04 maio 2014

Projecto falhado dará frutos?

O FC Porto poderá jogar hoje em Olhão uma cartada geográfica, no fim de Portugal, similar, em imagem, à de ir ao fundo do baú recuperar umas quantas coisas perdidas: integrar talvez no onze, ou mesmo lançando só a meio no jogo, alguns jogadores da equipa B.
 
Se esta fosse uma prática corrente, na esteira da semente de portismo lançada nos anos 90, tudo bem; mas não é, trata-se de um recurso ao jeito do Sporting, o que não quer dizer necessariamente um recurso leonino enquanto adjectivo. É apenas oportunístico. E, mesmo assim, muitos aplaudem a palha que lhes servem, pelo que a primeira constatação é que os adeptos comem qualquer coisa que lhes ponham à frente, sem questionarem, como não questionam Atsu desperdiçado e ostracizado e Kelvin ostracizado e desperdiçado, ambos igualmente procedentes da "formação" carente de uma formação de gestores e responsáveis que são mais de deitar ao gato.
 
Há quem alvitre, em consequência, ou anteveja, um regresso ao passado, com malta jovem só da "escola". Está bem, quem se habituou a comer marisco não se importa de comer sardinha, constatando-se, como na palha, que alguns adeptos portistas têm boa boca e não enjeitam nada. É uma vantagem a contrapor àqueles que têm fraco estômago e não engolem tudo, embora possam passar mal. Será uma questão de fazer das tripas coração, o que não é bem o significado para um caso ou outro, antes pelo contrário...
 
A outra constatação virá depois, se se provar que alguns "Bês" podem integrar o plantel principal há anos tão avesso a acomodá-los devida e carinhosamente sendo serem da casa. Se fosse assim, o mais lógico seria pôr um Domingos a treinador, por exemplo, que até treinou a primeira equipa B do FC Porto. Ou fazer regressar Sérgio Conceição, sei lá, em vez de se meterem e aventuras por paragens que pouco dizem e nada adiantam, como se viu esta época.
 
Ora, a ironia é que, se tal sucedesse a contento, com os vários Mikel, Gonçalo e Tozé, seria óptimo depois de gorado o Projecto 611 que na sua vigência nada deu e de cuja responsabilidade não se tiraram, como no futebol profissional, as devidas ilações e imputações.
 
Restaria a saída à campeão, pugnando pelo aproveitamento dos recursos, rejeitando o oportunismo e rezando para que dê certo. Mas cair ao lado do Sporting seria, igualmente, o pior que poderia pensar-se e decerto ninguém o pensaria.

Mas como na SAD continuam as lutas de intestinos, vendendo compras aqui e ali, resta saber quem deu a notícia do 1º de Maio a O Jogo para o FC Porto reagir assim (não cheguei a ver o jornal, só a capa e apanhei isto por terceiros que se preocupam mais do que eu sendo de outros clubes e calimerices várias). Vá lá, ao menos o Labaredas não se apagou naquela vil tristeza do Dragão. Tudo por um Ghazal. Ainda se fosse por um Deco...

 Mas quem originou isto: o Alexandre e o Antero ripostou ou vice-versa e os corredores do Phoder movimentaram-se no labirinto intestino? Curiosamente, tal como não vi o jornal do dia e nem sabia da resposta, também não percebi que algum blog portista mencionasse a coisa e pensasse (?) sobre o assunto: devem ter preferido dormir para o outro lado onde estão melhor e pensar que as coisas se resolvem por si próprias. Como tudo o resto, afinal...

1 comentário:

  1. Anda a visitar os blogs errados. :)

    http://portistasanonimos.blogspot.pt/2014/05/fogo-de-artificio.html

    ResponderEliminar