10 janeiro 2010

Nas mãos de Heltón esteve a justiça

Equipa: Helton; Miguel Lopes ( Farías 59') , Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi ( Tomás Costa 86´); Varela, Falcao ( Mariano 84´) e Rodríguez.

Marcadores: Falcao ( 15´e 64´) e Bruno Alves ( 37´) e Diego Gaúcho ( 31´) e Ronny ( 52')

O FCPorto continua na perseguição aos líderes conseguindo uma vitória justa, mas com muito sofrimento, com a particularidade de ser, mais uma vez, auto-infligido, o que poderia ter custado bem caro. Valeu Heltón que, nos descontos, conseguiu evitar que o adeus ao título pudesse ter chegado no virar da 1ª volta, redimindo-se também do erro no primeiro golo do U. Leiria.

Apesar de esse auto-sofrimento, o FCPorto até nem esteve globalmente mal, foi uma exibição bem razoável, com muitos bons momentos, com boas reacções aos golos sofridos, embora ainda tenho um lado menos bom, a equipa esteve novamente muito perdulária, e defensivamente esteve desconcentrada nos lances de bola parada. No final acabou por ser feliz, mas procurou imenso essa felicidade.

Com a surpresa de Miguel Lopes de inicio para o lugar do lesionado Fucile, o FCPorto entrou muito bem, forte, a jogar muito rápido. Quando o primeiro golo acontece, já a equipa portista o tinha merecido marcar há muito tempo, visto que criou algumas oportunidades para isso, uma delas deu mesmo em golo só que foi anulado.

Além disso, a equipa parecia estar instalada no meio campo adversário, empurrando o U. Leiria para a sua defesa, Varela era um verdadeiro quebra-cabeças para o seu marcador, o meio-campo trocava bem a bola, Falcao trabalhava incansavelmente na frente, mas o golo tardia a aparecer. Aos 15 minutos, Falcao aproveitando uma sobra, depois de mais uma jogada muito boa de Varela, para marcar o primeiro golo que o FCPorto já merecia.

A partir daí, o FCPorto não mais largou o domínio da partida, trocando sempre a bola de forma rápida, não deixando que o seu adversário viesse para a frente. O jogo até corria de forma agradável, só que, na primeira vez que o Leiria veio à frente fez um golo, num lance de bola parada, Helton fica a ver jogar, quando deveria ter saído porque era uma zona sua, vendo o defesa leiriense cabecear à vontade.

O FCPorto não desmoralizou e também de bola parada, numa jogada vista habitualmente nos jogos portistas, Raul Meireles cruza de forma perfeita a bola para a cabeça de Bruno Alves que com colocação e força recoloca a equipa portista na frente, repondo a justiça no marcador.

Na segunda parte, o FCPorto entrou querendo controlar, mas foi surpreendido, mais uma vez de bola parada, com o golo do empate leiriense, Ronny rematou forte e a bola embateu num jogador portista não dando hipóteses a Helton. Mais um golo que caía do céu para o Leiria.

A partir daí, Jesualdo arrisca, tira Miguel Lopes para colocar Farias, e o FCPorto começa um momento de pressão avassaladora, o Leiria quase nem conseguia sair do meio campo, tendo nesses minutos o FCPorto várias oportunidades para voltar a conseguir vantagem no marcador.

Vantagem que chegaria aos 64 minutos, numa marcação de canto, Rolando cabeceia, o guarda-redes do Leiria defende para a frente, a defesa leiriense não é afoita a tirar a bola da defesa e Falcao remata, voltando a recolocar justiça no marcador.

Aos 68 minutos, um lance polémico que vai dar para que os jornalistas de serviço estarem entretidos durante toda a semana, Falcao isola-se e tenta passar a bola por cima do guarda-redes, este corta a bola com a cara, mas Elmano Santos interpreta mal o lance e expulsa o guarda-redes leiriense. Toda a semana vamos assistir a um chorrilho de opiniões, especulando que se essa expulsão não tivesse acontecido o Leiria poderia ter dado a volta, mas o certo é que em nenhum momento do jogo, a equipa de Leiria fez por marcar.

A partir daí, o FCPorto baixou o ritmo, não mais dando o domínio da partida ao seu adversário, anda teve mais um golo anulado por fora-de jogo a Farias.Até ao final, FCPorto controlou a equipa do Leiria, amarrando-a num colete de forças, até que Fernando, que estava a realizar um excelente jogo, sempre a recuperar bolas de forma fantástica, teve um momento de infantilidade, cometendo uma falta estúpida dentro da grande área que poderia ter custado a vitória ao FCPorto.

Valeu Helton que defendeu a grande penalidade, não permitindo que do céu caísse mais uma vez o empate para a equipa do Leiria. Nas mãos de Helton esteve a justiça do marcador. A União de Leiria nunca foi capaz de criar jogadas de ataque perigosas para a baliza portista, apenas de bola parada só lá chegou, e o FCPorto acabou por fazer por merecer a felicidade dos últimos momentos.

