31 janeiro 2011

Há 40 anos, 4 golos de Lemos

Era o nosso Gerd Müller, atarracado mas rápido e letal na área. Lemos fez há 40 anos 4 golos ao Benfica, nas Antas, para o campeonato.

A 31 de Janeiro, no Porto, não se celebra apenas a revolta de 1891 contra a Monarquia e mais um dos muitos episódios históricos com os quais, sob qualquer regime ou absolutismo, a Invicta, Mui Nobre e Leal Cidade teve de se confrontar, ganhando este epíteto precisamente por do Porto ter descido à capital o Exército que fez triunfar D. Pedro sobre o seu irmão Miguel (1832-34).

Em 1971, Lemos marcou 4 golos ao Benfica, a juntar aos dois que obtivera na Luz (2-2), na primeira volta da época 70-71. Foi o único jogador portista a fazer um "poker" ao grande rival e também o segundo com essa proeza a um dos grandes de Lisboa, depois de Carlos Nunes marcar 4 ao Sporting (10-1) aí uns 40 anos antes, mas no campo do Ameal.
António Lemos foi, de resto, um daqueles casos costumeiros no FC Porto sem obter o estatuto de Atleta de Alta Competição, aquele bónus que livrava os mancebos da tropa e de irem parar ao Ultramar, como era frequente suceder no Benfica e em particular na sua equipa-maravilha e intocada dos anos 60.
Eu tinha acabado, nessa altura, de fazer 9 anos e só me lembro de a RTP ter passado breves imagens das Antas dessa tarde, que recordo ter sido solarenga apesar de fria. Lemos ficou para a história portista e na cidade todos os miúdos a jogar à bola na escola queriam "ser" o Lemos. Obviamente, naquele tempo a Imprensa dava limitado espaço ao Desporto e quem quiser saber mais da proeza, da passagem de Lemos pelo FC Porto - que depois ainda vi jogar ao lado de Pavão, Oliveira, Cubillas e Rodolfo, entre outros - pode ler no blog "Estrelas do FCP".
Hoje, com tanta Imprensa Desportiva, ainda que mais Destrutiva que outra coisa em relação ao FC Porto, onde se perde a memória e se banaliza a leviandade e trivializa o "fait-divers" como modo de vida dócil, apanhei na net a alusão ao marco histórico no Jornal I, aqui: http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&cd=5&ved=0CDsQFjAE&url=http%3A%2F%2Fnoticias.notiloo.com%2Fnoticias%2Flemos-o-unico-do-fc-porto-a-marcar-quatro-golos-ao-benfica%2F&ei=bpZGTfL8MY26hAfb35D6AQ&usg=AFQjCNF3fLzHA0ZU2agaaJUou4livWyKNA


Uma inspiração para 4ª feira, 2 de Fevereiro, que marcará também o 61º aniversário de António Lemos, nascido em Angola em 1950.

1 comentário:

  1. lembro-me perfeitamente dessa tarde de glória do Lemos...

    Uma curiosidade que descobri há pouco:
    -A ponte mais famosa do Porto -com dois tabuleiros- chama-se Ponte Luís I -chamar-se-ia em princípio Dom Luís I- mas face à "falta de comparência" do Monarca a população decidiu responder ao insulto e "retocar" a denominação inicial...

    ResponderEliminar