29 janeiro 2010

Preferem o Gladiador ao Caçador...

A propósito de mais uma contratação "anunciada" no Verão, depois de R. Micael vem aí Kléber


Parece que Kléber vem mesmo para o FC Porto. Falou-se no Verão, chega no Inverno. Em Agosto, parecia-me excessivo que, após uma dúzia de contratações, até ao fim do mercado ainda fosse pretendido mais um avançado. Isto fora o dinheiro envolvido, na ordem dos 25ME. Agora, no Inverno, a janela de reabertura do mercado pode permitir este ingresso de um atacante possante mas baixo (1,73m), o que não destoa das características dos outros avançados no plantel às ordens de Jesualdo Ferreira.

Parece que no Verão o moço custava 10ME, pedia o Cruzeiro. Agora poderá vir por 6 a 7,5 ME. Não é o cerne da questão. Nem sei se o será a inclusão de Kléber na equipa, pois é discutível que se adapte facilmente e que entre logo no onze como é admissível para quem chega por esse valor.

O importante é perceber se, com a "desculpa" de Hulk castigado, este vem substituir o "Incrível". Porque atendendo ao "forcing" do Verão para trazer Kléber, à altura não devia ser para substituir Hulk. E como mera alternativa para o banco seria caro, pelo preço que estava.

Como disse em Agosto, não conheço Kléber ainda hoje, porque nem curiosidade tive de vê-lo durante o Brasileirão do último semestre de 2009. E a sua passagem pelo Dínamo de Kiev, não sendo nada demais, não teve qualquer nota de registo para fixá-lo como um bom avançado. De resto, no Verão, o FC Porto tinha comprado Falcao e teria de apostar nele, vindo a comprovar-se um excelente jogador.

Não sei se Kléber é um excelente jogador. Pode vir a dar jeito, pelo castigo de Hulk e a intermitência de Rodriguez, mais a juventude de Varela que por vezes custa discernimento. Mas será ainda mais difícil descobrir se Kléber juntará o melhor dos três jogadores que supostamente, um ou outro, destronará.

Chamam-lhe o Gladiador, mas eu preferia o Caçador. Mesmo emprestado.

O Caçador já foi recomendado por Adriaanse nos seus tempos no FC Porto. O Caçador, depois, confirmou a proposta portista quando em Portugal disputou o Europeu de sub-21 em 2006, mas alegou ser muito novo para sair da sua terra natal.

Entretanto, comprado por um dos maiores clubes europeus, não se impôs e esta época o Caçador foi emprestado a outro grande da Europa, mas a titularidade não se dá de mão beijada a ninguém e há dias o Caçador disse que, jogando pouco, preferia sair.

Bem sei que as relações do FC Porto com o actual clube do Caçador, ainda que dono temporário do seu passe, não serão as melhores por causa de um espectacular negócio abortado estupidamente no Verão, desfazendo a boa imagem que esse clube estrangeiro usufruía no mundo do futebol e sem inviabilizar que o mesmo grande negócio se fisse com outro clube europeu de topo.

Mas o FC Porto tem relações estupendas com o principal dono do passe do Caçador. E se este quer terminar o seu empréstimo e procura um clube onde jogar mais, o Caçador podia "influenciar" o clube-pai a mudar a agulha do negócio para Portugal em vez de se virar para o outro lado da península ibérica.

Como isto é um mero exercício de retórica, posta de lado a discussão académica das coisas jurídicas deste futebol de merda e da imunda Justiça em Portugal no seu todo, falemos de futebol e digam a vossa opinião sobre Kléber e se sabem quem é o Caçador que eu preferiria.
ACTUALIZADO (às 14.22h) - É oficial a contratação de Kléber, por 5,5ME e a saída em definitivo de Farias, de quem o FC Porto fica com 25% dos direitos de uma futura venda (improvável). Assim já faz mais sentido, sair um e entrar outro. Aliás, só não falei do Caçador (cedido pelo Madrid ao Milan) mais cedo por estar na dúvida se saía algum dos avançados. E, deste modo, percebe-se o que eu entendi no Verão: com Farías e Falcao, não fazia sentido outro avançado semelhante. Farías sai com um elevado índice de eficácia mas incapacidade para a Champions como disse logo no primeiro ano. Era "curto". Kléber? Não sei. Mas Falcao é intocável, como parece ser o 4x4x3 de Jesualdo.

