Rodriguez não tem sido muito feliz esta época e hoje comprometeu a vitória do FC Porto sobre o Besiktas, com uma expulsão estúpida num desaguisado escusado, fora do campo e com o jogo parado. Ao contrário de Istambul, onde com mais tempo em inferioridade numérica e o mesmo 1-0 de vantagem também com golo de Falcao o FC Porto ampliou a marca, no Dragão o sururu quebrou a concentração e o empate surgiu logo a seguir com uma bomba de Nihat - mas os dragões apuraram-se, tal como na época passada na Champions, com dois jogos por disputar, o próximo decerto para confirmar o 1º lugar no regresso ao "Prater" para visitar o Rapid de Viena.
Como o FC Porto, também o BATE Borisov (carrasco do Marítimo que alguns supuseram ser capaz de eliminar os bielorrussos) já se qualificou, tal como Zenit, CSKA Moscovo e Estugarda estes só com vitórias.
Hulk desta vez não sentenciou como em IstambulE se, com 10 jogadores na 2ª parte, Hulk ampliou a marca no Inonu, desta feita podia e devia tê-lo feito na cara de Hakan Arikan. Teria decerto poupado a expulsão de Rodriguez e evitava-se, no fim de contas, um empate que os turcos acabaram por justificar, jogando mais fechados pela aproximação das linhas - o que dificultou a vida aos médios portistas com Guarín e R. Micael titulares por troca com o castigado Fernando e o poupado Moutinho (entrado no final) - e com Guti a manobrar sem marcação visível, o que deu bolas boas ao ataque. Heltom teve ajuda dos postes e passou por momentos de aflição, depois de temor de lesão no aquecimento e sem se perceber porque razão Beto não jogou com o apuramento praticamente garantido.
O FC Porto teve mais bola e domínio, a média de 10 cantos que é recorde na Liga Europa, mais remates e oportunidades, mas acusou falta de frescura no meio-campo que andou sempre em inferioridade numérica a ampliar o desgaste e com médios menos rodados. Podia e devia ter decidido o jogo, por Hulk, acabando traído por uma expulsão inadmissível sendo que Rodriguez já tinha um amarelo e devia evitar confusões. O jogo acabou com 10 para cada lado (expulsão de Ibrahim Toraman natural) mas o Uzulmez que criou a confusão com Rodriguez também devia, depois desse amarelo justo, ter saído mais cedo por faltas sucessivas que justificavam outro amarelo.
AVB acabou por gerir o plantel, mas pareceu-me acusar algum desgaste, Belluschi e Falcao foram casos evidentes. Não sei se foi por causa do tremendo esforço com a Académica em condições impróprias. Nem imagino se causará mossa para domingo, com menos de 72 horas de recuperação e menos 48 horas de descanso do que o Benfica que jogou na terça-feira. Varela acabou por não entrar, mas as peças nucleares foram todas substituídas, denotando a atenção do treinador que teve também de lançar Souza para segurar o meio-campo mais pastoso e impreciso do que é habitual por força da nova composição do sector.
Daí eu não ter gostado do jogo em particular, apesar de o FC Porto ter perseguido a vitória até final e de ter alcançado o objectivo em causa, a qualificação antecipada. No domingo é outra história, mas teremos um Benfica duro e agressivo como o Besiktas que em turco tem a alcunha de kartal e quer dizer águia.
Golo que (não) foi e a TV a falhar e incapaz de convencer a FIFA
Falcao marcou de penálti numa falta indiscutível do g.r. turco sobre ele mesmo e o FC Porto acabou a reclamar um golo que daria o 2-1, mas a mim nunca me pareceu que a bola tenha entrado após a habilidade de R. Micael sobre Hakan Arikan, com corte de um defesa sobre a linha e sem árbitro de baliza nem árbitro-auxiliar darem indicação de a mesma ter passado, totalmente, a linha de golo.