A perseguição aos líderes contínua, agora a próxima missão é ultrapassar o Paços de Ferreira que na primeira volta roubou dois pontos ao FCPorto.

17 comentários:

  1. Inacreditável ouvir dizer e escrever que o Porto jogou mal!!
    Foi dos melhores jogos que vi no Dragão , mas infelizmente houve muitas situações fantasmagoricas ao longo do jogo!
    Se fomos beneficiados na expulsão injusta do GR visitante, foram anulados dois golos ao Falcão que não deveriam ser!
    O homem estático (Helton) voltou a dar um frango e acabou por ser o Herói, mas já estou farto do seu numero de frangos acima da media!
    Agora no global estivemos muito melhor do que em jogos recentes., fizemos 5 golos e os guarda redes adversários fartaram-se de defender!!

    ResponderEliminar
  2. preparem-se para levarmos a semana todas com os galináceos a berrar que a expulsão do garda-redes da Leiria não deveria ser e a tentarem escamotaear o que se tem passado nos seus jogos, com este erro.

    ainda esta jornada não vejo os mesmos que na taça da liga pediram penalti no lance do Coentrão a dizer que o Miguel Vitor também fez uma falta igual!!!

    ResponderEliminar
  3. Desculpem lá, mas parece-me que a bola não só toca na cara, como toda ligeiramente na parte interior do braço, e apesar de os paineleiros insistirem em ignorar o Advisory Board, é tudo o que é preciso para ser falta.

    ResponderEliminar
  4. Grande crónica e concordo em pleno com o que foi dito...Helton repôs a justiça e deixou para traz o frango...

    visitem também o http://zonadesportiva.blogspot.com/

    saudações

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez a jogar contra 14, ganhamos e estamos na luta rumo ao Penta!!

    Estava 0-0 e foi um golo mal anulado ao Falcao
    Estava 1-0 e numa falta que não existe o Leiria empata num golo em fora de jogo.
    Estava 2-1 e num canto que não existe o Leiria faz o 2-2.
    Está 3-2 e há um golo mal anulado ao Falcao.

    Deveria ser 5-0 mas ficou em 3-2.

    Nem assim conseguiram, AMO-TE FC PORTO

    p.s 1- o guarda-redes é expulso por fazer FALTA sobre o Falcao, que se isolava sozinho para marcar o golo.O GR entra tipo Karaté... ou seja, jogo perigoso sobre o Falcao.
    e anda toda a gente a dizer que é mal expulso e só falam da bola na cara, lol

    p.s 2 -
    vi agora um lance que me tinha passado, de um pé alto sobre o rodriguez na area,e na rtp disseram que seria livre indirecto, mas se não me falha a memoria, a regra do jogo no leiria-benfica deu penalty

    ResponderEliminar
  6. Jogamos bem, mas concordo com o Jesualdo quando diz que o FCP não pode abrandar até ter uma vantagem de 2 golos... às três pancadas sofremos um golo, e lá se vai a vantagem.

    O que espero que os nossos "defensores" nos programas de Tv, peçam para ver várias vezes o 1ºgolo do Leiria...

    A situação é igualzinha ao 1º golo anulado ao falcao..

    Mas aí a sporttv, teve a preocupação de repetir vezes sem conta, de por a "sempre certiva" linha amarela.

    No golo do leiria, preocuparem-se mais em mostrar o frando do helton, do que a posição do jogador que desvia a bola.

    Este ano vai ser dificil, mas no fim vai ainda dar mais gozo!

    ResponderEliminar
  7. cm

    bem lembrado do jogo com o leiria, É PENALTY!!! - tirando que em leiria o jogador tira a bola e o aimar atirasse para cima dele e neste caso o jogador do Leiria atingi com o pé o tornozelo do rodriguez depois deste tocar a bola

    ResponderEliminar
  8. "Deveria ser 5-0 mas ficou em 3-2".

    Subscrevo em absoluto o cm.

    Até nos p.s.. Brilhante. Parabéns, cm.

    p.s. - agora um meu: não vou discutir paneleirices ou tecnicalidades. Não acho que seja frango do Helton, mas infelizmente tevemos de conviver também com isto. Com os alegados frangos do Helton, com os roubos permanentes da arbitragem, com as análises boas se for para malhar no FC Porto e más se for para negar as suas qualidades.

    ResponderEliminar
  9. Para dizer, acima de tudo, que gostei muito da equipa, criativa, inventiva, diversificando os lances, boas entradas dos médios na frente, só Rodriguez esteve menos contundente e continua a proteger mal a bola: quando arranca para a área, pela direita, com o Gaúcho ao seu lado, tem a tendência do pé esquerdo para dentro e não evita devidamente a oportunidade de o defesa, por dentro, cobrir o lance. É nestes lances que tecnicamente o Cebola se revela um cebola. Mas fisicamente está a ficar ao seu nível, tal como toda a equipa revelou excelente condição física e até anímica para contrariar tantas adversidades e infelicidades num jogo que podia ter acabado em goleada e acabou quase em lágrimas não obstante a alegria final.

