19 janeiro 2010

De Hulk a B. Alves, meia volta depois de eu ter avisado...



Benfica já jogou, na Liga, em superioridade numérica no que corresponde a um jogo e meio e com 11 contra 9 em quase um jogo – ah, não sabiam? E nunca detectaram a acção disciplinar? Pois… Não são só os penáltis, os golos irregulares, a benevolência dos árbitros para com os que dizem jogar “o melhor futebol”. Vejam como os adversários são tratados e quem vai no andor!

De escândalo em escândalo, de proteccionismo em proteccionismo. O Benfica esmaga, de facto. De molde a… escandalizar. Não é só os penáltis a favor, golos em fora de jogo ou de faltas (e cantos) inexistentes. Como há muito venho alertando, a acção disciplinar é do mesmo quilate rubi, de proteccionismo vermelho. Não é só poupar Javi, Maxi, David e Luisão a expulsões e mesmo a... sumaríssimos. É que o Benfica já jogou por 133’ em superioridade numérica de 11 contra 10 – corresponde praticamente a um jogo e meio (90+45’). E até já jogou 11 contra 9 no tempo correspondente a quase um jogo completo (83’)
Tão a ver que nem na Playstation?...
Pois, não tinham dado conta… É, mas o algodão não engana. A estatística tira-se das fichas de jogo do site da Liga, só no campeonato. Nas expulsões em cima dos 90’, conto apenas 1’ de desvantagem dos adversários dos três grandes.
Como é óbvio, o FC Porto tem menos adversários a queixarem-se. Pudera. Só 43ca num total de 49 acções disciplinares dos árbitros. Só em amarelos o Benfica conta 56 contra os seus adversários… O FC Porto ainda supera o Sporting em minutos jogados em inferioridade numérica (35-26), fruto das expulsões de Hulk e Carriço.
A discrepância disciplinar é gritante. Favorecendo o Benfica, obviamente. Elementar.
Mais: até a ouvir os árbitros são maus para o FC Porto (expulsão de Hulk agravada no relatório por Carlos Xistra) e bons para o Benfica (expulsão de Olberdam por palavras…). E de tanto vermos os benfiquistas a protestarem com os árbitros, enalteça-se o seu comportamento, pois por muito que vociferem não devem insultar ninguém, ainda que só por reclamar há jogadores que levam amarelo, veja-se Hulk na 1ª jornada e Bruno Alves na mais recente, ambos contra o P. Ferreira. Coincidências? Obra do acaso?

Isto traz-me de volta o 1º jogo do campeonato. Como sabem, barafustei aqui contra quem quis “amarrar” Hulk. Considerei que estavam a condicioná-lo. Até os adeptos portistas. Conseguiram-no de tal forma que está... preso preventivamente. Os adeptos portistas, aqueles “exigentes” que pedem para se dar a outra face, os que suspiram por verdade desportiva e tratamento igual para todos, massacraram Hulk pelo seu comportamento. Gosto destes parolos que se julgam cheios de verniz. Malharam no Hulk para aprender a comer e calar. Meia volta depois, o que vemos é o que está em baixo. Corem de vergonha, árbitros e adeptos, porque nem só de penáltis vive o homem nem de golos irregulares ganha o Benfica.
Tomem nota:

BENFICA
Mar. – 6ca ----------------------- 1gpf, 1gpc
Guim. – 2ca, 2dca ------------- 1gpc -------- com 10 nos 30’ finais, com 9 nos descontos (1’)
Set. – 6ca ------------------------- 1gpc
Bel. – 2ca
Lei. – 3ca ------------------------- 1gpc
Lxoes. – 5ca, 1dca, 1cv ------- 1gpc -------- com 10 nos 64’ finais, com 9 nos 36’ finais
P. F. – 3ca
Nac. – 6ca, 1dca, 1cv --------- 2gpc -------- com 10 nos 6’ finais, com 9 nos descontos (1’)
Braga – 2ca, 1cv ---------------------- 10 contra 10 na 2ª parte (Cardozo e Leone exp. int.)
Naval – 3ca
Sptng – 3ca
Acad. – 1ca
Olh. – 5ca, 2cv --------------------- com 10 por 16’ (até di Maria ser exp.), com 9 nos 2’ finais
Porto – 4ca
Rvae – 3ca
Mar. – 2ca, 2cv -------------------- 1gpc ------- com 10 por 15’, com 9 nos 45’ finais

TOTAL – 56ca, 4dca, 7cv -------- 8gpc , 1gpf ------- com 10 por 133’, com 9 por 83’*
* No Olhanense, acabou 10 contra 9 nos 2’ finais, pelo que conta a superioridade numérica do Benfica como se fosse 11 contra 10.

