22 janeiro 2010

A do "ugandês" é a macaquice do ano!

Depois da conversa da loira, deixando-a para se desenrascar em tribunal por causa de "direitos de autor", e passando pelo caso dos "stewards" no túnel da Luz, esta de atribuir a um "ugandês" de 25 anos a transplantação do que fora escrito em todos os jornais para gravações áudio na net é para mim a melhor e mais bem concebida anedota do ano. E na rede até tem outro impacto, tal a importância que lhe dão. Sem dúvida que a autenticidade das mensagens de Bin Laden justifica outras preocupações de segurança e bom senso antes de as adoptar como verídicas e próprias do sujeito, o que parece ninguém pôs em causa neste caso bem à portuguesa...

Atirar para a África Oriental, algures onde "nasceu" a "Lucy" nossa antepassada de há 3 milhões de anos e se descobriu a nascente do Nilo perto do Lago Vitória, a autoria de um atentado ao estado de Direito em Portugal é bem apanhada. Tão bem engendrada como aquela entrega casual de um dossiê anónimo em endereço desconhecido...

Tanto mais que deixou atarantados não só os visados, autênticos animais de circo, como os amantes desse mesmo circo, clientes de todos os "números" prodigalizados nesse clube de espectáculo amiúde oculto. E, claro, chocou os respeitados líderes da judicatura portuguesa, a começar pelo que há tempos se entreteve a ler um "romance" e que agora "abre um inquérito" para descobrir uma fuga ao segredo de Justiça no processo com mais "foragidos" que se conhece.

Se um caso como o da Casa Pia deu para cagar no segredo de Justiça de um potencial primeiro-ministro, com a sua "claque" derrubando o PGR, não percebo o moralismo do JN (editorial de hoje) quanto às lições extraídas do mesmo que ainda decorre em tribunal. É que o PGR actual continua no cargo a "despachar" inquéritos, sejam eles de um sucateiro de Aveiro ou agora de um "ugandês". Portanto, destape-se a Face Oculta e deixemo-nos de macaquices.
Mas esta é a prova digna dos vencidos. Por uns tempos ufanaram-se de um triunfo pífio num avatar de "justiça desportiva". Porém, os "danos colaterais" conseguidos foram meros peões num xadrez mais maquiavélico, comprovando que o objectivo era outro, supremo mas inatingível - e isso ao preço de 4 campeonatos e vendo a Champions pela TV. A sua consciência moral tinha o valor das bolas coloridas com que, depois dos "gorilas" em campo, as focas amestradas se entretêm, com prémio de umas sardinhas abocanhadas no ar, para completa diversão circense.
Discutir-se, entre pessoas de bem e longe da turba, o Estado desestruturado, o Direito torto e a Justiça ambígua é não perceber porque é mais avassaladora a destruição após a tragédia no Haiti sem infra-estruturas.

10 comentários:

  1. Já não bastavam 6/7/8 milhões, mais os chineses; e agora também os UGANDESES???

    Foda-se!!!

    Somos mesmo bons!!!

    ResponderEliminar
  2. http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=432007

    Simplesmente vergonhoso!

    Por estas e por outras é que me orgulho de ser portista em Lisboa, porque não tenho dúvidas que para o FCP ganhar uma uma competição terá sempre que enfrentar a resistÊncia de uma imprensa feroz e de uma liga parcial e "avermelhada".

    No entanto este ano a pouca vergonha chegou a limites nunca vistos., os 2 pesos e duas medidas tomadas pela liga demonstram bem que a lição de enfraquecer e destruir o FCP está bem estudada.

    Zé Luís, é tempo do nosso clube cerrar fileiras e demonstrar aquele espírito "contra tudo e contra todos" que tanto nos caracteriza. Que pena que a nossa política de comunicação demonstre uma atitude apática e passiva...o reflexo vÊ-se todos os fins de semana no ambiente no estádio do Dragão.


    Saudações (des)portistas

    ResponderEliminar
  3. O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de dezembro que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem.

    Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do Benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas.

    Nas imagens do jogo da 2.ª jornada da época passada, disputado a 30 de agosto de 2008, logo após o final do jogo vê-se um elemento ligado ao Benfica a agredir a pontapé o team-manager do FC Porto, Acácio Valentim, gerando-se logo a seguir uma enorme confusão junto à entrada para o balneário do FC Porto, com praticamente toda a equipa dos dragões a sair do balneário e a envolver-se, no mínimo, numa enorme discussão com elementos aparentemente da segurança do Benfica.

    Nas imagens, que não têm som, percebe-se a exaltação, mas não se vê qualquer agressão, até porque o foco da discussão está fora do alcance das câmaras.

    Este episódio foi presenciado por pelo menos três agentes da polícia, que são visíveis nas imagens, pelo delegado da Liga Esmeraldo Augusto e por diversos elementos dos dois clubes, entre os quais Rui Costa, do Benfica, ou Reinaldo Teles, do FC Porto.

