21 agosto 2009

Carlos "Marc Batta" Xistra

E quanto ao João "Pode Vir o João" Ferreira, é tudo questão de nomeações cirúrgicas, tal como na época passada e no momento em que o FC Porto refaz a sua equipa o Xistrema serve para atrapalhar
Parece que não estamos sozinhos nesta cruzada da credibilidade do futebol português e no apontar de erros sistemáticos das arbitragens que defraudam os resultados. Independentemente do que o FC Porto pode dizer ou não, com a aceitação dos adeptos ou repulsa pela inacção e o silêncio contra um sistemático e virulento efeito arbitral que penaliza a sua equipa, também o Reflexão Portista se juntou à causa, sem deixar cair em saco roto a miserável atitude de Carlos Xistra na condução dos jogos do FC Porto.
O enumerar de casos deste árbitro contra o FC Porto, naquele confrade da blueosfera portista, praticamente abarca os mais recentes exemplos desta cancerígena forma de arbitrar e o primeiro, de que me lembro bem, que ditou a primeira derrota de Mourinho no FC Porto (2-3 com o Beira-Mar).
Mas vou ajudar mais ainda, porque tenho memória para tanto ou mais.
Os adeptos portugueses habituaram-se a citar o exemplo de Marc Batta ao mostrar amarelo a Rui Costa quando saía do campo para uma substituição num Alemanha-Portugal. Um cartão que ditou a sua expulsão (foi o segundo amarelo), perante a estupefacção geral, com Portugal a ganhar em Berlim 1-0 e perto de um triunfo que,a 10 minutos do fim, poderia valer uma qualificação para o Mundial-98, depois falhada com as culpas assacadas, como é da praxe, a Artur Jorge, que então ficou privado de fazer a substituição e Portugal sofreu o empate a jogar com 10.
Tanto Marc Batta na memória, porém, e ninguém se lembrou de "etiquetar" um árbitro português como tal. Pois este inefável Carlos Xistra é o Marc Batta português, pois conseguiu dar um amarelo a Jorginho quando este saía para uma substituição num Académica-Porto, no primeiro ano de Jesualdo
Mais: Xistra conseguiu inventar um penálti contra o FC Porto por alegado derrube de Cech a um academista que não se verificou e a Académica reduziu para 1-2 (resultado final).
Mas não só. Xistra protagonizou uma cena caricata, ainda no tempo de Adriaanse no Dragão, num Porto-Marítimo, ao marcar um penálti indevido contra os madeirenses, com 1-0 no marcador. Alertado pelo fiscal-de-linha e perante a risota de todo o estádio, Xistra voltou atrás e não marcou penálti.
Sobre Xistra só tenho a dizer: cuidem-se, porque está aí outro Bruno Paixão, igualmente imbecil e inabalável nas suas ditatoriais e ridículas decisões. Tomem nota.
Isto é só para fazer o ponto da situação. E neste ponto há que lembrar, a propósito da nomeação de João Ferreira para a recepção no domingo ao Nacional.
A nomeação do célebre João "Pode Vir o João" Ferreira, da afamada escuta telefónica elucidativa com Luis Filipe, o santo, ao telefone, vem na esteira das indicações de árbitros que trazem um histórico de participações negativas contra o FC Porto. Mas mais do que os nomes, a sensação das nomeações é que são cirúrgicas, escolhendo-se aqueles que podem atrapalhar o FC Porto.
Foi assim na época passada, com aquelas inenarráveis arbitragens de Jorge Sousa na Luz e Pedro Proença em Vila do Conde, com empates do FC Porto que deviam ter sido vitórias. Agora é o Xistrema no seu esplendor, de modo a atrapalhar a reorganização da equipa. Tal como há um ano, o onze portista está a ser burilado com peças novas e requer tempo e, se possível, com bons resultados para animar. As arbitragens podem ser um empecilho no arranque de uma época com nova quipa. Já vimos isso e no domingo vai haver mais arrelias e mais do mesmo da arbitragem.
Mas é por este e por outros que não vou ao estádio.
Sigo o conselho, sábio, de Vítor Pereira: desconfia?, não acredita?... Então não vá ao estádio!
E sem Hulk muito menos. Para ver árbitros também sei escolher os jogos. E não são de cá. A Liga que os ature e o Madaíl deixe de comentar as arbitragens estrangeiras e pôr em causa regras há muito estabelecidas como o amarelo por um jogador levantar a camisola ao festejar um golo (Vukcevic).
Ele devia preocupar-se, e muitos outros, com o Marc Batta português, o Lucílio Vigarista, o Olarápio Incompetência, e o João "Pode Vir o João" Ferreira tão querido do Luís Filipe.

16 comentários:

  1. Zé, esquece o Xistra. O problema vai ser a nova reconstrução da equipa. E já sabes que Jesualdo vai levar MESES até nos por a jogar outra vez.