FC PORTO
P.F. – 2ca -------------------------------------- FC Porto com 10 nos 35’ finais (Hulk)
Nac. – 2ca, 1dca, 1cv --------- 1gpc -------- com 9 nos 25’ finais
Nval – 1ca
Lxoes – 3ca ---------------- 1gpc
Braga – 3ca
Sptng – 3ca, 2dca ------- 1gpc --------------- com 10 n os 38’ finais, com 9 nos descontos (1’)
Olhão – 2ca
Acad. – 2ca
Bel. – 2ca
Mar. – 2ca
Rave – 5ca -------------- 1gpc
Guim. – 3ca
Set. – 2ca
Bnfca – 3ca
Lei. – 3ca, 1cv ------- 1gpf ----------- com 10 nos 22’ finais, igual nos descontos (Fernando)
P:F. – 5ca, 1dca ----------------------- com 10 nos 2’ finais
TOTAL – 43ca, 4dca, 2cv ------ 4gpc, 1gpf ------ com 10 em 62’, com 9 em 26’
FC Porto em inferioridade por 35’

SPORTING
Nac. – 1ca
Braga – 4ca
Acd. – 2ca, 1dca ------------------------ com 10 nos 15’ finais,
P.F. – 7 ca, 1dca, 1cv ----------------- com 10 nos 4’ finais, com 9 nos descontos (1’)
Olha. – 3ca -------- 1gpc
Porto – 4ca -------- 1gpf
Bel. – 4ca
Guim. – 3ca
Mar. – 3ca
Rave – -------- 1gpc ------- por expulsão de Carriço (64’) jogou em inferioridade numérica nos 26’ finais
Bnfca – 3ca
Set. – 4ca, 1dca -------------------- com 10 nos 26’ finais
Lei. – 2ca
Nval – 3ca
Lxoes – 2ca, 1dca ---------------- com 10 nos 21’ finais
Nac. – 4ca
TOTAL – 49ca, 4dca, 1cv ---- 2gpc, 1gpf ---- com 10 por 66’, com 9 por 1’
Sporting em inferioridade por 26’

Como deduzem facilmente, os valores mostrados são de cartões amarelos, duplos ca, cartões vermelhos, penáltis a favor e contra e os minutos de desvantagem são dos adversários dos 3 grandes. Só Porto e Sporting jogaram em inferioridade numérica.

15 comentários:

  1. O mal, na minha opinião é basicamente este: estes são factos que deveriam ter eco na comunicação social, mas não têm. E como não têm, é como se não existissem. Literalmente. Ao menos O Jogo deveria fazer uma capa destas de vez em quando que é algo que não passaria despercebido. Está nas bancas, ao lado da bola e do record. Não podemos comprar o jornal à controlinveste...? Faz tanta falta isso.... É que enquanto assim não é, os árbitros vão continuar a fazer o que fazem e nós vamos continuar atrás deles.

    Não é humanamente possível conseguir ultrapassar isso a não ser que haja muita incompetência do outro lado (como tem havido), mas se calhar deixou de haver (tanta). E não vale a pena dizer que não jogamos um charuto, que a culpa é da SAD, do Jesualdo ou dos jogadores. Os que lá estão são humanos, como nós, e este atiçamento e provocação constantes da Liga e da CS destabilizam o grupo de trabalho. Depois chega-se a um jogo, marca-se um golo e o árbitro anula-o. A equipa não está tranquila, logo não joga com ideias claras e não produz o que sabe. Para mim, é tão simples como isso. Até o Varela esteve no Sábado abaixo do que tem sido normal. Não acham estranho?