Mesmo na tv não se vê se a bola entrou e os tolinhos da tecnologia que pululam especialmente nas televisões, e mesmo por aqueles que se limitam a ver nas pantalhas com múltimas repetições de vários ângulos, deviam começar - as próprias tv's são culpadas disso, tenho-o dito repetidamente - por colocar câmaras onde se filme exactamente no sentido longitudinal da baliza, isto é ao longo da linha de fundo do campo "através" dos postes e ao longo da linha de baliza.
É patético que a TV reclame tecnologia sem colocar uma câmara em posição própria, decente e tecnicamente aceitável para se avaliar um lance deste género.
Como o FC Porto se apurou e o resultado não aquece nem arrefece, apesar de se perder a 6ª vitória consecutiva na Europa, de resto num jogo durinho e muito difícil pelo bravo comportamento do Besiktas, talvez a discussão se centre na tecnologia ao serviço do árbitro, sendo que dois deles, bem posicionados, terão avaliado o lance crítico com segurança e, creio, com bom entendimento do mesmo. E disto nunca sairemos.
A TV quer que a FIFA "instale" a tecnologia na linha de golo, quando cabe à TV posicionar-se para o resultado que mais lhe convém. Ao contrário do que se diz por aí, às vezes de forma descabelada, à FIFA nem aquece nem arrefece - e por isso não se "mexe", por muita pressão mediática mundial que exista - se uma bola entrou ou não. À TV sim, mas para tal deve fazer tudo - e não o faz - para provar que a tecnologia resolve tudo - e não é verdade, além de estas situações representarem, por muitos títulos e vitórias que estejam em jogo, ínfimas percentagens da resolução de jogos.
Se a TV continua sem demonstrar à FIFA "vejam, em todos os lances deste tipo as câmaras não falharam e mostraram a realidade defendendo a verdade desportiva" para benefício da própria TV em ganhar uma aura de "juiz infalível", não é sequer razoável que peçam à FIFA que seja ela a instalar a tecnologia, impraticável de fazer em todos os jogos pelo mundo fora falhando logo o conceito de universalidade e igualdade de tratamento para todos.
adenda: também Abel foi o "carrasco" da derrota do Sporting, com uma expulsão inadmissível por um justo segundo amarelo numa falta fútil e inútil a agarrar um opositor no seu meio-campo, mas isto não é denunciado por falta de coragem e isenção dos comentadores, pois Abel é useiro e vezeiro nas faltas e particularmente a agarrar adversários (dessa forma cometeu um penálti que lhe valeu o primeiro cartão). Só não vê quem não quer, e quem teima em não responsabilizar os jogadores, para mais com o lateral-direito eleito capitão em Gent...
actualização, já agora: leio que Abel terá dito que em Portugal existem bons árbitros, mas desde que não o expulsem por faltas como as que cometeu está tudo bem e continuamos a meter a cabeça na areia, não há pachorra para os calimeros...
Já agora, com o FC Porto apurado, o Sporting ainda não por causa da derrota, que capas farão amanhã os pasquins de Lisboa?
actualização, já agora: não custou adivinhar, os pasquins fazem o seu trabalho, depois queixam-se das vendas e da crise como se mais gente possa engolir a pílula cor-de-rosa que querem vender...
Caros Portistas, mesmo que pela primeira vez não tenha ganho em casa, o F.C. Porto apurou-se para a próxima fase da Liga Europa. A vitória do CSKA em Viena deu-lhe essa garantia é mais que justo, por tudo o que os dragões fizeram ao longo da prova. Que venha o clássico pois alguém tem que pagar a frustração deste empate. :)
ResponderEliminarCumprimentos,
Ultrasfcporto
A diferença entre ter as camaras no sitio certo , ou não ter,é uma questão de vontade.
ResponderEliminarImaginem o que seria se a tv pulasse em unissono na contestação aos arbitros no erros cometidos contra o FC Porto por exemplo.......em Coimbra?
