20 janeiro 2010

Devic é pronto-socorro, mas Rodriguez é expulso

Acaba o prolongamento. Vai a penáltis o Belenenses-Porto, após 2-2. O FC Porto ainda atira uma bola à barra, mas é tudo sofreguidão. Mariana nada acrescentou, Tomás Costa para nada serviu a lateral-direito. Jesualdo paga pelas inovações a meio-campo, que retiraram força e alma à equipa embrulhada num futebol pastoso que só tem fluidez nos flancos mas o técnico ajuda a piorar ao tirar Fucile.
O FC Porto paga, também, as más substituições, especialmente a de Guarin por Fucile, porque Guarin tem ganas mas pouca lucidez. Não é o único. O treinador soma erros de casting, mas o FC Porto fica a jogar com 10 a meio da 1ª parte do prolongamento. Os de Belém é que são "heróis" para os gajos da TVI que querem "expulsar" Celestino e continuam a pedir cartões para os portists, ele é Meireles, é Bruno Alves, é Álvaro que leva um por uma falta inexistente, não há contacto mas o árbitro-auxiliar, este, desta vez, peca por omissão e nada comunica ao chefe de não ter havido falta.
É com 10 que o Porto ataca mais, mas já tirou Falcao desgastado para entrar Mariano, a entrada percebe-se, para alargar o jogo de onde o treinador tirou... Fucile e Tomás Costa não passa a linha do meio-campo. O FC Porto é que está a jogar contra 11, mas o João Manha acha que porreiros são os gajos do Belenenses. João Manha estará a lembrar-se de uma manchete "Épico" no Record, quando o Benfica ganhou ao Aris em Salónica por 2-1, com um golo no último minuto, mas a jogar 11 contra 10 a favor dos lisbonenses. Épico é assim.
Debic é repetidamente apelidado de pronto-socorro, mas ele devia ter sido expulso e sobre isso nem um ui, nem um ai que deve estar reservado ao Rui "ai-ai-ai, ai-ai-ai" Santos na SIC-N. Rodriguez acaba expulso (bem) ao impedir que Fredy se isolasse, porque num canto do Porto o meio-campo não protegeu a saída da bola da área do Belenenses e três deles vieram por ali abaixo.
É assim o meio-campo inventivo de Jesualdo, sem rei nem roque e sem compensações e ordem táctica de quem tem de cumprir funções a tapar buracos. Onde devia haver buraco na defesa do Belenenses está lá o jogador que devia ter sido expulso na 1ª parte. Mas o futebol é assim, o costume.
O resto é o triste fado, mais uma vez. O costume.

7 comentários:

  1. a incompetência dos comentadores é algo que não se compreende.

    Desde confusões entre nomes de jogadores, não saberem como andavam as contas dos amarelos, comentários ridículos na análise à faltas e mesmo às equipas... à falta de acerto no andar do marcador durante os penaltis...

    ...fraquinho, fraquinho

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente deplorável esta exibição,meio campo nunca existiu este ano, Jesualdo não ajuda,está confuso(!),teimoso, não consegue resolver e isso vai sair muito caro.
    Estamos irrecohecíveis.
    Valeu a pasagem mas a continuar assim...
    SObre os comentadores, desligo o som, mas devem estar tristinhos, coitados...

    ResponderEliminar
  3. A quente digo e não me vou arrepender, Snr. Jesualdo demita-se.
    Simplesmente confrangedor e agoniante ver o jogo.

    ResponderEliminar
  4. Sem duvida.

    Quanto a mim, a exibição do FCP foi, mais uma vez, miserável.

    É inadmissível haver tantos jogadores, num plantel tetracampeão nacional, que compete na Champions em representação de Portugal, e que nem um penalty sabem marcar!!!

    ResponderEliminar
  5. Jorge Silva,

    os que sabem marcar penáltis também falham. Não vá por aí, que é argumento estapafúrdio.

    ResponderEliminar
  6. Zé Luís,
    Admito que um jogador falhe, não só um penalty,como um corte fácil, uma defesa simples ou um passe curto, sendo como são, humanos.

    Não aceito é displicência e falta de empenho.

    Todos os penaltys falhados, à excepção do 1.º de Farías, foram mal executados, alguns deles com descontracção a mais para o simbolismo que aquela camisola carrega.

    ResponderEliminar