03 março 2012

Para o treinador novato (e criticado) ganhar ao mestre da táctica é preciso uma ou duas coisas!

Eu já tinha visto o Porto melhor do que o Benfica no Dragão. Não percebi as críticas da altura: dos pacóvios de fora, enfim, nem aquece nem arrefece; de portistas tão parvos de bola como os idiotas alheios, podem espremer também e beber o sumo.
Hoje, como também vejo muito para além dos resultados, o FC Porto foi MUITO MELHOR do que a margem mínima (2-3) expõe.
Foi chegar, ver e vencer. Com carácter. O campeão esteve em campo. E resistiu a uma arbitragem miserável, um golo de ressalto após um canto e um golo de livre em falta inexistente. Para mim, era o caldo de galinha para arrumar com o jogo, confesso. Bastava ver os (cartões) amarelos, como o árbitro e a sua camisola. E as faltas: lances idênticos marcados de forma diferente. Tal como em Alvalade. No Sporting-Porto fiz essa crítica severa a Pedro Proença. Hoje repito-a. Proença marcou todas as faltas de braço na bola, para o Porto e o Benfica. Todas? Menos uma: braço de Cardozo na área, após um canto, o árbitro de frente, sem oposição, não marcou, havia 2-2. Um pé benfiquista no peito de Álvaro Pereira não foi falta. Um pé portista num peito de um benfiquista e foi falta. Dois minutos apenas de distância, ante o mesmo árbitro-auxiliar, na 2ª parte. Isto pouco depois de uma falta inexistente, de Djalma, ter valido o 2-1, mais um golo de bola parada.
O FC Porto tem muito mais futebol do que o Benfica. Para além de um carácter que não tínhamos visto antes, à excepção de Manchester mas soçobrando a alma à falta de eficácia.
Ironicamente, o FC Porto ganhou de bola parada. Jogando muito mais do que o Benfica. Também com mais preparação física, apesar das 48 horas (sem) a descansar... Ganhou de bola parada tirando um médio - o enorme Moutinho - e metendo um ponta-de-lança, Kléber. Quando o Benfica defendia o resultado, com a desculpa de ter menos um: como é que Maxi Pereira só viu amarelo, por protestar, nos descontos?
Ironia do destino, a capacidade física e táctica que inúmeros portistas há meia volta de campeonato vinham apontando à equipa técnica.
Para melhor enfiarem o barrete, os entendidos viram Maicon, tão ou mais maltratado do que o treinador, marcar, iluminando a luz do título, como eu tinha enfatizado na jornada anteior.
É preciso tê-los no sítio. A sério. O FC Porto teve tudo, até resistir a uma arbitragem tendenciosa.
nota final - ouvir falar de um golo em fora-de-jogo, vindo de quem teve um golo legalíssimo do Feirense mal anulado há poucas semanas e de quem, ganhando com um golo precedido de falta no Marítimo, com um golo em fora-de-jogo logo na 1ª jornada em Barcelos - e, em 2009, marcou em fora-de-jogo quilométrico de Urreta, só mesmo para rir. E esperar pelo parto prematuro de ouvir o presidente grunho falar de arbitragens ao cabo de oito meses de temporada. Mais o treinador-chiclete que está sempre online quando lhe convém. As galinhas doidas falam de um lance de Witsel, quando ele fez falta sobre Otamendi e o árbitro deu a lei da vantagem à entrada da área portista.
Mas isto é tudo, afinal, para encobrir que descobrimos o sucessor para o frangueiro Roberto, mas disso as musas antigas não cantam!

7 comentários:

  1. Jose Luis , estou plenamente de acordo e digo mais , o arbitro foi uma vergonha e prejudicou sempre o Porto , no entanto querem passar uma imagem de que fomos beneficiados.
    O golo é fora de jogo , mas ninguem falou do livre inexistente do qual resultou o 2º golo do 5 lb , nem da violência gratuita que Maxi,Javi, Cardoso e companhia aplicaram nos nossos jogadores e já para não falar no caseirismo gritante na marcação de faltas á entrada da nossa area!
    O FCP devia reagir ás declarações dos choramingas Viera e JJ e mostrarem com argumentos que não foi aquilo que querem passar!
    Recordo-me do pontapé na cabeça do Lucho, do pontapé no peito do Alvaro , das pantufadas de Gaitan em James , já para não falar no caceteiro do Maxi que andou á porrada o jogo todo...e já agora o primeiro amarelo do jogo era para o Cardoso por falta dura sobre Otamendi que com aquela entrada sobre Rolando, já não ia a tempo de marcar dois golos!
    Façam a retrospectiva e depois digam quem foi beneficiado!

    ResponderEliminar
  2. concordo em absoluto com mais esta excelente crónica.
    Apenas um acrescento,no FODEMOSIOS coloco também o sousa tavares .
    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  3. Ver só para um lado, é que destrói a beleza do futebol. Resumir um excelente jogo, disputado por grandes equipas, com grandes jogadores, com grandes golos de parte a parte, é de uma tristeza confrangedora. Inacreditável.

