05 agosto 2009

FC Porto: twentelightzone, além da credice - cuidado!


A inacreditável qualificação do Sporting só pode ser entendida à luz do sobrenatural, até pela réplica da assombrosa forma de apuramento em Alkmaar em 2005. O Bento teve porventura um penúltimo sopro de vida, porque aquilo que se viu em Enschede é um estertor de morte. Imagino como devem ter-se sentido os seus admiradores assobiativos de Alvalade, entre a determinação de ir para o aeroporto esperar aquela equipa zombie e a estupefacção pela inverosímil proeza que parece ter já muitos sujeitos e predicados: a ousadia de Rui Patrício em ir lá acima, a vontade de vencer que o treinador via na pobre equipa em campo e a fase de "arriscar tudo" que lhe atribuíram como se fosse do outro mundo as substituições, de catálogo, operadas.

A verdade é que o FC Porto, assim, ganhou um forte rival para a Liga portuguesa. Alguém que, fora das explicações racionais dos mestres das tácticas e dos obcecados pelo losango milagreiro e autêntico colatudo universal, vive e sobrevive à custa do sobrenatural.

Não basta os outros à procura dos milagres 2000 anos depois, com os altifalantes do regime incensando as excelsas virtudes de Jesus com tantos apóstolos reunidos à sua volta. O FC Porto tem de superar a crendice alheia, mas autênticos momentos dignos do twighlight zone capazes de replicarem milagres apesar de jogos de autêntico filme de terror.

Não sei o que o Sporting festeja nem se tanta falta de categoria, desamparadamente demonstrada, é resultado de tão poucos jogos de pré-época para mostarem tantas debilidades. Mas assim se teme que o próximo campeonato seja, de facto, o mais difícil porventura de sempre. Porque com capacidades inauditas como estas, de Sporting e Benfica, o FC Porto está tramado.

Definitivamente, as coisas do campeonato podem ser resolvidas fora do campo. Nem que seja em rezas e mezinhas ou autêntico vodu e poderes sobrenaturais contra os quais uma equipa de novo "mais fraca" que a anterior não tem hipóteses.

A não ser que o mesmo proclamador, há um ano, da "pior equipa do FC Porto da década", seja apenas um arauto do fim do mundo. Porque se for neste que as coisas se resolvam, os dragões ainda são capazes de contrariar os prognósticos. Agora, nos domínios do insondável, creio que nem o bruxo Delane Vieira serviria. Mas como deve ser o próximo abencerragem a publicar um livro, há muito anunciado, já nem digo nada.

p.s. - o twentelight zone é só uma contribuição criativa para a falta de imaginação dos pasquins domésticos, à falta de explicação terrena para o que sucedeu na Holanda e face aos óbvios títulos e memórias publicadas e aos epitetos portugueses da "determinação" e "querer" com que voltaram a brindar-nos: acho que para se convencerem de que "aquilo" foi verdade e humano já bastam os adeptos do quase...

29 comentários:

  1. twentelight zone...gostei. rui "serling" patrício esteve à altura :)

    ResponderEliminar
  2. Título fabuloso!

    De facto, incrível a forma como ganhou a eliminatória. Não menos incrível a pobreza da exibição. Já o tinha sido em anteriores, mas na altura não foi dada a devida relevância. Talvez imaginando que não passavam de acidentes.

    O certo é que este Sporting devia estar melhor do que o ano passado, mais consolidado.

    Será desta que se fartam de Paulo Bento? Não fosse a declaração tão recente do 'forever' e não teria grande dúvidas que sim.

