20 janeiro 2010

Perderam os... matrecos da TVI


Pior do que os que falharam tantos penáltis, só mesmo os gajos da TVI. Que vergonha! Mais uma vez. O costume. Sem saber quando acaba, sem saber as regras, sem saber de Beto. Só do clube do Guiness. Pareceu um Portugal-Espanha a gritar "golo". Manha e... balde mar.

Ganhou o Porto, acho que 10-9 (ouvi às 0.40h que foi 12-11...), parece que o Beto defendeu 5, ainda marcou um, Farias resolveu à segunda.
Após 4-4 (remates) e mais um falhanço do Belenenses, Farias podia ter resolvido num derradeiro pontapé, mas atirou ao poste.
Os da TVI, como de costume, nem disseram que aquilo podia ter sido sentenciado ali. Com 3-2 (salvo erro) de Farias. Mas ainda só tinha decorrido uma série de 5 penáltis para cada equipa. A série onde tem de se respeitar 5 remates para cada lado até ao fim se não houver decisão antes.
Mas deu para a série de disparates prosseguir. Cada golo do Belenenses, e era apenas um desempate por pontapés da marca de grande penalidade, como se diz correctamente, era como antigamente nos relatos de hóquei de Portugal contra a Espanha. Os do Porto eram dos "espanhóis". golo apenas, sem grito nem bruá.

O Manha, ex-director qualquer coisa de um jornal desportivo, diz que o Belenenses ainda tem Fredy para marcar. O Belenenses, conta ele, tem 11 jogadores. Mas não pode ter. O Manha, que supostamente devia saber das Leis do Jogo, dá 11 jogadores ao Belenenses, o Porto só tem 10 e parece que o Belenenses, para entendidos como o Manha, que fez escola no jornalismo desportivo onde deixou por aí muitas aberrações que hoje se ouvem e lêem, o Manha daria mais um remate ao Belenenses, pelo Fredy, e nenhum ao Porto.

Mas não, quando uma equipa vai a penáltis só com 10 jogadores, a que tem 11 deve deixar um de fora, para haver equilíbrio, igualdade no tocante a rematadores e oportunidades. Fredy deve ter sido "eliminado", é do regulamento, mas o Manha não sabe.

Conta o Manha que esteve em Casablanca num dérby e assistiu a não sei quantos penáltis. Para ele, esteve na "capital de Marrocos", mas essa é Rabat.

O outro, o balde mar, diz que assim parece matrecos, o avolumar do resultado. Nunca deve ter jogado matrecos, quando muito há só 7 bolas, mas nem de matrecos o balde mar sabe. Está para aí 6-6 ou 7-7 e o balde mar, a quem continuam a pôr um microfone à frente na TVI, como na TSF, depois de ter sido despedido da RR por dizer mal de LFV às portas da Luz e um "bufo" ter ido contar a um Gabriel ou Malheiro qualquer de serviço, pois o balde mar diz que parece matrecos.

Os matrecos, em campo, deram para não falhar. A 2ª série de penáltis é para dar só uma oportunidade a cada equipa, quem falhar trama-se. Mas agora ninguém falha.

O Manha fala do Guiness, pensa certamente no único clube português do Guiness. É assim o Manha. O balde mar, afinal, desobre que Farías, à segunda oportunidade, pode decidir a questão. O tipo do Belenenses falha e, com o resto da manada, vai achar que merecia passar a eliminatória. Farias marca e resolve. Pelo meio falharam os centrais, falharam uns argentinos (menos o Tomás Costa...) até Farias ter nova oportunidade.

Vá lá que ganhou a equipa que acabou com 10 e acabou ao ataque. Para os adeptos desta equipa, como para o Manha, mesmo com 10 o Porto tinha obrigação de ganhar. Pois ganhou.

O Manha, que sabe de estatísticas e correu mundo do futebol, podia lembrar-se de algum herói, mas ele sabe de Guiness e do clube português que lá está.

Há um g.r. que defendeu salvo erro 5 (ou 4?) penáltis. É Beto. Por sinal, culpado no 1-0. Mas Beto impõe-se, não uma, não duas, não três, não só quatro vezes. Mas Manha descobre que Beto se mexe antes do remate. É na hora do 4º penálti e de o Porto poder decidir por Farias. Beto mexe-se, descobre o Manha. Mas não disse o mesmo de Bruno Vale, logo a seguir. Vale o que vale.

Beto, um ano depois de ter defendido o penálti decisivo de Reyes com que o Leixões eliminou o Benfica (5-4, após 0-0), não mereceu uma palavra. O balde mar até relatou, se o jogo deu na TVI (creio que sim, e não na SIC). Mas o balde mar é um matreco. Se calhar estaria no Guiness, Beto, mas nesta compita particular perderam... os matrecos. Na TVI. Uma vergonha. Não sei se alguém chegou a saber do resultado. Ou se isso interessa.
(adenda, 0.42h) - ouço, depois do jogo, na TVI24 que houve 3 séries de penáltis. A asneira pega-se. Quando não se sabe, o resultado é desastroso. E a verdade é que nem disseram... o resultado.

