28 janeiro 2010

É o bater no fundo. É o abismo. É a barbárie total, bem à moda peninsular sulista.

Nota: O texto abaixo transcrito foi escrito pelo Soren.

Numa sequência infindável de pulhices, o “país benfica” exulta de prazer orgásmico. O clube de Lisboa e Portugal e bairro de Benfica, que paga as suas dívidas ao fisco com acções de valor zero, e compra e vende jogadores a si mesmo, continua a desenvolver o seu estilo comportamental híbrido, entre o sul-americano anárquico e o africano absolutista (Angola é já ali). Entretanto, está apurado o favor da EPUL através da Câmara de Lisboa: 65ME para fazer um antro que tem problemas nas catacumbas onde guardam droga e explosivos e os túneis são uma ameaça séria à sustentabilidade de tanta argúcia para se manterem de pé…


Ao controlo das instâncias de poder decisório do desporto em Portugal (incluindo aquelas que envolvem decisões de ética baseadas em conhecimento cientifico – vulgo controlo antidopagem), junta-se a conivência dos órgãos de soberania com uma violência sem precedentes contra a instituição FC Porto por parte do clube de Benfica. Tudo para não destoarem da protecção escabrosa a que se prestam todos os Órgãos de Comunicação Social (OCS) em Portugal na defesa desse mesmo clube de Benfica. A impunidade é total e o povo do Norte, que é vitima de roubos descarados por parte do poder politico, nada faz. Reelege, por exemplo, Rui Rio, que tinha deixado desviar fundos do QREN da cidade onde exerce a função de presidente da autarquia para a cidade onde quer residir num futuro mais próximo.

Perante o estilo barbárico do Sul, o Norte, incompreensivelmente, responde com silêncio e apatia.

É visível ano após ano, a evolução no estilo barbárico das gentes “civilizadas” da capital falida. Os primeiros motins organizados no início do milénio, que levaram Filipe Santos à sala de cirurgia, em risco de perder a visão, ocorriam em túneis de menores dimensões e de parca iluminação, no pavilhão da Luz, para onde eram arremessados “cocktails molotov”, sempre que um qualquer vulto de azul ali passasse. Túneis ainda sem instalação de “câmaras”.

Ora com o aparecimento de um histerismo de castração cerebral, baseado no “american bullshit” chamado Big Brother, o uso de câmaras nos túneis tornou-se uma “obrigatoriedade cívica”. Em túneis de gente civilizada, entenda-se.

Em conjunto com a patética acção da polícia portuguesa, conivente com os atropelos à liberdade de direitos dos cidadãos do Norte de Portugal, as gentes bárbaras civilizadas instigam os “defensores” da soberania, a deslocarem-se fardados para uma das portagens de uma qualquer auto-estrada nos limites do império lissabónico, a parar um grupo vestido de azul que quase passava a fronteira “impunemente”. Os instigadores terão alertado a polícia para o facto de o trajecto das gentes azuis não incluir a passagem em nenhum túnel. Não tinham ainda uma técnica apurada de arremesso de cocktails em espaço aberto, embora já o tivessem experimentado em várias ocasiões.

Dito e feito. Semanas depois, novo grupo azul desloca-se à capital falida para apoiar a mais galardoada equipa de sempre do hóquei em patins deste pobre país de Eusébios e Sebastiões. No intervalo de mais um festival azul em pavilhão vermelho, imagens de um autocarro azul a arder são transmitidas por um dos órgãos de comunicação do poder vermelho. A técnica de arremesso de cocktails em espaço aberto tinha sido aprimorada. Diz-se na capital falida que o instrutor de arremesso teria sido um dos assassinos de um adepto sportinguista numa final da Taça de Portugal. Até então a arma de arremesso era o “very light”. Very, very impressive.

Os treinos de arremesso prosseguiram num jogo de uma final de um campeonato de juniores. Um grupo de energúmenos do arremesso, entram pela Academia de Alcochete adentro e “ganham” sozinhos (ou com a ajuda da sempre competente Federação Portuguesa de Futebol) o campeonato nacional de juniores de futebol. Impressionante.

A passagem para a acção electronicamente assistida em túneis iluminados, foi um passo natural.

A contratação de indivíduos desconhecidos para provocar os jogadores do FCPorto no túnel da Luz é prática corrente, não foi iniciada em 2008.

