10 agosto 2009

No aproveitar está o ganho

Final da Supertaça Cândido de Oliveira, edição 2009/2010

FCPORTO 2 - 0 FC PAÇOS DE FERREIRA


Equipa: Helton, Fucile, Alvaro,Bruno Alves, Rolando, Fernando, Raúl Meireles ( Guarin 90´),Belluschi ( Farias intervalo), Mariano, Varela ( Tomás Costa 76’) e Hulk

Marcadores: Farias ( 59 minutos) e Bruno Alves ( 89 minutos)


O FCPorto conquistou a 16ª Supertaça Cândido de Oliveira, através de uma exibição não muito colorida, mas eficaz, foi no aproveitar de um erro adversário que abriu o caminho para a vitória numa partida onde estava a ser dificil derrubar o muro pacense.

Com a equipa mais utilizada na pré-epoca, e a jogar no habitual 4x3x3, o FCPorto entrou expectante, o Paços de Ferreira começou melhor, mais decidido, logo aos 2 minutos, Cristiano rematou de forma perigosa, com Helton a não conseguir defender a bola e Baiano a desperdiçar a primeira oportunidade de golo no jogo.

Com o meio campo a falhar muitos passes, o FCPorto a não conseguir pressionar em condições, o Paços subia no terreno tentando surpreender com remates fora da área, tendo Cristiano sido o jogador mais perigoso.

Depois de um certo equilibrio, a partir dos 20 minutos, o FCPorto começou a tomar conta da partida, Varela primeiro, Hulk depois tiveram oportunidades para inaugurar o marcador.

O jogo até ao intervalo, teve sempre o dominio portista, mas nunca concretizado em oportunidades de golo, o Paços de Ferreira defendia com muitos homens e muito agressivamente e a equipa portista tinha dificuldades de ligação entre os sectores, principalmente no último passe.

Individualmente, Mariano e Hulk muito esforçados no ataque eram o destaque positivo, Raul Meireles com a sua enorme quantidade de passes falhados, Belluschi um pouco perdido, Varela que teimava em não conseguir largar a bola na altura certa e Fucile displicente eram os jogadores menos na equipa portista.

Na segunda parte, Jesualdo Ferreira fez entrar Farias para o lugar de Belluschi, passando Mariano para o meio, Hulk passaria a jogar na ala, a equipa ganhou logo outra dimensão atacante, faltava um homem na área para incomodar os defesas pacenses, Farias era o único homem disponível para isso.

Com o jogo equilibrado, uma fifia de Cássio abriu o caminho para a vitória portista, Ernesto Farias deve ter sido o único a acreditar, tirou a bola ao guarda-redes adversário que se entretinha com ela, e depois empurrou para a baliza deserta.

A partir daí, o FCPorto jogou à-vontade, tomando conta definitivamente da partida, a equipa denotou ainda falta de precisão no passe, principalmente no último passe, parecia que os sectores não estavam muito ligados, mas com a vantagem já conseguida, o FCPorto não mais deixou que o Paços acreditasse no empate. O Paços teve mais perto do golo quando o jogo estava empatado do que quando começou a perder.

Para o final, Bruno Alves com uma cabeçada fulminante confirmou a conquista da 16ª Supertaça, impressionante a sua capacidade de elevação, e também excelente a forma perfeita como Raúl Meireles marcou o canto.
Jesualdo Ferreira deixou avisos para os jogadores para a próxima partida, frente ao mesmo Paços mas noutro contexto completamente diferente, é necessário melhorar mais alguma coisa na equipa, mas o essencial foi conseguido, vencer e conquistar o troféu. Agora, venha o campeonato.


Declarações de Jesualdo Ferreira in www.fcporto.pt- "
O registo desta vitória é relevante, porque abrir a época a ganhar é sempre importante. É uma taça que me faltava e é mais um título. Nós jogamos para ganhar títulos. Este jogo lança aquele que vem a seguir. Não vou falar dele, é claro, mas fica o alerta. A minha equipa percebeu que teremos de jogar bem, mais do que jogámos hoje e num ambiente diferente, no campo do adversário. É aí que iniciaremos o campeonato, que temos grandes aspirações de ganhar. Parabéns à massa associativa do FC Porto, que esteve presente em grande número. Recordo que faz sensivelmente um mês que começámos a treinar e a resposta dos jogadores foi boa. "

21 comentários:

  1. Aquele cabeceamento, invulgar na força, na colocação e na forma como foi executado, de antologia...De 30 para 40 Milhões....

