29 novembro 2010

Que vergonha, FC Porto, e sem necessidade


Fui agora surpreendido com isto:


O FC Porto tomou posição sobre incidentes entre terceiros, que não lhe dizem respeito nem sequer transversalmente, para além de ter uma folha de serviços nesta área muito manchada. O episódio indigno entre Jorge Jesus e o repórter Hugo Cadete da TVI, no final do Beira-Mar-Benfica, devia ficar apenas entre os intervenientes.
Custa-me acreditar, mas nada no futebol é imprevisível e inaudito.
Uma vergonha e sem necessidade.
Mas é esta a "comunicação" que querem e que continua a borrar a imagem desportiva do mais forte clube português que pode passar à História como o melhor de todos evitando mexer na merda que é só dos outros. E se sempre tenho criticado a marca do clube nesta área, agora até sinto tristeza por descer tão baixo e borrar-se por coisa nenhuma que nem consigo é.
Logo o FC Porto por quem os seus adeptos esperam sempre uma atitude de denúncia e voz firme contra tantas coisas e gentes que atacam o clube, a sua imagem e os seus profissionais, mas obtêm normalmente silêncio. O último caso, a vergonhosa arbitragem de Jorge Rouba em Alvalade.
Não sei se alguém anda a dormir. Ou porventura acham isto muito bonito e que suscitará aplausos de todos os quadrantes. Dá a impressão, isso sim, de ser uma casa sem rei nem roque em que um chico-esperto qualquer dá uma de "independente" e com "roda livre" para actuar ao livre arbítrio sem prestas contas a quem quer que seja.

4 comentários:

  1. Faço minhas as tuas palavras Ze Luis ... acho que foi fora de tempo e de contexto. Não tem nada a ver connosco, e como dizes e bem quando se trata de defender o nosso clube ... nem ve-los.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. concordo que o Gabinete de Imprensa deveria estar calado nesta situação concreta, por alheia. E subscrevo as suas severas críticas também pela omissão noutras situações em que, aí sim, se justificava em pleno que o FCP vierre a terreiro dizer de sua justiça e indicar a nudeza do rei.

    Já não concordo com a defesa do jornalista. A flash Interview serve para falar do jogo. A confª de Imprensa posterior ao jogo é que serve para os jornalistas colocarem todas as questões que bem entendam.
    O Jorge Jesus, do meu ponto de vista, fez bem em mandar o gajo à merda.
    Atenção que é nas costas dos outros que nós vemos a nossas e já houve muito filho da puta de jornalista a fazer cenas daquelas aos nossos treinadores.

    Cumprimentos respeitosos

    ResponderEliminar
  3. carneiro, a mim custa-me a crer que seja "o gabinete de Imprensa" a tratar disto. Estas coisas só acontecem por ordem superior, depois quem escreve não precisa de ser do departamento. Ou, então, como constato, parece haver um maluco por aí que lhe dá na real gana de fazer e desfazer, pena, realmente, não actuar quando deve, em nome dos superiores interesses e da imagem que não queremos beliscada do FC Porto.

    Quanto ao jornalista, faz o seu trabalho. É a parte menor aqui, sem menosprezo. A maior é o Benfica, o seu treinador e a forma como se exprime. Em quase todas as ocasiões praticamente se fala sempre de algo mais para além do jogo, esse pretexto não cola.

    O jornalista fez muito bem. Tomara que todos fizessem assim, houvesse tomates e decência moral e competência profissional para assumir isso e muito mais.

    Volta e meia é natural que uma questão, tema ou pergunta em concreto não caia bem. Acontece a todos. Sem excepção. Daí não vem mal ao mundo, vem só se a resposta for má, mal-educada e politicamente incorrecta. Mais vale dizer que não responde, que o assunto não é para ali chamado ou que está já debatido e não vale a pena bater no mesmo.

    O jornalista deve colocar todas as questões, para mais sendo um assunto da actualidade.

    O mal é que, em Portugal, todos, praticamente sem excepção, estão mal habituados. Muita gente não sabe dar valor a informação, daí a quantidade de atrasados mentais à solta, especialmente no futebol.

    Relembro, até por causa do FC Porto e precisamente do tal "gabinete de Imprensa", uma altercação que motivou um processo a Rui Cerqueira, por ter insultado um jornalista da RTP que também questionou Jesualdo num tema que nem era tão melindroso, o FC Porto acabara de ganhar no Leixões e liderava isolado, mas o jornalista foi tratado de fdp para cima.

    Recordo, ainda, Jesualdo que na final do Jamor da época passada abandonou a conferência de Imprensa quando se questionava o seu futuro. Era natural que assim se fizesse e estava-se em plena conferência de Imprensa.

    Há que reconhecer que existe uma pressão enorme sobre os treinadores, especialmente dos 3 grandes. E que há situações difíceis de lidar.

    Mas não se pode acusar "o jornalista" só porque fez uma pergunta normal. Para mais, há um directo televisivo, é ali ou nunca e salvo raras excepções as flash-interview são de uma boçalidade atroz. No caso, o jornalista teve coragem de assumir a questão, o Benfica acabara de levar 3 em Israel e perder a disputa por um troféu que o treinador em causa dizia querer ganhar.

    Onde o jornalista falhou foi, não na sua prerrogativa de fazer perguntas, todas e quaisquer que fossem, mas na alusão à Benfica TV. Isso sim, era escusado, embora todos saibam o que significa e o que vale aquilo.

    A Benfica TV é uma merda e, à semelhança do que sinto em relação a este comunicado do FC Porto - porque o do Benfica é para mim irrelevante -, espero que um dia a TV do FC Porto não seja tão má quanto a dos bimbos. Mas isto no futebol nunca se sabe... ao que se vê, sabe e ouve...

    ResponderEliminar
  4. Uma pena, verdadeiramente uma pena...
    Não acredito que isto seja ideia do JNPC, não acredito...
    Tremo só de pensar o que poderá acontecer, um dia que o nosso FCP esteja entregue ao/s autor/es deste disparate...

    Mais não digo...

    ResponderEliminar