26 março 2012

Hulk e... mais nada!

O jogo do FC Porto, ontem, resumiu-se a isto mesmo. Costuma dizer-se fulano e mais dez. Hoje em dia, é Hulk e mais nada. Hulk construiu as jogadas todas de golo, o meco austríaco falhou de baliza aberta a confirmar a sua marca medíocre que venho registando de forma assustadora. Teve de ser um pacense a marcar na própria baliza, Hulk foi, como frente à Académica, derrubado na área (pelo g.r. Cássio) e viu amarelo num penálti flagrantíssimo que o árbitro portuense, idiota como os outros, virou o bico ao prego. Hulk, que viu Cássio negar-lhe dois golos feitos, só não foi culpado da não marcação a Melgarejo num simples pontapé de canto. Porque nada mais existiu no FC Porto e foram dois pontos ingloriamente perdidos.
Já o disse e vou repetir: não sei como vamos ser campeões sem ponta-de-lança. O austríaco já não aguenta ao peso da sua mediocridade e do alto de 194 centímetros que não servem para nada. Kléber entrou a substituí-lo e continua a não existir, nem para perceber que deve marcar a hipótese de um passe atrasado para o g.r.. Desta vez, o fogacho de Lucho apagou-se de todo, reduzido a duas velocidades, devagarinho e parado. Sapunaru é a inutilidade ofensiva que assinalo sempre (Hulk meteu-lhe uma bola no espaço, para a área, e o romeno atirou-se contra um defesa: patético!) e que faz de Maicon, vou repetir também, um enorme defesa-direito que espero volte a jogar naquela posição. Helton não teve culpa, com um cabeceamento à entrada da pequena área mortífero, dos dois que fez Melgarejo na partida.

Com Michel e Melgarejo, dois jogadores de nível, na sua equipa, o FC Porto tinha vencido o jogo!
Vítor Pereira manteve o onze da Taça da Liga, metendo só Otamendi em vez de Mangala e James - o James que pedem a titular - em vez de Alex Sandro que esteve bem na última vitória. Se foi castigo ao jovem francês pela falha no golo de Cardozo, deve ser Otamendi (pareceu-me) a pagar a falha no golo de Melgarejo, está a marcar ninguém e Melgarejo nas suas costas à vontade para empatar. James esteve desaparecido na esquerda e não se entende como Vitor Pereira não aposta no brasileiro que precisa de rodagem e marcou um excelente golo na Choupana. Moutinho esforçado só a jogar para trás e Álvaro poupado a ir à linha mas quando foi cruzou sempre mal. Rolando parece só estorvar nas bolas paradas ofensivas. Penso que não esqueci ninguém. Os "9" com que entrámos na Luz não podem voltar a jogar, mas não percebi a intenção de Vítor Pereira deixar Fernando no banco para manter Defour que definitivamente não pode ser trinco pois não é carne nem peixe. E já muitos começam a perceber a fraca qualidade dos jogadores e a falta de ambição que os deixa petrificados com o caminho da glória à sua frente. Um ou outro patego ainda culpa VP, mas já nem esses o dizem convictamente. A maioria arrepela os cabelos, simplesmente, por não saber por onde lhes pegar (nas críticas, repetidas, à equipa ou a vários jogadores).

Vou assinalar mais uma coisa que ninguém notou ainda: em todas as semanas com três jogos, esta época, o FC Porto fracassou sempre, ou na Europa ou na ressaca. Facto e ponto. É claro que, como ontem, ficámos à espera que o Hulk resolva, o Hulk arranque, cruze e vá marcar. Quando só sobra Hulk, é claro que fica fácil anular o FC Porto sem mais referências para os adversários se preocuparem. Esse é o problema que a ausência de Falcao agravou: restava só Hulk e é o que ainda dá chama ao Dragão. Já viram o Manko do ataque, o Lucho parado e o James desaparecido, parece que VP também (não) os vê mas com gente tão fraquinha, sem ambição, o treinador não é ajudado. Percebe-se o fracasso com o City, também mal avaliado até em contraponto ao chouriço leonino que saiu a seguir e levou mais uns críticos a não perceberem a realidade: não pelo jogo jogado, mas pelo jogo não traduzido em golos por não haver quem saiba da coisa. Back to basics, lembram-se?

Enfim, o Braga pode hoje ser líder mas também não e nada está decidido enquanto o FC Porto não se assumir como campeão. Aliás, já por mais de uma vez repeti ao longo da época, que esta equipa não tem sede de vencer, à excepção dos jogos com o Benfica em que mostrou essa raça e foi superior. O problema é que o campeonato joga-se com todos e os tiros no pé sucedem-se quando se esperava um FC Porto pletórico depois do triunfo na Luz supostamente decisivo. Sim, os árbitros atrasam o passo, mas a equipa falha clamorosamente em mostrar o estatuto de campeão.
Se o FC Porto for campeão deve-o a Hulk. Vá, também a Helton. E mais nada.
Por falar em árbitro idiota (este que negou ao Feirense uma g.p. na Luz para eventual 2-2 à 2ª jornada), nem ele nem o auxiliar viram o pé de André Leão na cabeça de Kléber sem falta. Como poderiam ver o derrube de Peçanha a Hulk ao nível do relvado? Hugo Pacheco é uma nulidade e o auxiliar Alexandre Freitas também não existe.

