"A maioria das críticas às arbitragens são justificadas e significam que houve desempenhos que não cumpriram com a missão de garantir imparcialidade no jogo" - Vítor Pereira.
Isto, por exemplo, não foi dito esta época. Foi ainda na 1ª volta do campeonato passado. Já esqueceram?
Vamos brindar à verdade desportiva.
E este aviso:
Quem é ou foi levado ao colo? Quem teve a cobertura cúmplice da Imprensa Desportiva? Quem esteve sob ataque da Imprensa Destrutiva? Que andor e que profetas e santos de pau carunchoso saíram ao adro da igreja do altar da mentira e da contra-informação?
Finda esta 1ª volta, alguém é capaz de descortinar qual linha de estatística diz respeito ao FC Porto ou ao somatório dos números dos seus adversários?
42ca, 1da, 2cv ----- com 10 em 33' (22+11)
52ca, 0da, 1cv ----- com 10 em 24' (1 jogo apenas)
)percebem que há cartões amarelos (ca), duplo amarelo (da), cartao vermelho (cv) e o tempo de jogo em inferioridade numérica (dados obtidos das fichas do site da Liga de Clubes)
Quem liderou com o benefício dos árbitros? Quem espalhou a ideia, absorvida pelos caciques do regime e as cassetes do costume que acompanham o livrinho vermelho da propaganda? Quem fala em vantagem à custa das arbitragens? Qual é o lobo que se diz ameaçado por animal feroz?
A 19 de Janeiro de 2010, já com a 2ª volta iniciada e mais um roubo no Dragão (outro golo mal anulado a Farias na recepção ao P. Ferreira), sinceramente farto de vigarices e inconformado com o silêncio sepulcral a reforçar o manto diáfano de fantasia sobre uma realidade propalada que escondia os atentados à verdade desportiva, num balanço da 1ª volta ignorado pelos mídia absortos no futebol do extreminador implacável, alinhavei isto:
"Benfica já jogou, na Liga, em superioridade numérica no que corresponde a um jogo e meio e com 11 contra 9 em quase um jogo – ah, não sabiam? E nunca detectaram a acção disciplinar? Pois… Não são só os penáltis, os golos irregulares, a benevolência dos árbitros para com os que dizem jogar “o melhor futebol”. Vejam como os adversários são tratados e quem vai no andor!
De escândalo em escândalo, de proteccionismo em proteccionismo. O Benfica esmaga, de facto. De molde a… escandalizar. Não é só os penáltis a favor, golos em fora de jogo ou de faltas (e cantos) inexistentes. Como há muito venho alertando, a acção disciplinar é do mesmo quilate rubi, de proteccionismo vermelho. Não é só poupar Javi, Maxi, David e Luisão a expulsões e mesmo a... sumaríssimos. É que o Benfica já jogou por 133’ em superioridade numérica de 11 contra 10 – corresponde praticamente a um jogo e meio (90+45’). E até já jogou 11 contra 9 no tempo correspondente a quase um jogo completo (83’). Tão a ver que nem na Playstation?...Pois, não tinham dado conta… É, mas o algodão não engana".
Estas estatísticas referiam-se a que adversários na época passada: os do FC Porto ou os do Benfica no total dos seus jogos?
56ca, 4dca, 7cv -------- 8gpc , 1gpf ------- com 10 por 133’, com 9 por 83’
43ca, 4dca, 2cv -------- 4gpc, 1gpf ------- com 10 em 62’, com 9 em 26’
Entretanto, o FC Porto desta época conseguiu jogar a 1ª volta com mais cartões vermelhos do que os adversários receberam e apenas menos 10 amarelos do que lhes foram mostrados (ver as primeiras estatísticas em cima). Incrivelmente, atendendo à sua supremacia em campo, o incontestado líder do campeonato conseguiu jogar, no total, em inferioridade numérica por 9' face aos adversários. Na época passada, na 1ª volta, o FC Porto jogou o total de 35' em inferioridade numérica. O Sporting também teve um balanço negativo. O Benfica, bem, ainda hoje é um escândalo olhar para aquilo ali em cima, não é?
Que escandalosa comparação com o cenário de há um ano, os números desta época e os que foram ardilosamente ignorados por jornalistas de sarjeta e paineleiros encartados!...
Querem, ainda, falar também de penáltis? Pois, há um ano o Benfica tinha 8 a favor e 1 contra; o FC Porto, este ano, tem 7 a favor e 2 contra.
