13 agosto 2009

Puseram o (ladrão) relapso Xistra a guardar a jóia Hulk

Os cancros visíveis em Portugal: arbitragem e justiça/disciplina. Do reino da impunidade ao reino do faz-de-conta. O que tem Pinto Monteiro, mais dado a leituras de cordel, a ver com o futebol e a saúde, negligenciando a sua função de PGR?

Uma vez mais vou usar um exemplo do futebol para falar do País e as suas idiosincrasias. E vice-versa, com os defeitos tugas em ambos os casos. O que tem a ver o caso da denúncia de um ministro quanto a comportamento antissociais e crimes públicos que a autoridade competente devia averiguar com o futebol da treta deste País de brandos costumes e brincadeiras sérias que não são tomadas em conta?

Há coincidência entre Carlos Xistra e Pinto Monteiro? Há. São produtos da mediocridade reinante em Portugal, eleitos para funções, cargos ou estatutos por favores de alguém e sob manto de traficância de influências, tão ao gosto da opacidade que mascara tudo o que é elegível neste Pais da treta onde nada parece ser levado a sério.

A nomeação de Carlos Xistra para o Paços-Porto de domingo é mais um atentado ao bom senso por parte do nomeador Vítor Pereira, da Comissão de Arbitragem da Liga. O árbitro deixou que os vimaranenses perseguissem selvaticamente Hulk, há uns meses. Isto na época passada em que o responsável pela arbitragem profissional começou por defender que a prioridade era salvaguardar os artistas da bola. Esta época, o inefável e invisível Pereira ainda nada disse, mas já mostrou que aos costumes diz nada. Ou tudo. Por omissão. Acções para melhoria da arbitragem é que não se vêem.

O Carlos Xistra que permitiu todas as agressões a Hulk no V. Guimarães-FC Porto, em Abril, foi o mesmo que dias antes concedeu generosamente dois penáltis ao Sporting frente aos dragões na famigerada semifinal da Taça da Liga em Alvalade, por supostos toques penalizadores de defensores portistas na sua área. Critério curto e largo, consoante as circunstâncias penalizassem ou favorecessem o FC Porto.

Temos mais, já esta época. Na grande abertura oficial com a Supertaça em 2009-2010, o árbitro portuense Jorge Sousa protagonizou o proverbial duplo sentido da sua arbitragem, típica dos apitos lusitanos de trazer por casa. Até o miserável Rascord notou que dois pacenses deviam ter sido expulsos por entradas violentas, uma delas sobre Hulk da forma mais grosseira que se viu antes em Guimarães. É de notar que o imbecil que notou estas falhas da arbitragem conseguiu dar-lhe nota 4, como se a sarrafada tenha curso tão livre como as pedradas para interromper e por fim decidir sobre uma "final" do campeonato de juniores.

O mesmo Jorge Sousa que permitiu a licenciosidade pacense em Aveiro é aquele que em Agosto de 2008 obrigava cada canto do FC Porto, uns 6 ou 7 no jogo todo, a um interminável processo de aviso aos defesas benfiquistas no clássico da Luz, por agarrarem sistematicamente - e num caso até com Luisão a agredir Sapunaru - os jogadores portistas. Não havia canto que demorasse 4 ou 5 minutos a marcar e, com a quebra de concentração, tornando-os ineficazes na perspectiva da equipa atacante, o FC Porto.

Pois, então, põem o ladrão relapso Carlos Xistra a vigiar a jóia Hulk que supostamente, salvo a opinião desencontrada com o bom senso de Paulo Bento, devia ser preservada para bem do espectáculo em Portugal. Hulk que foi negligentemente protegido em Guimarães é a galinha dos ovos de ouro a quem deixaram a raposa a vigiar a capoeira.

Virando a página nesta caricata imagem de facilitismo em Portugal, não bastava a ridícula justiça/disciplina do futebol português - afundada na indiferença geral e internacional do pífio Apito Final que sofre tratos de polé em qualquer instância independente e suprapares - e temos a Justiça no seu pior como garante do regime democrático no País a saldo e alvo de todas as manigâncias.

A denúncia da ministra da Saúde, única no Governo a merecer nota positiva, sobre os contágios deliberados atribuídos a alguns cidadãos e sob pena de crime e prisão até 8 anos, foi mandada para canto por outro inefável e invisível detentor de cargo público: o sonso e serrano Pinto Monteiro diz que alguém denuncie com caso concreto para o seu Ministério Público actuar.

Oa bem, o MP que Pinto Monteiro diz ser coutada de "duques, barões e marqueses" em que ele certamente será o bastião-mor, esse instrumento de investigação criminal, e defensor da legalidade supostamente instituída num Estado de Direito, nada faz ainda que a Lei, que devia salvaguardar e defender como no futebol é pedido a árbitros mesmo da estirpe reles de Carlos Xistra, obrigue o MP a intervir, sem necessidade de denúncia como manda o crime público que é o que está em causa.

Haja um cidadão que publique um livro, chame-se Carolina para dizer mal de Pinto da Costa ou um Carolino para dizer mal de Pinto da Costa como agora está de novo a suceder por causa do novo casamento do presidente portista, e o MP actuará. Basta uma literatura de cordel que a Morgado da justiça entrará em campo. O MP não cumpre o seu papel, preferindo fazer de palhaço nos tribunais onde chega com acusações cheias de nada e condenadas ao insucesso, mas se algum caso pessoal lhe chegar às mãos haverá perseguição individual tolerada, e amplificada nos altifalantes do regime, por um árbitro que devia ser isento e actuante em nome da legalidade mas que nada faz e fecha os olhos à mais simples arbitrariedade.

É um país de mafiosos, pois, por isso perigoso. Só Figo achará que o País assim, entregue a um charlatão licenciado a um domingo e com quatro cadeiras feitas pelo mesmo professor com prova de exame enviada por fax, está bem e recomenda-se. Donde se prova que nem as gentes do futebol dão sinais de integridade e clarividência. E o futebol e o País estão como estão.

p.s. - a Liga já informa com mais antecedência as alterações à próxima jornada: na terça-feira, em vez da sexta-feira, já se sabia os horários da 2ª ronda. Mas a problemáutica da arbitragem é que continua sem solucionáutica, como diria o saudoso Raul Solnado.

45 comentários:

  1. Jogo da meia final da Taça da Liga em alvalade, jogo em guimarães, jogo da meia final da Taça de Portugal na Reboleira... e aí vem ele outra vez, isto depois dos elogios de El Pibe a Hulk, promete, não haja dúvidas...

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  2. Porquê a ademiração?
    Então o Xistrema ia deixar o investimento de 23 milhôes que já são mais de 60 milhões ao deus-dará?

    O Hulk que se ponha fino, pois corre sérios riscos de arranjar uma paragem de 2 a 4 meses.

    Paços é uma terra fértil em bermelhos, por isso esta nomeação não me surpreende.

    Quanto à crónica do Zé Luis, mais uma vez os parabéns por colocar o dedinho na ferida. Esta corja que governa e que se encontra escondida em gabinetes é a mesma que protela ao máximo o julgamento que já dura 5 anos. Eles sabem que se um deles for condenado, aquilo é o inicio do fim para todos.

    Acho que corriamos sérios riscos de haver um vazio de poder pela quantidade de individuos que seriam presos, e afastados do poder.

    Quanto ao nosso FCP, espero que Jesualdo aplique a táctica de colocar um alto na frente, com a equipa a bombear bolas para a cabeça do escurinho que o homem marca que se farta, e ninguêm se aleija, e nem o Xistra se aplica.