    ResponderEliminar
  2. A SAD do Futebol Clube do Porto renovou o contrato com o jogador Givanildo Vieira de Souza, conhecido como Hulk, por mais dois anos. A calusula de rescisão do contrato foi aumentada para 100 milhões de euros.

    Em comunicado enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD revela que “prolongou por mais duas épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2014, o contrato de trabalho que liga a sociedade” ao jogador Hulk.

    “Mais se informa que o montante da cláusula de rescisão foi alterado para

    100.000.000 euros”, adianta a mesma fonte.

    Espero que agora percebam o nervosismo do Hulk em Paços de Ferreira. É que as suas pernas valem muito mais que a equipa toda do Paços.
    A inveja mesquinha em Portugal é por demais evidente. XIstrema nem lá perto chegas, meu mentecapto.

    Esta notícia só demonstra que o Manchester que se encontrava presente na mata real, foi ver o Hulk e não a maravilhosa equipa do Paços...eh...eh.

    Para aqueles adeptos do Porto que dizem que o homem nada vale, peguem lá e embrulhem.
    Vai ser este (Hulk) que vai colocar o FCP no topo do Futebol Europeu, com o dinheiro que o nosso clube vai receber.
    Já aqui tinha afirmado que nunca mais chegava o dia 31 de Agosto, pois até lá continuo a temer que Hulk vá para Manchester. Depois de ver a equipa do Fergunson no domingo, mais tenho a certeza que este se calhar, vai já antes que lhe partam uma perna, para descanço dos Xistremas, Barrosos Intestinos Delgados e afins.

    BIBA O FUTEBOL PORTUGUÊS...

    Se o homem não for já, agradeço-te desde já e daqui te mando um forte abraço, ò Xistrema.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente o "miguel_canada" tem toda a razão..
    O "Mestre" para além de demorar imenso tempo a organizar uma equipa, é demasiado teimoso, ao ponto de eu o comparar (neste aspecto) ao SOCOlari.. por mais que a critica seja unânime em relação a um jogador, ele insiste em todos os jogadores excepto esse, lembro-me no ano passado que tínhamos 2 trincos no plantel (Fernando e Bolatti),sendo que o 2º era como se lá não estivesse, foi logo "riscado" nos jogos particulares, só jogava na Intercalar (que grande moralização) curiosamente mal saiu do FCP foi titular na Selecção Argentina, são apenas coincidências... depois de tanta persistência em apostas falhadas na posição 6, de Guarin, Tomás Costa, Raul Meireles, lá teve que meter o que todos insistiam: Fernando. Para não falar no Hulk!!!
    Para mim o XI para jogar contra o nacional seria:
    ------------------------Helton------------------------------------
    Fucile -----Rolando----------Bruno Alves-----Alvaro-----
    ------------------------Fernando--------------------------------
    -----------Valeri------------------------Meireles--------------
    Belluschi----------------Falcao------------------------Varela

    Belluschi funcionava ali mais como um 4º médio a descair para a direita (um pouco o papel do C.Rodriguez na época passada)..
    Se o Fucile e o Rolando insistissem na displicência com que jogaram contra o Paços de Ferreira, substituía-os na 1ª parte!! É obvio que o juju não utilizará este 11, o seu amor, Mariano será titular..
    Será um jogo muito complicado, além da organização e da qualidade de jogo do Nacional, estão moralizadíssimos com a vitória de ontem contra o Zenit. De qualquer forma espero que o arbitro não seja o protagonista deste jogo..

    Abraço caros Portistas.

    ResponderEliminar
  4. Nuno Sousa, ainda por cima o Mariano foi promovido a capitão...

    Na generalidade estou de acordo com o teu 11 Nuno, apenas trocava o Fucile pelo adaptado Tomas Costa. Estou muito curioso em relação ao Valeri, conheço o Valeri de ha 2/3 épocas quando brilhou ao serviço do Lanus. Se jogar como nessa altura... CUIDADO COM O HOMEM, é craque.

    Aqui fica 1 pequeno aperitivo para animar a malta:

    http://www.youtube.com/watch?v=nJhT6ZfIZJY&eurl=http%3A%2F%2Fjogodirecto%2Eblogspot%2Ecom%2F2007%2F11%2Fsurpresa%2Dlnus%2De%2Drevelao%2Ddiego%2Dvaleri%2Ehtml&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ter confiança na equipa estou um pouco apreensivo.

    O árbitro não inspira confiança, o Nacional está bastante motivado, e a máquina FCP ainda não está bem oleada.

    Por outro lado, conseguimos ser TETRACAMPEÕES com estes árbitros a apitar, e apesar de tudo o Nacional sofreu 3 golos.