A pressão do Benfica continua a surtir efeitos: foi em Paços de Ferreira com o pisa-pisa, depois da derrota na Luz; foi na taça da treta mas isso não vale um corno e foi agora em Olhão em mais uma cena surreal que a pasquinagem cobre indecentemente. Olha se tivessem penáltis a sério por assinalar transformados em cartões amarelos ao Cai viola, o Caimar e o Caidozo. Cof, cof, cof...

A vitória fraudulenta do Benfica na Mata Real, viciada mafiosamente pela arbitragem sadina da ocasião e o vesgo do bruto Esteves e o Venâncio Ver para Crer Tomé, não deu o mérito que o jogo dos pacenses merecia traduzir em resultado. Ontem, ao invés, só a sorte protegeu os pacenses com os árbitros a ajudarem-nos desta vez. Realmente, o futebol é uma vigarice e a classificação aldrabada.

8 comentários:

  1. Ze Luis,

    Antes de mais, uma correccao: O GR do Pacos e o Cassio e nao o Pessanha.

    So pude ver a segunda parte e, mesmo assim, pelo canto do olho, por isso nao posso dar grandes palpites.
    O pouco que vi foram alguns fogachos com gente a entrar na area e a esbarrar contra um GR inspirado... no caso do penalty flagrante sobre o Hulk, a expressao "esbarrar" tem um significado mais literal.

    Achei incrivel o golo sofrido pelo facto de o Melgarejo (que ate tinha "avisado" que queria ajudar os vermelhos) nao ter que dar um passo sequer para ir ter com a bola. Basicamente ficou parado, completamente solto, e so teve que saltar para acertar na bola...
    Este tipo de golos sao inadmissiveis.

    Nao sei o que se passa na cabeca dos nossos jogadores, mas ate parece que nao querem ser campeoes...
    Esta tudo preparado para termos um campeao inedito...

    ResponderEliminar
  2. Ontem no golo sofrido houve um bloqueio... mental e colectivo da equipa do Porto! Puta que os pariu, que não há ali um Jorge Costa ou um João Pinto para lhes berrar e foder a cabeça, cambada de morcões!

    (Zé Luis, o gajo que deixa o Melgarejo nas costas é o Lucho, o Otamendi ficou foi nas costas do Melga... mas estes bloqueios (mentais) nas bolas paradas são frequentes e vêm de há muito)

    Depois há um M.anko a acertar no poste a meio metro da baliza e com mais de 1,90m de altura em 500 bolas bombeadas para ele, ganha 2! Mas o Kleber é que é uma merda e merece os assobios...

    Já tou farto desta merda de JOGADORES primadonas que não sabem o que é jogar no Porto caralho!
    O TREINADOR não sabe (ou não o deixam?) por os meninos no sitio, que hoje em dia não são jogadores, são 'activos' duma merda duma $AD!

    ResponderEliminar
  3. A questão do ponta de lança, penso que vai mais além do que a mera qualidade ou falta dela dos 2 individuos (continuo a achar Kleber melhor que o M.anko).
    Não entendo o papel do "9" do Porto neste esquema. A ideia parece ser uma especie de jogo à Barça, com posse de bola em cima da area adversária e tentar furar, mas das duas uma, ou o treinador está a fazer mal a coisa e colocar peças fora do sitio (o caso James é o mais gritante, juntando-se agora a situação do Lucho a "10") ou não o deixam fazer mais (toda a gente sabe, ou pelo menos tem a noção que, excepção feita ao Mourinho, não há treinador que mande mais na equipa do que a sad) e está limitado nas opções, para além da falta de vontade/qualidade referida no post...

    Sobre o Defour parece-me outro caso de utilização fora do sitio e num plantel com 4 médios onde só um é trinco de raiz (como era o único quando ainda havia 7 ou 8 médios) e esse está lesionado/limitado, não há treinador que resista.
    Além disso, por muitas bolas que o Fernando corte, continuo a não gostar do gajo, acho que é um tipo de jogar muito limitado (não consegue defenir jogo, não faz passes de construção, continua a perder bolas divididas que parecem faceis) para aquela posição numa equipa como a do Porto e, apesar de tudo, prefiro ver a equipa a jogar com dois medios centro em perfil como na 1ª parte de ontem (e num ou outro momento desta época) porque dão muito mais dinamica a um meio campo que não tem um criativo nato.