    Já estavamos avisados que este ano ia ser contra tudo e contra todos, meus amigos.

    Mas não é assim todos os anos?

    ResponderEliminar
  3. Como diz o Tripeiro e bem, permitiu que o caceteiro do Ney, no jogo da Taça, na Amadora, desse uma paulada de arrumou o Hulk para várias semanas - e teve muita sorte! - e nem amarelo mostrou...

    Vamos amplificar isto. Eu vou fazê-lo no sábado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Pois, é assim todos os anos mas a nossa supremacia e a mediocridade dos outros têm sido suficientes para acabarmos em primeiro. Este ano, parece-me (muito) mais difícil. E não escrevo isto por pessimismo ou espírito derrotista, apenas estou preocupado.

    E depois, já vejo o filme: o Xistrema lá colabora num jogo mais desinspirado (como foi o de Aveiro), o Porto perde pontos, os outros ganham e a massa adepta vira-se para dentro, para os treinador e jogadores. E lá voltamos a ter carros partidos, SAD sob fogo e o caldo entornado...

    E os Xistras assobiam contentes e piscam o olho aos seus amigos como quem diz: trabalhinho feito!

    Um gajo com tantos erros nos últimos jogos que arbitrou do FCP, sempre para o mesmo lado e espetam com ele logo no primeiro da época!?! Não há pachorra!

    No jogo de Aveiro um jogador do Paços agride em jeito de Karaté o Hulk e não há árbitro com tomates para mostrar o vermelho sem apelo nem agravo??weia

    ResponderEliminar
  5. Todos os anos se repetem estes atropelos, há que estar atento e eu acho que a SAD e a equipa técnica avisam a navegação para estes factos. Mesmo com xistras e outros reles apitadores do nosso futebol temos conseguido levar a água ao nosso moinho e este ano há-de ser assim novamente. Uma vitória em paços para não enervar a malta já na 1ª jornada. Zé Luís o seu texto mais uma vez bem conseguido, merece-me todavia o seguinte comentário; haverá então alguém por aí mais capaz ou menos capaz que o dito cujo ? com curso exemplar andam por aí aos montes, mas também incompetentes, já lá estiveram alguns não acha ? isto simplesmente não tem cura, temos nos políticos que nos (des)governam o espelho da nação, de nós todos, deste país sofrido e sofredor, nivelado por baixo e onde os medíocres ditam leis. Já não há nada que espantar, mas sim reconhecer que isto jamais endireita. Importante sim é mesmo o nosso FCP, e esse tal de yero ? parece ter arcaboiço para estourar daqui a pouco tempo pelo que li sobre o homem, mesmo com 18 anos parece talhado para mais um grande negócio com a chancela FCP. Cumprimentos à bancada

    ResponderEliminar
  6. Acho que o Clube tem que pôr o trombone na boca...Ou a boca no Trombone!
    Este País é um colosso e realmente é difícil saber onde começa e onde acaba a corrupção, vimos o Paixão a ir a banhos com o Pereira para a Europa e tudo na maior sossega...Como é possível que o maior incompetente da arbitragem actual tenha sido um dos escolhidos para a viagem?...Claro, o Padrinho, entendi perfeitamente!...Eu acho que este País tem uma única solução, ir a banhos definitivamente, eu vou todos os dias, mas mesmo assim Portugal cheira muito mal.
    Ainda ontem o CR ficou por Madrid enquanto os outros se desunhavam por Lichenstein...CR ficou em Madrid com problemas respiratórios em paga ao espectáculo da Sic/Madridista e o Moreira foi convocado...Tinha que haver alguém em edição cor vermelha, porque não Quim?...Saiu Bruno magoado, marcaram Almeida e Meireles, mas o destaque foi para Simão!
    E esta ligação com Maradona, Maradona/Nápoles, Nápoles/Máfia, Máfia/Itália, Itália/Milão, Milão/Rui Costa, Rui Costa/Benfica...É que ele disse apenas isto: -Travem o Hulk!

    ResponderEliminar
  7. Como diz o Meireles, o gato escondido deixa sempre o rabo de fora...Mais uma vez alerto que este ano o coro de assobios no Dragão vai ser mais estridente. Conheço um confesso benfiquista que se diz amante do futebol, que comprou cadeira. Nem todos os que lá vão são portistas. Os desmiolados nem se importam de pagar para entrar e arranjar conflitos na casa do inimigo.

    Compete aos outros verdadeiros e aferroados do antigo "Antas", puxar pela equipa e serem defensores acérrimos das nossas cores.

    Com o andar da carroça ainda vendemos o Hulk antes de 31...que raio nunca mais chega o final de Agosto.

    Acredito na N/equipa e acredito que o Professor escondeu o jogo para o apresentar em meados de Setembro.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Silvestre,

    a problemáutica da arbitragem tem solucionáutica: árbitros estrangeiros para os jogos dos 3 grandes, sem excepção.

    Já o defendo há muitos anos e não é o facto de o FC Porto ser múltiplo campeão que me indigna o sector da arbitragem e a impunidade reinante.

    Quanto ao País, já iniciei a reviravolta, votando num partido, nas Europeias, que jamais pensaria eleger. E vou continuar a fazê-lo. Eu sou por outra revolução, estou farto dos PSD/PS. E não bastassem os crimes denunciados por ambos, zangando-se as comadres, para se incriminarem mutuamente, com o MP a servir de capacho a qualquer um deles para gravar escutas a uns e fazer filmes a outros, acho que é mais do que hora de mandá-los a todos dar uma grande volta às off-shores em que se governam.

    O amigo meireles deve saber do que estou a falar, porque já fomos discutindo preferências políticas aqui e ali. Sou pela ruptura, tem de doer a todos e se for pela "terra queimada" e armas na mão, por mim vai de qualquer maneira. Este País, que já era mal frequentado, está uma choldra.

    ResponderEliminar
  9. E mais grave é isto : http://souadepto.blogspot.com/2009/08/eles-nao-mudam-de-tatica.html

    Eles não param mesmo, mas fora das 4 linhas.

    Quanto ao Xistra, é familiar de um grande amigo meu, e desde miúdo, este tipo tinha posters do Sporting no quarto. E parece que também está casado ou tem relações familiares muito próximas do poder instituído no futebol português. O de sempre neste canto cheio de inúteis à beira-mar plantado.

    ResponderEliminar
  10. Aprecio a atitude e dou-lhe força que vá por aí Zé Luís, há muito que estou desencantado com esta politiqueira mal cheirosa que ainda por cima temos de aturar todos os dias na comunicação social. Mas um simples olhar pela história deste país com 800 e tal anos diz-nos dos constantes desequilíbrios dos nomeados ou auto intitulados, monárquicos ou republicanos, tanto fez e tanto faz, é sempre mais do mesmo. Temos de facto um longo historial na arte da desgovernação, é cultural, está-nos nos genes. Li um dia destes mais uma vez o comentário que não sei identificar de quem nem em que época foi feito, mas que é sintomático: "mas que espécie de povo é este que não se governa, nem se deixa governar". Todavia orgulho-me da minha Portugalidade, sou Lusitano até ao tutano mesmo com esta chafurdice toda. Ainda para mais mora cá o mais fantástico clube de futebol do mundo, penso no FCP, entusiasmo-me e mando o resto à m...., abraço

    ResponderEliminar
  11. Escrevi este post na 3ª à noite, mal soube da nomeação dei logo um pulo de raiva e indignação.

