14 janeiro 2011

Tempestade num copo de água: sim, qual é o problema com a equipa e o momento?

Já é a segunda vez que tenho de recorrer à gravação integral da conferência de Imprensa de AVB no Olival para o lançamento de um jogo.

Duas vezes numa semana. Para o jogo da Taça, quis certificar-me da sua "gaffe" sobre nenhuma equipa ter ganho a prova três anos seguidos.
Hoje, ao ler um reparo, no Maisfutebol, ao treinador do FC Porto, por uma "blague" incidindo na alegada preferência clubística de um jornalista presente (que me pareceu ser da RTP, pela voz que se ouve no filme), lá tive de escutar para ouvir melhor.
Coisas sem importância alguma. Uma e outra. Mas, pior, não percebi se alguém quis fazer uma tempestade num copo de água, obrigando o treinador a sublinhar não ver que a equipa e o momento que atravessa possam deixar preocupados os adeptos. Alegadamente, porque na 4ª feira houve assobios e impaciência nas bancadas do Dragão, talvez por ser frente ao modesto Pinhalnovense que podia ter levado uma cabazada mas aguentou o 0-0 até aos 78'...
Acho que AVB respondeu bem: qual o problema com a equipa? qual a dúvida sobre o momento de forma? de que modo os resultados criam tanta insatisfação? porque não se regista empatia do público com a equipa?
Para ouvir aqui:

Eu não percebo, nem pressinto que haja mal-estar. A equipa corresponde perfeitamente dentro do campo. Foram alguns de 15 mil e tal adeptos que assobiaram? Estará a ser reposta a turbulência que há um ano diziam ser orquestrada de adeptos estranhos no Dragão?
Não sei, mas isto não tem pés nem cabeça. Como é ridículo o "Abaixo" que apontaram a AVB no Maisfutebol. Porque o técnico brincou evocando o clubismo diferenciado, claramente em tom informal e sem azedume ou acinte pessoal para o visado.
Há coisas mesmo fora de proporção. Mas, como sempre, resposta só no campo. Ganhar.
AVB FOREVER!
Ah, achei curioso e custa-me acreditar, isso sim, que AVB pretenda treinar apenas por mais uns 15 anos. Palpitou-me que, por ele, seriam sempre no Dragão. É o lugar que quis e mais deseja ainda hoje. Um Guardiola, homem da casa e identificado com a causa. Portista. É dos nossos. Por muitos anos. Prefere, se sair, abraçar desafios no Japão do que em Itália ou Inglaterra. São opções. Mas a escolha do coração é definitiva. E isso pareceu-me evidente.
DESAFIO DE SEGUNDA CIRCULAR
Eu acho que, depois ds bacoradas e promessas furadas do "mestre das tácticas" a garantir nas jornadas iniciais que o seu Benfica era o mesmo, jogava igual e iria ser campeão, Paulo Sérgio tem feito um duelo "interessante" na Segunda Circular para as piores frases da época: depois de, antes de receber o Braga, ter afirmado "todos gostariam de estar no nosso lugar", o 3º na tabela, hoje propõe-se para a 2ª volta http://www.abola.pt/nnh/destaque.aspx?id=242092&zona=1 "fazer 46 pontos em 45 possíveis#.
É o esférico rolando sobre a erva dada a comer aos ruminantes...

10 comentários:

  1. Acho que o AVB deve ser fiel aos seus princípios e personalidade, embora deva ser avisado por quem lhe está mais próximo, que as suas palavras terão sempre sobre si uma enorme atenção e grande desvalorização...É dos cânones!
    Tudo o que ele disser será menorizado, se for acertado e valorizado, se pelo contrário for asneira.
    É uma luta desigual com um Poder desigual, o Poder da Comunicação Social!

    ResponderEliminar
  2. meireles, tocas num ponto não só sensível como fulcral. E fulcral em todo este enquadramento.