    ResponderEliminar
  3. Quem sabe se pedirmos emprestada a vaca holandesa, não somos campeões? O entendido já proclamou que esta equipa é pior que a anterior e como a anterior eraa pior dos últimos dez anos...:«Ao arrepio da opinião geral que tenho visto publicada, pareceu-me que a equipa está uns furos abaixo da anterior. Não vi nenhum reforço que me enchesse as medidas: Álvaro Pereira parece bom mas para já não faz esquecer o Cissokho, esse cometa futebolístico-financeiro que por lá passou seis meses; o Belluschi está londe de ter a classe e a visão de um Lucho e o Falcao dá uns toques, mas vai ter de fazer muito mais do que isso antes que o fantasma de Lisandro López deixe em paz as bancadas do Dragão. Depois, vi que Jesualdo não aproveitou nenhum dos meninos, quase todos portugueses, que o clube andou a comprar, a formar e a preparar nos últimos anos e que tanto pareciam prometer: Vieirinha foi vendido por tuta e meia, Hélder Barbosa, Ukra, Rabiola, Candeias e mais uns quantos, foi tudo emprestado, como de costume, levando-me a interrogar o que é afinal o tal projecto grandioso da escola de formação de jogadores? Em contrapartida, vejo que se continua a insistir e apostar numa panóplia de jogadores sul-americanos que, pelo que tenho visto, apenas confirmam o que já se sabia: que não têm categoria para uma equipa com as responsabilidades do FC Porto. É o caso de Bénitez, claro (parece que já foi emprestado), mas também de Tomás Costa, Guarín, Mariano e Farías: não creio que daqui alguma vez saia uma boa surpresa.»

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. um titulo á altura dos acontecimentos...
    é uma pena que esta equipa,até como bons valores se arraste em campo , sem fio de jogo, sem nada...
    vamos lá ver se este milagre de são PATRICIO não é a viragem que esta equipa precisa para sorrir.

    ResponderEliminar
  5. Zé Luís,

    Afinal quem é que proclamou "a pior equipa da década"?

    ResponderEliminar
  6. O Sporting vai cair na proxima ronda, contra um qualquer Lyon que lhe apareça pela frente. Penso que isto é mais ou menos pacifico e so mesmo um crente em artes magicas que pode pensar que o Sporting vai passar à fase de grupos da Liga dos Campeoes.

    O que me preocupa é o ataque do Porto. Os movimentos ofensivos estao completamente dependentes do Hulk. O Falcao parece-me bom e so daqui a 3 ou 4 meses é que vamos ver como se adapta, mas nao tem cabedal para lutar com defesas europeias. Farias nunca serviu para a Europa. Varela é um craque que precisa de se ambientar à realidade do Porto. Nao vai render o maximo logo no primeiro ano. Classicos e Champions sao a doer e muita tensao baixa o rendimento.

    Posto isto e depois das entrevistas muito politicamente correctas da SAD e do treinador, a questao do momento nao foi abordada. A saida de Lisandro nao foi colmatada. Falcao nunca viria para substituir Lisandro porque é um jogador diferente e sem a mesma qualidade.

    O Porto precisa desesperadamente de um bom avançado. Com explosao e cabedal para dar continuidade ao futebol de Hulk. Rodriguez vira depois para ajudar à festa, mas é necessario mais alguém na frente com categoria para dar a profundidade ofensiva que neste momento esta entregue a Hulk.

    O plantel esta muito solido mas nao ha ponta de lança. Sejamos realistas.

    ResponderEliminar
  7. "A saida de Lisandro nao foi colmatada". Pois claro que não, meu caro Soren. Nem poderia ser, a menos que se gastasse todo o dinheiro que se recebeu por ele, e mesmo assim não haveria a certeza de que tal resultaria. A saída do Lisandro, como do Lucho terá de ser resolvida pelo treinador, dentro da própria equipa com jogadores diferentes, evidentemente nesta altura sem a qualidade daqueles.

    Não podemos ter a veleidade de ir buscar jogadores do mesmo nível dos que vendemos. O segredo do sucesso do Porto, tem sido, e acredito continuará a ser, justamente o de substituir os grandes jogadores que saem, por outros de menos valia e fazê-los crescer.
    É evidente que o Falcao, não tem a mesma qualidade nem as mesmas caracteristicas do Lisandro, mas tal não signifiva que não possa vir a ter a mesma rentabilidade dentro da equipa, o que não se pode é exigir-lhe isso de imediato. Não nos esqueçamos do primeiro ano do Lisandro no Porto.