    Entretanto, o dirigente invisível diz iso hoje, tiro do Maisfutebol:
    "Liga: árbitros de olho no jogo violento e cotoveladas
    Vítor Pereira fala das recomendações dadas aos juízes

    Os árbitros portugueses têm instruções para lidarem de forma rigorosa com o jogo violento, com especial atenção às cotoveladas. Essa foi uma das recomendações dadas pela Comissão de Arbitragem da Liga aos juízes que vão apitar as competições profissionais.

    Uma das chamadas de atenção aos árbitros prendeu-se com «a questão agora emergentes do uso de cotovelos, nas entradas no ar, em salto, que possam fazer perigar a integridade física, nomeadamente na cara dos jogadores», segundo explica Vítor Pereira, presidente da CA, citado pela Lusa.

    «As instruções que foram dadas este ano não variam muito quer daquilo que foram os anos anteriores quer também daquilo que foram as instruções dadas pela UEFA nos cursos que fez no início da época», acrescente o dirigente, notando que têm a ver «com o combate ao jogo violento».

    Outra das instruções dadas aos árbitros prende-se com a uniformidade de critérios. «Foi enfatizada a importância da uniformidade de critérios ao longo do campeonato, sobretudo devido aos critérios disciplinares», explica Vítor Pereira.

    Entre as recomendações, há ainda «duas ou três questões de carácter mais comportamental, como ser mais exigente quando o jogador contesta decisões do árbitro, sendo imediatamente advertido, assim como quando o jogador pede agitando com a mão um cartão amarelo para o adversário». Ou «continuar com muita atenção às questões dos agarrões e empurrões dentro da área nos pontapés de canto e nos pontapés livres que resultem em cruzamentos para a área». E também, conclui, «as questões já recorrentes das simulações, sempre que forem verificadas, independentemente do sítio do campo».

    Antes do arranque da Liga, Vítor Pereira diz de resto que não espera uma época mais calma do que a anterior no que diz respeito à arbitragem: «Provavelmente não. O campeonato vai ser mais difícil do que foi no ano passado. É nossa convicção que a luta pelo título vai ser mais apertada. A luta pela Europa, onde haverá menos lugares, vai ser também ainda mais apertada e presumo que inclusivamente a luta pela descida de divisão será muito intensa.»

    Digo eu: o que tem a luta intensa do título a ver com as faltas que devem ser marcadas ou não em campo? Ou com a disciplina que os árbitros devem exercer? Então os alertas para os cantos significam que vamos ter mais Jorge Sousa a permitir tudo como no Benfica-Porto?

    Este Pereira é uma abécula e daqui não sai mais nada.

    Então este fdp acha que os adeptos são parvos? Que squecem o que o Xistra fez recentemente nos jogos do FC Porto?

    Então pede atenção aos saltos como a dizer: estejam de olho no Bruno Alves!

    É um farsante, este Vítor Pereira.
    O nojo que foi como árbitro, protegido do sistema e favorecido na CS.

    Quero ver o critério dos árbitros com os leõezinhos a simularem faltas e o Liedson a pedir amarelos, a ver o tratamento que terão em Alvalade.

    ResponderEliminar
  12. Realmente fiquei muito surpreendido de vir aqui e ver portistas a falar sobre corrupção, arbitragens tendenciosas e nomeadamente do Xistra, do qual eu também não gosto mesmo nada, como da maior parte dos árbitros portugueses de primeira categoria. Mas não vejam ironia neste meu comentário.

    A verdade é que todos concordamos que o futebol em Portugal não é credível, porque todos os clubes se queixam. Aquilo que eu não percebo é, aquilo que os portistas querem, dado que ganharam praticamente tudo o que havia para ganhar, num domínio sem paralelo em toda a Europa, com excepção talvez da França, mas onde não nos esqueçamos, nunca houve um grupo de clubes dominantes ao longo das décadas, tal como existe nos outros países.

    Deixo então a pergunta, se acham que o futebol português é corrupto, o que teria sido diferente se não fosse? O que será preciso fazer para que o futebol português passe a ser credível?

    Saudações benfiquistas. Qualquer resposta provocatória será olimpicamente ignorada.

    ResponderEliminar
  13. Meu "querido" "smeagol" se não houvesse corrupção em Portugal, o FCPorto teria sido Campeão em 90% dos Campeonatos já disputados...E nem falo do período de 74 para cá, falo de sempre, porque o FCPorto é o único Clube que luta por conquistar as suas vitórias...Dentro do campo!
    Voltando ao período em que eu nasci, o Benfica face ao tremendo ascendente do FCPorto, decidiu no final do Campeonato de 1958 fazer duas coisas:
    1-Mandar um Treinador seu, treinar o Torrense na semana em que jogava com o Porto, levando consigo ainda, como complemento, uma mala cheia de Dólares...Que subreptíciamente -com o rabinho entre as pernas- reconduziu a Lisboa...
    2-Para que não houvesse dúvidas, comprou o guarda-redes adversário -CUF- decidiu por bem comprar também o árbitro -Alentejano- que ajuizou o seu próprio jogo, solicitando a este um atraso inicial de 15 minutos, quatro penalties, duas expulsões e um prolongamento final de mais 15 minutos...
    Se isto não é o que se pode definir como o "cúmulo" da capacidade de tentar corromper o Mundo Desportivo e da falta de vergonha em que assentam as suas práticas???!...
    Hoje a tudo isso, junta o Poder Político -Autárquico e Central- o Poder Judicial -Tribunais e Polícias- e a despudorada Comunicação Social em peso a fazer força!...Taaasssssssssssssss!!!!!

    ResponderEliminar
  14. E o que aconteceu a estes corruptos?
    Nada, Rien de Rien...O único que sofreu foi o árbitro da Luz, que foi irradiado!...

    ResponderEliminar
  15. Mestre Alves:

    O Xistra é cunhado do Cororado.

    ResponderEliminar
  16. Calculo que o smeagol seja pessoa coerente (mesmo sendo benfiquista) e por isso saiba avaliar então o que se passava quando o FCP não ganhava quase nada, se não é do seu tempo sempre pode pesquisar algumas coisas, mas seria sempre uma tarefa difícil porque não havia as tecnologias de hoje, que tudo destapam e mostram a nu os erros grosseiros dos árbitros. O Meireles deu apenas 1 exemplo da forma como sempre houve pressão sobre os árbitros e das influências que se teciam para beneficiar A ou B e não foi por acaso que o FCP passou 16 anos e depois mais 19 sem papar um campeonato. Julgo aliás que mais do que acreditar que o FCP ganha por obra de jogadas estranhas, a maior parte dos benfiquistas acha mas é que o FCP não tem direito a ganhar, que isso é coisa para o clube que tem mais títulos (está por 1 fio) mais adeptos, mais antena (doentia) na comunicação social, enfim um sem número de coisas consideradas suficientemente fortes para serem vocês a ganhar campeonatos em vez do FCP durante os últimos anos. Depois tem de reparar que não é obra do acaso o FCP ter ganho 18 campeonatos depois do 25 de Abril, eu sei que não gostam, mas factos são factos. Xistras e outros incompetentes sempre os houve, muitos dentro dos 31 campeonatos de que tanto vocês se orgulham, mas jamais reconheceriam benefício próprio porque para mim pelo menos os benfiquistas sofrem de um complexo de superioridade bacoca que os impede de aceitarem esses factos. Entretanto a terra continuará a andar à volta do Sol, levaremos com muitos mais xistras, mas espero que o meu clube saiba continuar a trazer para as nossas fileiras, jogadores tipo Futres, Gomes, Madjer, Baía, Jardel, Drulovic, R.Carvalho, Deco, Quaresma, Hulk, enfim um montão de jogadores que foram simplesmente (eu sei que isto não vem na Bola, nem no Rascord) do melhor que passou no futebol Português, e se assim for poderemos continuar na vanguarda do futebol Português e vocês poderão continuar com esse "sentimento" de que isso é tudo obra maldosa. Por último agradecer que o seu comentário continue saudável em vez dos insultos que de vez em quando alguns veem postar.