    AVB chamou a atenção, é preciso ouvir bem o que disse, para algo que não se entende muito bem e que, no enetender dele, pode resultar de "más" mensagens que estejam a passar. AVB questionou-se se não haveria algo por detrás dessa manifestação de desagrado do público. Como não fui ao Dragão, nem vi sequer a 1ª parte, não posso avaliar a reacção do público. De qualquer modo, em 15 mil pessoas, não acredito que tal desagrado tenha sido expressivo. Até porque os SuperDragões, segundo ouvia na transmissão pela net, apoiaram sempre e fazem ruído o suficiente para abafarem meia dúzia de ocasionais assobios.

    Dei-me, sinceramente, conta disto ao ler ontem o editorial de Manuel Tavares em O Jogo, também sem compreender o que faz as pessoas perderem a noção de paciência, equilíbrio e sentido afectivo de apoio, quando não "apoio moral". Sem eu ter visto o jogo, mas conhecendo o que às vezes a casa gasta, e já aqui me manifestei a esse respeito para desagrado de mais uns quantos, entendi perfeitamente a mensagem de Manuel Tavares. Porque já vi o filme muitas vezes.

    Não atribuo, por isso, o cerne da questão ao Poder da Comunicação Social, neste caso específico. Trata-se de estupidez pura de público ignorante, impaciente e apressado de forma não razoável, pelo que AVB acabou por se mostrar surpreso por tal desagrado. E, por mais de uma vez, investiu contra essa atitude do público. Até por não haver razões para tal, a equipa joga, e até joga bem, ganha e normalmente ganha bem, a fórmula "Ópera é no D. Carlos" já a sabemos desde Pedroto e tudo se resume a isto: há pouca inteligência, amiúde pouca vontade, a ver um jogo de futebol. Se não têm vontade, não devem ir ao estádio. Ninguém vai por vontade própria a um sítio onde sabe que se vai chatear. Se tal acontecer, mas não se esperava, há que perceber que um mau dia acontece a qualquer um e há sempre razões, mais ou menos objectivas, que justificam um fracasso. Pode ser um frango, 20 bolas nos postes, um central colocado a lateral, podemos acreditar no que quisermos.

    No que eu não acredito de forma absoluta é que, como se convencionou referir em relação aos adeptos do FC Porto, isto seja resultado da "exigência", quando se confunde "gostar de ganhar" com o "saber jogar e saber ganhar".

    E é por tudo isto que eu não reajo consoante a "manada", porque temos intelecto que também passa por descodificar mensagens a que queiramos atribuir algo de malévolo para culparmos a CS.

    Por isto, normalmente, um trato aqui de descodificar mensagens, perceber o que dizem e o que fazem, enaltecendo umas vezes, criticando outras. Não creio que AVB tenha sido mal interpretado, tirando o caso do jornalista do Maisfutebol que tomou a núvem por Juno e fez algo que não se justifica mas também sem passar as marcas da decência.

    E, como sempre, é preciso saber exactamente o que se diz, entender o contexto e depois reflectir e dizer algo. Para mim, senti AVB muito incomodado, e não era pelas perguntas colocadas, correctas e até esperadas, mas AVB quis mesmo falar do assunto, repetiu-se até, para alertar as bancadas. E isso não passa apenas por "não há sempre ópera" ou "não podemos ganhar sempre 5-0".

    Eu acho que há gente que nem isso entende, tão brutalizada anda. Imagine-se se estivéssemos a 8 pontos do líder e não tivesse o FC Porto feito a 1ª metade da época de forma brilhante como fez. AVB destacou isto e esse plano de regularidade a alto nível não ziguezagueou por entre vitórias mínimas e golos tardios.

    Começo a acreditar que esses adeptos descontentes, demarcando-se da alegada (má) influência da CS, rejeita o Real Madrid e só quer ver jogos do Barcelona. Eu pelo menos tento conciliar o FC Porto e o Barcelona. Como ainda fiz na 4ª feira.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!

    Novo blog contra as mentiras vermelhas
    http://mentirasvermelhas.blogspot.com/

    sigam!!!