    Eu concordo que esta equipa não possui um ponta de lança ao nível dos restantes elementos, mas também a época passada não o tinha ( Lisandro julgo estarmos de acordo, não o é) e nem por isso deixou de fazer uma excelente temporada.

    ResponderEliminar
  8. Foi um momento de enorme felicidade, o Rui Patrício tocou na bola com o ombro e, conjunto com o defesa que lhe surgiu e do duplo ombro seguiu rumo à baliza, mas no caminho ainda teve a participação de mais um adversário que cortou definitivamente com este último toque, todas as hipóteses de defesa do Guarda Redes Holandês...O Patrício nem sabia para onde a bola tinha ido...Parece-me sim é que a jogada anterior que deu no canto, foi marcada por um fora de jogo não aplicado a Caicedo.
    Repito, o árbitro esteve muito amigo do Sporting, perdoou mais do que uma vez o amarelo -especialmente a Moutinho- a vários sportinguistas.
    Esteve sempre disposto a dar uma ajuda.

    ResponderEliminar
  9. bandiduh, o vila pouca respigou o último naco de prosa do "iluminado". Ele sabe de quem estamos a falar e do que estamos a falar, é muito atento o amigo vila pouca.

    O escritor nunca se sabe se anda acima ou abaixo do equador, até está convertido à luz do sul...

    Depois das várias pérolas da sua alta sapiência futeboleira, e clamando já que os 67 ME de vendas tenham 3 objectivos de abater o défice, o défice e o défice, este deve andar a pedir um avançado, quiçá por 45ME, mas só quando as coisas correrem mal. Até lá uer apagar o ´passivo à face da terra.

    ResponderEliminar
  10. Aliás, o escritor só viu 2 ou 3 jogos do Porto, e logo aqueles em que a equipa não jogou a top, para tirar a conclusão de que está mais fraca. Ainda Falcao mal tinha pousado em terra, Valeri está para aparecer e Prediger ainda na redoma.

    Mais, do alto da sua ciência futeboleira, o escritor acha que o Benfica esteve bem em Amesterdão e deve ser daqueles que acha que o torneio das tulipas é de alto nível...

    A propósito do Twente, achei a equipa organizada mas so isso, pa disfarçar todas as carências. Mais de metade dos jogadores são mediocres e tecnicamente são mesmo maus. Tiveram azar, não mereciam a eliminação mas para mim seria tão incrível o Twente passar como é o paupérrimo Sporting que, mesmo assim, acho valer um poucochinho mais, enquanto os holandeses são aquilo.

    Agora, depois deste triste espectáculo entre equipas sem nível europeu, recordo que o Twente não foi só na ultima época que ficou à frente do Ajax. Na anterior ganhou ao Ajax o play-off para ir à Champions.

    Este Twente superior ao Ajax a quem confiaram um estatuto europeu sem que alguém se lembre da última vitória europeia dos "lanceiros" de Amesterdão.

    É a este nível que devem ser aferidos os valores das equipas e por aqui ficamos conversados. O Twente melhor que o Ajax 2 anos seguidos diz bem do nível do Ajax, depois de vermos o Twente...

    ResponderEliminar
  11. Mudando de assunto: o avançado para o FC Porto.

    Eu não acho que o FC Porto precise. Pior, tenho dúvidas que caso venha seja o ideal, como se possa haver um ideal que substitua Lisandro. Este é o ponto.

    Se não for um avançado alto e forte, para as bolas aéreas e os jogos fechados no campeonato, para quê outro baixinho e mexido ue Falcao parece ser?

    A minha dúvida é esta e se Jesualdo reafirma que não "precisa" de ponta-de-lança e prefere jogr com 3 avançados, creio que o FC Porto tem a linha que necessita.