    ResponderEliminar
  17. semagol,

    Se eu lhe disser a si que para mim a justiça que conta é a justiça dos tribunais, única com gente formada para julgar. Se lhe disser também que para mim a justiça desportiva não tem credibilidadade visto ser comandada por alguém que já assumiu ódio a um clube e que não tem formação para julgar. Para cúmulo, julgou sempre de forma contrária à justiça em que eu menos desacredito, as dos tribunais.

    Posto isto, o caro benfiquista baseia-se exactamente em quê para chamar corrupto ao meu clube?

    Agora o post:

    Deliciei-me a ler este texto e todas as associações ao mundo da arbitragem, do país e do anedótico PGR.

    Caro Zé Luís, essa revolução já eu anseio há algum tempo. Não vejo outra forma de isto endireitar.

    ResponderEliminar
  18. Espero Domingo não ver Xistrema na Mata Real. A arbitragem escandalosa em Alvalade para a meia-final da taça da liga do ano passado ainda me está na mente.
    Mesmo o FCPORTO a jogar com a "equipa B", teve o Xistra que assinalar dois penalties para ajudar o zbortem.

    Quanto ao Hulk, Xistra não é u unico. Vai ser muito dificil proteger a nossa "locomtiva" dos Binyas do campeonato.


    Abraço
    http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. No texto que o Zé Luís extraiu do maisfutebol há uma parte que considero hilariante: pede-se uniformidade de critérios mas depois o único jogador que me recordo ter sido punido por pretensa simulação de penalty foi Lisandro, do FCP (claro!) e, curiosamente, num jogo contra do slb. Ainda para mais num lance em que qualquer pessoa com um pingo de honestidade concordará que é, no mínimo, duvidoso (e nunca na vidinha passível de se assumir uma simulação).

    Mas o mais grave é depois ver os paineleiros por essas TV's a fora a bater palmas ao infame ricardo costa... pois sim, muito bem tem que se punir... Não há um pingo de vergonha nesses fdp!

    E um adepto que agride um árbitro em pleno jogo!! Para os milhões todos verem! O que fez o CD da liga? Nada! Agora perguntem lá aos senhores da UEFA qual teria sido a sua decisão se tal acontecesse na luz mas num jogo da UEFA?... Pois, também me parece...

    E o que pode fazer o fcp com esta vergonha? O que fez?

    Vai continuar e vai ser pior mas temo que as labaredas, a indignação nos blogs e as reclamações do Jesualdo não sejam minimanente suficientes. Com toda esta raiva o clube enche o saco mas a granada acaba por rebentar cá dentro.

    ResponderEliminar
  20. Mais uma vez, um excelente texto do Zé Luís!!!

    Mas continuo na minha!

    Este estado calamitoso e degradante em que a nossa sociedade se encontra - e o futebol é apenas um reflexo - só tem 1 culpado.

    A culpa é toda nossa!!!

    ResponderEliminar
  21. Andou muito bem até que meteu a política de permeio, e vá de zurzir no Sócrates com as aleivosias dos piores instintos oposicionistas. Não é assim que se ganham causas, meu caro Zé Luís. Cinja-se ao desporto, e deixe a política para os políticos. A menos que acumule...

    ResponderEliminar
  22. "fiquei muito surpreendido de vir aqui e ver portistas a falar sobre corrupção, arbitragens tendenciosas e nomeadamente do Xistra".

    Smeagol, surpreso só porque não visita este espaço, porque há muito critico o sistema de arbitragem em que não há triagem dos melhores e a mediocridade sai recompensada, aliás tal como sucede na sociedade e muitos conhecerão até exemplos dos seus empregos.

    Mas aqui não se fala de corrupção, está enganado e decerto não leu isso em lado algum. Pode haver corrupção mas é mental, comportamental, de favorecer o mais forte e aqui nem é o campeão favorecido.

    A nossa vantagem é que mesmo campeões múltiplas vezes temos críticas fortes à arbitragem, porque não beneficiamos dela e, por isso, não temos de nos calar.

    "A verdade é que todos concordamos que o futebol em Portugal não é credível, porque todos os clubes se queixam".
    O facto de haver queixas não significa que não seja credível. Há queixas fundadas e infundadas. E por normal todos se queixam e choram, porque em Portugal só assim se mama. O futebol pode ser pouco credível porque, no geral, está infestado de vícios e vírus que o enfraquecem, mas o público é muito culpado também. Por não reclamar quando deve e também porque se às vezes faz ouvidos de mercador a más práticas, noutras oasiões emprenha precisamente pelos ouvidos.

    Há que saber entender as críticas, porque nem tudo é criticável e nem todas as críticas são justas e bem atribuídas.

    Que me diga que a arbitragem não é credível, no seu todo, concordo. Mas não falo de corrupção no sentido de vender resultados, ainda que aceite que há árbitros que deturpam vergonhosamente as leis do jogo e a arte de bem apitar.

    ResponderEliminar
  23. "Aquilo que eu não percebo é, aquilo que os portistas querem, dado que ganharam praticamente tudo o que havia para ganhar".

    Mas ganhar significa não ter razão de queixa? No FC Porto é ao contrário: ganha e há razões de queixa que não devem ser silenciadas. Infelizmente, o FC Porto entrou numa linha de conduta demasiado cordata, por exemplo em contraponto ao virulento Paulo Bento que reclama maus ambientes para os árbitros e que o Sporting é muito simpático com eles. Lembro o Malheiro a reclamar que 60 mil adeptos fiscalizassem um árbitro para um Benfica-Gil Vicente...

    Deixo então a pergunta, se acham que o futebol português é corrupto, o que teria sido diferente se não fosse?

    Elimino o "corrupto" e posso aceitar o "pouco credível".

    Bem, se fosse mais credível, os patrocinadores afluiriam, haveria mais dinheiro em contratos, e a nota positiva à volta do jogo criaria um ambiente mais limpo.

    Mas há muita gente que pode tornar o jogo credível, a começar pelos jornaleiros que não são isentos e programas desportivos que enalteçam o que deve ser valorizado e não que procurem audiências com o risco de iludir e eneganar os próprios espectadores que se tornam, mais uma vez, vítima e culpado disto tudo.

    A credibilidade vai do que julgarmos dela e deve acentuar-se quer o que está mal, quer o que está bem.

    Este exemplo de nomeação do Xistra é, para mim, um escândalo. Em boa verdade, se alguém se preocupasse com a seriedade disto tudo, haveria uma campanha generalizada e Vítor Pereira seria chamado à pedra por isto. É um escândalo e uma provocação a nomeação, mas muitos acharão normal, quando este árbitro é do menos aconselhável, pelos exemplos citados, para jogos do FC Porto. Só que ninguém levanta a voz, só quando a casa é assaltada.