    ResponderEliminar
  2. 16ª já cá mora! "Papamos" tudo a nível interno!

    Parabéns à equipa e ao nosso grande treinador!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. infelizmente os meus prognosticos teem vindo a confirmar-se.
    O porto vai estar menos forte este ano.

    A sad não pesou correctamente a diferença entre o encaixe financeiro decorrente da venda de lisandro e a perda em termos desportivos do atleta. Sobretudo porque ja teria realizado 1 encaixe financeiro com a venda de lucho/paulo machado. O lisandro custa 24 milhoes de euros ao lyon porque eles sabem o que estavam a comprar. o lisandro repito, era o grande craque desta equipa. Foi a solução em muitos e importantes momentos.
    Não existem jogadores insubstituiveis contudo perdemos lucho que era responsavel por muitos dos movimentos de grande amplitude e de maior requerimento fisico do meio campo e perdemos lisandro que era um jogador total e de grande influência na dinâmica ofensiva.

    A hegemonia interna poderá não estar em causa, embora tenha algumas duvidas quanto a este benfica mas a minha duvida prende-se sobretudo com a campanha europeia e com a dificuldade que teremos em repetir o objectivo oitavos.

    conheço o futebol de varela e as suas limitações e não será soluçao para 90 % dos jogos. Farias e falcao serão jogadores uteis. Mas o problema é complementação na dinamica ofensiva da equipa e nesse aspecto nao existe avançado centro para trabalhar com hulk e rodriguez.

    Por fim espero que valeri comece a jogar pois acredito bastante na sua contratação.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a análise do Zé Luís, fizemos um joguito sem grande inspiração, muitos passes falhados e alguns jogadores muito abaixo do normal, principalmente o Fucile que andou completamente aos papéis. Com Hulk lá na frente não vamos lá, Farias é só para alguns minutos, esperemos que falcão seja o tal ponta que precisamos para o lugar do Lisandro. Valha o essencial que é a vitória mas atenção que no próximo fim de semana será diferente e o Paços tem boa equipa, é imperioso começar bem o campeonato. E vão 64 títulos oficiais e parece-me que será esta época que iremos para o primeiro lugar, faltam 2 conquistas. Obrigado por mais este caneco, grande FCP

    ResponderEliminar
  5. Frente a uma equipa pacence boa de bola, rodada, atrevida e sem complexos, que jogou olhos nos olhos, durante uma grande parte do jogo, o F.C.Porto não foi, também não se esperava que fosse, uma equipa exuberante, dominadora, compacta, forte, que certamente será lá mais para a frente. No início de época, quando se tem novos jogadores - precisam de aprender novos métodos e novos processos -, o mais importante é ganhar e isso o F.C.Porto conseguiu, sem grande brilhantismo é certo, mas com uma justiça inquestionável.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Poooorto!

    Um título já cá canta.

    O Paços bateu-se muito bem (não podemos comprar o Cristiano ainda para esta época? eh eh) e o FCP ainda precisa de melhorar muito.

    Ficou mais claro que Hulk ao meio não funciona e o Paços bloqueou o Varela.e o Mariano durante muito tempo, caíndo também muito em cima do Samurai que ainda não estará ao seu melhor nível.

    Mas foi um dasafio globalmente positivo, a mostrar algumas das lacunas que já tinhamos o ano passado, mas que não nos impediram de ser campeões.

    Mariano já não pode ser alvo de crítica: foi dos melhores do FCP, talvez só ultrapassado por Hulk, e ao mesmo nível de Bruno Alves.

    Fucile com as suas infantilidades. Tomás Costa e Guarín a mostrar ou confirmar que não parecem ter classe para o FCP.

    Uma nota positiva para Farías: esteve bem naquilo que sabe fazer, e não só pelo golo. Este é ponta de lança. Pode não ser a torre, mas é nesses espaços que ele se move. Não queiram fazer dele um avançado para jogar com 3 avançados como JF referiu na tal entrevista, pq não me parece que dê.