    Apesar dos incidentes a Liga não abriu qualquer procedimento disciplinar, tendo fonte do organismo dito à Lusa que não tomou conhecimento de quaisquer incidentes.

    Nas mesmas imagens a que a Lusa teve acesso, captadas na tarde de 30 de agosto de 2008, horas antes do início da partida, vêem-se elementos do Benfica a levantarem o ângulo de uma das câmaras.

    Acácio Valentim, funcionário do FC Porto, é agredido com um pontapé nas costas por um elemento aparentemente da segurança do Benfica, que é imediatamente afastado, como se percebe pelas imagens captadas por uma outra câmara colocada a alguns metros de distância.

    O jogo Benfica-FC Porto da época 2008/2009 disputou-se a 30 de agosto de 2008, a contar para a 2.ª jornada da Liga e terminou empatado a um golo, numa partida que ficou assinalada pela agressão de um adepto do Benfica ao árbitro assistente.

    No jogo desta época, disputado a 20 de dezembro, João Ferreira, a desempenhar as funções de 4.º árbitro, deu ordem de expulsão a Hulk e Sapunaru por alegadamente terem agredido stewards em serviço no jogo.

    A Comissão Disciplinar da Liga, depois de receber os relatórios do árbitro, dos delegados e da polícia, suspendeu preventivamente os dois atletas, que aguardam o fim do processo disciplinar a que estão sujeitos.

    Fonte da Comissão Nacional de Proteção de Dados e juristas contactados pela Agência Lusa, a propósito da divulgação de imagens sistemas de videovigilância, disseram que as imagens captadas neste âmbito só podem ser usadas nos termos da lei penal". Mas que "a responsabilidade do tratamento dos dados dessas imagens é do responsável pelo sistema de captação".

    ResponderEliminar
  4. Faço o que posso. O clube tem meios para mais.

    ResponderEliminar
  5. Já li o link, treinador de bancada.

    Toda a razão: simplesmente vergonhoso.

    Não só ter sido poupado um incidente disciplinar extra-futebol.

    Mas o FC Porto ter calado o incidente quando:
    - um árbitro-auxiliar foi agredido por um espectador;
    - o FC Porto pediu um sumaríssimo a Luisão por ter agredido Sapunaru na sequência de um canto (com o jogo parado).

    Isso é que me espanta.

    Mas ficamos sempre a aprender mais um bocado.

    ResponderEliminar
  6. esta m**** mete nojo

    A Liga diz que não soube de nada mas a PSP confirma ter enviado um relatório sobre o sucedido


    ****

    Benfica "preparou" agressão no clássico da última temporada

    "Foi tudo preparado e orquestrado para que houvesse uma reacção dos nossos jogadores. Felizmente conseguimos detê-los à porta do balneário. A agressão de que fui vítima aconteceu depois do jogo, quando me dirigia para o balneário depois de ter ido verificar a `flash-interview", que é uma das minhas obrigações. Comecei a ser empurrado por elementos do Benfica que nem podiam lá estar e depois levei um pontapé, tipo karaté", disse à Lusa Acácio Valentim.
    Fui imediatamente queixar-me ao Rui Costa, que estava a poucos metros e presenciou tudo. Gera-se uma discussão e é nessa altura que os nossos jogadores vêm em meu auxílio. A pessoa que me deu o pontapé é a mesma que deu um estalo no aeroporto de Lisboa quando foi aquela história do Moreto", concluiu o "team-manager" do FC Porto.

    ResponderEliminar
  7. http://dn.sapo.pt/galerias/videos/Default.aspx?seccao=Desporto

    O video

    ResponderEliminar
  8. http://www.youtube.com/watch?v=BQLpBC3RSMw


    Liga admite abrir inquérito aos incidentes do Benfica-FC Porto de 2008

    A Comissão Disciplinar da Liga admite abrir um inquérito aos incidentes registados após o jogo Benfica-FC Porto de 2008 que a Lusa noticiou esta sexta-feira.

    "Perante as informações vindas a público a Liga, através da Comissão Disciplinar, não está impedida de abrir um processo de inquérito", disse uma fonte da Liga.

    O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de Dezembro que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem.

    Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do Benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas.

    Fonte da Comissão Nacional de Protecção de Dados e juristas contactados pela Agência Lusa, a propósito da divulgação de gravações dos sistemas de videovigilância, sublinham o facto de a Comissão Nacional de Protecção de Dados não ter qualquer tutela sobre as gravações deste tipo, "limitando-se, nos termos da lei, a licenciar e fiscalizar a instalação de sistemas para a sua captação".

    Os mesmos juristas acrescentam que se a Comunicação Social tem acesso às imagens, a sua divulgação enquadra-se no âmbito da Liberdade de Imprensa.

    ResponderEliminar