    Se for comprar mais ou menos mais do mesmo, então é porque andou mal a apetrechar-se até aqui.

    Digo eu que acho que o FC Porto comprou bem e fez uma belíssima equipa de 11 reforços. Não é para ser uma nova equipa titular, mas para fazer uma retaguarda forte e disponível com qualidade e eficácia.

    Creio que está a fazer-se confusão a pensar que quem vier é para ser titular de caras. O Falcao não seria esse tipo? Ou enganaram-se?

    Estou curioso. Percebo algumas opiniões que defendem a compra de mais um avançado e ponta-de-lança a sério, mas não só não partilho essa ideia como vejo a coisa por um prisma diferente.

    Ou vem, por fim, um avançado mesmo diferente, ou se vier um do tipo que há foi porque se meteu o pé na argola.

    ResponderEliminar
  12. Zé Luís,

    "O Bento teve porventura um penúltimo sopro de vida",

    Vi num blog sportinguista de um amigo, os seguintes comentários na manhã do jogo, ou seja muito antes do jogo na Holanda começar,

    "Já estou a organizar com uns amigos, às 4h da manhão estamos lá na Portela a pedir a cabeça do Paulo Bento. Estou farto dele, do losango, etc."

    O Paulo Bento não tem qualquer margem de manobra.

    E, pelo que vi ontem, estão realmente muito fracos. Exibição miserável!

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Acho que constatar que se colocou o pé na argola não é necessariamente mau. Pior é meter o pé na argola enão se reconhecer...

    Qto ao Falcão, terá o seu papel, a ver vamos no futuro.

    Concordo que comprar mais um não é solução. Tenho dúvidas que o Kleber seja aquilo que precisamos. Na minha opinião, tem que ser um bastante diferente do Falcão e do Farias, para valer a pena...

    ResponderEliminar
  14. Também acho que nós (portistas) nos estamos a precipitar em relação à necessidade de um ponta de lança.
    Acho que ainda não fizémos o 'desmame' do Lisandro e do seu estilo. Falando por mim, vi-me por vezes nos jogos do FCP a pedir que Farias ou Falcão se pusessem a correr desenfreadamente atrás da bola (como lisandro) mas depois lembrei-me "ah, pois, estes não jogam assim..."

    Mas não considero isso necessariamente mau ou debilitante face à equipa do ano passado. É diferente e cá estaremos para ver se o professor consegue dar a volta. Não me ponham é o Hulk no meio. É um desperdício e ele rende muito mais na ala...

    Acho igualmente que esta 'fome' por um Kléber ou afins está também a ser catalisada pelas boas exibições dos lampiões. Marcam golos que se fartam ainda por cima. Até a equipa B deu uma coça ao gaymarães.

    ResponderEliminar
  15. Acredito no Falcao, é mexido e tem técnica. Pelo que vi dos vídeos é superior ao Farias que me sugere estar a jogar futebol, como se estivesse a tomar banhos de sol...
    Então vocês estavam a falar do filho da dona Sofia...Muito bem, eu estava a fazer uma contabilidade completamente diferente.
    Voltando ao Twente, pelo que se viu ontem, percebe-se melhor qual o tipo de Torneio de Amesterdão os nossos queridos manhosos conquistaram...Mas mesmo assim os holandeses até foram infelizes, aquele golo caiu do céu aos trambolhões...Estavam os jornaleiros a fazer já a cama do PadreBento, quando face ao milagre tiveram que engolir uma boa parte das críticas, muito por culpa do Caicedo que afinal até "entrou tarde"...Porque o fulano em poucos minutos, mexeu com a frente do Sporting e com a defesa do Twente...Para mim é bom para o Porto que o Sporting tenha passado esta Eliminatória, vai dispersar mais energias, com a próxima eliminatória e posteriormente com a Champions ou com a Liga Europa. Para além disso, fica mais forte em termos anímicos, para fazer frente ao Benfas o que não é completamente dispiciendo...Quanto mais fortes estiverem entre eles, mais facilmente se podem arranhar...

