23 maio 2014

Um árbitro daqueles apreciados na Luz para a final de Lisboa

O holandês Bjorn Kuijpers dirige esta noite a final da Champions. O Benfica não deve ter muito que dizer mal dele, depois de dizer mal de todos os árbitros que o Benfica julga que o prejudicaram. Nas Kuijpers já foi falado em Lisboa por ser corrupto e por ser um ladrão conveniente.

Foi relatado um jantar em Matosinhos deste árbitro, alegadamente pago (o jantar) por alguém do FC Porto, após a semifinal da Liga Europa com o Villarreal em 2011. Aí era corrupto.

Na Supertaça desse ano, no Mónaco, ante o Barça de Guardiola, Kuijpers negou ao FC Porto um penálti mais nítido e flagrante do que qualquer dos 15 324 penáltis reclamados pelo Benfica em Turim - mas já não lamentado o penálti negado ao Tottenham na Luz, nos 1/4 final, que poderia ter levado a eliminatória a prolongamento... Kuijpers, no Mónaco, foi um ladrão conveniente.

Na Luz decerto não lembram os penáltis mais claríssimos do que os 18 951 reclamados ao longo da época pelo Benfica, aqueles que Artur Soares Dias negou, por duas vezes, ao FC Porto na última jornada da 1ª volta.

Preferem o penálti mentiroso do Proença a desequilibrar a semifinal da Taça de Portugal...

O campeonato acabou com um campeão com menos de 2 golos de média marcados por jogo, apesar de vários penáltis generosos como o que evitou a derrota com o Arouca (2-2), graças ao Nuno Almeida, ou o que devia tranquilizar em Braga mas foi falhado apesar do esforço de precisão do consócio Proença.

Um campeonato, curiosamente, onde o Vi-te ó Pereira das arbitragens acabou a dizer que em geral não satisfizeram as ditas, sabe-se lá porquê mas pode adivinhar-se. Apesar do profissionalismo, há cada vez mais jogos viciados e praticamente nenhum clássico bem dirigido. Capela dos pecados velhos, dos vícios antigos, das sintonias instaladas, do regime bolorento.

Sabe-se lá porquê, a não ser por chorarem quando "o árbitro não ajuda", árbitros e Benfica é uma associação irresistível, um elo inquebrantável, uma correlação imorredoura. Ou não tivesse o já falecido Coluna dito uma vez que "no meu tempo o Benfica não tinha esses constrangimentos da arbitragem".

É curioso como as manhas da arbitragem desaguam na Luz.

A UEFA, e o Platini, de facto tem muitos rabos de palha.

Sem comentários:

Enviar um comentário