Pois, mas isto não merece nem manchetes, nem colunas bonitas de textos grndiloquentes ou páginas de estatísticas arrasadoras para a credibilidade dos que há um ano eram sobrevalorizados com ajudas de toda a maneira e feitio por denunciar.
Não precisam saber contar, muito menos saber ler, apenas perceber os números. Entretenham-se.
act.: calhou-me de ver agora a SICN e, como se a situação do País não mereça mais atenção do que a 1ª volta do campeonato, julguei ver a tv dos bimbos, só pelo que imagino e o que apanho de terceiros, porque como nunca vi esta não posso dizer se é ou não parecida. Um chorrilho de encornados a espumar da boca contra as arbitragens, uma moderadora-decoradora no cenário e um convidado do tempo radiofónico de antigamente a repisar as arbitragens, uma sessão notável de indicador do desespero de tanta gentinha rasca e ignorante para a qual nenhuma tv tem antídoto. Uma lástima. Mas é o que há.
Zé Luis
ResponderEliminarAinda ontem o armário Xavi, fez das suas. Consegue fazer uma falta junto à linha lateral, que o árbitro marca. O jogador do Leiria incia a jogada, com um passe para um colega que se encontrava no meio campo e Xavi, não contente com a primeira volta a fazer uma 2ª falta com uma entrada por trás. Falta foi sancionada novamente mas sem o respectivo cartão amarelo por dupla falta.
Mais adiante no jogo, volta a fazer uma entrada por trás que o árbitro marca e mostra-lhe o respectivo cartão amarelo. Há 3ª entrada por trás. O jogo prossegue e já com cartão amarelo e sem se importar com isso, volta a pisar um pé a Leandro Lima, que seria o 2º amarelo, e respectivo vermelho. O árbitro marca a falta e esquece-se do cartão.
Na minha modesta contabilidade, este tipo ontem deveria ter levado 4 cartões amarelos, e manteve-se em campo o tempo todo.
É assim o campeonato da APAF. Os morcegos de bermelho podem bater, agarrar e “empurrar que nada se passa.
Ainda ontem aquele espanador de caracóis mandou mais uma cotovelada na cara de um jogador do Leiria, que a TV da treta não voltou a mostrar e rapidamente mudaram de posição.
Quando a imagem volta para o mesmo local, mas filmando de longe, já só se vê o jogador do Leiria com as mãos na cara e a mandar vir com o juiz de linha, e o espanador lá continuou a “bater” na bola, que jogar “está quieto!!! E o Leiria jogou em baixa intensidade. Imaginem se tinham corrido como o Marítimo o fez no Dragão.
São estas pequenas minudências que fazem com que o FCP ainda só tenha 8 pontos de vantagem sobre o Benfas e 13 sobre os Viscondes.
Esses ninguém os ouviu a mugir, no seu primeiro golo, em que parte de duplo fora de jogo.
São uns santos, coitados. Assim se rectifica por portas travessas o que não se consegue demonstrar por competência e trabalho.
Kostadinov, é sempre preciso contributos assim. Eu, por exemplo, que só vi o benfas a espaços e praticamente só na 1ª parte, não pude verificar essa do armário batedor.
ResponderEliminarComo ainda não fiz o Bin Laden ou Nobel da Paz, e não sei se tenho tempo para falar do Xistrema que voltou a permitir toda a porrada nos nossos jogadores, sempre registo essa ocorrência múltipla. Obrigado pela ajuda.
Obviamente, não posso ver tudo. Mas ao compilar estas estatísticas e pelo silêncio do pessoal, quer-me parecer que também já devem saber dos números que apresento e são capazes de os ditas de cor e salteado.
As estatísticas são arrasadoras. Não sei se algum paineleiro as lê e pode atirá-las nos fóruns radiotelevisivos. Mas é na demonstração reiterada de certas coisas que passam ao lado na CS que vincamos como o FC Porto não é protegido pelas arbitragens.
Há é pouco quem saiba, se dê ao trabalho e ajude quem o faz. E o divulgue convenientemente. O silêncio de muitos portistas contribui para isto, o deixa andar, o convencimento de que ganhamos sempre mais coisa menos coisa e fora um ou outro ano de azar.
Como não se denuncia isto, a teoria à solta vinga como mentira repetida mil vezes.
Tenho a impressão que o Miguel Guedes lê, ou pelo menos já leu este blog.
ResponderEliminarCaso se confirme, espero que denuncie isto alto e a bom som amanha no trio d'ataque.