Começando por referir que o jogo nem se devia ter realizado,tal as condiçoes do terreno,continuando na analise objectiva de lances ocorridos no meio do campo por um arbitro que de tudo fez,anulando até golos legais (em futebol)acabaría certamente por nos tornar numa equipa mais fragil,fruto da justificações publicas que os nossos jogadores por certo se esconderiam quando o resultado não nos fosse favoravel.
Por isso eu canto.
E cantarei até que a voz me doa.
Viva o Futebol Clube do Porto
Zé Luís,
ResponderEliminarO lance do (não) golo do Ruben foi no alinhamento do meu lugar no Dragão e, ainda no estádio, fiquei com a clara impressão de que a bola não entra...
...e as imagens que vi hoje de relance ainda não me fizeram mudar de opinião...
"O lance do (não) golo do Ruben foi no alinhamento do meu lugar no Dragão e, ainda no estádio, fiquei com a clara impressão de que a bola não entra..."
ResponderEliminarIntrusus, é bom ter essa perspectiva. Ainda que a olho nu seja amiúde impossível a correcta percepção do lance, mesmo na posição mais favorável.
Na tv, é óbvio que a primeira impressão, amiúde aquela que queremos que fique e se verifique, é de que a bola entrou, mas ficam muitas dúvidas e eu mantenho-as sem fazer disto um drama.
Apesar desse esforço de percepção no estádio, parece-me idiota que sem fazer o seu máximo esforço para esclarecer as coisas com o correcto posicionamento de uma câmara as tv's queiram ser juízes infalíveis e a populaça insistir no julgamento pela televisão que não faz o mínimo trabalho de casa.
Esta discussão é que me parece apropriada.
p.s. - já agora, de que lado estavas posicionado em relação à baliza? Esquerda ou direita do ataque do Porto?
Jogo bastante pobre, apesar das cinco alterações implementadas por AVB. Os jogadores que entraram já mostraram possuir qualidade para garantir um nível exibicional mais elevado.
ResponderEliminarOntem, a primeira parte do jogo ainda foi regular. Nesse período, podíamos e devíamos ter arrumado a questão, não fosse a pontaria estar tão desafinada.
Depois da estúpida expulsão do Cebola, que originou um período de completa e inexplicável desconcentração, relembro que em Istambul, tal não aconteceu e foram dois os jogadores portistas expulsos, os turcos criaram situações perigosas que podiam ter comprometido um resultado positivo.
O resultado acaba por ser o mais justo, permitindo desde já a qualificação para a fase seguinte.
Quanto ao golo anulado, fica a dúvida para ser discutida, tal como foi a defesa do Vítor Baía contra as «papoilas saltitantes». As imagens não são esclarecedoras, dando aso às especulações mais convenientes. Talvez assim defenda melhor os interesses televisivos, pela polémica.
Um abraço
Zé Luís,
ResponderEliminarO meu lugar é na Bancada Nascente (Nunca sei quem é o patrocinador, apesar de já ter aquele lugar há 5 anos), do lado esquerdo do ataque do porto, cerca de 10 filas abaixo dos camarotes...
Percebo. Obrigado. Às vezes, e curiosamente admiti que fosse esse o lado (por um sexto sentido meu), precisamente alguém colocado no ângulo de visão pode perturbar a percepção do lance. E, pensando nesse lado mais exactamente, admiti que o próprio árbitro de baliza, precisamente colocado desse lado, pudesse interferir, mas não penso ser o caso.
ResponderEliminarDo meu lugar tinha o campo de visão totalmente livre...
ResponderEliminarNão estou 100% alinhado com a linha de golo (o meu lugar é mais chegado à marca do Penalty) mas em lance corrido fiquei com a impressão de que não entrou...
Admito que possa estar errado, mas até agora ainda não vi nada que me provasse o contrário...