    Não sou dos maiores fãs do Jesualdo, isto porque o futebol não é entusiasmante. Mas já sei que o que interessa são os resultados e se me dissessem que o FCP ganhava todos os jogos 1-0 e jogava mal, eu assinava logo contrato...

    Neste início de época vejo alguns "acomodados" sabendo que jogam sempre.

    Helton - continua a facilitar muito. Muito desconcentrado.

    Fucile - Já não têm aquela garra que o caracterizava. Está com tikes de vedeta.

    Meireles - Nos últimos 2 jogos falhou mais passes que a equipa toda junta.

    Mariano - Não consigo ver nada neste jogador. Talvez na equipa de atletismo, nas provas de meio-fundo tivesse mais destaque...
    Destaque esse que lhe foi dado agora por Jesualdo ao nomeá-lo capitão!!

    Domingo lá estarei, esperemos, para festejar a 1ª vitória.

    Perspectiva da equipa:

    Helton
    Fucile - Rolando - B.Alves - Álvaro
    Fernando - Meireles - Belluschi
    Mariano - Falcao - Varela

    P.S.: Tentando fazer futurologia, para a 3ª jornada antevejo o Bruno Paixão...
    Assim o Vitor Pereira envia-nos logo os "3 Estarolas" nas 3 primeiras jornadas!

    ResponderEliminar
  6. O Zé Luis tocou num ponto que me parece o mais importante: é incontornável que a equipa não está na forma desejável, longe disso, mas este tipo de arbitragens (com "qualidade" premeditada ou não...) são um empecilho à evolução da equipa e aqui a culpa não é do Jesualdo.

    Aliás, entrando um pouco no espírito da teoria da conspiração, eu acho que o que trama o porto são as nomeações que são efectuadas de uma forma cirurgica. Não que os nomeados levem indicações sobre o que fazer no jogo mas sim que quem os nomeia sabe precisamente qual é o 'estilo de arbitragem nos jogos do Porto' (o historial elaborado do Xistra é a prova disso).

    Desta forma resolvem-se 2 problemas, na minha opinião:

    1) enquanto os árbitros forem prejudicando o FCP, com expulsões injustas castigos a dobrar e outros tais é visto na comunidade portuguesa como um sinal positivo da credibilidade do futebol português. É das coisas que mais me revoltam mas é mesmo assim: um bom árbitro é aquele que rouba o Porto. O Vítor Pereira está assim bem com o Senhor e os outros também;

    2) Se o Porto não se distanciar ou melhor ainda, distanciar-se para baixo, perde a sua hegemonia e o campeonato português fica mais competitivo. O taberneiro da liga fica contente.

    Por isso, eu diria que o FCP é um "clube non gratto" no futebol português.

    Podemos ser todos treinadores de bancada. Se fizerem uma poll quando ao melhor onze provavelmente em 11 adeptos apareceriam uns 7 ou 8 onzes diferentes. É normal. O que mais gosto no Jesualdo é a sensação que ele, sendo ou não teimoso, consegue sempre tirar as ilacções correctas dos jogos, ou seja, interpreta bem o que correu mal. Para mim isso é meio caminho andado para resolver um problema.

    Sobre levarmos já com os 3 estarolas, pensem assim: nos jogos subsequentes já não serão eles. Mas ainda faltam uns poucos...

    ResponderEliminar
  7. Grande post zé luis,razão em todos os pontos :(
    Ao menos de alegrar que o HULK já cá canta...quem o quiser que desembolse 100.000.000 de eurecos :)

    Pena é o paleio do professor e passo a citar : "DEIXEM JOGAR O HULK..."

    Ora porra, parecia que estava a adivinhar a conversa do Coxo mantorras a alojar-se no Dragão :|

    ResponderEliminar
  8. Pelo menos alguma coisa foi feita pelo clube:

    http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=14328

    O vídeo está excelente e mostra que SAD e treinadores têm memória e não são burros. Não há é homens de ferro pois tenho agora a certeza que Jesualdo e Hulk foram prevenidos para o jogo mas as emoções foram mais fortes para o Hulk.

    Curiosamente, apesar de ver esta notícia espalhada noutros sites como o do ojogo, abola, maisfutebol, etc.. só aqui é que encontrei o vídeo.

    É pena porque é revoltante ver as imagens com sorrisos por intremeio desse fdp do xistra. E era bom que outros o vissem e que este video se mediatizasse.
    É uma boa oportunidade para deixar bem claro que este cab*** é um criminoso. É por causa dele que acontecem coisas como na Amadora onde o Hulk saiu lesionado. Amanhã fazem-lhe outra como ao Anderson, poe-no fora por 6 meses e depois quero ver os mesmos que agora aplaudem a fantastica arbitragem em Paços a dizerem que a culpa é do Hulk...