28 comentários:

  1. O caçador éo Huntelaar, mas sendo um bom jogador o seu elevado salário (a rondar os 400.000€ mensais) seria incomportável para o Porto e não me acredito que ele aceitasse baixar o seu ordenado até ao tecto salarial do Porto (150.000€). Quanto ao Kléber não o conheço mas vamos aguardar para ver, não tenho por principio nem aplaudir contratações nem criticá-las portanto vou aguardar para ver o que dá.

    ResponderEliminar
  2. Não há petróleo no Porto mas acabam por ser o clube que mais gasta em Janeiro.

    ResponderEliminar
  3. o Huntellar é mesmo do milao e não do real..de qualquer maneira já tá aí o Kleber..boa noticia é mesmo a ida do Farias weeeeeee

    já so falta o mariano e o guarin!

    ResponderEliminar
  4. Keirrison! Já tinha pensado nisto! Era de mestre! Mas já não vai ser.

    ResponderEliminar
  5. e o pedro mendes no sporting por pouco mais de 1M EUROS. fogo..porque não fomos nós busca-lo?? guarins..tomas costas..quando podiamos ir buscar alguém que ficaria até ao fim da carreira e com perfil para passar a mistica!!

    rais parta

    ResponderEliminar
  6. Ehehe As pistas são mais que óbvias Zé Luís, o Caçador é o Huntelaar que não se tem dado bem com os ares de Milão (será dos dentes?).

    Sinceramente e não sabendo se o Kleber irá se adaptar e vingar logo de início, acho que o "tipo" de jogador que ele é encaixa melhor naquilo que são as lacunas e carências do futebol do FCP.

    Passo a explicar, o FCP anda órfão desde o ínicio de época de um avançado com as características do Lisandro...lutador raçudo ao serviço do colectivo jogando no meio mas deambulando por toda a frente de ataque e mesmo meio campo. O Falcão que é muito bom por sinal não preenche esses requisitos, é um matador e o seu habitat é a área, embora "respire" (como diz o Freitas Lobo) bem fora da área é lá que ele é mais útil ao FCP e ao jogo ofensivo da equipa.

    Não estou a menosprezar o Falcão considero que ele é um upgrade do Farias (mesmas características, mas com melhor jogo de cabeça, + técnica,+remate + velocidade)mas o Jesualdo quer desesperadamente um homem que dê largura ao jogo e ao mesmo tempo seja um finalizador à imagem do Lisandro.

    O Huntelaar parece-me a mim um matador, mas não me parece um jogador que num 4-3-3 jogue numa ala. Além de que deve ter um ordenado milionário (contrato com o Real não se esqueçam! )

    PS- Há uma coisa que temo neste Kleber, o seu mau feitio e indisciplina. Pelo que tenho lido na imprensa brasileira é um jogador desbocado e indisciplinado, espero que isso não nos arranje mais problemas do que aquelos que nos arranjam a nós ("vocês sabem do que estou a falar")

    Saudações (des)portistas!

    ResponderEliminar
  7. http://colunas.globoesporte.com/pcalmeida/2010/01/29/depois-os-burros-sao-eles/#comments

    Ehehe a torcida do Cruzeiro não ficou nada contente com esta venda!

    ResponderEliminar
  8. Parece que vai haver uma revolução no Cruzeiro. A "torcida" da Raposa (alcunha do cruzeiro) não digeriu bem a venda do Kleber

    http://colunas.globoesporte.com/pcalmeida/2010/01/29/depois-os-burros-sao-eles/#comments

    ResponderEliminar
  9. UHH Terror! O Kleber é matador!



    Excelente contratação. Um avançado que nem necessita de apresentações.

    CRAQUE.


    Zé, com este avançado tanto o 4-3-3 como o 4-4-2 são possiveis. Já jogou na Europa pelo que a adaptação não pode servir de desculpa para Jesualdo não o colocar a titular.

    Varela - Falcao - Kleber significa a perda de espaço por parte do Hulk que de certeza já deve estar (pre)vendido.


    Afinal sempre há petróleo.