    ResponderEliminar
  4. Li hoje no JN uma eventual notícia do interesse ou da iminência de o FC Porto contratar Sílvio ao Braga. Eventualmente, até uma troca Emidio Rafael/Silvio. Tudo porque Pinto da Costa e Antonio Salvador almoçaram por estes dias no Porto. A RR teria avançado a notícia ontem.

    Não sei se é verdade. Nem sei se há interesse. Não vejo que vantagens para o FC Porto.

    Para muitos, parece que vir um jogador novo, a meio da época, para uma lateral é algo de fundamental numa equipa.

    E todos esquecem, em comentários diversos, que Silvio não pode jogar na Liga Europa pelo FC Porto, porque o Braga está agora nessa competição e o regulamento não o permite.

    Mas isto é um pormenor... Há quem olhe para os grandes planos.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,

    Amanhã vamos ter um adversário motivado depois da excelente vitória em Guimarães. Esta Naval andou à deriva neste campeonato, não se coadunando a qualidade do seu plantel com a posição que ocupa na tabela classificativa.
    É uma equipa com jogadores bons tecnicamente, capazes de segurar bola e de a circular com qualidade. Godemeche, Alex Hauw, Marinho e Fábio Júnior são jogadores de qualidade. Na defesa têm um central que aprecio, João Real, e contam ainda com os experientes Orestes e Daniel Cruz.
    Já vão no 3º. treinador da época, mas Mozer trouxe motivação a esta equipa.
    O Porto tem por isso de entrar com mais rapidez na circulação, da que tem tido nos últimos jogos, e tentar resolver a contenda cedo. Vai ser um jogo de paciência, e por isso os adeptos têm de apoiar a equipa.

    Estou convicto que se jogarmos ao nosso nível ganharemos, pois somos superiores.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Começo pelo final, Sílvio é um bom jogador, se for feita uma troca directa com Emídio Rafael era excelente...Poderá não jogar na Europa, Emídio pode mas não convém...
    Relativamente ao público das Antas, devo confessar que uma boa parte dos habituais frequentadores do Dragão é ou Anti.Portista ou Anti.Pintista. E aproveitam todos os pretextos para diminuir as prestações da nossa equipa..."Então senhor Rui, aquilo ontem esteve mesmo difícil..."
    São os comentários mais escutados nos locais onde vou, por vezes até tento ignorar, nem respondo...Outras vezes sou cáustico: "-Pois, é verdade tem razão, se contratássemos nesse dia -por exemplo- o guarda-redes do Pinhalnovense talvez tivéssemos tido mais facilidades..."
    -Mas o problema da contestação reside não num sentimento natural de exigência, mas na cegueira da maioria dos espectadores...Vão ao jogo, pagam um bilhete -quando pagam- mas querem a vitória que desejam a qualquer preço e se possível com "sangue" à mistura...Não sabem ver desporto, seja futebol ou qualquer outra modalidade competitiva...
    Muitos mudaram o seu rumo durante a vida para poderem estar colados ao êxito e nem pensar em terem de reequacionar os seus amores...Nós não, somos Portistas por convicção e paixão sólida que não se esvai com derrotas...

    ResponderEliminar
  7. O Rafa não foi inscrito na Europa. O Silvio não pode jogar na Europa. Na Europa não teríamos alternativa a Álvaro. Não vejo que a troca fosse excelente.

    Quanto ao teu último parágrafo, acho que disseste tudo e muito bem, meireles.

    ResponderEliminar
  8. Zé Luís para mim a troca neste momento seria excelente porque Sílvio é bem melhor que Emídio...Ainda que apenas possam competir este ano a nível Nacional.E a época 2011/2012 está aí à perna...Quem poderá perder com toda esta história é o SCBraga.Em termos desportivos imediatos...

    ResponderEliminar
  9. Em tempo.Mais um jogo complicado e resolvido por questões de pormenor como alguma rapidez de raciocínio...Depois tudo se desmontou e o Mozer desistiu...

    ResponderEliminar