    As coisas progridem e evoluem e hoje talvez já não sejamos o FCPorto que o F.Mendes relata no livro que cerrava os dentes antes dos jogos. Não há tanto ódio, mas há competência, só que para a praticar é preciso alguma paz de espirito, justiça e equidade que andam a milhas. É o tal turbilhão com as guerras à bola, ao CD da liga, ao slb,... assim não conseguimos.
    Eu tenho fé na SAD. Sei que eles vivem isto tanto como nós, embora nem sempre partilhe das mesmas ideias. Mas, principalmente no que toca aos media, têm de fazer qualquer coisa. Ontem todos os jornais referiam o golo de Falcão como tendo sido com a mão. Ninguém o que conseguiu provar e até houve jornais que tinham em título "Falcão marca com a mão" e depois no texto diziam que "Falcão poderá ter eventualmente marcado um golo com a mão e a Liga irá investigar este caso para penalizar o jogador". Boa, mais um Lisandro! Referência ao golo mal anulado? ZERO!
    Andamos a ser literalmente comidos de cebolada pelos media e pela Liga.

    Como já referi, acho que o FCPorto anda a ser permanentemente ofendido. Uma coisa é ser ostracizado (como somos todos os anos) outra é sermos parte de uma associação que promove um campeonato que basicamente viola as regras por ela definidas quando se trata de julgar o FCPorto. Não é minimamente admissível e eu acho que está na altura do FCPorto tomar uma atitude de força. Até posso estar a borrifar-me para um campeonato mas se for preciso, nem que se faça greve ou faltas de comparência a jogos.

    Uma coisa é certa, cartas e requirimentos à liga, pedidos ao sec. de desporto é ridículo. É quase como pedir ajuda ao vieira, estão a ver?

    Não é o perder um campeonato que me preocupa. Acontece e não é o fim do mundo. Dos piores momentos do Porto, nasceram períodos históricos pelo que, como referi, tem uma parte boa porque nos obriga a melhorar. À custa disso, ganhámos uma UEFA, uma CL e 4 campeonatos seguidos.

    O que me preocupa é que quando olho para o futuro vejo que o próximo ano não será muito diferente deste a não ser que tomemos uma atitude. Os árbitros e os órgãos da Liga têm de ser condicionados para que nos tratem com equidade. Não podem ser sistematicamente meretrizes dos lampiões.

    ResponderEliminar
  2. Santos,
    também já defendi opinião semelhante.
    Como pode um adepto portista comprar um "jornal" como a Bola e o Record ?
    O que os leva a fazê-lo ?
    Eu não entendo.

    Boicote aos pasquins que nos insultam diariamente.
    Só assim marcamos uma posição.

    O jornal tem o direito de se interrogar se o lance foi com a cabeça e se devia resultar num castigo (engraçado que a ideia venha a publico no dia em que Henry soube que nada lhe iria acontecer pelo lance contra a Irlanda), seria mais um castigo peregrino à semelhança do que fizeram com o Lisandro.
    Agora falar nesse hipotético caso e abafar o lance do fora de jogo ! Isso não !!

    Não são isentos ? Não compramos.

    ResponderEliminar
  3. "estes são factos que deveriam ter eco na comunicação social, mas não têm. E como não têm, é como se não existissem".

    Santos, offshore

    os "intrusos" que aqui aparecem e eu tento evitar o direito à sua existência, enxameiam todos os fóruns, "respondem", insinuam, divulgam são correios de transmissão.

    Esse enxame, alargado à blogosfera para além do pacato meio subserviente da CS, já produziu os seus efeitos. Eles não baixam a guarda e, por exemplo, conta factos destes não aparecem sequer.

    Não me cabe, a mim, fazer mais do que isto estampado com factos indesmentíveis e acima de qualquer "achismo" ou opinião mais carente de isenção. Aliás, evitei colocar os resultados dos jogos e os árbitros intervenientes, porque a tónica, a tendência, a "moda" remete para os factos e não para pessoas.

    Quem frequenta outros fóruns, ou ouve certos talibãs, que lhes façam saber isto. Já percebi que, além do golo "provavelmente" com a mão de Falcao, já há quem assuma que o silêncio (o que nem é verdade) do FC Porto sobre o arrastar dos processos de Hulk e Sapunaru é... para a SAD encobrir eventual fracasso desportivo. Há, até, filhos da puta que foram dirigentes federativos a partilhar esta tese peregrina, mas daí também sabermos ou entendermos porque o futebol, com filhos da puta assim, está como está.

    E posto isto, eu até ando há tempos para escrever algo sobre o que muitos portistas têm querido desenvolver: aquele tema de um jornal do norte, uma tv do norte e mais não sei quê. Como, e voltando à perplexidade do offshore sobre quenm compra jornais, os cidadãos do norte sustentassem um jornal ou uma tv do norte. Aqui está o ponto. E por muito que queira abordar o assunto, temo que nunca explicaria a razão de tanta coisa ter fracassado.

