15 maio 2014

Sevilhana de capa e espada iguala a Juventus

A brincar, a brincar, o Sevilha já ergueu três taças da UEFA em menos de 10 anos: 2006, 2007, 2014. Tornou-se o clube "100%": sempre que chegou às meias-finais ganhou as finais. São três, já tem mais troféus europeus - mais uma Supertaça da Europa com 3-0 ao Barça de Rijkaard - do que certos clubes badalados no mundo e arredores. Só nesta prova superou o FC Porto, Gotemburgo e Feyenoord, com 2 semifinais, 2 finais e 2 vitórias. De repente, aparece no topo dos mais vitoriosos nesta competição, igualando os troféus de Juventus e Valência que incluem, estes, a antiga Taça das Feiras, os semifinalistas vencidos esta época, além de Barça, Inter e Liverpool, este também com três troféus em igual número de finais disputadas mas já presente em cinco meias-finais.

Se há pequenos clubes grandes na Europa são deste calibre. O Sevilha, via campeonato, já estava apurado para a Liga Europa mas vai defender o seu troféu depois de começar uma época, à partida, sem Europa (foi 9º em 2013), e reestruturando todo o plantel. As coisas corriam mal, apesar de no início e ainda com Michel ao comando, ter ganho ao Madrid de Mourinho (1-0). Unai Emery entrou em finais de 2013 e preparou... a nova época. Mudança de planos, muitos novos jogadores incluindo três portugueses. Chegou a lutar pelo acesso à Champions, até perder há duas semanas no despique directo com o Athletic em Bilbau. Deu luta na Taça do Rei, virou eliminatórias improváveis (com o vizinho Bétis nos penáltis, ganhando fora) e acaba campeão na Europa e com direito a nova Supertaça, em Cardiff, com outra equipa espanhola, agora Real ou Atlético.

Estas é que são as histórias que engrandecem o futebol mas ficam ao lado dos chorosos e dos fracos dos quais não reza a História.

5 comentários:

  1. Com a devida vénia, copiei para o meu blog, atento o serviço público de informação em causa.
    Se existir inconveniente, p.f., diga que eu corrijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, carneiro. Se precisar de mais estatísticas europeias, mesmo do FC Porto, é só dizer. Tenho tudo de tudo.

      Eliminar
  2. Hoje de manhã abri o pc e deparei-me com esta refinada mensagem: "Hoje, dia 15 de Maio, faz um ano que o Benfica perdeu a final da Liga Europa. O tempo passa a correr. Parece que foi ontem..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que foi há tanto tempo que nem me lembrava.
      De resto, como evoco duas finais sem um golo de bola corrida, dá para saber há quanto tempo o Benfica marcou um golo em final europeia de bola corrida. Creio, digo agora de memória, que foi o Shéu contra o Anderlecht, na 2ª mão de 1983. Em 88 0-0 e 90 0-1.

      Partantos, a mais melhor equipa que já igualou o recorde de derrotas nas finais europeias não marca um golo em finais em jogada corrida desde Maio de 1983, fazendo as contas, dá, ora x% vezes 10 e raiz quadrada para cabeçudos muita coisa, enfim, esquece-se.

      Não sei se esse pormenor passou na Imprensa do regime. Mas duvido....

      Eliminar
  3. Aí está algo desportivamente interessante.
    Tenho de começar a ler menos desportivos!

    Parabéns pelo Blog... saudações desPortistas!!!

    ResponderEliminar