    ResponderEliminar
  16. Bem Zé Luís!

    Se aquilo é um dos nossos rivais, estou a vontade então! Que miséria de equipa, não jogam nadinha!

    P.Bento forever, ainda bem :))

    ResponderEliminar
  17. Pelos vistos nao me expliquei bem.

    Nao estou a dizer que o Falcao nao tem qualidade. Nao sei. Parece que tem. Ainda nao tivemos tempo suficiente para saber. Daquilo que vi, é um jogador com pormenores muito bons, que protege bem a bola e tem um raio de acçao muito diferente do Farias, bom toque de bola. Penso que é isto que Jesualdo pretendia.

    Mas o Porto este ano tem um "problema": se quisermos aproveitar ao maximo o potencial do Hulk é necessario um ponta de lança explosivo, com cabedal, que se imponha entre os centrais. Penso que isto nao é dificil de ver.

    O meio campo é muito forte, assim como a defesa. Nao sei na ultima década alguma vez tivemos um plantel com tantas soluçoes para todas as posiçoes. Excepto para a de ponta de lança.

    A dependencia ofensiva de Hulk vai-se esbatendo à medida que o meio campo e os outros avançados vao ganhando minutos, mas, a meu ver, para aproveitar tudo o que o Hulk tem para dar é necessario alguém com pedalada identica na frente.

    Com a qualidade de passe do Belluschi e de Valeri, com a segurança do Fernando e um lateral fabuloso como o Alvaro Pereira (com Rodriguez no flanco esquerdo, vao ser um caso sério), um ataque que permita liberdade a Hulk, com alguém a seu lado que "aguente" a sua passada, significa um futebol demolidor.

    Nao digo que a equipa nao é forte. Eu acho que é muito forte. Mas ha um diamante que é preciso explorar e precisa de outro motor ao lado para brilhar tudo o que pode e deve. Eu acho que esta equipa é fortissima e vale a pena o investimento num ponta de lança de classe, com cabedal, que sera necessariamente caro.

    Se passarmos a fase de grupos, quando esta gente estiver entrosada, este Porto é um Porto de "Europa". Se tiver um segundo avançado para isso.

    ResponderEliminar
  18. O que o MST disse é que tínhamos o pior plantel da década. Não falou na equipa.

    Nos últimos dois anos, exceptuando os jogadores da equipa titular, tivemos um plantel ao nível dos piores dos últimos 25 anos. Bastava só olhar para o banco em todos os jogos.

    Provavelmente, foi o que o MST quis dizer.

    ResponderEliminar
  19. Como o SLB tem Jesus, o SCP apressou-se a fazer um acordo com a Nossa Senhora de Fátima (ver capa do Recordo de hoje).

    Ainda bem que nós temos o Papa.

    ResponderEliminar
  20. O camelo do "gatinho" mal cheiroso disse no rascord que lá pra novembro vai ser só cumprir calendário. Ganda boi.

    ResponderEliminar
  21. 1893, o que o Miguel Sousa Tavares disse, curiosamente na altura crítica da época passada, foi isto:

    «A razão pela qual o FC Porto desta época é o que está à vista é simples, tremendamente simples: porque, como aqui o escrevi há semanas para grande escândalo de outros observadores para quem há gente e coisas intocáveis, é que este FC Porto é a pior equipa da década, pelo menos.»

    Os arquivos do "Dragão até à morte" não perdoam!

    Um abraço

    Ah, concordo com o Soren. O Porto precisa de um avançado que complete o Hulk, para o 4x4x2.