    ResponderEliminar
  10. Tamb´+em gostava de ver cá o holandês, até comentei isso num outro blog portista quando li que queria sair do Milan.
    Não gostei da saída do Farias que considero uma vítima da forma de jogar.
    Mas agora que a coisa está assim, que o gladiador venha para somar vitórias nos duelos que temos que fazer rumo ao penta.
    Também me parece um negócio caro... mas esperemos que saia barato...

    ResponderEliminar
  11. Não conheço o Kléber, para ser sincero, mas do pouco que vi acho que faz sentido. Ou ele ou outro do estilo. Farias e Falcão são clones, sendo o Falcão uma versão mais nova e melhor e por isso, não fazia muito sentido como as coisas estavam. Quando era preciso abrir o ferrolho, mandava-se uma chave igual para campo. Com este, há mais diversidade. Agora se é bom...
    Tenho muita pena pelo Farias, jogador com quem eu simpatizo e que nos safou umas poucas vezes. Mas alguém tinha que ser sacrificado, ou era ele ou o Orlando Sá.
    Pena não poder jogar já amanhã :)

    Com ou sem petróleo, acho que este período de contratações foi cirurgicamente adequado, na minha opinião, embora em boa verdade o importante mesmo era correrem com o Ricardo Costa do CD da Liga...

    ResponderEliminar
  12. Eu costumo seguir o brasileirao e de facto o Kleber é bom jogador e espero que ele nos dê muitas alegrias mas mesmo assim esta contratacao pareceu-me muito cara(dinheiro+75% passe Farias) e tenho pena que o Farias va embora alem de que me parece que o problema do PORTO nao sao os avançados mas sim o meio campo, mas pode ser que agora com o Ruben ao lado do Beluschi a coisa fique melhor, e que o Kleber mostre porque foi tao caro.

    ResponderEliminar
  13. Quem tambem gasta (mais) 5,5ME é o benfas, por um argentino de 21 anos, Franco Jara ou Vitor Jara, nem sei bem.

    Está confirmado, pelo visto, ainda que chegue só na próxima época.

    Mas o Rascord habitual das teorias da conspiração, que andou meses a cavalgar a troca de Léo da Luz para o Dragão, ainda hoje falava que "outro clube português" (dizia-se na Argentina) estaria interessado em Jara.

    Os jornais não se limitam, mesmo, a apreciar e valorar os jogadores, ainda que neste ponto falhem de forma estrondosa. Os jornais instigam a intriga, dando ouvidos a interesses vários que têm trazido para POrtugal jogadores de duvidosa qualidade.

    ResponderEliminar
  14. Tambem não conheço o Kleber, no entanto pelas características que dizem possuir, raça, rapidez, combatividade aliadas a uma razoável capacidade técnica, com experiência quanto baste, tem 26 anos e já jogou na europa, parece-me que a troca com a Farias faz todo o sentido, já que este, sendo bom jogador e tendo sido útil, não acrescentava nada ao trio actual no ataque, Varela, Falcao e Rodriguez. Sendo certo que foi influente nalguns jogos, não é menos verdade que nos grandes momentos pouco ou nada ajudou.

    Penso que apesar de tudo este negócio só se concretizou em face da indisponibilidade do Hulk. Na prática com o Hulk, mais Varela, Falcao e Rodriguez, o Porto dispunha de 4 jogadores, de nível idêntico para o ataque, ora, na minha opinião, o Farias, tal como o Mariano, estão num patamar abaixo daqueles, daí este negócio, teoricamente fazer todo o sentido, permitindo assim ao treinador substituir qualquer dos avançados ou adoptar outro modelo de jogo, sem perda de qualidade.
    Tudo isto é muito bonito e bem pensado, porém, há que não esquecer um pormenor decisivo. É que é indispensável que o jogador se integre bem e renda aquilo que se espera, mas isso só dentro do campo se verá.

    ResponderEliminar
  15. Considero a contratação do Kleber uma boa noticia.

    Agora só falta ver se o professor abdica do seu 4-3-3 e coloca a equipa a jogar num 4-4-2 losango.