Não pode o cidadão equilibrado, porém, quedar-se entre a apatia e a estupefacção perante as cenas dos túneis quando na mesma arena há tipos que saltam os curros e agridem o árbitro auxiliar. Que diabo!, Santo Deus!

O cidadão equilibrado não pode nem deve quedar-se entre a apatia e estupefacção quando em zona limítrofe da capital da barbárie, ocorre uma tentativa de assassinato do Presidente do FC Porto, nem quando pela enésima vez, o autocarro do FC Porto é apedrejado em terra de “tias” e gente do Jet 8.

Está na hora de dizer basta. Os apitos Dourados que não podem ser Encarnados, os casos dos túneis que não podem ser sequer apreciados para que os melhores interpretes do FC Porto fiquem de fora de combate, a violência repetida, que passa impune e a protecção e encobrimento fétidos que a Comunicação Social oferece aos prevaricadores têm que ter resposta. Queriam investigar e condenar Pinto da Costa, pois condenassem. Mas teriam de investigar e condenar todos os dirigentes primodivisionários do nosso pseudo-futebol.

O facciosismo das entidades que governam o desporto em Portugal e a protecção contínua dos OCS aos atropelos e perseguição ao Porto cidade e ao seu clube mais representativo não podem passar impunes. Ou as gentes do Porto continuarão a cavar a sua própria sepultura.

Já todos repararam que as elites da cidade do Porto estão vendidas ao dinheiro miserável do centralismo. Se não estão, provem-no. Faço aqui o mesmo repto que foi feito no blogue Renovar o Porto, aos comentadores desportivos que representam o FC Porto nos “debates” da Comunicação Social do regime. Saiam. Batam com a porta. Ou pelo menos ameacem sair em simultâneo. Se não o fizerem, são coniventes com a situação terceiro-mundista de ataque descarado ao Estado de Direito que vivemos actualmente.

Quanto à SAD do FC Porto, não há como qualificar nem a apatia perante esta situação, nem o distanciamento inexplicável em relação aos adeptos. A mesma SAD que não deu ao treinador soluções para substituir as pedras decisivas que perdeu em mais um Verão de milhões.

12 comentários:

  1. Seria interessante recuperar algumas das denúncias vindas a público no dossier apito encarnado
    http://oantilampiao.blogspot.com/2007/08/tu-luis.html

    ResponderEliminar
  2. Excelente Soren. Mesmo longe, vais continuando mais atento do que a maioria de alguns SADistas.

    ResponderEliminar
  3. Seria interessante a nossa SAD estar mais atenta e reagir de pronto!
    O que seria dõ nosso Clube se esta notícia tivesse a vêr com ele?Ainda não me esqueci da penhora da retrete!
    Saudações Portistas
    duck

    ResponderEliminar
  4. Melhor foi o BA que lhes chamou pelos nomes...
    O mais certo é ter perdido mais uns negociozitos.
    Melhor do que ninguém este sabe o que lhe causou aquele Sr. que se veste de preto como um cigano, e que anda muito perto do Ralo da Banheira e do Hum…Hum..
    Ainda existe gente no norte com bolas no meio das pernas.
    Não admira por isso como apareceu a TVEncornada e etc…
    Nós pagamos, vamo-nos rindo e ainda batemos palmas.

    ResponderEliminar
  5. Meus caros, isto nao vai la com palavras. Ou se for tem que ser com discussoes de fundo como a regionalizaçao e manifestaçoes contra o centralismo e a doença maior da sociedade portuguesa: o benfiquismo de garrafao.

    Como é possivel tanta aberraçao e tanto favorecimento vermelho sem que exista um grito de basta, a uma so voz, daqueles que teem acesso aos orgaos de comunicaçao social do regime?

    Como é possivel que nada tenha ainda acontecido a esse ser chamado Ricardo Costa? Como pode esse individuo continuar a passear-se pelas ruas do meu pais, impunemente?

    Sera que as elites do Porto nao se organizam contra isto? Como é que Rui Rio é reeleito? O que se passa com o povo do Porto? Mas as pessoas ja nao acreditam em nada? Sera que unico que nao atira a toalha ao chao é Pinto da Costa?

    Quais os interesses que estao por detras da nossa SAD para que ninguém de a cara em nenhuma situaçao? Estarao as coisas assim tao "embrulhadas", que se torna impossivel abrir a boca?