    Espero mais de Varela. Fernando (finalmente) a acusar algum cansaço (que poço de energia é o miúdo).

    Hélton teve um lance logo ao início, no remate de Cristiano, em que quase borrava a pintura... Enfim, mais do mesmo.

    Temos de apoiar. Há muito trabalho pela frente.

    Parabéns a todos nós e aos demais portistas!

    ResponderEliminar
  7. Um jogo algo desanimado, com muitas faltas e sem grande ritmo. Helton continua mal na baliza.. mas pronto, arrecadámos o título que era o que interessava!

    Um abraço, Gaspar
    http://odragaozinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Ponto nº 1. Ganhamos mais um troféu, este sim, oficial e prestigiado, sem qualquer dúvida quanto à justiça da vitória.

    Ponto nº 2. Ficou mais uma vez claramente demonstrado que a integração de novos jogadores demora sempre algum tempo. Acabaram por ser os "velhos" a resolver a partida. A entrada do Farias com o recuo do Mariano para o meio foram decisivas, assim como a entrada do Tomás Costa melhorou ainda mais o rendimento da equipa.
    Beluchi, Varela e Pereira são bons jogadores, mas como é perfeitamente natural, a sua interligação com os outros elementos da equipa não é ainda a melhor. Há passes errados, posicionamentos para recepções da bola incorrectos, decisões menos apropriadas, que só o tempo e o treino permitirão que saiam com a fluidez e automatismo natural. Porém o potencial é evidente.
    Acho que temos todos os motivos para estarmos optimistas.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  9. Menphis, primeiro também notei que faltava o último passe,depois notei que faltava o primeiro...

    A bola saía mal jogada desde a defesa, especialmente com Fucile. Depois, o meio-campo não actuava sincronizado e a equipa aparecia partida e com as linhas desfasadas em que se moviam os médios pacenses. Belluschi não encontrava posição e Meireles via-se aflito para equilibrar o sector.

    Jesualdo detectou bem a lacuna e o recuo de Mariano lá deu a consistência para além da segurança conferida pelo Fernando, para mim o melhor da equipa pelo tal equilíbrio importante a preservar.

    O Paços esteve muito bem e os alas adensaram o mioolo, de 4x3x3 a 4x2x3x1, tirando espaços de penetração e agudizando a incapacidade de circular a bola por parte dos portistas.

    Nessa medida, sim, é mais importante que Hulk parrta de trás, abrindo brechas e haja um ponta-de-lança na área.

    Mas é errado pensar que este será o FC Porto definitivo para a época em frente. Varela continua a soluçar, apesar do esforço vai desperdiçando cruzamentos e não define a melhor opção numa jogada. A linha avançado será necessariamente diferentem, contando com os que não puderam jogar agora. Convém ter isso presente, pois o futuro trará outra perspectiva.

    Não percebi a razão de, ao contrário do habitualm, Mariano ter começado à esquerda e Varela à direita. Com a troca de flancos, a equipa melhorou um pouco, mas só na 2ª parte foi mais igual a si própria, sem entusiasmar mas com mais objectividade e acutilância.

    Parabéns ao Paços, mostrou ritmo e coesão, notou-se a diferença de preparação entre asduas equipas que só o FC Porto da feição mais consentânea com a época passada soube contrariar.

    Não foi entusiasmante, à parte o golo estratosférico do Bruno Alves. Melhor corolário para logo a seguir erguer a Taça à mesma altura emque cabeceou.

    ResponderEliminar
  10. Eu tb não gostei do jogo no entanto o importante foi ganhar! E devo elertar que durante o campeonato vai haver mais jogos assim, em que temos de esquecer o jogar bonito pra ser eficaz. pra mim, jogar bonito é chegar no final do jogo e ganhar.

    ResponderEliminar
  11. Li isto agora no Mais Futebol, numa notícia do Benfas:

    Segundo os regulamentos da UEFA, os clubes podem inscrever entre 18 a 25 futebolistas na Lista A, sendo que oito deles têm de ser formados no país e, dentro desse grupo, quatro têm de pertencer à formação do clube. Caso a equipa não consiga preencher este requisito, o número de vagas perdidas é proporcional ao número de atletas em falta neste grupo, por não preencherem as condições impostas pelo organismo.

