05 março 2011

Dar stickada... sempre com classe!

Depois de 7-5 ao Benfica no hóquei, com parciais de 4-1 (ao intervalo) e 7-4 quase até ao fim, o futebol do FC Porto também deixou o Benfica a pão e água. A força tranquila do FC Porto desfez a organização defensiva do V. Guimarães. E, ao contrário do Benfica, não é preciso empurrar, simular, enganar, iludir, pressionar árbitros. O FC Porto, com classe, lá adiantou mais três pontos à sua fantástica saga e diminuiu uma jornada no caminho que inevitável e iniludível leva ao título a sair quando as manchetes tiverem, por um dia só, o azul predominante que marca de forma indelével, esta Liga 2010-2011.
Um treinador competente e um plantel rico e variado mudaram a feição da partida frente aos irredutíveis afonsinos remetidos à defesa e tanto que na 2ª parte nem remataram para Helton, mesmo a perder... Falcao desbloqueou, com um tiro rasteiro e cruzado, numa boa desmarcação para acolher um passe de morte de James. Mas foi a nova colocação do puto, de novo no vértice do losango do meio-campo refeito por AVB, a virar o jogo como em Olhão. O técnico mudou outra vez o 4x3x3 em 4x4x2 e logo resultou, como na ronda anterior. Prova da solidez de conceitos e persuasão assumida pelo plantel capaz de mudar a sua cara e transformar o jogo. Mérito do treinador e capacidade de adaptação, fruto do trabalho e não da gritaria e da basófia, sendo o "miúdo" a dar cartas que os jogadores depois transformam em trunfos. Sem empurrões, sem simulações, sem enganos, sem desespero. Com classe.
Cristian Rodriguez sentenciou nos descontos, num contra-ataque que devia ter resultado antes mas Ruben Micael continua melhor a passar, isolando o uruguaio, do que a rematar, quando falhou antes o 2-0. E tudo quando os vitorianos presionavam com empurrões, simulações, gritaria e ilusões, sem se perceber que jogo viu Manuel Machado para se atirar ao árbitro - parece o outro, a quem chamou cretino... - por não ter mostrado amarelos aos portistas e sete aos seus jogadores que não mereceram outra coisa com tanta falta feia. E Jorge Sousa se pecou foi por inventar faltas inacreditáveis contra o FC Porto, fosse junto à área vitoriana (uma a Cristian Rodriguez que nem tocou no adversário fiteiro) ou perto da de Helton, sem deixar sair o contra-ataque portista.
Mas há muita gente que anda a ver filmes a mais e amiúde ao contrário. A longa metragem do FC Porto é que marcou outro ponto alto com a 10ª vitória consecutiva que supera a média de um empate por cada nove triunfos como nos anteriores 30 jogos sem perder.
Fantástico FC Porto!

12 comentários:

  1. Se um cretino é um cretino,um mentiroso tem perna curta...ainda o jogo estava a começar e depois de uma sarrafada a merecer amareloalaranjado para o abutre vitoriano eis que é admoestado o calmo e sereno Rolando!Como pode o paspalho vir repetir sem que alguem o corrija que os "do outro lado"ou seja o FCPorto não teve qualquer amarelo?!!!Se na "Capoeira"jogassem com metade da vontade de hoje,por certo acabariam o jogo com oito ou nove jogadores em campo...mas como está na moda malhar nos mesmos e sempre a favor do vento...força!

    ResponderEliminar
  2. Mas também muito sofrimento, porque o Vitória esteve sempre na expectativa e só a partir dos 67 minutos se abriu um pouco, para poder perder por mais...

    ResponderEliminar
  3. este MM é um medíocre. Medíocre e ressabiado, sem nível nenhum. Afinal um vintém é sempre um vintém, como ele se diz!
    Tantos "elogios" quando visita a casa-mãe, e sempre tão azedo quando perde por aqui, afinal o que ele faz frequentemente.
    Mais um pequenino, sem talento, arte ou dignidade.
    Até para o ano, que felizmente só tenho que o aturar 2 vezes por ano

    ResponderEliminar
  4. Caro Zé Luís,

    Ainda não parei de rir com esta sua frase: "E, ao contrário do Benfica, não é preciso empurrar, simular, enganar, iludir, pressionar árbitros."
    Pena o youtube e o google estarem sempre a estragar os seus textos com factos .)

