13 janeiro 2011

Repetido, mas esquecido (II)

Podem estranhar a foto aqui e nem conceber porquê. É a modos como fazer de conta que o moço da foto não era portista desde pequenino e até apanhou o nome de guerra "Gomes" para o futebol se calhar pelo brasileiro Jorge Gomes, o primeiro estrangeiro a jogar no Benfica procedente do Sp. Braga em 1979 salvo erro - e não do dragão bi-Bota de Ouro Fernando Gomes...

É fácil enumerar os casos de jogadores contratados pelo Benfica"em cima" de defrontar o clube onde jogam. Marcel, Jorge Ribeiro, Makukula, estes até a falharem penáltis contra o seu futuro clube..., agora Jardel, o central do Olhanense que, a despeito de ser poupado no jogo para sua segurança, não apaga o mau exemplo que, mais uma vez, tudo isto encerra mas quase ninguém critica. Fábio Faria tinha sido o caso mais recente, pouco antes de o Rio Ave defrontar o Benfica na última jornada em que se decidia o campeão da época passada, na Luz.






Mas se quiserem ajuda, eu remonto a 1995 um caso idêntico, com o mesmo clube protagonista. Portanto, isto é antigo e dá resultados. O comprador safa-se sempre no campo e não é sujeito a coro de críticas que uma sociedade digna e não amordaçada e vesga não pouparia na Europa civilizada.
Nuno Gomes está para deixar o Benfica. Vai para uns 14 ou 15 anos que foi comprado e anunciado precisamente num dia de Boavista-Benfica. Ficou 0-0 e, se forem às crónicas da época, verão que o então jovem boavisteiro de Amarante falhou, isolado ante Preud'homme, quatro situações de golo. Não é que tivesse de os marcar todos, o guarda-redes belga era muito bom, mas em situação normal, com uma mente serena, sem a pressão de um contrato já assinado com o futuro patrão e a equipa que nessa noite defrontava no Bessa, Nuno Gomes marcaria uma dessas oportunidades.
É só para lembrar, porque há muita gente esquecida que gosta de pôr lama na ventoinha quando se trata de julgar os exemplos dos outros clubes, nomeadamente o FC Porto.

17 comentários:

  1. Meu caro :

    Tenho para mim que o teu "arquivo" é muito superior ao do saudoso
    Dr Pôncio Monteiro .

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Zé Luis, não é por nada, mas acho que o último jogo do Nuno Gomes no Boavista não foi esse e sim o jogo da Final da Taça contra o Benfica, que o Boavista venceu 3-2 e o Nuno Gomes até marcou um golo.
    aliás, tenho a certeza absoluta. deve haver um equivoco da tua parte.

    ele realmente já estava contratado pelo slb (ele e o Sanchez), mas não deixaram ambos de fazer a sua parte, o N.Gomes com 1 golo e o Boliviano com 2.

    ResponderEliminar
  3. Thor, tudo isso é verdadeiro. Tudo.

    Porém, eu não disse que foi o último jogo de Nulo Gomes no Boavista, disse que foi anunciada, creio que a um sábado, a sua contratação e à noite ele falhou 4 ocasiões de golo, isolado, ante Preud'homme. Sim, na final da Taça marcou um golo, creio que Sanchez fez dois e o Boavista ganhou 3-2. Mas, aí, tinham passado meses do acontecimento que refiro, Nuno Gomes estava sereno e quis despedir-se em grande do Boavista e com um troféu.

    Se o jogador quisesse que o seu futuro clube vencesse no Jamor não ganharia nada com isso e o facto de o futuro clube gannar a Taça para ele significava zero porque não tiraria daí dividendos.

    Creio que está tudo esclarecido.

    ResponderEliminar
  4. Azul Dragão,

    se o dizes...

    Já disse que nunca apreciei vivamente, ou da forma que muitos o reconheceram, nem as prestações de PM nos programas em questão nem o seu "arquivo".

    Não tenho problemas em confrontar o meu "arquivo" com o de quem quer que seja.

    E posso recuar a 1984 para saber de todos os árbitros em todos os jogos dos 3 grandes.

    ResponderEliminar
  5. Posso dar uma achega, Zé?

    Foi na época 96/97 e o jogo no Bessa, ficou 1-1; o BFC marcou relativamente cedo e de facto o Nulo golos, falhou em barda...

    ...nos instantes finais, um brazuca de bigodinho à actor de filma porno, que até veio fazer apenas meio ano...


    ...empata um jogo, onde o clube da merda, deveria ter sido... goleado!!!

    Cumps.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Pai da Leoa.

    És capaz de ter razão quanto à época, porque não consultei os arquivos para ser rigoroso na data. De qualquer modo, foi na época em que na final da Taça o Boavista ganhou 3-2 ao Benfica e meses antes houve esse jogo do Bessa e creio que ficou 0-0, mas pode ter sido 1-1, houve empate de certeza e o Nulo Gomes falhou 4 golos isolado.