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Fora a euforia dos comentadores nos golos do Belenenses a contrastar com o comentarios quase funebres nos golos portistas.
    Uma vergonhosa forma de comentar....LAMENTÁVEL!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Dezº 2008

    Amigo, em Matosinhos, os 5-4 nos pontapés da marca de gp, seguiram-se a um empate a zero e não 1-1.

    Aquele abraço e parabéns.

    Sou leão, mas sou sacana... se eu não ganhar, que ganhem vocês, pois quero-vos ver chegar aos 65 ds outros... e passarem!!!!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Uns comentários vergonhosos...
    Uma exibição vergonhosa, que longo caminho que vamos ter que correr, defendo agora mais que nunca a demissão do JF.

    Saudações

    ResponderEliminar
  8. O jogo do nosso FCP foi tão mau que quase não merece comentários.
    Confesso que depois do jogo da Madeira , não esperava ver outro identico!
    Pra mim chega, estou farto de si, professor!
    Em resumo:

    - o nosso meio campo nao existiu, no entanto vimos o Raul meireles, o Tomas Costa a fazerem 120 mns!., o Valeri 73 mns, o Belluschi nem jogou e o Nuno Coelho nem convocado foi

    - 1ª substituição aos 73 mns

    -Raul Meireles insubstituivel(?)
    para fezer 3 ou 4 remates para a bancada e correr com pezinhos de lâ?
    - Treinador impavido e sereno no banco á espera que o FALCAO RESOLVA
    ...
    Até onde temos de aturar isto?

    O Belenenses fez um belissimo jogo, sem 6 jogadores do plantel principal e com alguns juniores a jogar pela 1ª vez!!!
    Se não fosse o Beto tinhamos sido eliminados logo na 1ª serie de panalties e vê-se que os juniores do belem até marcam melhor os penalties que certos sul americanos que lá temos..
    Isto passou dos limites e mais não digo!
    Valeu a passagem da eliminatória...

    ResponderEliminar
  9. Que a TVI (Televisão do Vómito Intelectual) tenha chegado a este ponto... não é coisa que me admire muito.

    Agora que mantenha e que reforce este "estatuto" de mediocridade com o Director de Informação Júlio Magalhães!?

    Isto é que intriga (ou não)!!!

    Será caso para dizer:

    Com "amigos" destes, quem é que precisa de inimigos?!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado, Pai da Leoa, fiz confusão com 1-1 no Mar para a Liga.

    Atento e sabedor, parabéns. Isto, hoje, não é para qualquer um, só para quem pode.

    Quanto aos comentários eliminados, sem perfil, sem identificação, puta que vos pariu e façam queixa à TVI!...

    A merda dos que contestam devia aparecer ouro se comentassem como se favorece o Benfica.

    Lixo é na Luz.

    ResponderEliminar
  11. Armindo,

    atento, como sempre.

    É como digo: com amigos assim, quem precisa de inimigos?

    Mas sempre pode enviar este post para a Direcção de Informação da TVI.

    Vai da nossa parte.

    Mas não lhe fale no Falcao, que ele não gosta (pelo que se lê no JN...)

    ResponderEliminar
  12. Os comentadores da TVI são mesmo muito maus. Também reparei no mesmo. Estavam entusiasmados com o Guiness.
    Manda isto para a direcção da TVI. Pode ser que desistam de transmitir jogos.

    Saudações

    ResponderEliminar
  13. Zé Luis hoje o olegario cumpriu o sonho de marcar 15 penalties contra o Porto... E mesmo assim nao chegou!lol

    ResponderEliminar
  14. Agradeço viver no estrangeiro e não ter de aturar os comentários da TVI a ver os jogos mas imagino as barbaridades que dizem. Sempre foram assim, ignorantes, cabotinos e facciosos.

    A CS sempre teve um tendenciosismo irritante com o FCP. Talvez venha em parte pelo que falamos antes, de que o clube sempre hostilizou a imprensa - até a boa que poderia ter. Mas nas televisoes o fenomeno é por demais evidente. Desde os dias dos Donos da Bola que se arquitectou uma campanha televisiva contra o FCP que foi ganhando forma nos relatos da RTP e depois da SportTV que era suposto ser do amigo Oliveira. Agora a TVI é outra escola, é a televisao que o Salazar sempre gostaria de ter tido.

