23 janeiro 2011

A Bíblia e Jesus matam o mito

Não tomar a núvem por Juno é um conselho filosófico da nossa era e como em Roma sê romano e foram estes que o inventaram, nada como ter as coisas em devida perspectiva.
Antes do enquadramento histórico-religioso da questão, convém alertar para o facto de os todo-importantes relatórios poderem nem conhecer a luz fora do túnel: já sucedeu com o relatório de um delegado da Liga confortavelmente instalado na bancada principal. Não se admirem que nem todos sejam corajosos e pró-activos como os militantes João "Pode vir o João" Ferreira e o Lucílio Vigarista.
Apertado à saída de um jogo no Bessa, esmurrada e pontapeada a porta do seu balneário após o 0-0 final pelo actual director-desportivo do clube em causa mas estranhamente nunca em xeque, Lucílio disse que nada viu e nada houve, apesar dos relatos em concreto e em directo, quer pelo repórter da SportTV à entrada no túnel quer pelo escriba do Rascord que depois foi desautorizado e viu uma capa como a que ao lado direito se publica. Portanto, nada sucedeu.


Não pensem, por isso, que há moralidade e isenção.


Vai aí um clamor por causa do sucedido no final do Benfica-Nacional, ontem à noite. É um exagero, mas também uma definição contemporânea do fim, crê-se que definitivo, do mito.

Se querem saber o que realmente aconteceu só têm de esperar pelo jornal que antecipa as imagens, divulga os castigos de antemão e sacraliza as sentenças. Sucedeu no túnel da Luz e sabem quem foi o cicerone de tudo em matéria informativa. Ainda não há muito tempo teve acesso a tudo e mais alguma coisa, no âmbito da Imprensa Destrutiva por ser contra o FC Porto.

Sobre o mito: primeiro já há muito que muita gente descrê da Biblia, mesmo que aleguem continuar a ser a edição impressa mais vendida em todo o mundo. Segundo, está claro que se desmistifica a ideia, com 2000 anos, de Jesus dar a outra face: há um anito mostrava os quatro dedos a Manuel Machado, embora apontasse para a família na bancada. Agora deve ter sido de mão cheia e como é suposto o brasileiro Luiz Alberto ser evangelista, nem deve ter levado a mal porque aludiu apenas a um empurrão.

Quanto a justiça, a divina é uma tanga, porque ninguém castiga os desmandos do El mano e do Paixão. A dos homens, bem, só consoante o que vier na Bíblia ou o Seara aos quatro ventos na tv dos papagaios a pedir sumaríssimos e o Vaz com grelos a meter na salgalhada um filme de série B. Mesmo dispensando-se as imagens da tv dos bimbos, já foi condenado Vandinho por imagens que supostamente retratavam uma agressão a um discípulo de Jesus mas nas quais não se via nada, pelo menos aos fiéis de S. Tomé que gostam de ver para crer. Vandinho levou três meses e o Benfica o título, como se sabe, só porque um realizador extremista acreditava ver com o adágio popular do ceguinho seja eu... Basta uma tv do regime, como então fez a SIC com bolinha vermelha, passar e repassar a coisa para se tornar uma visão formal e oficial do credo existente.
A SIC, onde se proclama o ai, ai, ai - ai, ai ai, mas que Democracia é esta, divulgou imagens de um autocarro estilhaçado que presencialmente ninguém viu de tal forma à chegada ao Dragão na época passada, mas que acarretou um custo de 17 mil euros. As imagens são o que são e às vezes só à custa de muita insistência mesmo nos é permitido ver o que querem mesmo mostrar - veja-se o penálti de ontem sobre Hulk.
Também sabemos que a violência extrema, mesmo no seio da própria família desde Abraão, tem dezenas de descrições horroríficas na Bíblia e nem por isso ficou com a sua reputação manchada, não só pelo incitamento à violência mas porque durante milénios foi considerado um "lavar de honra" digno no altar dos sacrifícios, algo que hoje em dia se divulga ser apenas próprio do extremismo muçulmano.
É fácil, por isto exposto, falar de conflitualidade religiosa, Jesus ao sopapo na terra dos infiéis e com os talibãs locais a minimizarem a coisa em nome do ecumenismo moderno. Pelos próximos dias, a cáfila que preenche este deserto de civilidade passará nos ecrãs num habitual circo a que os jornais do regime - e regime é tudo o que esconde a realidade, o inverso de dar a verdade ao povo, associando-se ao "antigo regime" por ter sido da mesma jaez e perfilhar a mesma motivação entre o sagrado e o oculto do chamado país do cinzentismo para o qual voltámos a mergulhar nas últimas décadas - se entregam e, por isso, desalinhando-se num assomo de dignidasde a fugir à censura vermelha (leio aqui http://tascadepalmeira.blogspot.com/2011/01/benfica-tenta-censurar-jornal-record.html que o site oficial encornado remete o Rascord para o rebanho perfilado a que o Careca local nunca costuma desobedecer e até desanca os aventureiros da dessintonia formal do alinhamento informativo), caem sob a ira dos mouros mais empedernidos.

5 comentários:

  1. o clube do regime salazarista no seu melhor! a censura já chegou, e agora o jornal Record também foi alvo dela, já não bastava eles controlarem A Bola como querem obrigar a desmentirem a noticia da estalada do Jorge Jesus...Vergonha!

    ResponderEliminar
  2. E veremos, tasqueiro, se esse devaneio rascord não será movido a marcha-atrás...

    Há muita gente que acredita no Pai Natal...

    ResponderEliminar
  3. Zé Luis.
    o cabaco ganhou.
    num passa nada.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pelas imagens disponíveis durante a transmissão da TVI, Jorge Jesus intrometeu-se entre Luís Alberto e Franco Jara, ao ver o médio brasileiro a reclamar com o avançado encarnado e agrediu Luís Alberto com uma chapada.

    Meus amigos, desenganem-se porque não vão haver quaisquer castigos.
    Nem o árbitro principal, árbitros assistentes, delegado da Liga e forças policiais viram nada.
    A comissão disciplinar já tinha mudado de canal, e como é óbvio não vai aparecer nenhum interessado a solicitar que seja aberto o tal inquérito disciplinar. A imprensa já está a escamotear esta situação.

    Será que o FC do Porto vai solicitar a abertura de um inquérito ?

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Será que ninguem ve o fora-de-jogo no primeiro golo do benfica???? revejam o golo e ha uma repetiçao que da para ver claramente. Se tantas vezes mostraram a repetiçao do penalty do Hulk porque nao o fizeram com estes gajos????

    ResponderEliminar