    E, ao mesmo tempo, a quem levanta estas questões, como fiz amiúde a Rui Valente no seu blog Renovar o Porto/Gaia, lembro sempre quem está à frente de programas televisivos e nas direcções de informação da RTP e da TVI. Pois, tanta gente do Norte...

    Neste domínio, está por saber-se se irá concretizar-se o desmantelamento, murmurado, da Controinveste e pelo qual o Jaqim Oliveira ficaria, de novo, só com O Jogo a seu cargo. Um jornal que, há um ano, fez um despedimento colectivo onde foram abarcados 95% de jornalistas afectos ao... FC Porto.

    E, quem souber (mas não alguns patetas que julgam saber e fazem mais peixeirada com jornalistas do que com árbitros), pergunte-se se as inteligências da SAD portista se preocupam com a matéria. Nem digo ao ponto em que se preocuparam quando o Jaqim, o amigo Joaquim, comprou O Jogo ao JN, um jornal que nunca assumiu a sua condição de ser para o FC Porto o que o Mundo Deportivo ou o Sport são para o Barcelona. E, entretanto, as rainhas de Inglaterra ainda lá estão, enquanto o patrão se ocupa de outras vidas que não o futebol onde medrou e no qual alavancou a sua (vida).

    ResponderEliminar
  4. Gostei deste teu último comentário, porque como sabes estou totalmente de acordo com o mesmo. Tenho é muitas dúvidas sobre se vale a pena chamar a atenção sobre esses temas porque na "SAD", ouvir não é o forte deles. Eles gostam é de andar em "tricas" com as bolhas ou os gatos fedorentos.

    Já aqui falamos sobre os despedimentos de jornalistas afectos ao FCP - não aconteceu só no Porto. Já aqui falamos também sobre uma tv do Clube e outras ferramentas de comunicação que no meu entender estão a pecar por tardias.

    Já aqui falamos disso e de muito mais. Mas que fazer? Quando os dirigentes do nosso Clube entendem que isso é demasiado caro ou que não tem interesse "nenhum".

    O que se vê é isto. Uma passividade do tamanho da Lua e uma inteligência estratégica ao nível do "carcavelinhos".

    Não posso ter esperanças nestes administradores que têm tapado as vistas dos mais desatentos sobre como deve ser gerida a comunicação de uma instituição em pleno Sec.XXI.

    Não posso, porque eles não sabem, não querem mais. E andamos nós a enervarmo-nos com isto.

    Eles é que ganham vencimento ao fim do mês e um cartão de crédito para despesas. Eles é que estão bem...

    Eu sou só um adepto que ainda tem de pagar a chulos para os ver jogar na televisão.

    ResponderEliminar
  5. A verdade é que para além dos tais telefonemas ameaçadores aos árbitros em prole dos interesses do slb (que claro nunca exitiram...) os próprios árbitros são condicionados pelo que vem a público.
    Partindo do princípio que o homem é honesto (eu sei é difícil, mas esforcem-se) se a mulher do árbitro Rui Costa (que eu nem sei se tem) lhe perguntar no dia seguinte como correu o jogo ele dirá: correu mal, expulsei mal um jogador do Paços e até validei um golo que foi com a mão. Ajudei o Porto. E isto é o que a maioria das pessoas pensa. Ah e tal, ainda dizem que é o slb que anda a ser levado ao colo.... Como foi dito num certo filme: "...no deserto as pessoas não comem areia por não haver água. Comem porque não sabem a diferença...".
    E a verdade é que o que não falta por cá são camelos a comer a areia que os pasquins lhe atiram. E nem estou a falar dos adeptos hardcore. Estou a falar daquele que até gosta da bola, vê os jogos quando pode e diz-se adepto. Mas não liga muito ao resto. Ora, quando este liga a TV e vê o reporter da SIC dizer que o FCPorto empatou com um golo ilegal (que ninguém consegue ver) o que é que ele pensa? Lá estão estes malandros a roubar outra vez...
    É como a história do apito dourado: mais de 95% do adepto não portista dirá que o PdC só foi ilibado nos tribunais comuns porque as escutas foram consideradas ilegais. Este é o senso comum que a bola, record e afins conseguiram criar. Não subestimem o poder que estes cab** têm... Querem acabar como o boavista?