    Valha-nos a festa do momento, a beleza da comemoração dos golos, a esperteza de Hulk, e o xadrez de James Rodriguez, comandados por Lucho, Moutinho, e um grande Fernando.

    Que grande resposta deram mais uma vez Fernando e Maicon, a todos aqueles que os criticaram e que os apelidaram de patinhos feios, num jogo intenso e altamente disputado, com momentos de pura magia.

    Parabéns aos milhares de adeptos do FC Porto. Acreditamos sempre. V.Pereira no final, obrigou a equipa a dirigir-se aos adeptos agradecendo todo o apoio que a mesma recebeu, mesmo quando o adversário virou o marcador. Um verdadeiro Dragão, não vira a cara à luta, estivemos lá para o demonstrar. Não imaginam a espectacularidade de toda aquela falange de gente a invadir o Apagão, com as bandeiras azuis e brancas. Mete medo e respeito a qualquer adversário. Fantástico.
    V.Pereira percebeu bem o incentivo e o apoio que vinha da bancada, e mudando a tracção cilindrou o adversário.
    Parabéns mister...pela coragem demonstrada, ao colocar a carne toda no assador, enfrentando o adversário de peito aberto.
    É na contrariedade que se forjam os grandes homens.

    Não consigo parar de me rir a imaginar a cara dos "VIPS", que pediam as cabeças do técnico, de Maicon, de Fernando, de Djalma e de Otamendi.

    Para eles o meu grande AHAHAHAHAHAHHHH.

    Se não ganhas por pontos, ganhas por nok-out. Mister, nunca se esqueça disso!

    O sonho continua a comandar a vida. Carrega PORTOOOOO.

    http://portodragoinfire.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente estou contra a maré !

    Devo ter sido o único que viu um jogo muito sofrido, onde a defesa deu barraca varias vezes, onde só não perdemos pela incompetência de certos avançados da outra equipa.

    Mesmo com a vitoria do resultado, não me convenceu a vitoria no campo.
    Continuo a achar que a equipa tem problemas de motivação e tácticos. Fico cansado de ver sempre os mesmos problemas : Golos no inicio da segunda parte ( ou da primeira parte ) e lances de bola parada.

    Dizendo isto, fico muito feliz com esta vitoria, não tanto por mim que nao fiquei feliz com a exibição, mas pelo Vitor Pereira!

    Para mim como tecnico principal falta-lhe qualquer coisa no departamento psicologico, no de motivar os jogadores e preparar certos momentos do jogo.

    Mas como pessoa Vitor Pereira, como adepto do FCP Vitor Pereira, fico muito feliz por ele, que tenho a certeza que dá e sempre deu tudo o que sabe pelo seu clube, nosso clube.

    Mas eu sou muito rigoroso nestes aspectos, e não há "jobs for the boys".

    Para mim esta vitoria é completa do Vitor Pereira e seus jogadores, merecem toda a gloria.

    Sobre Otamendis, Maicons, Fernandos, sempre foram e sempre serão grande jogadores. Tal como Bellushis e Guarins e Fuciles. E espero Sousas pro ano !

    Nunca disse que Vitor Pereira ou Maicons não valiam nada, mas também não são Deuses agora. Maicon sempre foi um jogador que aprecio muito. E Vitor Pereira se ganhar mais experiencia e traquejo no departamento de ser O TECNICO PRINCIPAL poderá também ser um dos melhores treinadores do mundo.

    Para acabar, reconhecer as PESSOAS ( sim são ser humanos , como nós ) que estão no nosso clube não são perfeitas, têm qualidades e defeitos, racionais e emotivas, penso que não me faz menos Portista.
    Alias, penso que reconhecer isso me faz mais Portista do que as frases de " AMO-TE , SEMPRE , VOU MORRER NO CÉU COM O PORTO ".

    Vitor Pereira, continuo a achar que tens uns graves defeitos que precisas de corrigir, que de certeza se aprende com experiencia. Mas ESTOU MUITO FELIZ POR TI ! JÁ MERECIAS ! PARABÉNS !!!!

    ResponderEliminar
  5. só não viram também logo após o apito final a cuspidela do maxi pereira no james, já para não falar também das vergonhosas declarações do orelhas e do chcicletes que de certeza vão passar mais uma vez impunes...

    ResponderEliminar
  6. Num encontro de campeões, o campeão da liga portuguesa venceu sem espinhas o campeão da bazófia!

    Post magnifico com resumo perfeito do que também vi. Dou aqui as 5 estrelas que já não aparecem no blog(?).

    ResponderEliminar
  7. Ao tempo que eu andava a desejar que uns tantos críticos da família azul fossem obrigados a meter a viola no saco! Oxalá lhes sirva de lição, e que, de futuro, deixem o instrumento para quem o saiba tocar. Porque se aceitam críticas, não de quem saiba muito, mas...de quem seja capaz de fazer melhor.

    ResponderEliminar