27 março 2012

APAF, outra vez

ACT. Não sabia que esta inutilidade disse que poderá "não ter condições para nomear árbitros". Pois bem, dedique-se a outra coisa, que o que faz não serve e tenho dúvidas que os árbitros se revejam neste tipo. Eu nunca poderia rever-me num medíocre e já lho teria dito na cara. Se a corda partir pelo lado mais fraco, melhor para o sector. O curioso é que, mais uma vez, há ataques aos árbitros, estão identificados, mas continua sem actuar-se contra os prevaricadores. Aliás, o mesmo sucede aos erros dos próprios árbitros, que não são punidos. Por isso isto está onde chegou. E não vai mais longe. Quando muito só dá barulho e isso interessa sempre aos mesmos, os que fazem as coisa por outro lado. Sporting e Benfica meteram a arbitragem a ferro e fogo e não pagam por isso. O FC Porto, de cima a baixo, permitiu-se muitos deslizes e pouca guerra em campo e fora dele, estimulando os outros a chegarem-se perto. O campeonato parece tão equilibrado que os beneficiados é que clamam contra as aldrabices. É tal e qual o País: o socratismo arruinou a Nação e não quer ser julgado pelo prejuízo, mas letra e manobras de diversão não lhe faltam para manter encobertos os crimes contra o Estado.

Agora propõem.-se fazer greve. Mas eles já tinham dito que iam ser firmes e determinados.
Ao Proença, quase sem jogo algum disputado na época (estávamos em Agosto), meteram-lhe os dentes dentro no Colombo e o sócio da impunidade vermelha não viu Cardozo jogar a bola duas vezes com a mão na área no clássico que contava para o campeonato.
Foi como o cachaço no José Ramalho: abriu-lhe logo os olhos...
Ao Caixão ameaçam-no depois de uma derrota do Sporting em que as principais decisões foram acertadas e a dúvida subsiste sobre uma falta dentro ou fora da área - como a linha ténue do fora-de-jogo -, mas o presidente do grémio de Alvalade, a marcar um ano de cargo para mudar o futebol português e recolocar o Sporting no lugar que acha merecer, vai ao Governo falar de arbitragens como se o Sporting pudesse estar a lutar pelo título mas não perdoando a Domingos o crash pior do que em Wall Street e do qual, literalmente, o Sporting não se livra da iminência da catástrofe financeira.

Para já, os árbitros também vão à Federação. Como se os vendidos ao Benfica e apoiados pelo Benfica mudassem alguma coisa. Ou foram perguntar pelo castigo ao desbocado grunho treinador de caceteiros e afins?...
Não sabemos o que é firmeza dos árbitros, a não ser o exemplo dignificante de Capela expulsar Aimar. Mas vê-se algum pasquim de merda a sujar-se e mostrar aos grunhos que não têm razão? Algum texto crítico a pedir por que no te calas? Alguma chamada de atenção à voz dos ridículos?
Se coerência bacoca têm tido, os árbitros do Porto já teriam decidido o campeonato para o Benfica, quais Calabotes à porta de casa, ansiosos por ficarem imortais e estranhamente não perseguidos na sua urbe.
Essa do Domingos no Sporting faz lembrar o Benfica, há pouco tempo, dizer que os árbitros lhe tiraram 16 pontos, contabilidade criativa ainda Jesus não tinha ascendido ao altar da vigarice institucionalizada e bovinamente mediatizada pelos pasquins da capital, mas não hesitou em mandar embora Quique Flores que, entretanto, ganhara uma taça da treta coberta com a porcaria da arbitragem made in SLB.
O Hulk queixa-se, com razão, de que lhe negam dois penáltis e em vez disso lhe dão amarelos, um deles a ditar a suspensão de um jogo na Choupana. O FC Porto vê constantemente os árbitros viciarem dolosamente os seus jogos, mas parece que os grandes é que se queixam de bloqueios e se o FC Porto fala em bloqueios de jogo algum iluminado diz que isso é no básquete, apesar de dominar só a Playstation.
O Capela expulsa bem um artista, mas a classe de artistas da artimanha cai-lhe em cima e vê numa patada típica do carroceiro Javi uma pincelada de génio sem a qual o futebol não é mais do que bloqueios.
Andamos nisto e a classificação está tão pegada na frente e pejada de casos aldrabões de facto que parece retratar um campeonato equilibrado mais pelo apito do que pelas chuteiras, mesmo quando algum sadino silencia o pisa, pisa e no pasa nada a não ser perguntar por um penálti que não existiu, tanto quanto reclamar um fora-de-jogo em vez de apontar um penálti não marcado para o adversário.
Só falta mesmo dizerem, já que nenhuma capa noticia algum caso de arbitragem prejudicial ao FC Porto, que o FC Porto também instiga o mal-estar em relação aos árbitros. Ah, é a jogada já gasta. E, entretanto, podem negar, mas a bola continua a girar...

Nota: o Braga é líder e está de parabéns, mas penso que durará uma semana no posto. Sou difícil de convencer e não vejo ali matéria, além de espírito de grupo e melhor ponta-de-lança do que o FC Porto tem, para aguentar os dois jogos que se seguem. Oxalá me engane no próximo, mas a forma como não sofreu o empate com a Académica, com três ocasiões flagrantes e miraculosamente salvas (uma no poste) em dois minutos, diz bem da sorte necessária para se chegar à frente. Sorte que se procura, mas desde o início o FC Porto não a tem tido. Nem com os adversários, nem com os árbitros.

4 comentários:

  1. A propósito do Lima do SCB, queria lembrar que muitos Portistas pediram a contratação dele, na blogosfera, ainda estava no Belenenses !!! Antes dos Bigornas e outros... No principio desta época, voltou-se à carga, é só ver alguns Blogues...
    Eu sei, eu sei... O Clube é dirigido de dentro para fora, o Treinador não saiu em Outº/Novº, porque o Clube é dirigido de dentro para fora, blá, blá, blá !

    ResponderEliminar
  2. Dos jogos de Lima com o Belenenses também lembro ter destacado a sua qualidade. Sem dúvida que era uma boa alternativa.

    Mas o FC Porto deixou de apostar no que de melhor, mesmo que em pouca quantidade, haja no nosso campeonato. E os outros aproveitam. Por isso diz-se que o Sp. Braga faz o que dantes fazia o FC Porto. Aliás, como também fazia o Boavista o que o Sp. Braga faz agora.

    ResponderEliminar
  3. Boas

    por falar em arbitros, no domingo, na sequencia da possível fuga de paixão para o estrangeiro devido às ameaças que a sua familia foi vitima deu uma reportagem na sic sobre a sua carreira.

    A paginas tantas diz o "jornalista" (não lhe tirei o nome): "Paixão ficou famoso por um celebre jogo em campo maior mas é o sporting que tem mais razões de queixa deste arbitro"

    Badalhocos

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Por acaso também ouvi essa, mas já nem ligo. Uma tv decente em Portugal já tinha posto em sentido árbitros, dirigentes, casos e jornalistas que os comentam.

    Por isso é que tudo está num virote e todos parecem falar sem razão.

    Há quem tenha imagens e as esconda e quem fale sem saber ou a dizer só o que convém.

    Não há quem tenha imagens e fale do que deve ser.

    Parece que o Torto canal não tem uma coisa nem outra, é amorfa à imagem do que é a SAD.

    Mas sobre o jornal da SIC de domingo amanhã tenho outro tipo de apontamento que lá passou e para mim é mais grave.

    ResponderEliminar