    Mas se um jornal pode fazer e escrever o que bem entende desde que não se ultrapasse certos limites (e não me estou a referir à ética no âmbito da verdade desportiva), a única hipótese que eu vejo é, se considerarmos isso ser um potencial problema (que eu ACHO QUE É!), então temos de combater com as mesmas armas. Pode não ser com a voz tão alta, mas tem de ser da mesma forma. Na minha opinião este é um factor absolutamente crítico ao sucesso do FCP nos próximos anos. Não basta o site ou as labaredas, os blogs os Rui Moreiras e MST's. É muito pouco. Tiro o chapéu a pessoas como o Zé Luis que gastam o tempo que gastam com todo o trabalho do blog, seja da criação de conteúdos seja na moderação e que denunciam estas situações, mas o alcance é um nicho e é insuficiente. Se correu mal com a agência de comunicação, arrangem alternativas, mas não se tornem autistas. Os adeptos não gostam, ficam mais nervosos e sentem-se sozinhos. Vejam como exemplo a resposta das massas aos recentes discursos do PdC. Pode ter sido um discurso com pouca importância, mas as massas respiraram fundo. Há vida para além de Marte.

    Estou em crer que o FCPorto desperdicou uma oportunidade de ouro de garantir uma hegemonia total no futebol português: se nos últimos 20 anos tivessemos tido boa (ou pelo menos aceitável) imprensa, hoje o slb estava completamente dizimado.

    Paralelamente a este problema com a comunicação há neste momento outro que tem a mesma importância: a relação com a Liga. Há pormenores de tratamento entre associados que são aceitáveis, afinal são humanos que por lá habitam, agora, haver premeditadamente um conjunto de acções verdadeiramente inadmissíveis que violam não só o bom senso mas as regras e o sentido básico de justiça comum, isso NÃO! O FCPorto é para além de um clube, uma SAD, uma empresa que tem empregados a trabalhar para ser lucrativo. E aqui, as leis de mercado têm de permitir concorrência leal, mas se o órgão tem uma agenda própria, o clube não pode aceitar e deve tomar medidas até ao limite da imaginação. Não sou adepto das manifestações ou violência ou qualquer tipo de atitude menos dignificante. O que tem de ser feito tem de o ser fora dos costumes e dos hábitos. Já não me parece haver outra hipótese. Tem de haver respeito e para isso há que se dar um murro na mesa.

    ResponderEliminar
  6. Vejam um exemplo absurdo (friso o absurdo...): se o Porto anunciasse não participar na Liga enquanto as decisões dos castigos do túnel (que já vão para 7 jogos!!!) o que é que aconteceria? Pode não ser este o melhor exemplo, mas tem que ser nesta linha. Se não, vão fazer de nós gato sapato a vida toda e, falando por mim, estou cansado destas humilhações.
    O que é que a Liga tem de fazer para a SAD tomar uma decisão radical? E se castigar o Hulk por 2anos? Fazem alguma coisa? E se a seguir ao Hulk arranjam num próximo jogo onde os nervos cheguem ao limite haja algo parecido e castiguem mais meia duzia? Jogamos com os juniores e lutamos para não descer? Querem acabar como o boavista? Há coisas que passaram e nunca deveriam ter sido aceites sem outro tipo de consequências. Os sumaríssimos, o apito final, o castigo a lisandro são alguns exemplos. Há coisas que podemos não concordar, mas aceita-se ou tolera-se a decisão, mas há outras que são ofensivas. E isso não acho que o clube deva permitir. Senão, perdemos o respeito dos outros e sem ele não há reconhecimento senão o nosso.

    Gostava de me preocupar só com quem joga bem e quem não joga se é preciso comprar ou não, se é do treinador ou não mas acabo por passar a vida com o stresse das farpas sistemáticas que este ano pelo menos ultrapassam os limites do imaginável.

    ResponderEliminar
  7. Pessoal,

    O último paragrafo do Zé Luis diz tudo. Um adepto portista nao deve comprar a Bola e o Record mas tambem nao tinho visto nenhum motivo para comprar o Jogo ou o JN. Há muito tempo...Os despedimentos, as relaçoes com o governo, as questoes publicitárias, tudo isso transformou esses dois jornais em tao anti-portistas como os outros.