    ResponderEliminar
  22. Acho que o Sporting não nos ameaça. Gastaram a sorte toda num jogo. Como é que é possível uma equipa passar uma eliminatória sem fazer um remate à baliza? (nem o golo foi)

    Lembrou-me um Nuremberga-Benfica há 2 anos, em que o Cardozo aos 90' acerta mal na bola e apura o Benfica para a eliminatória seguinte

    ResponderEliminar
  23. Desculpem só agora (poder) aparecer.

    Ricardo Sousa, os leõezinhos são tão previsíveis em tudo...

    "Imagino como devem ter-se sentido os seus admiradores assobiativos de Alvalade, entre a determinação de ir para o aeroporto esperar aquela equipa zombie e a estupefacção pela inverosímil proeza".

    Eu sabia.

    ResponderEliminar
  24. bandiduh, Klécer, Cléber ou que seja. Não faço totobola. Por isso desligo do que vai sendo publicado. Se vier algum, logo veremos.

    Kléber, para mim, é como Falcao. Desconheço. Mas se pelo que li tem a minha altura, então não é o gajo para "assalto" na área. Então, vamos ter mais do mesmo?

    Eu retenho o que diz o professor: não há ponta-de-lança, quem joga na frente tem de ser móvel e imprevisível. Logo, esqueçam a torre de assalto. Portanto, para vir mais do mesmo, que adianta?...

    A minha dúvida continua a ser metódica. Compreendo o Soren que tem a ideia bem explícita, mas se o prof. não quer um gigantone na área, ou não vem ninguém ou a vir vem alguém porque o Farias sai. Caso contrário, não encaixo a filosofia contrária ao preconizado pelo treinador.

    ResponderEliminar
  25. Santos, bem metida essa imagem do "desmame" de Lisandro. As últimas impressões são as que ficam, até virem outras melhores.

    Lembram-se do Hulk do ano passado?

    Quanto aos lamps, deixa-os pousar...

    ResponderEliminar
  26. Paulo Neves, hoje só vi a Bola e lá vinha o Patrício e falar de fé e que acreditava. Bem me parecia que vamos lidar com coisas do outro mundo.

    Mas do Sporden não há nada que me surpreenda.

    São tão previsíveis.

    ResponderEliminar
  27. Tripeiro, mas o mais impressionante, para mim, é que o Twente é fraquíssimo e o Sporden conseguiu jogar abaixo disso.

    Confesso, nunca vi qualificação tão miraculosa na vida e devo ter assistido a milhares delas, em directo, em resumos ou só a ver os golos.

    Se não esgotaram toda a sorte agora, só se amanhã lhes sair o Timisoara. E mesmo assim, a jogarem à cagãozinho o tempo todo, tenho dúvidas.

    Eu tinha vergonha de falar nesta eliminatória. Passava e não falava mais nisso. Porque foi muito mau mesmo que até me incomodou e eu não tinha nada a ver com aquilo.

    Mas já andam a afagar o ego ao leãozinho. E confiam em melhorar. Pudera, piorar é difícil, ou seria outra cena do além para conseguirem fazer ainda mais mal do que fizeram. Um desconchavo avassalador.

    ResponderEliminar
  28. Pedro G, não vi o rascord nem sei quem é o camelo mal cheiroso. Em Novembro já vai haver campeão de Inverno, é isso?

    ResponderEliminar
  29. Bem, já vi a 1ª do rascord. Meu Deus, que sacrilégio!

    Depois leio isto:
    Bettencourt: «A sorte protege os audazes»
    PRESIDENTE COMENTA INÍCIO DE ÉPOCA LEONINO
    "O carácter de vida ou morte que o jogo com o Twente assumia acabou por criar uma pressão enorme e ganhou uma dimensão transcendental", referiu o presidente do Sporting sobre o início de época dos leões. Em relação ao sorteio do playoff da Champions, o dirigente prefere como adversário o Celtic.

    O resto já nem interessa. E eu também gostaria que o meu Celtic saísse. Ganda vitória em Moscovo, e eu que sou pouco crente e sei que o Celtic não ganha a ninguém fora de casa...

    ResponderEliminar