    Isso nao é um pais. Isso é um bananal vermelho. E as gentes do Porto sao coniventes com o que se esta a passar. Ha que destruir a unica instituiçao que faz frente a Lisboa. De qualquer forma, de qualquer maneira, com todos os meios disponiveis. Legais e ilegais. Uma vergonha.

    ResponderEliminar
  6. Soren,

    Pois, basicamente é isso.

    Não creio que existam coisas 'embrulhadas' na nossa SAD. Eles têm plena consciência da agenda da Liga e do seu CD pelo que definiram uma estratégia que, como sabem, passou muito pela abstinência verbal. Eu até percebo. É uma forma de blindar o clube mas há muito que não chega. E o problema agora parece-me muito grave: ninguém nos respeita. Nem a liga, nem os árbitros nem a CS. Se nos respeitassem, as arbitragens seriam muito mais justas, tanto as nossas como as dos outros. Já viram o à vontade com que se anulam golos limpos no Dragão? Até golos que depois de comprovam bem anulados mas só depois de ver e rever imagens em para-arranca são sempre anulados. Nunca há dúvidas... Os árbitros sentem-se à vontade e fazem questão de nos castrar. E o que mais me incomoda são os lances estilo o pé em riste sobre o Rodriguez em Belém com o Olarápio todo zangado a dizer que não foi nada. Fez um sacrifício para deixar entrar o médico em campo e, ao intervalo, quando este mesmo foi tranquilamente falar com ele, ignorou-o. Virava a cabeça para o lado com desprezo... Faz-me lembrar a cara do Lucílio aquando dos protestos no lance do Katsuranis sobre o Anderson: também ele gritou para os portistas "não foi nada!". Pois...

    Eu, como já referi antes, não vejo solução para isto. Ao contrário do que leio em alguns lados, não acho que seja igual a outros anos. Está muito pior e o próprio hermínio já está desejoso para se por ao fresco pois o que aí vem não me parece que vá orgulhar muita gente. O último que feche a porta.

    Eu aceito que existam discrepâncias aqui e ali mas os organismos têm de acima de tudo ser isentos e competentes. Estes são incompetentes propositadamente (ou muito competentes...). Não havendo credibilidade, como é que podem haver vencedores? Para história, ficam os números, é certo, mas ninguém pode esconder a vergonha duma organização viciada.

    E estando as coisas viciadas, como é que se contraria? Não se contraria... A única esperança é que por algum milagre vá para lá alguém com um mínimo de brio profissional. Nem me interessa muito o clube, mas se existe alguém assim, seria um messias na liga. Mas acaba por ser uma perfeita utopia já que até as eleições tem as suas vicissitudes...

    A nossa agonia não vai durar muito mais tempo. Daqui a 3 semanas estamos já a uns 10 ou 12 pontos dos líderes e a planear a próxima época. Fica o treinador, não fica, quem sai quem vem... uns fait divers para entreter a malta enquanto o Portugal benfica vai orgasticamente até ao podium.

    ResponderEliminar
  7. Fdx, e o Sporting, que faz com isto tudo? Também concorda, também está tudo bem? Está com medo só porque está a lutar por ir à UEFA?
    Não percebo. Merda de país. Depois queixam-se que os estádios estão vazios.

    ResponderEliminar
  8. A alarvidade dos porcos no seu esplendor, como se houvesse dúvidas que os sabujos eram o clube do regime, mais me enoja é que quando o badameco do rio fez aquela cruzada contra o FUTEBOL CLUBE DO PORTO, houve uns quejandos de auto intitulados "portistas" que o apoiaram, gostaria agora de os ver dizer algo sobre esta badalhoquice ,mas duvido para mim foram sempre jotinhas invertebrados, como Belmiro Azevedo tem razão, quanto aos xuxas o pinóquio e acólitos fazem e sempre fizeram parte do clube do regime.

    ResponderEliminar
  9. Quando saiu a notícia que o Benfica prometeu salvo erro à Euroarea que faria uma circulação de influências para alteração do PDM para beneficiar esta empresa, o povo apenas se preocupou com o dinheiro que eles tinham de pagar caso não o conseguissem!

    Queres mais provas do que isto? A tal promiscuidade entre futebol e política não ficou logo provada aqui?

