09 agosto 2009

Para ganhar, naturalmente

A equipa está pronta para o início da época. Foi isso que planeámos desde o arranque dos trabalhos. O que fizemos até agora foi muito positivo e os jogadores têm trabalhado de forma excelente. Estamos em condições de disputar o primeiro troféu da época e, naturalmente, queremos ganhar. Considero que a equipa está preparada para isso.

O FC Porto construiu a sua estratégia pensando em dois conceitos fundamentais: o seu sucesso desportivo e a consolidação da sua marca. Temos, neste momento, uma estrutura montada e uma equipa que já triunfou no passado. No entanto, os nossos adversários directos também têm uma estrutura montada e, à medida que o tempo vai avançando, as competições ficam mais difíceis. O FC Porto está a modelar as suas estratégias para continuar a avançar dentro daquilo que é a realidade actua.

Quando o Messi sair do Barcelona, como é? Como é que o Manchester vai substituir Ronaldo? O Barça deixou de jogar quando o Cruyff saiu? Não, claro que não. O que vai permitir que o F.C. Porto ultrapasse as perdas que teve é através da força equipa: a força como prepara os jogos, a força com que treina, a força com que joga.

Vamos potencializar os jogadores que cá estavam e correr depressa com os jogadores que chegaram. A equipa não vai mudar o processo, os pri
ncípios, nem os objectivos. Vai ser uma equipa diferente aqui e ali, mas vai ser seguramente uma equipa à Porto." - Jesualdo Ferreira

Primeiro jogo oficial da época, primeiro título em disputa, o desejo de sempre e a reponsabilidade de quem conquistou a Dobradinha na época 2008/2009, por tudo isso e pelo passado vencedor, ganhar é o único objectivo possível.

Acredito que o FCPorto se apresentará com a equipa mais utilizada na pré-época, apenas 3 reforços a titular, um por cada sector, em contra-ponto dos 4 reforços, 2 deles na defesa, utilizados na mesma prova na época passada.

Com Álvaro a fazer esquecer Cissokho, na lateral esquerda, Belluschi a acrescentar mais fantasia no meio campo e com a potência de Varela no ataque, o FCPorto apresenta-se frente a uma equipa tradicionalmente aguerrida, tacticamente disciplinada, com mais tempo de competição, mas, prevê-se, fisicamente mais desgastada, mas nunca fiando, dominar logo desde o inicio, tentando marcar cedo será o caminho certo para a vitória esperada.


FCPorto - FC Paços de Ferreira ( Final da Supertaça Cândido de Oliveira época 2009/2010)
Estádio Municipal de Aveiro
20:45 horas, RTP1

Árbitro: Jorge Sousa ( AF Porto)






13 comentários:

  1. Jogo importante, pois claro, ou não fosse uma final. temos pela frente um adversário que, tal como na Taça, nos vai criar algumas dificuldades, mas penso que as conseguimos ultrapassar.

    Um abraço, Gaspar
    http://odragaozinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Aí está a nova época!!
    Que fominha de bola!
    Esperemos começar da melhor maneira...não só com uma vitória mas também com um exibição agradável.

    A equipa está equilibrada, os 3 reforços que vão entrar a titulares já deram provas capazes de que estão aptos para esse desafio...

    Só não me convence muito o Hulk no meio... É um desperdício...

    Saudações a todos os Portistas, e que a bola comece a rolar

    P.S.: Vi ontem o jogo do benfica, e das duas uma: ou vão ter muita complascência dos árbitros, ou chegam ao intervalo com 9.
    David Luiz e Javi Garcia é só dar pau...
    Não falando do excesso de "faltas cirúrgicas", vezes e vezes feitas pelo Luisão.

