23 maio 2014

Do Jamor à final de Lisboa com problemas de segurança

Entre estudos da teoria da cor, li ontem, por acaso, que os problemas na final do Jamor foram vários mas nenhuns da responsabilidade das forças policiais. E percebi, por acaso, que um nome ressaltava: é o do tal comandante policial de Lisboa que um dia falou sobre "os adeptos lá do Norte", como se fossem uns sacanas que dão cabo de tudo.
 
Já lera que a Polícia culpara os adeptos por terem chegado em cima da hora ao jogo, quando as portas estavam abertas há muito tempo. Danados, vêm de tão longe perto e isto é o que dá patrocinarem visitas à capital em dia de fogueira na mata. Os tipos do Rio Ave é que lançaram a confusão. Entupiram as entradas. Porque o estádio "tem condições" e até vai receber, ao fim de muitos anos que se esqueceram, "um jogo da selecção".
 
Mas com as fardas azuis celeste, em vez do azul carregado que substituíra o cinzento do tempo da outra senhora, os adeptos vão andar num brinquinho. Mesmo que o comissário Dias lá permanece na PSP a dizer inanidades e, como funcionário público, não seja despedido por incompetência e discriminação, além de estar ali para não fazer nada e não ser perturbado pelos adeptos, esses provocadores do sistema policial que, alarmado com a horda madridista a caminho, já PROIBIU que a final de sábado noutro estádio abarracado emblemático da capital seja transmitida pela cidade em ecrãs gigantes. Em Lisboa é tudo pequenino e não sabem disso. Mas vão aprender.
 
Convinha, talvez informar os invasores de Castela que 1640 só aconteceu uma vez e o Portas só está excitado no esfíncter por aliviar-se da Troika. Portanto, os de Castela podem vir à vontade, mas não podem ver futebol em ecrã gigante. Não, tem de ser nos tascos e provam os couratos. Onde se viu isso nos Europeus e Mundiais, como no Euro-2004 que foi por aí algures?...
 
Talvez os castelhanos aprendem que ir a Lisboa não é fácil: JÁ HOUVE ADEPTOS BARRADOS À SAÍDA DA PORTAGEM E IMPEDIDOS DE ASSISTIR A UM JOGO DE HÓQUEI EM PATINS porque a Polícia não garantia a segurança deles e mandou-os de volta para o Porto.
 
Mas há muita gente distraída com as coisas da vida e deslumbrada com Lisboa.
 
Em especial os lisboetas. Ou só esses, vá lá...

Sem comentários:

Enviar um comentário