16 maio 2014

Um dos muitos actos criminosos da gestão desportiva da SAD do FC Porto

Já vi muita estupidez cometida na gestão desportiva do FC Porto este século de muitas conquistas mas idiotas derrotas e épocas "atípicas", quer dizer pior, muito pior do que o "normal". Mas a saída de Beto do FC Porto nunca aceitei. Nem percebi, mesmo com a desculpa de "pretender sair para jogar".

Beto foi suplente de Helton e, jogando uma mão cheia de (bons) jogos com Jesualdo na parte final da época 2009-2010, ainda chegou à selecção. Fez os seis últimos jogos do campeonato, somou vitórias e uma delas no famoso 3-1 ao Benfica que precisava apenas do empate para ser campeão no Dragão, a 2 de Maio de 2010 e com o idiota Olarápio Benquerença a expulsar Fucile por acumulação de amarelos por alegada simulação quando o uruguaio sofreu mesmo penálti não assinalado.

E que dizer de Beto na campanha da Taça de Portugal dessa época? Fez todos os jogos, menos a final com o Chaves. Helton recuperou de lesão que levara Beto à baliza no final do campeonato, mas foi uma lástima para o g.r. que, numa épica partida no Restelo com o Belenenses (2-2), defendeu vários penáltis no desempate que terminou em 9-10. Beto já era uma lenda a defender penáltis, os pasquins podem é não dar memória de relevo algum a isso. Dos 30 penáltis dessa noite, e dos 15 para o Belenenses, Beto defendeu cinco (outra foi à trave).

Em 2010-2011 foi mesmo o g.r. na Taça de Portugal e na final com o V. Guimarães defendeu um penálti de Edgar que, logo após o 4-2 de Hulk, podia ter ditado o 4-3 antes do intervalo mas da sua defesa saiu um contra-ataque que James concluiu num 5-2. Na semifinal da reviravolta na Luz, sofreu golo de penálti por Cardozo, um penálti inventado por Xistra e que não chegou para devolver a vida aos encarnados. Mas Beto voltou a estar num jogo glorigozo contra o Benfica!
Beto ganhou tudo na época de todas as conquistas em 2011, excepto a taça da treta porque AVB, mal, preferiu o 3º g.r. Kiesczek e este deu um frango monumental com o Nacional, ditando logo de princípio uma eliminação cantada. Na época anterior, com Jesualdo, foi Nuno o g.r. na taça da treta até mamar dois frangos na final do Algarve antes do intervalo...
Helton caminhava para o fim de carreira mas, depois do péssimo exemplo de chamar um estrangeiro para 3º g.r. de resto seguido na época passada com o turco Bolat, a SAD achou que Beto não seria o sucessor de Helton.

Beto foi trocado por Bracalli e saiu para Braga, onde voltou a ser decisivo no desempate por penáltis com a Udinese no play-off de acesso aos grupos da Champions.

Bracalli, que era bom no Nacional, veio e foi quase sem se dar por isso, nos dois anos de Vítor Pereira, relegado para as taças domésticas. Esta época chegou Fabiano, natural sucessor de Helton porque o herdeiro verdadeiro, o novo Vítor Baía, não foi aproveitado no Dragão.
Começou em estranhas escolhas de guarda-redes, há uns anos, o descalabro do mercado de reforços no FC Porto. Nunca o entendi, sempre falei destes maus exemplos no FC Porto, e hoje dá raiva assistir a Beto triunfar num clube inferior ao FC Porto por falta de visão dos entendidos do Dragão.

Já tinha escrito isto ontem de manhã e só à tarde vi que O Jogo abria a final de Turim com a lenda de Beto nos penáltis por cá. Por acaso, foi esquecido o penálti defendido no Jamor em 2011. Por mim, não me lembrava da eliminatória com a Udinese. O seu a seu dono.

Sem comentários:

Enviar um comentário