    Fácil:
    - Fernando = Trinco
    - Meireles = interior direito
    - Rodriguez = interior esquerdo
    - Ruben = 10
    - Falcão e Kleber = dupla de avançados

    Beluschi fica como boa alternativa a Ruben, ou pode jogar mesmo a interior

    Se as coisas correrem mal sempre pode entrar o Varela para extremo e avançar com o Rodriguez alargando a frente de ataque

    Acho que pelo preço, Kleber não vem para o banco e Falcão pelo que já mostrou não deverá sair do onze.

    Pena que tenha que se sacrificar Varela e Beluschi, mas sempre ficamos com um banco mais forte e não dependemos das entradas edo Mariano/Guarin para resolver situações complicadas.

    Tudo depende do Professor

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Huntelar custa 20 Milhões de Euros e ganha por mês talvez uns 250 ou 300 Mil. Não sei como se pode admitir a sua contatação. Conseguí-lo por empréstimo para depois não ficar com ele também não é a melhor das políticas.

    Na altura em que esteve ao nosso alcance, quando nenhum de nós o conhecia, estivemos perto de o conseguir contratar. O negócio esteve feito com o clube holandês, mas ele acabou por não aceitar sair do seu país antes de jogar pelo Ajax.

    Quanto ao nosso petróleo, ele advém dos nossos mais de 60 Milhões de Euros facturados no Verão. Outros nada conseguem e gastam tanto ou mais do que nós.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Calma, nem exageremos com os numeros nem se leia o post como algo mais do que um desejo ou, antes, uma preferência. Gosto do Huntelaar e na condição actual presumo que sacrificaria alguma coisa para jogar com regularidade. Todas as partes ficavam a ganhar e decerto o POrto não pagaria mais de metade do salário dele e o risco valia a pena pelo que está em jogo até Maio.

    Para mim o incontornável seria Jesualdo fixar o 4x4x2, porque se precisamos de avançado teria de ser um bem distinto dos demais, aliás como escrevi sobre Kléber no Verão por ver que seja diferente dos atacantes do plantel. Com Hulk suspenso e Farías de saída, Kléber encaixa, mas Huntelaar é diferente e não precisa de grande adaptação.

    Mas fico satisfeito por aparecer tanta gente nova e, acima de tudo, por serem mais os comentários que os apreciadores que votam só na classificação do post que é o menos importante.

    Eu já tinha ideia de lançar o debate, mesmo antes de aparecer Kléber de quem já estava à espera (e não de Huntelaar). Mas tanta polémica à margem do jogo retira tempo e espaço para o comentar. Ainda que no tocante a discutir futebol, cada cabeça sua sentença e um consenso bem difícil de alcançar, para além de partirmos muitas vezes de bases erradas para a abordagem do tema, como parece ser mais uma vez este o caso.

    ResponderEliminar
  18. Mais de 750 comentários no Blogue do Torcedor (Cruzeiro) deve querer dizer alguma coisa.



    É conferir:

    http://colunas.globoesporte.com/pcalmeida/2010/01/29/depois-os-burros-sao-eles/comment-page-39/#comments

    ResponderEliminar
  19. ÙLTIMA HORA:


    KLEBER pede tempo para pensar segundo notícia do GloboEsporte

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Cruzeiro/0,,MUL1469425-9863,00-KLEBER+PEDE+MAIS+TEMPO+PARA+DECIDIR+SE+ACEITA+OFERTA+DO

    ResponderEliminar
  20. Miguel T.,

    a percepção que os brasucas têm do futibol é muito diferente da de qualquer ser humano.

    A única coisa que se aproxima, no caso do Benfica, é o número.

    Se reparares, e eu só em situações raríssimas o observei mas confirmei, são 5 ou 6 vezes mais os comentários às maiores banalidades e imbecilidades nos blogs de adeptos do benfas.

    Eu olho sempre para a realidade portuguesa e extrapolo.

    É inútil querer ver cá dentro o que acompanhamos lá fora.

    ResponderEliminar
  21. Zé, não foi esse o prisma que eu pretendia aludir.

    Tem a ver com a loucura que a venda do Kleber despertou na massa adepta. E isso é assim em qualquer parte do mundo, com qualquer bom jogador.



    Mas temo que os últimos acontecimentos abortem o negócio. Existe neste momento muita pressão para que o jogador fique no Brasil.