    ResponderEliminar
  9. lances com Hulk no site do FCporto

    http://www.fcporto.pt/Videos/noticiavideo_video_futlanceshulk_210809_45588.asp

    ResponderEliminar
  10. Santos, o vídeo está disponível no site do F.C.Porto e eu até já o copiei e coloquei no meu blog.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Miguel, a demora pode ser mais curta, ninguém tem uma varinha mágica e estamos conhecedores do processo desde a época passada.

    Como o Santos complementa as minhas ideias, as arbitragens perniciosas e tendenciosas prejudicam nesta fase. Conhecemos a experiência também. Portanto, nada de aflições.

    Sobre os 100 milhõs do Hulk, parece ironia ser divulgado nesta fase em que ele sai do mercado, suspenso até Setembro...

    Quanto aos vídeos, é uma ideia para o FC Porto lançar o seu canal TV? É que bem precisa! Agora, não se faça rogado e avance mesmo. Seria a pedrada no charco do futebol português explicar e mostrar como se fazem as coisas por outro lado nos outros lados...

    Menphis, se vais resolver o teu problema na net (li a tua mensagem mas respondo por aqui), está tudo a teu cargo. Lanças o jogo. Mas mete já o vídeo do clube sobre o Hulk, quando puder venho aqui ver e fica para a posteridade.

    Se fores ao estádio domingo (eu não vou, continuo longe e depois de Paços não tenho vontade com estes árbitros e sem Hulk em campo) eu posso fazer a crónica, se não fores fazes tu a crónica.

    E controla os intrusos...

    ResponderEliminar
  12. É isso menphis, continuar a cena positiva e manter os lampioes a morrer longe...força nessa crónica.

    ResponderEliminar
  13. Dragao vila pouca,

    O que eu gostava era que por exemplo o maisfutebol destacasse este vídeo e que referissem um pormenor que escapa ao texto do zerozero: o vídeo reúne lances de jogos do FCP onde o Xistra foi o árbitro. Mais, num deles (Amadora) resultou numa lesão grave.

    O grave de tudo isto é que o Xistra basicamente passa a mensagem de que, quando arbitra o FCP, os seus jogadores podem ser violentados ao ponto de isso por em causa a sua carreira profissional. É o que eu concluo ao ver o vídeo e acho que publicamente ele deveria ser chamado à atenção. Não foi nem será.

    Que diabo, por se ter enganado na avaliação de uma mão/peito um árbitro veio à televisão pedir desculpas! Isto nao é mais grave?

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida, Santos!

    De que tamanho seria um pedido de desculpas coerente com esse da mão/peito? É difícil imaginar.

    Fico contente com o video produzido pelo FCPorto. Mas expectante quanto ao futuro.

    Terá sido isto uma acção isolada de forma a realçar o cúmulo de uma arbitragem tendenciosa? Ou terá sido o início de uma nova abordagem do Clube a estas aberrações?

    Desejo que seja a segunda hipótese. Espero que concluam que acções assim têm utilidade.

    Pode ser ignorado por muitos, mas a insistência irá provocar que se acabe por falar. Haverá quem se sentirá tão incomodado que não conseguirá resistir a denunciar e tentar descredibilizar rotulando como propaganda da SAD portista.

    Mas se isso acontecer, terá o clube atigido os objectivos: divulgação para quem quiser ver.

    Quem sabe o debate não se alargará até lugares onde o nacional benfiquismo é desconhecido? Lugares onde estes casos ganhariam outra evidência.

    Não liguem, isto sou só eu a sonhar.

    ResponderEliminar
  15. PS: sobre a renovação do contrato com o Hulk, para mim o novo valor da clausula de rescisão é um acto puro de Marketing.

    Inovador, sem dúvida. Veremos se tem o efeito desejado.

    ResponderEliminar
  16. Pois é meus amigos, mas estas coisas antecipam-se. Mais vale tarde que nunca, mas eu volto a bater na mesma tecla, na linha do que tenho vindo a dizer toda a semana, este video deveria ter sido mostrado antes do jogo, mal se soubesse da nomeaçao do ladrao de serviço.

    Xistra foi para o campo sem qualquer pressao com a missao de expulsar Hulk. A pressao recaiu sobre o Hulk. Os treiandores e as SAD's servem para isso mesmo também, para retirar pressao dos jogadores e coloca-la em que é incompetente.

    Espero que tenham aprendido. Mas até agora ainda nao ouvi nenhuma voz do Porto a falar sobre o Joao "pode ser o Joao" Ferreira.

    Quanto ao resto espero que o Valeri jogue e que para variar o Bellushi nao seja substituido. Espero que a massa assobiativa apoie os jogadores do principio ao fim e deixe os assobios para o ladrao de serviço.

    ResponderEliminar