    A época deve ser mesmo essa? Talvez. Agora que levantas a questão, e eu não sei quando o valentão entrou para vigarizar todos aqueles vigaristas, acho que já Vale e Azevedo era presidente, mas não tenho a certeza. Talvez não, mas é só a memória a funcionar e por coisas que pouco me dizem e não costumo fixar tanto o que não me interessa, não vejo ou acompanho só à distância.

    Não teimo quanto ao jogo, mas estou certo quanto às falhas de Nuno Gomes. E estou em crer que foi 0-0, admitindo que tenhas razão.

    ResponderEliminar
  7. Boas meus caros,

    Ainda relativamente ao post anterior, concordo plenamente. O primeiro penalty, apesar de claro, é uma das situações clássicas de jogador/guarda redes e o hulk provavelmene não chegaria à bola. Beneficio da dúvida para o apitador.

    O segundo penalty, sobre o James, é tão claro como escandaloso. O apitador de serviço faz o gesto que foi ombro/ombro... e passou o jogos a assialar faltas ao Hulk em disputas de bola ombro a ombro. Critérios.

    Ainda no dossier arbitragem o que dizer à nomeação de Elmano, directamente da jarra, para o Académica- SLB? Claramente que não vai pressionado para corrigir os "erros" no Dragão. A nós calhou-nos o Cospe, outra referência nacional...

    relativamente às contratações cirurgicas, lembro-me bem do vocalista dos ban se atirar no final do jogo ao irmão do Maniche acusando de falta de profissionalismo e de ter falhado o penalty de propósito.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Zé Luís, junta a essa lista o central José Fonte, titularíssimo, contratado ao V. Setúbal, que nunca chegaria a calçar de encornado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Ainda off topic

    Ontem a RR teve o desplante de não ter relatado o jogo do FCP. Tratava-se apenas de uns quartos de final da segunda prova do calendário nacional. Dos encornados até a taça eusébio tem direito a transmissões especiais com directos durante todo o dia. Já não há vergonha.

    Depois de a RTP não ter acompanhado a pré-época o Porto na Alemanha, vê onde isto chegou. Depois ainda temos o Ribeiro Cristóvão a distilar ódio na Sic Noticias.

    Para mim a RR acabou. Puta que os pariu !!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Rogério, bem lembrado. Não tenho pretensão em fazer lista alguma, nem em ser rigoroso, mas é bom que o mote seja dado para cada um se lembrar de algo para acrescentar. Todos a contribuírem vê-se que, juntos, valemos mais. Como equipa que é mais do que o somatório das individualidades.

    É verdade, sim senhor, o José Fonte... Mas há mais, seguramente, ainda que o objectivo não seja o de fazer a lista. Para isso devia haver jornalismo credenciado, competente e denunciador. Não há, como sabemos. Por isso, aqui é o campo da luta.

    ResponderEliminar
  11. DD, às 6.30 da tarde há missa. Santos de pau carunchoso... E tutti quanti. Amén.

    ResponderEliminar
  12. Perdão, o que queria dizer, DD, é que "faltaram" à missa às 6.30 da tarde, porque no carro ainda ouvi o relato deles. À noite não sabia da falta do relato do Porto, mas estranhei ouvir o Pedro Azevedo no estúdio, ainda que Joaquim Vieira ou Silvio pudessem relatar das Antas. Ah, deve ter faltado o Bernardino... e perdia-se o essencial dos relatos... :)

    ResponderEliminar
  13. informei-me melhor e ao que parece a ausência de relato teve a haver com o tempo de antena para as presidenciais...

    ResponderEliminar
  14. E...

    ... missa, portanto.

    Mas o tempo de antena... ´
    é em directo (se fosse em diferido podia passar o relato do jogo, não?)?

    IOL!

    ResponderEliminar
  15. Tiago contratado ao Marítimo no mesmo ano em que o Manuel José foi contratado a meio da época pelo SLB.
    Parece que o menino queria sair a toda a força para o SLB porque tinha medo de aterrar no Funchal.
    Ou a memória atraiçoa-me?...

    ResponderEliminar
  16. Boa, DeepBlue, mas Tiago não foi contratado "em cima" de um jogo com o Benfica, que me lembre. Quanto aos enjôos no vôo, é verdade sim senhor.

    ResponderEliminar
  17. Aquando do tal jogo no Bessa, o presidente do carnide era o Manuel Ordenado Mínimo Damásio...

    ...saltou fora, quando no início da época seguinte, foram entubados 3-1, nos Arcos, em V. Conde... para depois aparecer o advogado.

    E sim, no fim da época, 3-2, no Jamor, para o BFC.

    ResponderEliminar