    PS.Afinal, revendo o lance do golo sofrido, é Rolando e não Otamendi quem vem atrasado a correr atrás do Melga...)

    ResponderEliminar
  4. Só mais duas coisinhas:
    1-com maior ou meno azelhice, fazendo o somatório dos principais erros de arbitragem desta época (Olhanense-FCP, FCP-Academica, Gil-FCP, slb-feirense-slb, slb-guimaraes só para nomear alguns dos mais flagrantes) já dava para irmos com um avanço no minimo confortavel.

    2-como pequenas coisas no futebol fazem tanta mossa e dão em diferenças tão grandes: a motivação e entusiasmo de AVB e a presença de Falcao na equipa parecem-me as duas únicas coisas de diferente estre esta e a época passada...

    ResponderEliminar
  5. Obrigado por algumas correcções introduzidas.

    Quanto aos problemas da equipa, enfim, estamos cansados de falar nisso. Aborrece-nos a todos, claramente, tanto quanto os sistemáticos - e queria enfatizar SISTEMÁTICOS - erros de arbitragem.

    A propósito, não acho que Sapunaru tenha feito penálti. Até gostaria de achar, por considerá-lo medíocre e sem nível para jogar no FC Porto. Mas Sapu mesmo estendendoi o braço não derruba ninguém. Na pior das hipóteses faria um bloqueio, mas apenas gestual ou de carácter plástico. Não agarrou ninguém, não atirou ninguém ao chão - como Cássio, obrigado pela correcção -, e o árbitro deu o amarelo por Luisinho ter teatralizado a queda.

    Para mim não há penálti, mas da forma como esta época se vêem coisas que mais ninguém vê admito tudo. Até que foi fora da área, que é quando se vê o Sapu a estender o braço.

    Quanto ao Hulk, como diria o Paraty, foi falta por jogo passivo.

    Enfim, andamos nisto há meses e não há forma de pôr ponto final nesta treta toda.

    ResponderEliminar
  6. O Melgarejo é bom jogador, mas ontem só fez 2 remates. Sem oposição. Esta época, se diferença há, nota-se que os adversários têm mais largas, mais espaço para receberem a bola.

    Então, se foi o Lucho à frente dele no canto, nem sequer teve força para saltar, hein!

    ResponderEliminar
  7. Boas

    Sinceramente ainda não recuperei do soco nos estômago de ontem.

    Fui à mata real. Impressionante o cordão humano desde a saída da auto-estrada até ao estádio com uma concentração grande de pessoas às portas da mata real. Era o nosso dia. O arranque para o bi.

    Entramos nervosos mas melhoramos. Marcamos. Desperdiçamos. Sofremos. Desesperamos. Empatamos.

    A jogar como jogamos ontem, em 10 jogos contra o Paços ganhávamos 9 e empatávamos 1. Aconteceram os 10% como tem acontecido muitas vezes esta época.

    A explicação é obvia. Falta de “killer instinct”. Não temos ponta de lança. Embora não pertencendo ao clube de fãs de Vítor Pereira, acho que o homem ao longo da época tem vindo a melhorar mas não pode fazer mais. As 3 opções para ponta de lança que deram ao homem esta época são más. Walter, Kléber e Janko (que mau jogo ontem...). Fernando Santos e Oliveira, tiveram um Jardel, Mourinho o Derlei e o McCarthy, Adriense o Lisandro que sobrou para Jesualdo que ainda teve Falcão tal como AVB. Que diferença.

    Continuamos a depender só de nós mas as pessoas não acreditam. O povo saiu de rastos. Eu também. Pó caralho com isto.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. "A propósito, não acho que Sapunaru tenha feito penálti. Até gostaria de achar, por considerá-lo medíocre e sem nível para jogar no FC Porto. Mas Sapu mesmo estendendoi o braço não derruba ninguém. Na pior das hipóteses faria um bloqueio, mas apenas gestual ou de carácter plástico.
    (...)Para mim não há penálti, mas da forma como esta época se vêem coisas que mais ninguém vê admito tudo."

    É mesmo, neste lance até eu cheguei a admitir que fosse penalty, mas a coisa chegou ao ridiculo de no momento exacto em que a sporttv acabava de passar o replay com imagem amplificada do lance, estar a haver um lance em tudo idêntico na area Pacense entre Ricardo e Lucho, com o primeiro a estender o braço da mesmissima maneira que o Sapu o fez, protegendo o seu espaço e area de acção e com a única diferença do Lucho ter tentando, até a bola sair pela linha final, lutar com o defesa pela posse em vez de se atirar para o chão como fez o Luisinho!

    No golo sofrido, o Lucho está na frente do Melga tipo a fazer cobertura na zona do primeiro poste, mas é efectivamente Rolando que vem a correr atrás do gajo como quem está a correr para apanhar o autocarro que já arrancou...

    PS.acho que o comentário do DD sintetiza bem o estado de alma azul do momento...

    ResponderEliminar