07 março 2012

Lyon Messi


O melhor jogador do mundo acaba de marcar cinco golos num jogo da Champions. Nunca tal foi feito na competição desde a reformulação em 1991-92. E mesmo em toda a história da Taça dos Campeões, com sete casos de cinco golos de um jogador num jogo, tal aconteceu sempre nas primeiras eliminatórias ou mesmo pré-eliminatórias. Envolvendo grandes nomes como Altafini e Gerd Müller ou Soren Lerby, entre outros desconhecidos como o letão Mikholapds em 1999-2000 pelo Skonto Riga!
Depois de ver o 2-0 ao intervalo, no bis de Messi, confesso que perdi o interesse em ver o Barça-Bayer Leverkusen pela net. Perdi o melhor, com mais três de Messi e dois do estreante Tello em sete minutos.
Mas quis ver o Lyon, por causa de Lisandro Lopez, e o APOEL, ainda que a janela da net apresentasse um Hapoel Telavive-Lyon...
Rever o APOEL, agora com mais um português Hélder Sousa, foi reconhecer toda a manha, jogo de guerrilha em defesa mista e busca permanente do encosto físico para estorvar e nunca para perder a bola com passes disparatados, uma equipa cipriota que acaba de fazer mais história ao passar aos quartos-de-final com um golo de Manduca, com ressalto, e um desempate por penáltis (4-3) que acabei de perder por gorar-se a ligação da net!
Estava 1-1 nos penáltis e Lisandro ia marcar, a transmissão era pirateada da SkySports3 mas, passado quatro anos, o locutor inglês ainda sabia que o argentino falhara um penálti pelo FC Porto no desempate com o Schalke em que o g.r. Neuer só não defendeu um remate e eu nem lembro de quem.
Àparte esse pormenor da documentação e conhecimento dos relatadores ingleses, pela surpresa positiva, fiquei decepcionado com o fraco jogo do Lyon, apesar de ameaçar qualificar-se num prolongamento com mais força e Manduca expulso por dois amarelos - um deles por tirar a camisola ao fazer o golo, veja-se o que dá esses desvarios a festejar algo que nada decidia aos 9 minutos de jogo!
O Lyon está irreconhecível e volto a lembrar ter citado aqui o meu lamento por o FC Porto não ter conseguido trazer Lisandro de volta juntamente com Lucho que resgatou em boa hora ao Marselha.
Fica o Leo Messi para a história, já o jogador com mais golos em fases a eliminar da Champions pelo tento obtido em Leverkusen (19), o primeiro com uma "manita" na Champions, igualando Eusébio com 47 golos na prova e já com 53 golos esta época em todos os jogos disputados, incluindo com a Argentina por quem fez há dias o primeiro hat-trick na vitória amigável na Suíça (1-3).
E o Lyon pelo caminho, com uma pálida exibição e muita falta de categoria de vários jogadores que não acertavam um passe. Quem diria, por fim, ver o APOEL entre as "oito melhores equipas da Europa", como diz o outro...

4 comentários:

  1. Pois é, tão fraquinho que era o Apoel, e estou para ver quem se segue! É que a Grécia de 2004 tambem era uma "miséria", mas defesa organizada e saber marcar o golo necessário, também é futebol!
    Zé Luis, o Apoel ainda levou uma bola à barra na 1ª parte já depois do 1-0. O penalty do Licha foi ao poste, bateu nas costas de Chiotis e entrou...foi essa pontinha de grande mijo que nos faltou para passar a fase de grupos, como tambem faltou em tantas outras alturas desta época, da mesma maneira que na passada nunca nos faltou toda a estrelinha e mais alguma, digo eu...é futebol!

    Sinceramente espero um Apoel-5LB nos quartos, para os ver provar o mesmo veneno...é que agora o Apoel eles não apanham em pré-época!

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao Barça, bem... que prazer ver aquele futebol! E o melhor foi mesmo até ao 3 ou 4 a zero, pq depois disso, a equipa abrandou e limitou-se a gerir os mais de 70% de posse de bola! É um deleite para os olhos!

    Messi descansou uns dias (de fora por castigo no ultimo jogo da liga) e foi o suficiente para se apresentar regenerado e na sua melhor forma. O que me faz acreditar ainda mais que se não fosse a incrível sobrecarga de jogos, o domínio do Barça seria ainda mais avassalador e talvez nem as vergonhosas arbitragens Reais seriam suficientes para relegar para 2ª lugar esta equipa de sonho!

    ResponderEliminar
  3. Perdi o streaming quando Licha chutou, exactramente nesse momento, não soube se entrou ou não. Depois só vi o resultado na net.

    O APOEL? Na verdade, não vejo nenhuma equipa a trabalhar como aquela, é impressionante a solidariedade defensiva de todos os jogadores e alguns são mesmo muito bons tecnicamente. Ailton acabou por ser egoista e podia ter contribuído para que colegas marcassem. Quando quis deixar de ser egoista o seu último passe não entrou (no prolongamento).

    Mas o Lyon é uma lástima. Que pena pelo Lisandro!

    ResponderEliminar
  4. O Lyon valeu pelo guarda redes, pelo Chris e pelo Lisandro. O Resto anda lá a encher pneus. Mesmo um tipo que já foi um excelente jogador de nome Michel Bastos, que ainda arrancou uns belos cruzamentos com a bola a ganhar efeito no ar e a descrever um arco que não permite o guarda redes sair da baliza e socar a bola. Uma lástima o actual Lyon. O Apoel é na verdade uma equipa, e não a soma de 11 jogadores. Tem uma coisa que poucas equipas apresentam. Manha na disputa da bola, e não deixam o adversário pensar o jogo, nem oferecem espaços para tal, e partem rápido para a baliza adversária, sem passes para trás ou para o lado, pois fazem-no em progressão.

    Quanto a Messi...só uma palvara. FANTABULÁSTICO. O primeiro golo, em que parte que nem uma flecha para a baliza adversária, perante o guarda redes, e numa fracção de segundo, olha para trás e para o lado, a ver se algum colega o tinha acompanhado, e quando se viu sozinho, aplica um meio chapéu ao desamparado guarda redes, definem toda a sua categoria. A velocidade de execução, acompanhada pela velocidade de raciocínio, para a escolha da melhor opção a tomar, numa fracção de segundos, e sempre com um sorriso de satisfação e malícia, colocam este jogador fora do alcance de qualquer jogador actual. Não tem penteados, nem manias de tatuagens e outros apetrechos, pois não precisa de nada disso para se afirmar no mundo do futebol. Basta-lhe a arte no tratamento da redondinha.
    Não tem rivais e ponto final, sem qualquer tipo de discussão possível. É de outra galáxia!

    http://portodragoinfire.blogspot.com/

    ResponderEliminar