    Em Espanha, com todos os defeitos que tenham, as coisas sao claras. O Barcelona é campeao do Mundo e tem direito a um quadro pequenino porque um jogador do Real Madrid magoou-se no dedo do pé. O Real Madrid paga 100 milhoes pelo CR9? No Sport a capa é Messi a valer..200 milhoes...e assim faz-se a guerra. Em Portugal? Impossivel.

    Há uma cobardia inerente ao portugues que o obriga a atirar a pedra e esconder aos maos. Assumir-se portista, para muitos portistas em cargos publicos ou na imprensa, é um empecilho. E nao o fazem. Enquanto ser benfiquista é ser portugues segundo o gatuno do seu presidente. Infelizmente muito povinho pensa que sim, mesmo nao o sendo. É uma questao de honra, orgulho e mentalidade.

    O Porto antes, quando aí vivia, tinha orgulho no seu clube, na sua mentalidade, na sua raça. Hoje, sempre que volto, fico destroçado com o ambiente à volta da equipa, do clube, do estádio. Vejo os jogos ao longe com as bancadas semi-vazias e apaticas. Leio jornais e pareço que voltei ao tempo da outra senhora. E sempre sem resposta ou reaçao.

    Acompanhei o nascimento da NTV. Desapareceu num instante. O Porto Canal lá segue pela mesma onda. Jornais no Porto historicos vao fechando de forma vergonhosa. Hoje em dia nao ha nenhuma redaçao importante no Porto apesar do JN e Publico terem sido ai fundados. A RTP 1 no Monte da Virgem está reduzida a uma anedocta. Dos outros nem falo.

    E no Porto que se faz? Nada.
    Os portuenses continuam a eleger um troglodita presidente, continuam a abandonar os seus clubes - Salgueiros, Boavista, ... - continuam a nao reclamar dos constantes roubos de igreja de Lisboa, camara e governo, e continuam a cair no papel de vitimas. Nem um movimento popular, nem uma iniciativa colectiva. Nada de nada.

    No meio disto a equipa, o clube, a instituiçao, o unico simbolo que falta destruir. Lá vao tentando. Nao conseguirão!

    ResponderEliminar
  8. Rui Moreira,

    Não sei se ainda vou a tempo mas como prevejo que logo mais seja 'esmiuçado' o golo do Falcao gostaria de deixar uma questão no ar.

    Caso tenha tocado com a mão, o que discordo, o golo deixaria de ser legal ?
    atente-se à lei 12

    LAW 12
    Handling the ball

    Handling the ball involves a deliberate act of a player making contact with
    the ball with his hand or arm. The referee must take the following into consideration:
    • the movement of the hand towards the ball (not the ball towards the hand)
    • the distance between the opponent and the ball (unexpected ball)
    • the position of the hand does not necessarily mean that there is an
    infringement
    • touching the ball with an object held in the hand (clothing, shinguard etc.)
    counts as an infringement
    • hitting the ball with a thrown object (boot, shinguard etc.) counts as an
    infringement

    parece-me que nem com a teoria lampiã a legalidade do lance pode ser posta em causa.

    ResponderEliminar
  9. Santos, Miguel Pereira

    vocês têm inteira razão no que dizem e propõem.

    Mas se lerem também o Miguel Teixeira (desta vez não faço a confusão de nomes :)), percebem do que ele fala e do que eu falo. Neste aspecto, MT, estamos de acordo como sempre e aqui estas situações foram sempre denunciadas.

    O problema está na forma de comunicação do clube. O R. Micael foi apresentado? Teve audiência? Teve "directos"? Os adeptos ouviram-no? Os patrocinadores tiveram o "retorno" numa ocasião destas?

    Este é o aspecto mais rudimentar da actuação do clube. Por isso nunca embandeirei em arco com a contratação do... director de comunicação. E fiquei sempre à espera de alguém de direito perguntar ao presidente o que foi aquilo da "deserção" da LPM, já lá vai quase dois anos...

    Bem, mas isto são peanuts.

    O assunto do post, incontestável, merece esta atenção que se vê...

    O costumeiro "Luís", parvo como sempre, pergunta se o Porto não jogou contra 9 frente ao Nacional. Como se não soubéssemos disso e como se não lembrássemos que o penálti que ditou a expulsão pela infracção e outra por protestos, foi bem aceite pelo Manuel Machado, que nada objectou a não ser a falta de sensibilidade do árbitro para "aturar" os protestos dos seus jogadores, o que teria evitado pelo menos a segunda expulsão. E eu concordo.

