18 março 2012

'Killieing' Celtic softly

Confesso que sou Celtic no futebol escocês e uma opção/gosto pessoal muito antes da final de Sevilha que decerto fez muitos portistas admirarem os "católicos" de Glasgow, pela final proporcionada em 2003 e os fantásticos adeptos que coloriram a Taça UEFA dessa época do triplo portista com campeonato e Taça de Portugal. Curiosamente, gostava do equipamento com largas listas horizontais verdes e brancas, nos anos 70, sendo a primeira equipa a usar número nos calções brancos, e números grandes, de lado. Nasceu assim o meu gosto pelo Celtic que à época era uma importante equipa no panorama europeu (9 títulos consecutivos na Escócia com Jock Stein), foi a primeira equipa britânica campeã da Europa ao ganhar ao Inter no Jamor por 2-1 em 1967 e teve ao tempo jogadores formidáveis.
Mas hoje deu-me gozo ver o Kilmarnock ganhar aos favoritos na final da Taça da Liga escocesa.
Sou um tradicionalista por natureza no futebol, fruto do meu gosto pelo futebol britânico desde miúdo. E que melhor do que ver o mais antigo clube profissional escocês, fundado em 1869 (dos mais antigos de todo o Reino Unido, aliás) e que disputou o primeiro jogo da história na Escócia na eliminatória inaugural da Taça com o Renfrew em 1873, ganhar uma prova em que tinha perdido as cinco finais anteriores, uma delas por 5-0 com o Celtic já este século?
De resto, o "Killie" (nickname) equipa de azul e branco desde a fundação, embora hoje tenha jogado com o alternativo amarelo e as suas listas eram horizontais, como as do Celtic, embora hoje use verticais. Adorei ver 20% dos 50 mil lugares de Hampden, menos de uma curva, ocupados pelos azuis-e-brancos para vitoriarem uma equipa que não sofreu qualquer golo na competição esta época e eliminou o vizinho (do mesmo condado de Ayrshire) Ayr United na semifinal, os dois únicos clubes profissionais da costa oeste escocesa.
Uma só vez campeão escocês em 1965 quando precisou de ir ganhar ao Hearts por 2-0 para arrebatar o título aos "protestantes" de Edimburgo na última jornada, o "Killie" tornou-se apenas o 9º clube escocês a ganhar as três provas domésticas, contando também três vitórias na SFA Cup, a última em 1997. Utiliza o Rugby Park desde 1899, embora mudado de sítio mas mantendo o nome do campo onde o clube passou do cricket para o râguebi para ocupar a época, mudando a tempo para iniciar o futebol na Escócia com aquela história partida de estreia com o Renfrew.
Como o futebol britânico está cheio de contos de fadas, o autor do golo da vitória hoje foi um belga contratado em Janeiro a um clube cipriota, Dieter van Tornhout, que faz hoje anos e marcou o seu primeiro golo pelo clube. E o técnico Kenny Shiels, que tem o filho Dean titular na equipa, ambos norte-irlandeses, nunca orientou uma equipa profissional depois de carreira feita, de jogador e treinador, no amadorismo do Ulster onde também nada ganhou de importante em clubes menores ainda que da I Liga norte-irlandesa. Kenny Shiels, de qualquer forma, já ganhou ao Rangers duas vezes na Liga esta época e o Celtic esteve a perder 3-0 (chegou a 3-3) no Rugby Park no início do campeonato.
Gostei de ver (a 2ª parte apenas) a forma organizada e combativa como o "Killie" jogou, marcando numa jogada de envolvimento aos 84' com cinco jogadores na área para seis defensores. E vai voltar à Europa onde já competiu por nove vezes e foi semfinalista da Taça das Feiras há 45 anos, afastado pelo Leeds.
Uma prova de que não há vencedores antecipados, apesar do poder esmagador do Celtic na Liga (21 pontos à frente do Rangers, que teve -10 por irregularidades financeiras) mas a confirmar também que há coisas inexplicáveis em finais de taça e fatalidades que justificam 15 derrotas em 29 finais para um clube que disputou 13 finais consecutivas com a sequência de 5v-4d-4v nos anos 70-80.
E quando todos esperavam o "treble" para o Celtic, ainda presente nas meias-finais da SFA Cup, a pressão foi imensa e os verdes de Glasgow perderam ao fim de 26 jogos domésticos.
Uma tarde de taça, ontem manchada pelo desfalecimento do médio Muamba do Bolton ante o Tottenham, em Inglaterra, ganhando o Liverpool (2-1 ao Stoke) e o Chelsea ao Leicester (5-2) com Raul Meireles a oferecer dois golos a Torres (3-0 e 4-1) que não marcava há 21 jogos e o espanhol a retribuir dando ao ex-portista o último tento.

Essien parece estar de volta a tempo inteiro ao meio-campo do Chelsea, que apresentou muitas novidades em relação ao jogo da Champions com o Nápoles, Bosingwa voltou a ser titular, David Luiz entrou apenas nos minutos finais (e deixou espaço para o adversário da II Liga marcar...). Pelo que temos de confiar num bom final de época do Chelsea que 4ª feira visita o Man. City para a Liga a quem impôs a 1ª derrota no campeonato.

Uff, não há outra vez Liverpool-Chelsea como na Taça da Liga. O sorteio das meias-finais é Liverpool-Everton ou Sunderland e Tottenham ou Bolton/Chelsea. Dois derbies em perspectiva.

1 comentário:

  1. Continuamos sem saber se haverá consequencias das ameaças de Rui Costa ao director da liga

    http://oantilampiao.blogspot.pt/2012/03/o-terror-dos-tuneis-volta-ameacar.html

    Consulte-se então o Regulamento Disciplinar da Liga e ler atentamente o ponto 2 do artigo 52.º, que castiga “os clubes que exerçam violências físicas ou morais sobre delegados da Liga, observadores de árbitros, dirigentes, jogadores, treinadores, secretários ou auxiliares técnicos, médicos, massagistas e delegados ao jogo do Clube adversário (…)”: subtracção de seis pontos na classificação geral e/ou multa de € 25.000 a € 100.000.
    Este ensurdecedor silêncio está explicado.

    ResponderEliminar