    Futebolisticamente falamos, a lei de Murphy continua vigente neste FCP. Nunca vi um Porto tao fraquinho e sem ideias com uma equipa que merecia há muito andar pela Liga de Honra mas a quem lhe dao benesses que nao concederam ao Boavista. O tecnico começa a passar os limites da estupidez no planteamento tecnico e nas substituiçoes. A capacidade mental dos jogadores anda pelas ruas da amargura. Imaginem uma eliminatoria na CL decidida por penaltys em Londres com tantos falhanços? Nao se pode estar assim no futebol como estao hoje os jogadores do Porto. O Beto foi notável a parar os penaltys mas o erro no 1 golo dá ideia de que tambem lhe falta confiança. E os erros dos defesas, medios, avançados ou lá o que sejam sao de livro. Pergunto-me eu: alguem naquele clube terá treinado penaltys realmente? Porque pareciam putos assustados num torneio de juvenis.

    Já se ganharam muitas provas com eliminatorias torcidas e no final o que conta é se ganhas ou nao. Ligas, Champions ou Taças, dá igual. O que nao dá igual é a falta de atitude e caracter que passou de ser uma "coisa temporal" a marcar tristemente este ano. Vejo os jogadores com a mesma apatia e falta de garra que em 2005 e 2001 com o agricultor. Será coincidência?

    um abraço

    ResponderEliminar
  15. Fui ao Restelo, pelo que no meio disto tudo consegui evitar a verborreia dos comentadores. Pelo menos uma vez!

    Mas o jogo foi de facto angustiante, não só pela sequência de ataques cardiacos a que fui sujeito nas últimas 10 (DEZ!!!) grandes penalidades mas também a 90% do futebol produzido pela equipa. Não percebo. Parece que anda tudo apático, a dormir, sem força e sem esperança.

    Não sei se a mudança de timoneiro é a solução mas senti nas bancadas (vivendo em Lisboa muito raramente vou a jogos do FCP) uma completa intolerância com o Jesualdo pelo que, do lado das bancadas, já não há fichas. Lencos brancos seguem dentro de momentos.
    Mas, valerá a pena? Porque é que a equipa tem a moral tão em baixo? É isso mesmo que queremos? Se fosse já (que eu não acredito) era para ir buscar quem?

    ResponderEliminar
  16. O Manuel José ou o Peseiro, quando acabar a CAN.


    Just Kidding.

    ResponderEliminar
  17. Causou-me uma certa impressão ver a festa que fizeram os nossos jogadores após o penalty da passagem, o 2.º de Farias.

    Eu, se fosse jogador do FCP, naquele momento, nem festa fazia, com a vergonha.

    Depois, senti-me melhor quando vi que foram todos festejar junto de Beto como que reconhecendo-lhe e agradecendo-lhe a passagem, literalemente às costas dele, á próxima eliminatória.

    Não sei se repararam mas depois de Beto ter marcado o penalty dele, dirigiu um olhar profundo e marcado à restante equipa como que dizendo "Vêem como se faz???? Acabem lá com a brincadeira e marquem os penaltys a sério porque eu não posso defendê-las todas!!"

    ResponderEliminar
  18. Jorge Silva, admita o que quiser. Eu não sei a razão de poder sentir vergonha e explico-a num post de hoje precisamente a manifestar o exgaero de críticas como esta e a justificar a razão de eu não sentir vergonha alguma - aliás, demonstro que prefiro ganhar assim do que ganhar como o Benfica tem ganho.

    ResponderEliminar
  19. A propósito deste tema, se ainda vai a tempo de quem possa ler esta prosa, sempre magnífica como tantas outras, do Bruno Sena Martins em Avatar de um desejo:

    Trasmissões televisivas de clubite


    Com raras excepções, a narração de um jogo de futebol na TVI ou na SIC ilustra com acuidade aquilo que comummente se designa por suplício. Facto prosaico facilmente explicável, primeiro, pela menor qualidade dos intervenientes quando comparados, por exemplo, com os elevados padrões oferecidos pela RTP (já a Sporttv demora a perceber que não basta cicrano ter um passado ligado ao futebol para conseguir estar 90 minutos ligado ao comentário de um jogo), em segundo, pela instrumentalização do relato dos jogos para a publicitação dos programas que se seguem na grelha (enquanto o Aimar se dirige isolado para a baliza sai um oportuno teaser sobre o Caminho das Índias).

    Como se isto não bastasse, e longe de mim sufragar a expressão acusatória "jornalistas de Lisboa", o facto é que almas conspirativas como esta que vos fala não conseguem deixar de reparar num certo "viés regionalista" comum aos narradores de serviço nas estações em apreço - e quem teve o azar de ver/ouvir o Belenenses-Porto de ontem saberá do que estou a falar. Sinceramente, a libido clubística daqueles senhores é tão exuberante que deve incomodar o mais anti-portista dos espectadores .

    Crítica fácil, já sei. Há que propor soluções, concordo. Pois bem, com o intuito de uma fachada de isenção, proponho à TVI que ministre uma acção de formação aos seus narradores de futebol, consistiria esta em três módulos:
    I "Como disfarçar a extrema alegria que nos assalta quando o Porto está a perder";
    II "Como disfarçar a extrema tristeza que nos assalta quando o Porto ganha";
    III "Como lidar com a tristeza continuada".

    ResponderEliminar