    São jogadores da formação os que, entre os 15 e 21 anos, tenham actuado durante três anos no clube. Olhando para o plantel encarnado apenas três jogadores obedecem a estes parâmetros: Moreira, Roderick e Miguel Vítor. O que, à partida, implicaria que o Benfica pudesse inscrever apenas 24 jogadores. Isto porque, nem o facto de as águias terem um total de onze atletas formados no país, faz com que lhe seja «perdoada» a ausência de um dos quatro jogadores da formação exigidos.

    No entanto, os responsáveis encarnados podem contornar esta questão, colocando Di María na Lista B, onde os clubes podem inscrever um número ilimitado de jogadores, durante o dia anterior ao jogo.

    Esses futebolistas terão de ter nascido depois de 1 de Janeiro de 1988 e precisam ter actuado no clube durante duas épocas, desde os 15 anos. O argentino, de 21 anos, nasceu em Fevereiro de 1988 e vai cumprir a sua terceira temporada na Luz, pelo que preenche os requisitos necessários."

    E pensei... e se fosse o FCP?

    Ora... 8 jogadores formado no país e quatro deles da formação...

    Bom... jogadores formados no país:

    Nuno, Beto, Bruno Alves, Rolando, Nuno André Coelho, Miguel Lopes, Raul Meireles, Varela, Orlando Sá... já são nove.

    Mas quatro têm de ser da formação, i.e. jogadores que entre os 15 e 21 anos, tenham actuado durante três anos no clube.

    Quem? Nuno André Coelho só, certo? Ou Bruno Alvez também?

    Isso iria "comer" logo 3 vagas para a UEFA.

    E podiam ir para a lista B? Quem nasceu depois de 1 de Janeiro de 1988 e está no FCP há dois anos?

    Fernando? Rodriguez? Fucile? Sapunaru? Benitez? Tomás Costa? Guarín? Hulk?... acho que há aqui meninos que já passaram os 21 anos.

    Só para pensarmos um pouco.

    ResponderEliminar
  12. Realmente tb gostava de ver esclarecido esse ponto: quem dentro da equipa do porto obedece a esses critérios...Se alguem pudesse esclarecer..

    ResponderEliminar
  13. A época do FCP será mais do mesmo. Isto em termos exibicionais. Quanto a resultados, veremos, espero que sim, mas estou como o outro, será dificil.

    A meu ver, o problema, ou não problema, é o mesmo. A equipa é formatada para o contra-ataque. Logo não quer a bola, nem a quer ganhar à frente. E assim não há circulação de bola, nem sequer competência para a fazer (eu acredito que está escondida, mas só em alguns), muito menos pressão. Linhas defensiva e média bem juntas, junto à nossa área, e um só Hulk. Pouco.

    Como o 7 estava a fazer circular a redondinha, saí fora. Banho mais cedo para ver a 2ª parte e aprender com os antigos. Tipo Tomas Costa.

    O Valeri deve estar num programa de recuperação física especial. Será que esteve 2 anos sem jogar?

    O beto? Bom, espero que seja um prémio para o Nuno pois era um trofeu relativo a epoca passada.

    O Farias correu mais ontem que nas duas epocas anteriores juntas! E é bom que corra. O fulano é bom de area, mas apáticos, não obrigado. Chega o professor.

    O Mariano foi o melhor (e nunca pensei que isto fosse possível).

    O Meireles é a nova prima-dona. Está a precisar de um tranquilizante. Ontem, mais uma entrada para vermelho. Vê se corres e BEM, que o 7, quando aprender a não querer a bola tira-te o lugar. Depois de renderes 20 milhoes no proximo defeso, claro.

    Será que o 8 ainda quer mais a bola do que o 7? Dasse...

    Por fim, não compreendi como o Incrivel não aguentou a cacetada do central pacence!! Não esperava. No joelho mas pouco incisivo! E nem a rótula saiu do sítio! Não sei onde viram um incrivel nessa florzinha de cheiro...

    Afinal, agora é que é para acabar: a 1ª já cá canta!! Poooooorto!!

