28 janeiro 2011

Hulk em recato



Apesar dos números estratosféricos, e de receios - não se sabe se bem fundados ou apenas intuídos tendo em conta a dinâmica do mercado de transferências - que não partilho de vê-lo partir no final da temporada, Hulk está seguramente a fazer coisas, em número de golos acima da média de 1 por jogo e em "números" artísticos pela sua inata capacidade inigualável em campo, que fatalmente suscitariam cobiças "de outro mundo".
Acaba por ser bom que a Imprensa Destrutiva não lhe dê o devido valor. Sai de escaparates, desaparece rápido de cena tal como marca golos em tiro mortífero ou inesperadamente até de cabeça a provar a sua evolução como jogador. Não "aparece" a não ser no sítio certo, aquele que os portistas mais apreciam e os outros desgostam profundamente. Aliás, até já é o marcador oficial nº 1 de penáltis do FC Porto, afastadas as dúvidas sobre outros potenciais atiradores no plantel e que cedo deixei de ter ao levantar a questão na época passada.
Nem sequer se queixa de ter de jogar a avançado-centro, quando é extremo ou "ponta lateral" como dizem os italianos pelo apoio directo prestado ao ponta-de-lança e as investidas como extremo para o meio visando o golo ou uma tabela que o desmarque rapidamente na área e o coloque face ao g.r. adversário.
Com o FC Porto na Liga Europa é mais um pretexto para a cobiça não se aguçar. Os dragões, mesmo ganhando a competição, não têm nenhum adversário com capacidade financeira para o "atacar" como objectivo de mercado. Esses só há na Liga dos Campeões. Só uma carreira também estratosférica nesta fase final da campanha europeia poderá fazer os "tubarões" aguçarem o apetite por um jogador que já viram na prova-rainha mas de forma ainda modesta e titubeante. Está, obviamente, "referenciado", como a Imprensa Desportiva da capital gosta de falar dos "seus" jogadores. E também não é por a Imprensa Destrutiva da capital esconder as proezas de Hulk que este não é acompanhado lá de fora.
Pensei nisto ao chegar de fora e ver as manchas vermelhas da Imprensa Desportiva, mesmo após mais um "bis" do brasileiro e o líder cavar a sua vantagem em 11 pontos...
Penso, por isso, que não obstante estar a fazer uma época fenomenal, ao nível do seu incrível epíteto, e não ter as parangonas merecidas que dizem mais da inveja dos editores e directores do que dos méritos que não reconhecem em forma de capas ao jogador, Hulk não será alvo apetecível do mercado. Muito menos alcançável, tal como AVB tem repetido.
Hulk deve pelo menos fazer a Liga dos Campeões da próxima época. E se continuar a sua evolução explosiva, então é que ninguém poderá segurá-lo por cá. Até lá, é o nosso abono de família. E basta os portistas o reconhecerem por isso mesmo.
A mim, que nem tenho estado por cá e estou praticamente de saída outra vez e em risco de não ver mais um jogo a meio da semana, só me dá vontade de saber o que faz e como marca. Fica aqui o registo. Não alimento conversas de parolos que contam os penáltis dos outros como se não os tivessem tido há um ano em igual quantidade e seguramente com menos verdade desportiva. Essa é a conversa da treta com a qual se encobre o que vale realmente Hulk. E que é muito acima da valia do campeonato desta gente triste e reles que à primeira oportunidade ou tem 3 penáltis a favor, como ninguém consegue, ou se espalha ao comprido para lá de Badajoz.
Por falar nisso, em Marrocos sabem o que é o FC Porto, ouvindo falar apenas de Porto.
p.s. (salvo seja, que nunca mais) - tem piada que, enquanto a anunciada transferência do ano dada como iminente está de momento em stand by a ver quem baixa ou sobe a parada, o FC Porto prepara-se para, depois do "novo Messi" Iturbe garantido sem vozeirão e parangonas, sacar um tal de Kelvin. É a suprema ironia quando anunciam o fecho a ferver de uma janela de mercado nunca morna sequer: um grau Kelvin é a jeitos de menos 200 e tal graus Celsius, se ainda não esqueci (creio que -270º ou aproximado)... http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1768428

3 comentários:

  1. Temos de estar preparados para a inevitabilidade de perder Hulk no próximo Verão, eu também não queria e via com bons olhos qualquer coisa que o pudesse impedir.

    É impossível retÊ-lo, quando já desde o defeso passado o seu empresário anda a preparar terreno, Hulk irá bater records de transferências por cá...mas infelizmente também aí não haverá grande consolo.

    Faça-se a fortuna que se fizer, só 45% ficam cá..., enquanto teremos de lidar com mais uma dif´cil despedida de um fora de série.

    Vamos com sorte se não perdermos também Falcao, é o que penso, vou apontando "rezas" pela manutenção do Colombiano.

    Abraço

    http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. "Emídio Rafael não deverá jogar mais esta temporada, depois de se ter lesionado no decorrer da partida entre o Gil Vicente e o FC Porto.

    No final do encontro, André Villas-Boas confirmou que esse cenário é uma forte possibilidade, embora o departamento médico do FC Porto ainda não tenha revelado qual a lesão do esquerdino dos azuis e brancos e qual o tempo estimado de paragem.

    Emídio Rafael fracturou a perna já na parte final do encontro, num lance em que chocou acidentalmente com o gilista Júnio Caiçara, após uma falta cometida por Souza.

    O jogador, que marcou o segundo golo do FC Porto frente ao Gil Vicente, estava a atravessar o melhor momento da temporada e tinha sido pré-convocados por Paulo Bento para o próximo compromisso da selecção nacional."

    zerozero.pt

    ResponderEliminar
  3. Foi muito triste o que aconteceu ontem ao Emídio Rafael, mas agora só faz sentido pensar na completa recuperação do homem e do jogador...E pensar no próximo jogo, quarta-feira todos ao Dragão para ajudar a oferecer a vitória ao RAFA...

    ResponderEliminar