    O campeonato português nunca pode chegar aos patamares dos principais países e está bem na sua dimensão e para o Pais que somos. Agora, se as pessoas soubessem ver e apreciar futebol a credibilidade seria defendida independentemente dos clubes em causa. Mas a clubite influencia negativamente tudo. Especialmente por aqueles que perdem.

    Daí a superioridade moral para nós, portistas, criticarmos. Porque achamos mal e há factos indesmentíveis.

    ResponderEliminar
  24. Ainda hoje numa breve passagem pelo Futebol televisivo deparei com o jogo BMar-SCovilhã, em poucos minutos dois amarelos completamente injustificados, ambos para Covilhanenses e se não erro jogadores oriundos das escolas do Porto...O árbitro era Jorge de Sousa da AFdoPorto!
    Um aspecto que me chamou a atenção, um dos amarelados foi um central que se elevou mais que o avançado que estava a marcar e cabeceou o balão, o árbitro considerou jogo perigoso!...BAlves em vista?...Se calhar vão tentar impedi-lo de saltar mais que os outros!
    Bruno, saltar tanto não, "nós medimos as coisas pelos parâmetros do Polga e do Luisão"!

    ResponderEliminar
  25. "Este exemplo de nomeação do Xistra é, para mim, um escândalo."

    E qual o papel da SAD perante mais este escandâlo? Come e cala? Não diz nada? Terão que ser os adeptos a falar?

    Porque motivo esta SAD age sempre como culpada sempre que o assunto é arbitragem? Quem não deve, não teme? Quem é inocentado nos tribunais comuns não deve falar das arbitragens? Não deve falar dos escândalos? Somos nós os anjinhos?

    Os outros fazem as coisas por outro lado, e nós assistimos a isto e calamos. É estratégico. Assim é que está correcto. Se está correcto, por que motivo os adeptos não o percebem? Devemos ser todos estúpidos.

    ResponderEliminar
  26. Eu não chamei corrupto a ninguém caro João... Aliás, eu não vim aqui à procura de mandar as minhas postas, mas sim à procura de respostas e de uma perspectiva, que confesso, tenho dificuldade em entender. Mas entender pessoas que pensam igual a mim é fácil. Se quiser ser aplaudido, há muitos blogues do Benfica.

    Agradeço as respostas que me deram, mas não vi nada de concreto, para além de 1958, que me abstenho de comentar por desconhecimento e por falta de relação com o que vivemos hoje.

    Mais dinheiro em contratos? O maior handicap em termos de receitas do futebol português, tem a ver com receitas televisivas, cujo centro de poder está a meu ver a norte, pelo Joaquim Oliveira, com fortes ligações ao Porto e ao PC. Aliás, os maiores esforços no sentido de mudar o 'status quo' das receitas televisivas têem sido do Benfica.

    Quanto ao resto, a falta de receitas, tem a ver com a mentalidade vigente, de jogar para o 0-0, dirigentes que se governam mais a si do que aos clubes, ambiente de guerrilha constante, polémicas sucessivas, calendário de jogos demente e uma política de preços de bilhetes inflacionada e irreflectida. Em suma, o futebol português não está pensado em função dos adeptos.

    Se querem saber a minha opinião, não sou muito original, qualquer um sabe reconhecer que o Porto tem sido mais organizado, inteligente, estável e como tal, tem tido QUASE sempre as melhores equipas. Mas também qualquer um percebe, que por vezes, o azar sabota as melhores equipas e que o domínio avassalador alcançado, ímpar na Europa, só pode ser conseguido através de algo mais.

    Já agora e dentro da linha elevada que temos seguido, gostaria de recolher a vossa opinião, sobre as famosas escutas telefónicas. Independentemente da sua admissão em tribunal, elas existem e foram divulgadas. Acham que todos fazem aquilo, ou são forjadas?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  27. Ah! Quanto ao destaque dado pela imprensa ao Benfica... Meus amigos, aí é que não entendo nada... E acreditem que se pudesse, vos cedia de bom grado os destaques da imprensa, porque ao Benfica só prejudica.

    ResponderEliminar
  28. Smeagol,

    Se não quis chamar corrupto ao FCPorto peço desculta, mas dizer:

    "fiquei muito surpreendido de vir aqui e ver portistas a falar sobre corrupção, arbitragens tendenciosas e nomeadamente do Xistra".

    Entendi que ficou surpreendido porque, em seu entender, portistas não têm motivos para se queixar de corrupção e arbitragens tendenciosas porque beneficiam delas. Se não foi isto que quis dizer, mais uma vez peço desculpa pelo mal entendido.

    ResponderEliminar
  29. Exemplos? É procurá-los...

    Só lá vai um ano, e eu nem andava por cá
    O blogue vizinho usa tags, também é só carregar e ler:
    A vossa Paixão
    A arbitragem em geral, e a dualidade de critérios
    Os benefícios do Sistema

    Mais dinheiro em contratos?
    Eu estou mais preocupado com tráficos de influências assumidos.

    Quanto aos efeitos da comunicação social, eu compreendo que você não perceba o que é ser "insultado" diaramente por comentadeiros da pior espécie que inventam factos para tapar a realidade. O que acho mais grave é que branqueie este culto pela mediocridade que é o Benfica nos últimos anos. Na verdade, o quase dragão de prata está a levar o clube à falência, pelo que já não me preocupa muito esse branqueamento e me faz mesmo sorrir um pouco.

    Quanto às escutas, penso que é uma das razões pelas quais o presidente de devia ir embora, mas é uma batalha perdida.

    ResponderEliminar
  30. "Smeagol":
    Vou condescender e comentar o seu comentário...
    -Quanto às escutas, farei o mesmo que você em relação a 1958, li alguns extractos, parciais, o que li mostrou que existem "relações estranhas" -nada de novo no Planeta- para mim a matéria publicitada é insuficiente por escassa para ajuizar, mas curiosamente, do PC nada aparece, explícito em boa verdade nada aparece, surgem comentários difusos, meias palavras -chocolates, meias de leite-, subentendidos e pouco mais...Já do outro lado a coisa é clara, no que se transcreveu e escutou, está lá claro, "estou a fazer as coisas por outro lado" -poderá aceitar-se que também é confuso- mas também parece claro que indicia, que se LFV "estaria a tratar as coisas por ouro lado", era porque "já tinha tratado as coisas por este lado" e "o João Pode ser, está bem, o João pode ser, mas vocês tinham-me prometido o Paraty" -aqui a confusão desaparece e é claro que existiam "promessas" relativamente a muita coisa, pelo menos em relação aos árbitros fcou evidente e ficou evidente também, que para além de PSousa e VLoureiro, os contactos rondavam outras pessoas ligadas ao Benfica e às estruturas Futeboleiras Nacionais e Internacionais...Curiosamente a apresentação deste ano na Luz, contou com a colaboração do "famoso João", sem nenhuma vergonha e embaraço da Comunicação Social ou dos Órgãos Federativos!...Imagine se no Porto/Mónaco estivesse o Carlos Calheiros!...
    -Valentim aparecia como o centro de toda esta "marmelada", mas o Valentim e o Clube que representava, tinham uma relação privilegiada com o SLB e com o SCP, uma relação extensa feita de inumeráveis cedências e contratos muito difíceis de apagar...Os dinheiros que circularam nestas contratações, devem atingir verbas exorbitantes, é só somar valores...O primeiro estrangeiro do Benfica -há trinta anos- rumou do Bessa para a Luz!...Que coincidência...
    O GR que esteve na origem do afastamento do VBaía da Selecção Nacional, rumou do Bessa para Alvalade!...Outra coincidência!...