    Gostei muito, repito. A equipa merece mais. Só tem de trabalhar por isso.

    ResponderEliminar
  10. Como sabem, desde sempre que não aprecio Tomás Costa, acho-o fraco tecnicamente e com pouco para dar à equipa até a nível táctico, de posicionamento e de segurança e confiança.

    Mas percebo as substituições finais de Jesualdo. Contra 10, em vantagem, em casa, sempre com o jogo em segurança ainda que a diferença mínima esteja sempre ao alcance de um deslize, um desvio ou um livre e um canto inexistentes de onde o adversário possa marcar (como sucedeu), tudo pode acontecer. Mas era de segurar o jogo, Mariano e T. Costa entraram para dar mais números ao meio-campo. E, contudo, o FC Porto perdeu o controlo na parte final, não porque tenha sido ameaçado com jogadas de perigo (só bolas paradas), mas porque os médios perderam a bola demasiadas vezes em tão pouco tempo. E isso é inadmissível. Perdeu Mariano, sempre a querer ir para a frente. Perdeu T. Costa, que faz um passe lateral de 45 metros para Álvaro e manda a bola para fora. Inadmissível. Pode-se criticar Jesualdo por tirar Falcao e Belluschi, mas qas substituições sejam de quem forem, nestas circunstâncias, são normais, são correctas. Simplesmente parece que tudo concorre, em absoluto, para fazer o FC Porto passar mal e a equipa não merece tanta infelicidade, parece haver um "astral" negativo que causa sempre um aborrecimento imprevisto e inaudito até.
    Mesmo assim, o FC Porto resiste e avança. Agora também contra o infortúnio (lesão de Fucile, mas gosto muito de ver M. Lopes e acho que esteve muito bem).

    ResponderEliminar
  11. Fdx, até custa ser este o único blog portista onde as pessoas falam bem do nosso clube. Do mal o menos...
    Ainda dizem que a onda de levar o SLB às cavalitas não tem influência nenhuma...

    ResponderEliminar
  12. Meus Caros Amigos,
    Ontem gostei do nosso F.C.Porto!Marcamos cinco golos,só três é que valeram e voltamos a falhar umas quantas oportunidades!O meio campo construiu mais jogo,mas temos de estar mais atentos na defesa!
    Saudações Portistas
    duck

    ResponderEliminar
  13. Podia de facto ter goleado mas mais uma vez teve que sofrer. Sinceramente até achei que foi uma das melhores exibições no Dragão nesta época. Todavia, a escassez no resultado não permite transparecer isso.

    http://futebolstorming.blogspot.com

    "Jornalismo (des)informativo"

    Visitem!

    ResponderEliminar
  14. Apesar do gelo que apanhei foi um bom jogo, mesmo com os calafrios ao cair do pano.

    Gostei da equipa depois da saída do Miguel Lopes e entrada do Farias. Vi boas combinações entre o Farias e o Falcão (incansável a vir atrás buscar jogo) o que me leva a pensar que deviam jogar mais vezes juntos.

    Enquanto há jogos em que se percebe que a equipa não tem força para dar a volta (por ex: Belenenses este ano), ontem depois dos empates viu-se que a qualquer momento íamos dar a volta. É um bom sinal.

    Só não se percebe o desacerto no final. Embora lhe reconheça o esforço, o Tomás Costa é seguramente o pior jogador do Porto e contribuiu muito para os péssimos minutos finais.

    Abraço
    AJ

    ResponderEliminar
  15. "jamais aprenderá a dar a estocada final quando o adversário está no tapete".

    Especialmente se os árbitros anulam golos indevidamente...

    "demonstrou uma vez mais não confiar nas capacidades da equipa e, mesmo contra dez, quando se apanhou em vantagem no marcador, não hesitou em fazer as substituições que lhe dessem mais garantias defensivas!!

    Como eu entendo, as substituições parecem-me normais nestas circunstâncias.

    Temos a tendência de criticar por criticar. E dá nisto. Com todo o respeito pela opinião do pentacampeão, um dos muitos que não esconde a falta de paciência, entendível nalguns casos, face aos tremeliques desta época.

    ResponderEliminar
  16. Que tal escreverem qq coisa sobre o artugo nº532473284924/20, o tal mencionado pedo politico-advogado-comentador-dirigente desportivo e também defendido pelo cineasta aquando do leiria-benfica? O tal do jogo perigoso transformado em livre em directo (penalti) porque atingiu o Aimar? É que houve uma situação igual mas estes tipos gostam de fazer de parvos quem ve televisao e perde tempo a ouvi-los mas os nosos representantes também só querem o deles ao fim do mês!!
    Espero que o Dr. Rui Moreira não tenha memória curta e encoste o cineasta. Com a vossa ajuda, claro.

    P.S.- para mim, nenhum dos lanes é penalti.

    ResponderEliminar
  17. O resultado acaba por não ser o melhor, pois merecíamos uma maior diferença de golos, mas temos os três pontos, que é o que interessa!
    Destaque para Helton, e Falcao que "bizou".

    Gaspar

    ResponderEliminar