    ResponderEliminar
  22. OK, Miguel,

    mas estranho eventual recuo, porque pensei estar tudo já definido.

    A questão de fundo mantém-se.

    Quer nos brasucas, quer nos benfas que apoiam sempre nos blogs.

    ResponderEliminar
  23. off-topic, mas actual durante a semana, vem no Expresso hoje sábado:

    PSP diz
    que houve
    provocações
    a FCP

    Fala do relatório da polícia no túnel a confirmar provocação e resposta de Hulk a ela.

    ResponderEliminar
  24. Fui só eu que vi, ou o Ferreirinha deixou os calimeros entrarem a matar aos jogadores do Braga? Minha nossa...

    ResponderEliminar
  25. Não dá para comparar Huntellaar e Kléber.
    Huntellaar é um predador, um matador, um puro número 9.
    Kléber é um jogador mais móvel, que, tal como Hulk, não sabe jogar como número 9 (sobretudo de costas para a baliza).
    Huntellaar era um sonho.
    Mas um sonho demasiado dispendioso para o Porto.

    ResponderEliminar
  26. Zé, eu nem quis pegar no teu desejo para contratação do FCP porque acho que o pedido é descabido quando o nosso Clube contrata um CRAQUE do tamanho do Cristo Rei.

    Por outro lado são dois jogadores completamente diferentes. ambos com uma extraordinária qualidade, mas ainda assim, diferentes.

    Jesualdo já se sabia que não procurava um avançado como o "caçador". Tinha de ser algo parecido com Lisandro, sendo assim, não havia como ir buscar o Huntelaar .

    Kleber é craque. Estou extremamente contente com a contratação, pese embora os valores do salário do brasileiro - será seguramente o jogador com o salário mais alto a jogar em Portugal. Mesmo com tamanho investimento - e se estivermos a falar apenas no plano salarial, muito longe dos valores mensais do holandês. Existem pelo menos 8 clubes na Europa que podem pagar 100% do salário do Huntelaar , e nenhum é o FCP . Podia vir, não é pelos salários porque nestas coisas do empréstimo a vontade do jogador é mais de meio caminho andado, mas este já recusou o FCP pelo que actualmente não seria novidade a mesma resposta.

    Para que um texto sobre uma OUTRA opção a Kleber fosse "equilibrado" este teria obrigatoriamente de apontar outros nomes. Teria pelo menos uns 5 avançados dessa igualha para podermos discutir. E alguns bem mais acessíveis . Depende da nossa vontade.


    PS. hoje, dia dos 0-4 ao Nacional, ao mesmo tempo que o jogo decorria, nasceu mais uma Portista. A minha filha Mariana, a mais recente Dragão fêmea.


    Estou feliz - o mundo, hoje, é lindo e parece fazer sentido.

    ResponderEliminar
  27. Isto é a Sad a corrigir as asneiradas do Verao, nada mais.

    Quando falavamos de contrataçoes na pré-época disse aqui que embora ache o Jesualdo um treinador sem qualidade para fazer evoluir jogadores de monta (como sao os casos do Hulk e Rodriguez que apresentam esta época exactamente as mesmas fragilidades tacticas e técnicas da anterior), nao lhe poderia pedir titulos. Depois é dificil fazer Guarin evoluir quando depois de Londres fica sentado no banco e depois de Braga é arredado de vez. E o Prediguer veio para que? Comissoes outra vez?

    Nao pode haver titulo pelo simples facto de que as saidas do Lisandro e do Lucho nao foram acauteladas. O Alvaro é um belissimo jogador, os outros sao mais ou menos (embora ache o Falcao um excelente ponta de lança - vamos ver o que faz na Europa no proximo ano).

    Estou ha 2 anos a dizer que é necessario um avançado possante e um 10 explosivo.
    Quase 3 anos depois a SAD obrigou o treinador a aceitar que o tipo de jogadores que quer nao teem qualidade para produzir bom futebol. O treindor obrigou a SAD a andar de bolsos menos cheios. Esta aqui um bom equilibrio. Queixam-se os dois da asneirada de ambos.
    Equilibrio necessario se nao quisermos ver a Champions por um canudo ou no sofa.

    Andava tudo às escuras e agora fez-se luz. Deve ser dos tuneis.

    ResponderEliminar