    ResponderEliminar
  31. Seamgol,

    Já aqui foi dito diversas vezes, mas já que pediu educadamente não custa esclarecer:

    As escutas nada dizem, apesar de eu admitir que possa haver suspeita. Só que tudo possa não passar de interpretações engenhosas.

    Quero lembrar que o caso tinha sido arquivado e só voltou à baila porque uma testemunha considerada não credível pelo tribunal resolveu fazer a sua interpretação da escuta. Fruta, leite, chocolate e JP passaram a significar: "pague-se prostitutas a Jacinto Paixão para depois do jogo nas Antas". Nem mais, quis fazer-se passar que a escuta era tão explícita quanto isso. Tudo porque pelos vistos Jacinto Paixão teve mesmo companhia nessa noite.

    Só que esta interpretação é tão legítima como a que PC apresentou em tribunal: JC seria a sigla de outro nome e fruta o pagamento de uma dívida (curioso eu sempre ter ouvido fruta em calão significando dinheiro e nunca prostituição, mas se calhar sou eu que sou ignorante).

    Esta é a grande escuta.

    Mas mesmo que verdadeira, nada seria inédito nem chegaria para ptovar que o FCP ganha à custa de prendas aos árbitros. São conhecidoss os hábitos de todos os clubes presentearem árbitros com relógios, canetas, lanches, jantares... enfim.

    Explícita foi a escuta sacada sem querer a LFV como o Meireles faz referência. Mas essa não é suficiente para investigar. Afinal, disse LFV, era normal escolher-se árbitros para os jogos da Taça. Curioso não ter aparecido mais nenhuma escuta dessas. Nem mesmo a que o Belenenses deveria ter recebido com o mesmo propósito. Nem a questão de quem fez a chamada tem para o caso qualquer importância, ao contrário do que se disse.

    Afinal, PC foi alvo de escutas e investigação durante, salvo erro, 8 meses e só esta conversa foi alvo de investigação. Esta e uma visita de um árbitro a casa de PC. Que, apesar de não parecer bem, não é por si acto ilícito até prova em contrário. Faltam é todas as provas em contrário. O vosso (dos benfiquistas) grande problema é esse.

    De resto quero aqui deixar claro que considero a estratégia do Benfica reles e mesquinha. Quis justificar a sua incompetência sujando cá e lá fora o nome do clube que melhor representa o seu país. Quis entrar na Champions pela porta do cavalo. E essa marca já ninguém lhes tira.

    ResponderEliminar
  32. Curiosa é a associação de Joaquim Teixeira ao FCP. Agora é moda: associa-se empresários, jogadores, treinadores... como que a dizer que o FCP é uma grande teia de influências que assim dominada todo o panorama.

    O FCP não tem culpa de ter adeptos que se destacam noutras áreas de actividade ou em clubes adver´sarios.

    Joaquim Teixeira é empresário, ganaha a sua vida, bem ou mal, fazendo negócios. Considerar que o FCP tira proveito disso só porque JT é portista é no mínimo abusivo.

    Por essa ordem de ideias teríamos mais razões de queixa que benfiquistas. Então vocês não são mais do que nós? Não andarão também espalhados pela área empresarial, clubes adversários, árbitros, etc.?

    Ou será que consideram que essa afectação clubística vos beneficia e torcem o nariz se a afectação for outra?

    ResponderEliminar
  33. João rectifico, Joaquim Oliveira -creio que foi o que quis dizer- é confesso adepto do SCPortugal, ele e o senhor Major Valentim Loureiro, e por falar em Loureiro também o Loureiro da Liga é Sportinguista, eu até conheço um Loureiro que é Benfiquista fanático, foi daqui a Lisboa para votar no "milagreiro" Vale e Azevedo...Não sei o que me dirá ele agora, mas se calhar vai dizer que se enganou, pois...Portanto combinações de nomes é terrivel há para todos os gostos, mais um: A senhora MJM -PGRP/Procuradora Geral da República Portuguesa- é esposa do senhor Saldanha Sanches que por sua vez trata das questões fiscais do senhor Luis Filipe Vieira...Nada de importante, mas imagine que era ao contrário!
    Imagine que a senhora MJM andava a trás do senhor LFV e do Benfica e o seu marido -Saldanha Sanches- era o que tratava da situação fiscal do senhor Jorge Nuno Pinto da Costa...

    ResponderEliminar
  34. Caro Joao, o que comentei tem a ver, com os extremos opostos, neste caso Porto e Benfica, queixarem-se da exacta mesma coisa e por isso mesmo é que não vale a pena contemporizar... O futebol português tem credibilidade ZERO! Se o clube que não ganha se queixa é uma coisa, agora quando todos se queixam, se bem que de formas diferentes, então algo está mal e não vale a pena esconder... E toda gente conhece os episódios, nomeadamente os sumaríssimos hiper-ridículos, cujo maior expoente foi o castigo ao Lisandro... Mas o ridículo é mais do que o caso em si, é a falta de critério... Nós realmente somos mais, mas há uma verdade que certamente terão que reconhecer, 99% das pessoas que ligam alguma coisa a futebol, ou são do Benfica, ou detestam o Benfica, por muito que não gostem da palavra, é a melhor que me ocorre.

    Zé Luís, sinceramente não te consigo responder. Na verdade apenas tenho uma ideia geral dos factos. Isto acontece, porque as escutas foram apenas o concretizar de uma ideia que tinha do futebol português, com o centro de poder a Norte e acordos mais ou menos tácitos, entre as pessoas que dominam o futebol português há muito, muito tempo. A verdade é que andaram todos por lá há muito tempo e apesar de algumas zangas, a verdade é que nunca ninguém abanou o barco e foram-se entendendo todos. Mas compreendo que quem tenha uma visão diferente deste equilíbrio de poderes, ache a minha argumentação inconsistente.

    Caro Meireles, acho estranho que não perceba a diferença entre um caso histórico, que tem a sua importância, mas que não se compara a uma realidade presente. Acima de tudo, é complicado comentar um facto ocorrido quando os meus pais ainda eram crianças.

    Mas já que fala do famoso caso "Calabote", aquilo que podemos aferir é que em que casos de alegada corrupção, o Benfica é muito menos competente do que o Porto, já que o Benfica não foi campeão e o árbitro foi escorraçado. Não sei que castigo queria para o Benfica, quando o facto conhecido e apontado, foi o apitador ter mentido no relatório de jogo. Mas convido-o a ler http://www.slbenfica.pt/incslb/pdf/verdadesdeturpadas.pdf e a indicar-me informação contraditória credível.

    Agora deixo-vos um desafio, tentem abstrair-se e concentrar-se no que vos pergunto:

    Se o caso de um vereador do urbanismo duma Câmara qualquer, subornado por um empreiteiro, fosse avaliado em tribunal, APENAS à luz do projecto aprovado imediatamente a seguir à data do suborno, mesmo sendo sabido, que o mesmo autarca tinha aprovado vários outros projectos do mesmo construtor. O que diriam então sobre as leis e os tribunais de tal país?

    No fim de tudo, concordo mesmo com o nightwish. Depois destas polémicas todas, Calheiros, Apito Dourado, Quinhentinhos, aquilo que eu não entendo mesmo, é como ninguém levanta sequer a voz, para questionar a legitimidade da direcção. Até porque sendo conhecida a tremenda habilidade do PC, que também tem as suas ligações a próximas a gente muito influente, talvez bem mais próximas que as do Benfica, não entendo como o Porto não conseguiu ainda desenterrar uma polémica decente, que materialize a suspeição que lançam sobre promiscuidade com imprensa e política.