    http://www.youtube.com/watch?v=lN7SKLlOVf4&feature=related

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,

    Primeiras palavras para um treinador que admiro, mas que ontem foi infeliz, ao culpar o árbitro pela derrota da sua equipa.
    Manuel Machado ontem traçou uma estratégia errada para vir jogar ao Dragão. Alterou o esquema habitual, deixou Edgar no banco, e se perdeu foi por culpa própria. Veio nitidamente à procura do empate, e só Nilson e a nossa ineficácia na finalização lhe valeram para não sair humilhado do Dragão.
    Jorge Sousa prejudicou o FC Porto logo na primeira parte ao não expulsar Jorge Ribeiro após entrada violenta com os pitões na cocha de Moutinho.
    Na segunda parte o Vitória não efectuou um único remate.
    O Vitória deu menos réplica ao FC Porto, que por exemplo o Pinhalnovense.
    Foi o adversário mais "cagão" que passou pelo Dragão esta época em todas as competições.

    Ontem o FC Porto entrou pouco agressivo no jogo. Depois do brilhante jogo que fez em Olhão, Belluschi apareceu muito desconcentrado, a errar muitos passes, e compreende-se, Belluschi teve uma semana de emoções fortes com o nascimento da sua filha Francesca na quarta-feira, e por conseguinte psicológicamnete não estaria a 100 %.

    No meio campo Moutinho e Fernando lutaram imenso, e Fernando esteve muito bem no capitulo das recuperações de bola, e cortes providenciais nas saídas para contra-ataque do Vitória.

    Mesmo sem rubricarmos uma grande primeira parte, tivemos as melhores ocasiões de golo, uma delas flagrante desperdiçada por Maicon.

    Na segunda parte entramos muito mais agressivos, e Villas-Boas sem demoras, colocou Guarin em campo e a partir desse momento ganhamos o meio campo e o jogo.
    O golo acabou por surgir com naturalidade, num excelente passe de James para Falcao, e o segundo depois por Cebola, que entrou muito bem no jogo, e que matou o desafio confirmando uma importante vitória rumo ao título.

    Destaques individuais para Falcao, na minha opinião o melhor em campo pelo que lutou. Helton, Fernando, Fucile e Rolando estiveram seguros na defesa.
    Penso que Maicon foi titular para marcar Edgar, que acabou por ficar no banco. Maicon é forte no jogo aéreo, e assim poderia travar o goleador Edgar cujo forte é precisamente o jogo aéreo.

    Alvaro deu muita velocidade ao jogo, apenas falhando na decisão final das jogadas.
    James é um excelente jogador, de grande qualidade técnica e de último passe, e foi mais uma vez decisivo.
    Varela esteve uns furos abaixo do habitual.

    Última nota para o público que esteve em bom número para apoiar a equipa, aproveitando a tarde de ontem que foi fantástica, com a vitória sobre os visitantes no hóquei e mais uma vitória no basquetebol, e assim nas 3 modalidades estamos em 1º. lugar.

    Abraço e bom domingo

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Vitória normal da única equipa que jogou com esse objectivo.

    Primeira parte que só não teve golos pela ineficácia dos remates portistas, rectificada no segundo tempo, onde Álvaro Pereira, James Rodríguez, Falcao e Guarín sobressaíram pela importância das suas performances na construção de mais uma vitória, a 20ª em 22 jogos, que nos catapulta com mais vigor para a conquista do ambicionado título.

    Parabéns para esta equipa e para o seu treinador que esteve particularmente feliz nas substituições.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Não tem que rir, aliás essa reacção é de quem entendeu tudo o que afirmo e não é preciso ir ao you tube que continua bem fresco na memória o que são os cotovelos do Cardozo, a pressão sobre os árbitros, as simulações do Caimar, Caientrão, Caiviola e agora Caisalvio, é tudo bem recente e indecente.

    ResponderEliminar
  8. Fui ver o vídeo do Ilha-man.

    As imagens são de antes ou depois de 1755?

    ResponderEliminar
  9. Hoje, a teoria de que é mais difícil jogar contra 10 foi posta no caixote do lixo!...Voltamos à tese de que jogar com 10 é muito ingrato...Até o FCdoPorto ter que jogar com menos 1, aí voltaremos a abraçar a tese anterior...

    ResponderEliminar
  10. Caro Zé Luís,

    Já lhe disse em comentário anterior que o Cardoso pensa que dar cotoveladas nos adversários é legal desde a final da taça da liga do ano passado.

    ResponderEliminar
  11. Caro Justiceiro Azul

    Acho que o vídeo é da altura em que o FCP ganhava pentas sem ser "preciso empurrar, simular, enganar, iludir, pressionar árbitros."

    Caro Zé Luis

    O título do seu post é genial.Pedro Gil não diria melhor:"Dar stickada... sempre com classe! "

    ResponderEliminar