    ResponderEliminar
  3. Então Vitor Zenha, você não viu que o homem do apito era o "João pode ser"!!!
    Já aqui afirmei que este ano a maneira que o benfas joga é para potenciar as faltas cirugicas, uma vez que a linha média avança muito no terreno e joga encostado aos avançados. É uma boa maneira para sofrerem golos em contra-golpe, como se viu o ano passado em Braga. O problema é que o Braga não podia fazer as tais faltas cirugicas e o Benfas pode. O David Luis com um árbitro normal nunca acabava um jogo.

    Temos que ter paciência e apostar no Hulk no meio, conforme o Professor está a fazer. Esta táctica é para utilizar contra o Benfas e contra a lagartagem. No restante jogamos com dois pontas de lança.
    Allez Porto...

    ResponderEliminar
  4. cito uma frase do último comentário e que é uma verdade pura: "O David Luis com um árbitro normal nunca acabava um jogo."
    venha o Paços!

    Jorge (Porta19)

    ResponderEliminar
  5. Devíamos contratar o Sidney para Ponta-de-lança.

    ResponderEliminar
  6. Que tal esta primeira parte?
    Na minha opinião, vamos ter outra vez o efeito carrossel, isto é, quando se carrega no botão "start" para por o divertimento a andar, ele começa lento e vai acelerando a medida que a época vai avançando.
    Notei nesta primeira parte isso mesmo. Lentidão no desenvolvimento do processo atacante. Ainda vai levar algum tempo. É normal.
    Menos um segundo em determinados passes e em determinadas desmarcações e isso fará toda a diferença.
    Bute ganhar o primeiro caneco, carago!

    ResponderEliminar
  7. diz Jesualdo: "fica o aviso".
    e tem razão. mais do que nunca esta época vamos ser empurrados pela maré... Ou estivessem quase afogados aqueles que tanta agua metem... MAs estou confiante que como sempre vamos sobreviver e festejar.

    O Fucile está uma vergonha...
    Tem que recuperar e muito...

    ResponderEliminar
  8. nao há duvidas: o futebol a serio começou. o Porto ja tem um titulo :D

    ResponderEliminar
  9. Faltou clarividência no que sobrou em espírito de luta...Mas não desgostei, fomos sérios e merecemos, mais uma vez.
    Falta um meio campista que dê um toque de classe, Belluschi, Valeri?...A ver vamos.
    16ª Supertaça em 31 edições, é relevante e extremamente dignificante.

    ResponderEliminar
  10. Para começo de época não está mal mas precisa de ficar muito melhor..

    acho que a equipa precisa de jogadores bem melhores que Guarin e Tomas Costa (para mim são suplentes e dos maus). O Farias entrou bem e esteve bem durante o tempo que esteve em campo mas mesmo assim não o acho um jogador à dimensão do Porto!
    Não sei o que se passo para o JF não apostar mais no Valeri.
    Acho que falta alguma categoria no meio campo e no ataque.
    Mas esperemos para ver como evoluirão belluschi e valeri, falcão, o regresso do rodriguez e talvez de um outro avançado.

    Começar a época com uma vitória é mt bom

    FORÇA PORTO!!

    ResponderEliminar
  11. Ganhamos, e é o que interessa.
    Mais uma vez se viu que Farias é muito importante pois amarra os dois centrais. Se Varela soltasse mais a bola e mais rápidamente a coisa piava mais fino.
    Hoje o cremoso do cabelo da xic já vaticina a saída do Hulk. Estes gajos querem-nos vender os jogadores todos???

    Mais uma que já cá canta, e o resto é letra. Já só faltam mais 2 troféus para sermos numero UM em Portugal...

    Força Porto, pois sou como o Jesualdo. A coisa vai ser dificil este ano. Aquela entrada às pernas do Hulk quando este se vai a isolar e de frente para a baliza, só deu amarelo??? Mesmo a jogar a meio gás metemos medo e que medo, aos palermas que se encontram em festa...e ainda não viram que hipotecaram o seu futuro.

    O cremoso da xic continua a dizer que o orelhas roubou o JJ ao PdC, e que isto sim foi a grande bitória desta êpoca. Que liricos...

    ResponderEliminar