22 maio 2014

Pois é, faltam análises...

O fracasso, rotundo, do FC Porto não foi, porventura não será, totalmente desvendado. A não ser que os inêxitos se acumulem, em vez da promessa lúdica de ganhar por mais 30 anos a que o presidente, caduco e sem acertar uma de jeito nos últimos anos, se propõe, aos 78 anos salvo erro, manter-se "com o mesmo vigor" por mais 32 anos... Se isto já cheira a putrefacção agora...
Ainda irei ler esta tarde para perceber, mas esta é uma pedrada no charco, mesmo dada por um calhau na defesa que regrediu a olhos vistos como jogador. Mas comparar esta capa à dos outros pasquins com um novo (novo mesmo...) treinador a dizer que vai lutar para ser campeão no clube com o presidente bronco do carvalho que já terá proclamado a jihad não era de esperar diferente, nem do novo técnico nem dos pasquins da treta...
 
Entretanto, com total surpresa, mas confirmando que aos mais novos cabe alguma rebeldia que o "establishment" não permite, é o fracasso Abdoulaye a folhear um pouco mais o livro de reclamações. Percebe-se, facilmente, o que ele diz; e entende-se o que deixa por dizer. Faltarão sempre análises. Como têm faltado várias assumpções de responsabilidade. O silêncio cobarde de uma SAD cobarde (já o digo há vários anos*) é ensurdecedor. Além do mutismo habitual no comodismo habitual, a SAD fecha-se em copas especialmente em hora de derrota e desta vez foram muitas, abrindo feridas profundas. Serve-se do fim de época, de alguns anúncios para a próxima como quanto ao treinador e do Mundial a distrair o pessoal. Por exemplo, Abdoulaye foi um fracasso: porquê?
 
 Em Barcelona assimem-se. Há clubes que respeitam os adeptos e há outros que têm sócios onde se habituam a comer palha ou mesmo se nem lha dão...

2 comentários:

  1. "em vez da promessa lúdica de ganhar por mais 30 anos a que o presidente, caduco e sem acertar uma de jeito nos últimos anos, se propõe, aos 78 anos salvo erro, manter-se "com o mesmo vigor" por mais 32 anos"


    primeiro, é 76 anos. depois, isso de "mais 32 anos" é obviamente metáfora.
    e depois, nos últimos 4 anos foram:
    3 campeonatos (2 deles invictos), 4 supertaças, 1 taça de portugal e 1 Liga Europa.
    se isto é "não acertar uma de jeito nos últimos anos", vou ali e já venho. que dirão os outros, então?
    avaliar os "últimos anos" por uma época que correu mal...
    já em 2001-02, no tempo do Octávio, o FCP fez uma época praticamente igual. abriu com uma SuperTaça e depois não ganhou mais nada. também ficou em 3ºlugar e perdeu tudo.
    já nessa altura (há 12 anos) se dizia que o PdC estava "caduco", "acabado", já "não acertava uma", e era o "fim de ciclo", tanto mais que estava há 3 anos sem ganhar o campeonato, e depois disso foi o que se viu (nem vou estar aqui a enumerar as conquistas depois disso)

    portanto, cuidado com as pressas e as análises precipitadas. neste momento a situação até é diferente para melhor, pois o FCP não está há 3 anos sem ser campeão, aliás, veio de um tricampeonato (e 5 supertaças seguidas)

    ResponderEliminar
  2. Não me conte a história do FC Porto e, amigo, tenho duas coisas preparadas sobre os títulos, uma mais logo e outra para a semana.

    Não se precipite e perceba os sinais, esses que há muito venho falando e que os dois títulos, só graças a Vítor Pereira e não à "estrutura" que ele amava mas voltou costas ao pressentir a indefinição e a intranquilidade, disfarçaram muita coisa. Cabe a cada um iludir-se com os três campeonatos e imaginar que os 30 anos em cima de 30 anos não fazem mossa e são como os primeiros 12 antes dos 12 seguintes e até outros 12 acrescidos.

    Já digo isto há muito e, sim, sinto o presidente decrépito, sem força, sem graça, rainha de Inglaterra e apenas vicejando graças ao crédito dos 30 anos passados. Dos outros 30 esperava mais, mas nem sequer uma sucessão, já nem digo tranquila, nos espera porque o homem está agarrado ao poder, não lhe bastava perpetuar-se no museu que foi a sua obra emblemática de último mandato e daí o relaxamento e a perda do campeonato e da hegemonia.

    Não deu conta disso?

    ResponderEliminar