    Quem foi esse árbitro? João "Pode vir o João" Ferreira. Tu, Luís, és o palhaço, o bobo da corte, fazes o papel triste do bronco do teu presidente.

    Espero que tenhas sabido contar quantas vezes o benfas jogou contra 10 e contra 9. Foi a maioria das vezes! E isto não é normal, melhor: também isto não é normal.

    ResponderEliminar
  10. O Porto ainda vai ser campeão e ganhar a porcaria da taça da liga bem como o caneco naquele estádio anedótico de oeiras, em que os Senhores da capital do império f***do, perdão perdido, pensam ainda ser donos de colónias carregadas de ouro.

    Nem sabem, mas está mais perto o dia em que serão os descendentes das colónias a estar sentados na sombrinha do estádio, e a abrir a boca de enfado.

    Levantar a taça de portugal perante aquelas anedotas armados em grandes governantes.Vai saber que nem mel.

    Quanto ao post os meus parabéns, Zé Luís.
    Ao ler o mesmo lembrei-me da atitude que os judeus tiveram na 2º guerra quando começaram as provocações nazis. Hoje sabemos como acabou, quando as pessoas não se unem e lutam pelos seus direitos.

    Não compro nada; jornais, revistas ou consumo TV destas empresas e nem sequer bebo cerveja nem consumo artigos da empresa que ajuda a liga.
    Se todos fizessem o mesmo, se calhar muita coisa mudaria e a nossa sociedade seria muito melhor.

    ResponderEliminar
  11. Santos

    "Estou em crer que o FCPorto desperdicou uma oportunidade de ouro de garantir uma hegemonia total no futebol português: se nos últimos 20 anos tivessemos tido boa (ou pelo menos aceitável) imprensa, hoje o slb estava completamente dizimado."

    Acho que essa frase diz muito sobre a actual situaçao. A história do futebol já nos ensinou que há grandes equipas desportivas e grandes equipas mediáticas. Durante 25 anos fomos a melhor equipa desportiva. Mas perdemos o duelo mediático. Em Espanha, uma semana depois do Barça completar o Triplete, já ninguem falava deles. Porquê? Pela politica de marketing que pos em pratica Florentino Perez.

    Lembram-se daquela de que uma mentira, repetida muitas vezes, se torna verdade? Pois o Benfica é a mentira do futebol portugues. Sempre foi. Mas as pessoas continuam a ouvir o orelhas dizer barbaridas como o Benfica é Portugal e ninguém diz muh. O Porto é uma verdade em quem poucos acreditam. Por culpa propria. Por ter tido uma péssima imprensa. Os nossos titulos europeus nao sao respeitados lá fora (eramos defensivos e calculistas, imagine-se) os domésticos contestados cá dentro por qualquer advogadozeco. Os pacifistas da treta tentaram convencer-nos que a guerra Norte-Sul era má para o FCP. Era a melhor imprensa que tinhamos. O PdC ia à televisao e o pais parava para o ouvir. Pelo motivo que seja. Mas parava. O treinador e os jogadores nunca foram grandes figuras mediáticas, mas a presidencia sim. Hoje vivemos num silencio incompreensivel.

    E depois há o apoio popular. O Dragao é muito bonito mas em dia de jogo parece um velório. Ao contrário das galinhas nunca conseguimos mobilizar adeptos nos jogos fora. Nem os do Porto viajam, nem os das localidades vao ao estádio. Por isso Santos, se o FC Porto ameaçasse sair da Liga ficavam todos contentes. Porque nao geramos publicidade, mercado, vendas de jornais e bilhetes suficientes para o estatuto que temos. O Dragao vai baixando, de ano para ano, a media de espectadores e os jogos fora do FCP sao uma miséria em audiencias e bilhetes vendidos. Um grande nao pode continuar assim.

    Sou a favor de um partido que defenda o Norte, um grupo de CS que defenda o Norte e uma televisao que defenda o Norte. Mas nao acredito - infelizmente - que o Norte esteja para isso. Que adepto do FCP ia pagar para ver o canal? E que daria o canal? Se o FCP tem um marketing miserável que nem tenta explorar o imenso filao dos jogos historicos do clube ou personagens chave do clube. Porquê? Porque muitos deles foram marginalizados.