O próprio árbitro de baliza tem uma visão "desviada" do lance, pelo posicionamento que assume, fora do campo... para julgar estes lances devia estar como os juizes de linha no ténis, ao fundo da linha... Só em casos em que a bola bate no chão é que pode servir para alguma coisa... bolas no ar estão sempre sujeitas a erros de perspectiva...
Não gosto de falar de arbitragem, no entanto mais uma vez os arbitros dos nossos jogos são imcompetentes.
ResponderEliminarQuanto ao jogo foi fraquinho, o que era de prever dado a alteração em meia equipa. No entanto e como nos jogos de pre-epoca é necessário gerir esforços, mentalidades e personalidades ... por falar em mentalidades o cebola não pode cometer um erro daqueles tão infantil.
No domingo so espero uma coisa ... garra, entrega, determinação ... e a vitoria !!!
Um abraço
http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/
Concordo inteiramente, Intrusus. Obrigado pela perspectiva.
ResponderEliminarNão queria muito discutir se a bola esteve ou não dentro da linha de baliza, que esteve muito próximo disso sem dúvida, mas não temos garantias e a televisão não quis tirar essas dúvidas, se o desejam esclarecer fazem tudo o que está ao seu alcance para irem buscar imagens à China ou à Tailândia, mas quando querem polémica, deixam o marfim correr...O movimento do jogador que saca a bola sobre a linha -digamos assim- no momento em que acontece, dá a noção que a introduz na baliza, ficamos com a noção de que é golo mais por isso que por outra coisa, depois a surpresa do não golo tomou conta de nós...Vendo as imagens disponíveis ao "ralenti" parece que a bola não entrou...Para mim o jogo é finito, a qualificação está garantida e agora há que assestar as baterias no jogo de Domingo.
ResponderEliminarUm abraço.
Em contrapartida no lance do Falcao ao longo da linha final, para mim a bola não saiu e portanto se a falta existiu, tenha ela sido cometida dentro ou fora das quatro linhas -o lance do Rodriguez também é fora do campo- tem que ser assinalada e o juiz de baliza ignorou...
ResponderEliminarExactamente, meireles, por isso nos distinguimos dos outros, não ficamos a rasgar as vestes por uma dúvida num golo.
ResponderEliminarBem claro foi o golo mal anulado em Istambul ao Falcao, sem fora-de-jogo nem falta. Esse é que não deixou dúvidas.
Quanto à outra jogada do Falcao junto à linha, parece-me que a bola estava mesmo fora.
Apenas um desabafo: que raio de política de bilhetes tem o FC Porto?
ResponderEliminar1.
Eu tenho lugar anual e NUNCA me pediram e/ou sugeriram que cedesse o meu lugar. Agora que se aproxima o jogo contra os mouros já recebi 2 SMS's: 1º pela cedência do lugar à troca de 9€ na minha conta corrente (recebi ontem quando saía do Dragão) e 2º pela cedência do meu lugar por 7€ (recebido agora mesmo). No ano passado, por motivos profissionais, faltei alguns jogos em casa e nunca me fizeram estas ofertas.
2.
No jogo de ontem à noite, fui ao Dragão com o meu irmão e alguns amigos dele. Eu tinha a entrada incluída no meu Dragon Seat, o meu irmão, também sócio, mas sem Dragon Seat, comprou bilhete para o lugar imediatamente ao lado do meu, bancada super bock G, porta 9 (superior sul), por 9€. Os amigos dele, compraram a uns super dragões que vendiam à porta por 5€ (bilhetes mesmo marcados a 5€)!! Como é possível que um sócio do FC Porto, que paga as cotas tenha, para a mesma bancada, preço superior aos indivíduos das claques, que na sua maioria nem sócios são? No mínimo deveriam vender aos sócios pelo menos ao preço que vendem às claques. Pior, como muita gente se lembrou que era fixe ver o jogo na escada de acesso à bancada, fui obrigado a ver o jogo todo em pé. Sim, eu sei que são os lugares mais baratos...
meireles,
ResponderEliminarA mim pareceu que a bola já estava fora... (de tal forma que, ainda antes de o Falcao levar a chancada já eu dava a jogada por perdida)
Não vi imagens na televisão desse lance e, tal como no golo, não vou teimar que foi dentro ou fora, mas a impressão com que fiquei foi que já teria saído... (e aí o árbitro de baliza TEM que ver mesmo...)
