas competições de clubes da UEFA na época 2009/10".

    Portanto, o procedimento aberto em Portugal e ainda não fechado de todo, está encerrado na UEFA. Logo, em consequência, nem pensar em beliscar o FC Porto.

    A validade e jurisprudência disciplinar desportiva portuguesa está assim avaliada. De trazer por casa e só para mentecaptos.

    A sanidade pública está salvaguardada.

    ResponderEliminar
  16. Anactório: Claro que todo o bom benfiquista é mirolho e assim passa por cima de uma linhinha do comunicado da UEFA que diz que uma das razões é o facto do processo ainda não ter sido dado por concluído pela Justiça Portuguesa...
    Se isto não é reconhecer que o FCP não é corrupto, o que será???
    Até porque na justiça civil o FCP foi ilibado, faltando apenas que os orgãos de disciplina do futebol (e não de justiça desportiva) acatem as decisões dos tribunais, o que terão que fazer mais tarde ou mais cedo.
    E se a UEFA não se pode adiantar a isso... na prática já o fez!

    ResponderEliminar
  17. Ah bom, Zé Luís! Compreende-se melhor a importância do comunicado mas não retira à UEFA a responsabilidade de um pedido de desculpas.

    Sendo assim,

    Hulk, nem mais!

    ResponderEliminar