    ResponderEliminar
  14. Confesso que não esperava uma exibição de luxo. Não foi, longe disso. O FC Porto portou-se como uma equipa vulgar, não conseguindo em momento nenhum superiorizar-se ao modesto Paços de Ferreira.

    Pior que isso, consentiu que os pacenses chegassem por duas ocasiões a baliza de Helton com imenso perigo.

    Graças à fífia de Cássio e à codícia de Farías (um dos poucos atributos deste goleador argentino) lá conseguimos arrancar para a vitória de mais um troféu.

    Foi vencer sem convencer.

    Jesualdo vai ter muito que limar para apresentar uma equipa competitiva. A jogar desta forma não venceremos novamente o Paços, agora em sua casa.

    A equipa mantém uma das fragilidades das épocas anteriores: Falta de qualidade de passe que interrompe frequentemente a progressão e diminui a possibilidade de criar situações de golo.

    É um aspecto em que tenho vindo a insistir e que não vejo melhoria.

    O futebol foi tão fraquinho que nem ouso destacar quem quer que seja.

    De resto, viva o FC Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Meus amigos não se preocupem com essas questões, isso é simples burocracia...O importante é conquistar os troféus necessários para passar à frente dos piú-piús...

    ResponderEliminar
  16. O Raúl -Solnado claro- que me perdoe, bem poderia ter esperado mais uns dias mas, como bom Lisboeta que era, quis tirar o brilho à conquista da Supertaça...Não lhe vou perdoar!

    ResponderEliminar
  17. Meirelesportuense,

    Essa foi bem chutada, xD.

    Paulo,
    Boas questões. Também gostava de ver isso esclarecido.
    O Bruno Alves jogou no Varzim até aos Juvenis. Nos Juniores já jogou no FCPORTO. Creio que para ser considerado jogador formado no clube, tem que se jogar 2 anos nas camadas jovens do clube. Jogou?

    ResponderEliminar
  18. meirelesportuense, bem sei que são burocracias mas ha coisas que gostava de perceber...


    RuiBonga

    ResponderEliminar
  19. Quanto às questões burocráticas, não me preocupam minimamente. O departamento jurídico do clube já deu provas mais do que suficientes, para que se confie na sua capacidade para resolver esse tipo de formalidades.

    Quanto às criticas ao treinador e à exibição da equipa, acho que se deve ser exigente, mas alguns portistas exageram. Não tendo feito uma grande exibição, dizer que "não conseguindo em momento nenhum superiorizar-se ao modesto Paços de Ferreira". Amigo Pedro, não me parece que tenhamos visto o mesmo jogo.

    saudações portistas

    ResponderEliminar
  20. Ver vimos. Talvez o dragãopentacampeão não.

    ResponderEliminar
  21. 16ª supertaça ganha pelo F.C. Porto e isto em 31 edições da competição, ou seja mais de metade.

    Felicidade à parte pela conquista de mais um troféu pelo nosso clube quero constatar que o jogo por parte da nossa equipa foi fraquito.

    Penso que percisamos de alguém para jogar nomeio do ataque, não sei se será o Farias, se será o Falcao ou se será o Orlando Sá. O que acho é que a equipa rende muito mais na maioria dos jogos que disputa (practicamente todos os jogos disputados nas competições internas e alguns da liga dos campeões) com um homem de área e com Hulk a poder jogar solto pois as equipas fecham-se bastante e é perciso saber furar as mesmas.

    Neste jogo individualmente gostaria de destacar pela positiva o Mariano e o Fernando. Vou destacar também a entrada do Tomás Costa que quanto a mim deu mais segurança ao meio campo.

    Quanto ás estreias tivemos um Álvaro Pereira que deu boas indicações, tirando aquela pantufada á entrada da área que veiu muito a despropósito e pôs a equipa sujeita a um lance bastante perigoso sem necessidade disso e custou-lhe um amarelo, de resto impecável tanto a defender como a atacar. O Belluchi esteve benzinho mas falta-lhe mais entrusamento com a equipa e entender melhor o que o Jesualdo pertende dele e já agora o Jesualdo perceber bem como ele joga. Por fim o Varela que acho esteve bastante intermitente mas com boas indicações também.

    Viva ao Porto!!!

    SAUDAÇÕES PORTISTAS!!!!

    ResponderEliminar