    Quanto à imprensa, verifica-se o mesmo que em todos os assuntos, vão atrás do que vende e mais nada e no meu entender, todo esse destaque e atenção, é um dos maiores handicaps do Benfica.

    De resto, coleccionar casos de imprensa, arbitragens, financiamento público e de violência das claques, são aqueles assuntos em que pessoas de clubes diferentes dificilmente se vão entender, é demasiado subjectivo e ganha quem tiver melhor memória. As arbitragens são más, a imprensa é nojenta, a política namora com o futebol e as claques são associações que albergam actividades criminosas. Mas acima de tudo isto, estão os principais culpados, dirigentes muuuuito fracos e adeptos pouco exigentes, que se preocupam mais em mandar bocas no café, do que em exigir um futebol de qualidade,

    Cumprimentos e obrigado pelas vossas opiniões.

    ResponderEliminar
  35. Houve vários posts em resposta a um só e não dei a devida atenção a cada um. Li agora mais algumas coisas. Confesso que o desempenho do Vítor Pereira me tem estado a desiludir, mas preferiam o Pinto de Sousa? Olhemos para a carreira do VP e vemos o melhor árbitro português, talvez de sempre e das poucas pessoas de preto respeitadas, por todos(?!) No meu entender o principal problema é que ele não pode contratar reforços e toda a estrutura da arbitragem está feita de modo a promover os CORRUPTOS. Sim corruptos, não tenho problemas em dizer, conheço 2 ex-árbitros-promissores da AF Aveiro e eles explicaram-me que lhes foi proposto um futuro na arbitragem, com certas condições... Desistiram!

    Caro Zé Luis, mas então não acreditas que haja corrupção, resultados comprados? Há corrupção em todo lado, há nos escalões inferiores. Houve um testemunho em tribunal dum Juíz jubilado (seja lá o que isso for, mas soa importante) a admitir conhecer casos de suborno a árbitros (com os quais foi complacente) e não há corrupção? Não creio que seja esse o sentido do que dizes, talvez que a desconheças e quais as suas implicações...

    Concordem ou não com o método, o único clube que tem feito algo para mudar o 'status quo' tem sido um. De resto, o Porto pareceu ter estado contente durante muitos anos com o Valentim e outros, tal como o Benfica em certas fases idiotas. Mas agora quer correr com o Hermínio. Digam o que disserem, qualquer pessoa é mais credível que o VL, apenas o Porto pensa de modo diferente. Gostava que se tivessem queixado da justiça desportiva, quando aconteceu o caso Calheiros e nem sequer foi investigado... Porque por mim, podem crer que mafiosos do tipo do Veiga, nunca os quis, nem os hei-de querer no Benfica, nem que isso implique passar mais 15 anos sem ganhar. De resto, o Benfica é beneficiado sempre na Taça da Liga e lá vem a conversa do colo, árbitros a pedir desculpa, etc. Mas essa taça deixa-me tão eufórico quanto a pré-época do Benfica. Aliás, posso dizer que o único sítio onde vejo euforia, é mesmo nos jornais, mais um daqueles mitos...

    ResponderEliminar
  36. Obrigado Meireles pela correcção. Claro, queria dizer Joaquim Oliveira. Não fazia ideia que era sportinguista. Pelo menos portistas na família tem.

    ResponderEliminar
  37. Smeagol,

    Eu tenho a mesma percepção mas do lado portistas: 99% dos adeptos de futebol em Portual ou são portistas detestam o Porto.

    Conheço por alto a versão do Benfica acerca do caso Calabote. Primeiro: é irrelevante se o Benfica foi campeão ou não, interessa aqui é saber que tudo foi feito e permitido para que fosse; Segundo: não vi desmentido em lado nenhum que elementos da equipa técnica encarnada estivessem ao serviço do Torreense contra o Porto; Terceiro: o que interessa reter acerca dos descontos nem é tanto o tempo dado, mas antes o tempo de atraso que permitiu jogar conhecendo o desenrolar do outro jogo numa fase mais adiantada, e isso também nunca foi desmentido.

    Aconselho a leitura dos textos a esse respeito no blog Reflexão Portistas onde tudo está detalhado inclusive com recortes da imprensa da época que provam toda a tramóia engendrada. Entrevistas a jogadores da CUF que foram perfeitamente reveladoras.

    Mas Calabote é o exemplo extremo, como há muitos, tal como lembrou Nightwish. É só ter o trabalho de ler.

    não vejo motivos para direcção do Porto se demitir. Nunca foi provado nada. A palavra deles tem valido até prova em contrário e depois isso seria o vosso maior desejo: um Porto sem PC. Mas desconfio que o nosso avanço já não é só PC: penso que o Porto como um todo está a anos de qualquer outro clube português.

    O destaque de que fala na imprensa serve também para criar a falsa imagem de que o FCP está ligado a mais casos de corrupção que o seu clube. Exemplo: vê todos de rajada: Calheiros, apito dourado... Que a imprensa faz questão de tanto lembrar para agradar às tais maiorias de que fala. Mas Nuno Assis (onde a Federação foi desautorizada pelo TAS), Estoril, Taça da Liga... isso não vê lembrado na imprensa.

    O Porto contente?! Há muito o Porto deixa de participar na palhaçada que é o poder do futebol português. Aliás, lembro que foi o clube que pretende alterar o status quo que apoio Valentim. O status quo que o Benfica pretende desmontar é o das vitórias do Porto pela sua competência. Lembro que o FCP tem sido perseguido pela liga de clubes com um Benfiquista a dar cara pelas acções anti-Porto. O presidente do clube transparente disse uma vez que era mais importante contratar as pessoas certas para mandar do que jogadores para garantir as vitórias dentro das quatro linhas. É preciso recordar que o futebol só tem interesse se for decidido dentro das quatro-linha? Não, pois não? Então explique-me essa declaração do presidente da transparência.

    A do Porto ser o único que pensa diferente e apoia o VL, peço desculpa, mas será anedota?

    Lembra-se de uma escuta do presidente do seu clube quando pergunta que árbitro quer o Porto para o jogo? "Para eles qualquer um serve." Foi a resposta. Isto não deve passar no Canal Benfica.

    Já agora, mafiosos como o Veiga foram corridos do Porto.

    ResponderEliminar
  38. Smeagol, um caso pode ter muitos anos não é por isso que deixa de ser um caso e esse do Calabote na Luz e do Valdeviezo em Torres Novas é paradigmático de como funcionam as coisas com o Benfica...Ainda hoje.
    Se não sabe o que aconteceu há cinquenta anos deixe que seja válida a opinião de quem sabe...
    Se a escolha concertada dos árbitros para si não tem importância...
    Para mim o Victor Pereira é um produto do sistema da corrupção, logo o que se pode considerar?...Um indivíduo que sobe ao topo dentro de um sistema corrupto pode ser honesto?...Pode, se todo o sistema for incompetente!...Valentim não presta?...Não, não presta, nem ele nem o Pinto de Sousa, mas quem os apoiou mais fortemente?...Filipe Vieira!...A escolha por Filipe do Joaõ e do Paraty para si é normal porque está habituado a que assim seja, como está habituado a que sejam destinados os árbitros como Xistra, que sempre que intervenham criam polémicas nos jogos como Portou..Hoje mais uma vez, expulsou Hulk sem que este tenha feito falta sobre o defesa do Paços e no ano passado nem amarelo deu numa entrada que arrumou o mesmo jogador na Amadora!...Chama-se a isto coerência!
    Hoje na parte final do jogo da Luz valeu tudo, só que os Benfiquistas são incompetentes!...

