02 janeiro 2010

Vestir o fato-macaco para vencer

Equipa: Beto, Fucile, Alvaro, Rolando, Bruno Alves, Fernando, Raul Meireles ( Tomás Costa 74´), Belluschi, Varela ( Mariano 77´), Orlando Sá ( Yero 84')

Marcadores: Raúl Meireles ( 44') e Rolando ( 65')

Foi um FCPorto que preferiu vestir o “fato-macaco”, do que o “fato de gala”, que se viu no Estádio Municipal de Águeda. Na falta de condições ideias para apresentar bom futebol, desde o estado do relvado ao tempo de paragem que, nalguns jogadores, acabou por ser prejudicial, a equipa portista tratou de arregaçar as mangas e trabalhar muito para vencer um adversário que complicou enquanto o FCPorto deixou.

A equipa de Jesualdo Ferreira impôs a lei do mais forte, acabando por conquistar uma vitória natural, mas teve algumas dificuldades iniciais em se adaptar às exigências da partida. Varela e Fucile deram mostras que sentiram a paragem de Natal, o português não teve uma noite feliz, nunca conseguindo impor o seu jogo, quanto ao uruguaio, parece-me que aborda demasiados lances com sobranceria e falta de concentração, o que, por vezes, leva, escusadamente, a que prejudique a equipa.

No sentido contrário, Rodriguez reapareceu em grande forma, sempre a querer puxar pela equipa para a frente, muito lutador e a ganhar muitas bolas, e Belluschi, bem coadjuvado por Raul Meireles, que quando pôde fisicamente, recuperou muitas bolas, jogou e fez jogar a equipa, até falhando alguns golos, pena as sucessivas quebras físicas que o argentino tem durante as partidas.


O FCPorto só começou a acercar mais da baliza adversária, a partir dos 15 minutos, o primeiro remate portista aconteceu aos 20 minutos, a equipa começou a pressionar bem mais perto da zona de construção do Oliveirense, conseguindo recuperar a bola mais à frente.

A partir daí, adivinhava-se o golo a qualquer momento, apesar de poucas combinações interessantes, quase sempre Rodriguez, ou Belluschi, ou Raul Meireles eram os responsáveis pelas jogadas de ataque com perigo, Orlando Sá andava um pouco perdido na frente.

Por isso, numa jogada de insistência na área do Oliveirense, e aproveitando um momento de atrapalhação da defesa da casa, Raul Meireles, rematou cruzado, não dando hipóteses ao guarda-redes, inaugurando o marcador.

Na segunda parte, o Oliveirense entrou em crescendo, criando mais dificuldades, entrando mais ousada, mas aos 65 minutos, numa conversão de canto, Bruno Alves enviou a bola ao poste, que iria sobrar para Rolando que, sem dificuldades, acabou com as esperanças da equipa de Oliveira de Azemeís em surpreender.

A partir daí, a vitória já não se punha em causa, e o FCPorto ainda se deu ao luxo de falhar uma grande penalidade, Orlando Sá, muito infeliz na partida, necessitando claramente de ritmo e de muita confiança, rematou muito fraco e na recarga foi muito displicente ao enviar a bola par ao sítio errado.

O FCPorto não realizou uma exibição com muito fulgor, mas foi uma equipa profissional, bastante séria, trabalhadora e com uma atitude bastante lutadora, cumprindo o objectivo principal da partida, começando da melhor forma um mês com um calendário bastante preenchido.

6 comentários:

  1. Mais uma exibição miserável frente a um adversário frágil até dizer chega!

    Nesta altura da época era suposto a equipa ter outra desenvoltura e apresentar um futebol prático, eficaz e até vistoso, face à qualidade dos atletas e ao orçamento envolvido.

    As condições do relvado do Municipal de Águeda ou as férias de Natal não podem servir de desculpas para a reincidência dos erros que continuam a perturbar o rendimento dos atletas, quaisquer que sejam os jogadores utilizados.

    Desta vez não estiveram o Hulk ou o Guarín, habituais bodes expiatórios para justificarem as más exibições.

    Começa a ser incomodativa a incapacidade de Jesualdo para por a equipa a praticar o futebol a que estamos habituados.

    Temos de melhorar muito, mas mesmo muito para alimentarmos ambições.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. acho que a qualidade do futebol praticado é a possivel, dado a mediocridade deste plantel

    ResponderEliminar
  3. No essencial estou de acordo com a análise feita.

    Gostei das exibições do Rodriguez, do Meireles e do Alvaro Pereira.

    Acho que o Belluchi, continua a errar demasiados passes. Quanto ao Orlando Sá, não esperava muito mais dele, dadas as circunstâncias. Teve movimentações interessantes, ganhou algumas bolas na àrea. Para quem esteve parado quase uma época e vestiu uma camisola do Porto pela primeira vez, não se podia esperar grande coisa. Terá certamente mais oportunidades para justificar a sua contratação.

    Gostaria de passar ao lado dos comentários de alguns portistas, mas não consigo, por isso não posso deixar de referir a esse propósito, que o Manchester foi eliminado da taça da Liga inglesa por uma equipa da terceira divisão.

    ResponderEliminar
  4. Desculpem lá o off-topic.

    Meus amigos, é com muita pena que vos digo que este ano o campeonato está, para mim, perdido. Aquilo que se acaba de passar no estádio do Estado Novo é vergonhoso de mais para passar em claro. Pontapés, cotoveladas, golos mal anulados, penaltys, entradas a pés juntos, tudo em benefício daquela gente. Foi só para a taça da liga, é certo, mas vai ser assim em todas as competições e até final, não tenho dúvidas.

    É como vos digo, este ano nem com um Baía e dez Lisandros lá chegamos. Vamos lutar pelo segundo lugar taco a taco com o Braga e preparar a equipa para lutar pelo título da próxima temporada. Tirem-me deste país e, já agora, tirem o Porto também.

    Quanto ao jogo, não teve grande história. Vencemos com justiça e sem deslumbrar. Já li comentários destrutivos para com o Orlando Sá. É impressionante, o rapaz estreia-se agora e já há gente a deitá-lo a baixo. Falhou um penalty e depois? O facto de ter falhado não faz dele um nabo, como também se tivesse marcado não seria conotado logo como uma máquina de fazer golos.

    ResponderEliminar
  5. Manchester não foi eliminado da Taça da Liga, mas sim da Taça de Inglaterra.

    Jogará, sim, para a Taça da Liga, já esta 3ª feira, na 1ª mão da meia final, no campo do rival da cidade.

    ResponderEliminar
  6. Pai da Leoa, obrigado pela correcção.
    Mas seja uma ou outra, não altera nada do que eu quiz dizer e, já agora aproveito para, reforçando a ideia que pretendi passar, lembrar que o jogo foi em casa do Manchester, e ainda, acrescentar mais três resultados. Os empates de Barcelona e Real Madrid e a vitória do benfica sobre o Nacional.

    Saudações portistas

    ResponderEliminar