Sim, em Istambul se tenho algumas dúvidas elas prendem-se com a forma como o Falcao ganha a posição apoiando-se ligeiramente no turco...É absolutamente impossível não haver contacto entre dois jogadores que disputam a bola nas alturas, não há nenhum apoio a não ser o que é dado pelo adversário e por isso é falta evitar declaradamente o contacto no ar...Até para garantir a segurança mútua na disputa da bola, o que acontece muitas vezes, é que os competidores fazem-no com segundas intenções para "marcar terreno" algumas vezes só para agredir com os punhos ou cotovelos...Bruno Alves, David Luís, Javi Garcia ou Luisão fazem-no constantemente, Rolando e Maicon são paradigmas de quererem jogar sem maldade associada...
ResponderEliminarO que me pareceu foi que os árbitros estavam ao lado do Schuster, cá e lá...É uma personalidade marcante e isso tem peso.Depois, no primeiro golo do Porto o Falcao festeja com um gesto dúbio -aquele movimento de braços pode significar muita coisa, o vôo do falcão ou o esvoaçar do frango- o que poderá ter caído mal no subconsciente do Espanhol...Estas coisas acontecem.
Luís, a minha simpatia, solidariedade e a lembrança, tipo Almeida Santos a justificar o estado a que o Estado chegou, de todos terem de fazer sacrifícios...
ResponderEliminarmeireles,
ResponderEliminar:-)
Luís, e se fosse só a "política de bilhetes"...
ResponderEliminar@intrusus:
ResponderEliminarA mim dá-me a noção que a bola nunca saiu do terreno, Falcao prossegue por fora porque é obrigado a ladear o defesa mas a bola é tocada por ele ainda dentro, e no seguimento da jogada, o Turco faz a falta e derruba-o...Para mim é jogada para penaltie embora não o possa afirmar peremptóriamente, mais uma vez por falta de imagens conclusivas, mas da SIC que se pode esperar?...Apenas o fomentar e o incrementar da confusão.
@Zé Luís:
As 1ªs páginas de Lisboa fazem eco do interesse em David Luís e da recolha de amostras de sangue no estágio do Benfas, chamando "Vampirosa" à equipa que efectuou a recolha!...Olha se fôssemos nós a ter tal desplante, éramos logo castigados pelo Horta.Mas como são eles, é uma questão de IRONIA...
Os sacrifícios não me importo de fazer pelo nosso FC Porto, não suporto é as injustiças.
ResponderEliminarEm relação aos 2 casos aqui discutidos:
1. na minha posição (por trás da baliza ligeiramente descaído para o lado nascente) não consigo garantir a 100% que a bola entrou
2. no lance do Falcao, pareceu-me falta e não me pareceu que a bola tenha saído (neste lance estava muito bem colocado)
Em relação aos árbitros de baliza só posso dizer que são uma anedota. Num outro jogo da taça europa deste época, não me lembro qual deles (genk ou rapid???), o Hulk foi ceifado bem dentro da área, todos no estádio vimos (acho que até os imbecis da SIC viram!!!), menos o raio do inútil do árbitro de baliza.
meireles,
ResponderEliminaroutra vez :-) :-)
Luís,
foi com o Rapid
e, sim, os árbitros de baliza têm mostrado a sua inutilidade.
De resto, como as tv's têm mostrado não melhorarem no que exigem aos outros e é da sua competencia e tecnologia.
Que se há-de fazer?
Seguir em frente.
Ganhar no domingo.
Abraços