    ResponderEliminar
  39. Então e a agressão do Hulk à cara do jogador do paços ainda na primeira parte, não conta?

    ResponderEliminar
  40. "O presidente do clube transparente disse uma vez que era mais importante contratar as pessoas certas para mandar do que jogadores para garantir as vitórias dentro das quatro linhas." - Mera observação da realidade, o LFV foi amigo do PC, ironia, etc. Se é esse o grande crime dele, estou descansado.

    "O destaque de que fala na imprensa serve também para criar a falsa imagem de que o FCP está ligado a mais casos de corrupção que o seu clube." - O Apito Dourado já era notícia nos jornais generalistas e os desportivos ignoravam de forma ridícula.

    Durante 20 anos, o PC e o VL sempre se foram entendendo, em grande proximidade com a poderosa AF Porto, com o surreal Guilherme Aguiar e o prestável Pinto de Sousa. Todos eles andaram por aí muito tempo, mas o amigo deles é o LFV que tem 10 anos de futebol?

    Nuno Assis, Calabote, Taça da Liga têem todos uma coisa em comum, os orgãos disciplinares actuaram. O Assis foi castigado, o Calabote irradiado, o Lucílio que note-se sempre foi dos maiores inimigos do Benfica, foi metido na jarra, pediu desculpa e o Benfica massacrado na imprensa.

    Caro Meireles digo-te (na net sou democrático) que és uma pessoa muito muito parcial. Se achas que o Porto deveria ter ganho 90% dos campeonatos, quando o Benfica foi a equipa Dominante da década de 60 no futebol europeu e vocês sabem isso muito bem. Corrupção? Pra quê? Para acabar em 3º? Escolha concertada de árbitros? Para a taça? Mas eu explico qual é a diferença, mal soube disso fiquei muito preocupado e a 1a coisa que pensei foi que queria que o presidente fosse embora! Depois fui ler a transcrição e tal como a realidade comprovou, achei aquilo uma fantochada, o VL a ligar ao LFV, a insistir com ele para dizer alguma coisa, para um jogo pouco relevante, um sabujo gosta de arrastar os outros para a lame dele. E não se iludam, há diversidade suficiente na imprensa para pegar e sustentar um caso, desde que tenha relevância.

    "Para eles qualquer um serve." - LOL. Ainda bem que me percebe... Depois de tudo o que temos vindo a saber, qualquer um percebe...

    Não se preocupem com a opção clubística do VL e do Oliveirinha. Esses dois encheram-se de dinheiro à pala do futebol português e fizeram-no procurando os melhores aliados para o fazer. O 2o então é um caso curioso, está rico ele e ficaram miseráveis os clubes e a RTP, tudo à pala do tal 'status quo'.

    Eu vim à procura de respostas, mas acabei por encontrar perguntas. Respondi, mas não posso dizer o mesmo de vocês.

    Mais um caso de violência perpetrada contra um profissional do Porto. Devia haver um subsídio de risco para tais pessoas. Gostava de saber o que acham sobre estes casos recorrentes...

    ResponderEliminar
  41. Os sportinguistas detestam o Porto? É isso que dizes? Vais ao sul, onde estão a maior parte dos sportinguistas e deparas-te com quê? Ódio ao Porto? Não acredito que seja isso que estás a dizer... Deve ser brincadeira...

    ResponderEliminar
  42. Smeagol,

    A conversa vai acabar neste comentário!

    Anda ao Porto e vê como falam do Porto os não portistas. Vive na sua realidade e não conhece as outros. Típico de quem acha que é o centro e o resto tudo paisagem.

    Nuno Assis, caso não saiba, ia ser despenalizado por um recurso absurdo, só aceite porque temos os dirigentes que temos. Não fosse o TAS a por um travão e a palhaçada tinha chegado ao cúmulo.

    Recusava-se no seu primeiro comentário a ignorar quem fosse irónico. Pois é o que merece agora.

    A sua capa de respeito e tolerância cai a partir do momento que é contrariado.

    Mas é essa a principal razão do vosso constante fracasso e humilhação: acharem-se bons de mais para perderem sem batota dos outros. Acham-se acima e nem reparam na vossa própria batota.

    VL a nós nunca ajudou. Já vocês não podem dizer o mesmo.

    Se o seu presidente quer gente a mandar, problema seu. O FCP nem às assembleias vai. Baseia-se em quê para dizer indirectamente que controlamos isso?

    O apito dourado foi notícia enquanto não foi julgado e arrumado. Agora não é nada. Apenas uma tentativa reles de conseguir por outros meios as vitórias no futebol.

    A forma como interpreta as escutas que comprometem o seu clube e de uma denostidade gritante.

    Já agora, se me dá licença, fico por aqui e não voltarei a esta caixa para alimentar um ressabiado qualquer armado em justo.

    ResponderEliminar
  43. Não entendo porquê tanta irritação... Nem usei de epítetos para ninguém... Enfim, obrigado pelas respostas a quem as deu...

    Eu mencionei ignorar respostas provocatórias, etc, etc.

    Eu sou do Norte.

    ResponderEliminar
  44. Smeagol,

    Antes de tudo desculpe se ofendi.

    Reconheço que perdi as estribeiras e me precipitei a por fim à conversa.

    Mas, realmente, perco a vontade de manter diálogo quando nos mostram que não se quer perceber.

    Não gostei dos lol's irónicos, nem gostei que se menospreze esforços.

    Escreve que não leu respostas. Que só você, através da sua superior imparcialidade, foi capaz de responder a alguma coisa.

    Genuinamente, não acha isso insultuoso?

    Pedia motivos para nos queixarmos da arbitragem e foram-lhe dadas indicações para obter as respostas que aparentemente pretendia. Leu-as? Não acredito. Pode não concordar com as respostas, mas responderam-lhe.

    Pediu que lhe explicassem se não consideravamos as escutas elucidativas. Mais uma vez respondemos, dando a nossa opinião. Pelos vistos, também ignorada.

    Espantou-se com o facto de nos queixarmos por não termos a vossa relevância na comunicação social. Respondemos afirmando que gostaríamos de um tratamento apenas justo em que os nosso méritos fossem reconhecidos.

    Depois de tanta conversa, tanto diálogo... não demos resposta!

    Isto é não querer conhecer a realidade. É vir a um blog de portistas com a desculpa que quer entender e afinal a intenção é fazer campanha pela causa perdida do seu clube.

    É tão difícil ver que fomos perseguidos pela justiça desportiva? É difícil perceber o joguinho do MP? As motivações da sua testemunha chave? Da comunicação social, que trabalhando em conjunto com o seu clube e essa testemunha, produz um filme obsceno? E os jornais, dos despotivos, 2 de 3 diários nunca dão relevo às nossas conquistas, ainda não reparou? Reparou na capa desses jornais quando passamos eliminatórias na champions?

    Depois ainda acha que vocês são mais odiados que nós?

    Se isto não é querer ver a realidade, então é o quê?

    P.S.: Na escuta que acha forçada, é ouvido o seu precidente recusar 4 árbitros e aceitar o 5º (ou recusar 3 e aceitar o 4º, já não lembro bem, no entanto irrelevante). Isto é para si normal? Devia ser legal? Forçado, diz você. ok. Explícitas são as escutas de PC. Elucidativo o seu raciocínio.

    ResponderEliminar