    Somos um clube em guerra com o Mundo mas desencontrados de si proprios. A apresentaçao do Ruben Micael foi lamentável. Parece que chegou um junior. Um brasileirozeco chega ao Benfica e abre telejornais. Mas se partilhamos patrocinador com as galinhas e lagartos. Que coisa é essa? Mas se os adeptos tambem nao se mobilizam.
    As coisas sao mal pensadas desde o principio. Tacanhas, sem pensar como se disse aqui na importancia chave da imagem. Hoje mais do que nunca.

    Desportivamente fomos os melhores e apesar do mau ano continuamos a se-los porque isto nao muda de um dia para o outro. Mas estamos a perder o confronto mediático e isso da-lhes armas para preparar o banquete com as nossas cabeças. Os arbitros sempre foram vergonhosos, mas hoje acho que sentem que estao seguros neste país de merda. Se estao do lado da maioria sabem que façam o que fizerem, nunca serao punidos. Poderemos nem ser a maioria, mas temos de equilibrar a balança sob pena de isto piorar.

    um abraço e parabens Zé Luis pela constante pesquisa destes roubos de igreja.

    ResponderEliminar
  12. Se calhar até é injusto da minha parte achar que é culpa da SAD não termos melhor imprensa. A década de 80 (e até 90) ainda vivia a reboque dos tempos do regime pelo que não me parece tarefa fácil. Os cartaxanas, farinhas e afins lá vão perecendo mas o pior é que vão ficando disciplos são iguais ou piores do que eles. Nem sabem o que me custa ver o meu filho questionar-me porque diabo haverá de ser do FCPorto se nas turmas da idade dele não há uma alma que o seja? É só slb e scp... caramba, que exagero!. "Olha, podes ser de quem quiseres, mas se não for do FCPorto digo-te já quem não te paga a mesada" :).

    O Dragão brilha se a equipa se entusiasmar e jogar melhor. Não está muito longe, mas é muito difícil, pelo que já falámos. Como já repeti, acho que há matéria prima mais do que suficiente. Até a política da SAD tem agulhado de forma inteligente nas contratações: há mais produto nacional, o que, na minha opinião, é bom. Mesmo todo este entusiasmo dos lampiões tem muito de virtualidade: assim que caiam, evaporam-se os adeptos. O problema é que o cair pode demorar 1 mês ou um ano...ou até mais!

    Voltando à indústria cinematográfica e para explicar a minha opinião sobre a importância do FCPorto no futebol português (quer nos media, quer na liga) cito o Unbreakable num contexto Yin/Yang:
    "...Now that we know who you are, I know who I am. I'm not a mistake! It all makes sense! In a comic, you know how you can tell who the arch-villain's going to be? He's the exact opposite of the hero."

    ResponderEliminar
  13. Santos, percebo a tua revolta, repetes a tua indignação e, creio, vive sme Lisboa, habituado a admirar o querer e a força do FC Porto ao longe.

    Mas quando à razão de a Imprensa não ser melhor por culpa da SAD, olha que és capaz de estar enganado.

    A muita gente da SAD deu em perseguir jornalistas que eles sabem ser afeiçoados ao FC Porto, portistas muito antes de serem jornalistas, aceitando muito mal as críticas que, como profissionais (e até decerto por preferirem as coisas sem falhas), tinham obrigação de apontar. Não seria por isso que perderiam o seu "portismo". Pelo visto, há aí uns sacanas em blogs que pensam controlar jornalistas à distância também.

    A verdade é que o FC Porto lidou sempre mal com a Imprensa. Boa ou má, desde que fossem crítica pelas melhores ou piores razões, acabaram tratados por igual. O FC Porto hostilizou boa parte de gente da Imprensa que lhe era afecta. E a bola de neve cresceu. Pensando nos títulos, que tudo se resolve em campo e não precisam da Imprensa para nada, o FC Porto ignorou olimpicamente a Imprensa.

    Quando se sentiu apertado com o Apito Dourado, no auge da campanha para excluir o FC Porto da Europa, até as relações azedas com JN e O Jogo, dessa altura, foram apaziguadas.

    Fiz-me entender?

    ResponderEliminar
  14. ZL,

    "ah" pois é!


    E mais. Mas agora tenho de ir ver o prolongamento no Restelo. :P

    ResponderEliminar