    Ainda hoje na RTP, a notícia foi dada num ápice, nem direito a reportagem teve (foi o pivot que a narrou com umas imagens por trás) e, quando teve de dizer que foi para beneficiar o Benfica, deu a sensação que o queria dizer de fininho para ninguém ouvir.

    Isto tornou-se de tal maneira absurdo que já se sabe que não dará em nada.

    Como o caso de ameaças de morte a arbitros. Conseguiram abafar a notícia num ápice.

    ResponderEliminar
  10. Indirectamente as respectivas Câmaras Municipais participaram na construção dos estádios dos clubes com os seguintes valores (seja em verbas ou em espécies), até Julho de 2005:

    SLB - 49.503.359,70 €
    SCP - 10.061.900,00 €
    FCP - 152.228.966,00 €
    BFC - 1.009.750 €

    ResponderEliminar
  11. Estádio da Luz
    Comissão criada pela Câmara de Lisboa nunca fiscalizou contrato com o Benfica
    28.01.2010 - 22:35 Mariana Oliveira

    Há várias coisas estranhas no contrato feito entre a câmara e o Benfica

    A Câmara Municipal de Lisboa demitiu-se de fiscalizar o contrato-programa que assinou com o Benfica em Julho de 2002 que se traduziu num apoio de quase 65,4 milhões de euros para a construção do novo Estádio da Luz, para o Euro 2004. O próprio acordo previa a nomeação de uma Comissão de Acompanhamento, responsável por controlar o cumprimento do contrato, mas tal comissão só foi criada mais de quatro anos após a assinatura do documento, em Novembro de 2006. E nunca reuniu, nem tomou qualquer decisão.

    Isso mesmo resulta do relatório final que a Polícia Judiciária enviou para o Ministério Público, com as conclusões do inquérito que teve origem numa denúncia do vereador José Sá Fernandes, precisamente em Novembro de 2006. Nessa altura, Sá Fernandes acusava o então presidente da autarquia, Carmona Rodrigues -um dos arguidos no processo - de ter entregue ao Benfica 8,1 milhões de euros sem autorização do Executivo e da Assembleia Municipal (AM).

    Em causa estava uma das cláusulas do contrato-programa que previa que a câmara, através da Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL), assegurasse “a construção dos ramais de ligações às infra-estruturas de subsolo para o novo estádio, bem como a fiscalização e consultoria da obra”.

    Em 2002, antes da assinatura do contrato, Pedro Santana Lopes, então presidente da autarquia, disse na AM que o clube tinha pedido cinco milhões de euros para a realização desses trabalhos. Mas Santana preferiu ficar com o encargo e explicou ter tomado essa opção porque contava que a despesa ficasse por menos de um quinto aos cofres do município.

    Em Fevereiro de 2003, Carmona Rodrigues, então vice-presidente da câmara, enviou um fax à EPUL com a minuta do contrato de execução que viria a ser assinado por essa empresa e pelo Benfica. O texto alargava o âmbito de participação da câmara/EPUL nas obras e previa a atribuição de uma comparticipação financeira de 6,8 milhões de euros, em contradição com o que tinha sido assinado no contrato-programa. Na realidade, a EPUL pagou 8,1 milhões de euros ao clube, justificando o excesso com o pagamento do IVA.

    Um inquérito feito por um outra administração da própria EPUL detectou mais irregularidades. A empresa pagou inúmeras despesas realizadas antes da assinatura do contrato-programa, em Julho de 2002. Além disso, 80 por cento das que respeitavam o prazo diziam respeito a “assessorias e consultorias”.

    Outra anomalia detectada foi o pagamento de 9,975 milhões de euros pela EPUL ao Benfica em 31 de Dezembro de 2004, pelos eventuais lucros da construção de 200 fogos num terreno no Vale de Santo António, habitações essas que até hoje ainda não foram construídas. Em violação do contrato de execução, a EPUL pagou ainda 32,4 milhões de euros do terreno que o Benfica vendeu (imóvel este doado ao clube pela câmara) entre Janeiro e Novembro de 2003, apesar da escritura de compra e venda ter sido realizada só em Setembro de 2004.

    ResponderEliminar
  12. Eu, enquanto portista, gostava de ver de uma vez por todas uma desmistificação destes "152 milhões". É evidente que se incluem as obras do metro também devem andar aí a meter obras na ponte da Arrábida também... Mas gostava de me tranquilizar.

    ResponderEliminar